24.10.2013 O projeto de cooperação ALTERCEXA – Promoção de energias alternativas no Centro, EXtremadura e Alentejo Victor Francisco victor.francisco@ctcv.pt.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO
Advertisements

Energias Renováveis MEI 2005/2006
Programa SEBRAE-SP Gestão Ambiental
Beja, 22 de Outubro de 2012 HÉLIA PEREIRA Projeto ALTERCEXA II = Reunião de Coordenação = ANA LACÃO
©citeve2010 citeve.pt Eugénia Coelho Crescer com novos desafios Citeve no Projecto Altercexa II Beja.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
e o Fundo Social Europeu
A Nova Política Industrial do RS
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Treinamento Técnico- Dimensão Ambiental Novos Instrumentos de Planejamento.
Política de Coesão da UE 2014 – 2020
XXXII Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades da ABM
Eficiência energética e energias renováveis na indústria
Projecto de Aquacultura de Micro-algas
AGUAS QUENTES SANITARIAS (AQS) AGUAS QUENTES DE PROCESSO (AQP)
J. A. Peças Lopes INESC Porto & FEUP Portugal
©citeve2010 citeve.pt Eugénia Coelho Crescer com novos desafios Citeve no Projeto Altercexa II Portalegre.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
1º Congresso lusófono sobre Ambiente e Energia 20, 21 e 22 de Setembro Centro Congressos Estoril.
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Gaseificação Térmica de Biomassa
MAIO.2013 MOSTRA TECNOLÓGICA & CONGRESSO INTERNACIONAL.
Centro tecnológico da cerâmica e do vidro | coimbra | portugal | 1 | Participação do CTCV no Projeto ALTERCEXA II Fernando Cunha
©citeve2010 citeve.pt Eugénia Coelho Crescer com novos desafios Citeve no Projeto Altercexa II Évora.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
24 abril 2013 Lisboa Apresentação da Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais Apoio : Contactos: SPM -
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
Premissas Dados das Microrregiões.
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
I FORO FINANCIA ENERGÍA BADAJOZ, 24 SEPTIEMBRE 2014.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
A RIS3 do Centro de Portugal
Portalegre, 25 e 26 de Setembro de 2013 Projecto ALTERCEXA II = Reunião de Coordenação =
Eficiência Energética e Energias Renováveis em Edifícios
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Energias Renováveis no Brasil Deputado Paulo Teixeira.
Secção de Fluidos e Calor 14 Docentes 12 Doutorados 4 áreas de acção.
Câmara Municipal da Calheta 21 de julho de 2015
«PDR2020 E EMPREENDEDORISMO AGRÍCOLA» Coimbra, 21 de maio de 2015
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
Sumário: 1.Posicionamento da Madeira no contexto nacional e europeu 2.Pilares Estratégicos: entre o passado e a renovação 3.Principais Objetivos de Política.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Economia Verde ECONOMIA VERDE 1.
Instalações Técnicas:
Eficiência Energética e Energias Renováveis – Experiência do Alto Alentejo UE FEDER Invertimos en su futuro DIAMANTINO CONCEIÇÃO
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO PROGRAMA INTERREG V - A MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016.
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
SESSÃO PÚBLICA DE DIVULGAÇÃO DO POVT | 2012 PREPARAÇÃO DO PROXIMO PERIODO DE PROGRAMAÇÃO Dina Ferreira Vogal CD, IFDR 7 dezembro 2012.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Viana do Castelo, de Novembro de / 26 Objectivