Exigências do Evangelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

DOMINGO Cristo Rei –TC- A
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Novos relacionamentos: A nova atuação social do cristão
A uma Virgem… e o nome da Virgem era MARIA.. Ao sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré…
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Desnudos como Francisco de Assis digamos o “Pai Nosso”(Liszt)
Algo mais.
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
Judas procurava uma oportunidade para O entregar.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Igreja-Mãe.
BEM-VINDOS A MESA DO PAI ONDE O FILHO SE FAZ FRATERNAL REFEIÇÃO
VINDE A MIM.
LIVRES NA OBEDIÊNCIA.
Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi.
O Sábado Sábado o Selo de Deus 3 Peter P. Goldschmidt
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
A eucaristia Começar.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
A alegria de ... SER Catequista.
Parte Faça Sua.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Quarta-feira de cinzas
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Um julgamento deve sempre ter um resultado final,

Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos o convite que Deus nos faz para nos sentarmos à mesa que.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
QUARESMA.
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
O PASTORADO E O PODER TENTAÇÕES. MARCOS DE NOSSA ÉPOCA Os valores presentes na pós-modernidade tem afetado a vivência e aspirações da Igreja e do Ministério.
Fala com Autoridade.
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
Como sair do “quase” e acertar o alvo!
Cesar e Deus.
O Profeta.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
Pe. Audinei Carreira da Silva
Entrada Já se ouvem nossos passos a chegar
1.
Economia e Vida.
Hoje se fala muito da FOME no mundo. Quem não viu imagens de pessoas famintas, que mais parecem cadáveres ambulantes. Deus nos convida a PARTILHAR o.
O quarto Rei Mago Slides/automáticos...aguarde.
/:Eu confio em nosso Senhor *
“TUDO O QUE PEDIRDES NA ORAÇÃO,
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
«Vimos o Senhor»..
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS Is 66,10-14c Salmo 65 (66) Gal 6,14-18 Lc 10,
Cristianismo A face humana de Deus.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
DEUS É PESSOA.
Ministério da Catequese - Missão
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
NINGUÉM MELHOR DO QUE VOCÊ SEU CORAÇÃO E SUAS ATITUDES...
Com a solenidade de Cristo, Rei do Universo,
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Para cantar A Palavra está perto de ti, Em tua boca, Em teu coração (Rm 10,8)
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
A Liturgia de hoje focaliza algo de fundamental da nossa vida cristã: O maior Mandamento: O AMOR. Na 1.ª Leitura O mandamento do Amor é concretizado.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

Exigências do Evangelho FÉ e POLÍTICA Exigências do Evangelho

FUNDAMENTAÇÃO BIBLICA A Bíblia é o registro da história política do Povo de Deus. No Antigo Testamento, os profetas já denunciavam as questões políticas que afetavam e oprimiam o Povo de Deus: Isaías (10,1-2) já dizia: “…ai daqueles que fazem decretos iníquos e daqueles que escrevem sentenças de opressão, para negar a justiça ao fraco e fraudar o direito dos pobres”. Moisés é chamado a questionar o poder do Governo do Faraó e libertar o povo oprimido da escravidão do Egito e (como um deputado constituinte) eleito por Deus foi o redator da Lei dos dez mandamentos para a humanidade. No Novo Testamento, o próprio Filho de Deus vem testemunhar, com a própria vida, que é preciso lutar pelas questões sociais que afetam a vida do povo. Combateu as injustiças, defendeu os mais pobres, bateu com chicote nos corruptos e perdoou a prostituta. Organizou o primeiro “Grupo de Fé Política” para ensinar a verdade ao povo para libertá-lo. “…A verdade vos libertará - …Eu vim para que TODOS tenham VIDA e a tenham em abundancia”.

Questões de Fé e política? Todo ensinamento e exigências de Jesus Cristo gira em torno das questões sociais: Amor ao próximo, Caridade, Justiça, Solidariedade, vida em comunidade, partilha: “Tive sede e me deste de beber. Tive fome e me deste o que comer. Estive preso e fostes me visitar”. Pediu a distribuição das riquezas: repartiu pão, peixe e disse ao rico: “…Vá, venda tudo que tens e distribua aos pobres”. Ensinando e parlamentando Jesus Cristo desafia o poder estabelecido e subverte a ordem e os valores do poder do mundo: “…o maior é aquele que serve”: o poder deve ser um serviço e não privilégio. Sua ideologia ameaça os poderosos políticos e religiosos da época e a militância política de Jesus Cristo O leva à prisão e morte na Cruz.

NO JUIZO FINAL Quais serão os critérios do julgamento final que podemos encontrar na Bíblia? “…Vinde benditos de Meu Pai, pois Eu tive sede e me deste de beber, Eu tive fome e me deste o que comer, Eu estava nú e tu me vestiste, Eu estava cativo e fostes me visitar.” “… mesmo que a tua Fé remova montanhas, se não tiver amor nada disso lhe adiantará.” “… não julgueis e não sereis julgado.” QUESTÕES POLÍTICO-SOCIAIS?

Pe. Alfredinho Assessor da CNBB em Brasília nos diz: “Não é Fé e Política, não é Fé + Política, não é Fé - Política e muito menos Fé x Política. O certo é uma Fé Política”

É IMPOSSÍVEL SEPARAR FÉ DA POLÍTICA FÉ SEM POLÍTICA… … é exploração de Deus. …é comércio com Deus. … é ópio do povo. … é espera de milagres. … é ilusão mágica. … é seita alienadora. POLÍTICA SEM FÉ… … é exploração do pobre. … é comércio com o pobre. … é iludir o pobre. … é morte da esperança … é truque de político. … é a política impura.

A POLÍTICA ESTÁ EM TUDO Na religião, e na vida cotidiana tudo passa por questões e decisões políticas que decidem o nosso dia-a-dia e até condiciona o nosso relacionamento com Deus: Vá primeiro reconsciliar-te com o teu irmão e depois vem fazer tua oferta ao Senhor. “Ao negligenciar os deveres temporais o cristão negligencia os seus deveres para com o próximo e para com o próprio Deus e coloca em risco a sua salvação eterna” (GS 43) Até mesmo o dia, o mês e o ano que vivemos hoje, sofreram decisões políticas: o mês de fevereiro tem apenas 28 dias por caprichos, vaidades e decisões políticas de Júlio César e César Augusto, imperadores vaidosos. A Política decide a vida das pessoas do nascimento à morte. Por isso é necessário interferir na política, para se viver melhor.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1996 A CF1996, cujo tema era “Justiça e Paz se abraçarão”, que abordou de forma questionadora as questões sociais do Brasil frente as exigências sociais do Evangelho, chama a responsabilidade dos cristãos para as questões políticas que afetavam a VIDA das pessoas. Os cristãos foram chamados a assumir sua responsabilidade nas questões sociais do Brasil e a intervir (como sal da terra) nesse processo político que gera tanta miséria, fome e morte para milhares de pessoas.

REPERCUSSÃO NO BRASIL Diversos Grupos de Fé e Política foram se multiplicando por todo o Brasil. Vários encontros e Seminários sobre Fé e Política foram organizados a níveis paroquiais, arquidiocesano, municipais, estaduais e nacionais. Várias Escolas de Fé e Políticas foram criadas. Os movimentos Fé e Política chegam a CNBB e é criado o “CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA DOM HELDER CAMARA”

Primeira turma do CURSO FORMAÇÃO POLÍTICA PARA CRISTÃOS do CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA DOM HELDER CÂMARA Brasília – DF - 2006

RAMIFICAÇÕES FÉ POLÍTICA Vicariato para Ação Social e Política NESP - Núcleo de Estudos Sóciopolíticos da PUC Minas Pastoral de Fé e Política Escolas de Fé e Política SEPAS Movimento Mineiro de Fé e Política GAL = Grupo de Acompanhamento Legislativo Comitês 9840 Frente Mineira de Combate a Corrupção Conselho Regional de Fé e Política Encontros de Fé e Política Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara

ÁREAS QUE REQUEREM PENETRAÇÃO E AÇÃO DA FÉ POLÍTICA Igrejas (Conselhos Pastorais e Comunitários, catequese, Equipes de Comunicação e Formação, grupos carismáticos, ação social) Escolas públicas (palestras para professores, pais e alunos ,currículo escolar) Escolas privadas (palestras para professores, pais e alunos, currículo escolar) Universidades (Núcleos de estudos, Formação Política) Seminários Arquidiocesanos (Formação Política para Padres) Mídia (programas, reportagens, artigos, documentários) Internet (Fórum, bate papo, e-mail a políticos, textos, vídeos) Poder Legislativo (Comissões, GAL, plenário, e-mail) Poder Executivo (Conselhos populares, Op) Poder Judiciário (OAB, STJ, STE) Associações Comunitárias (Conselhos fiscais e deliberativos) Sindicatos (Conselhos fiscais) Associações de Pais e Mestres (Conselhos)

FIM QUEM NÃO PARTICIPA DAS QUESTÕES POLÍTICAS, SERÁ OBRIGADO POR LEI A VIVER SEGUNDO AS REGRAS ESTABELECIDAS POR AQUELES QUE PARTICIPAM. Carlos José dos Santos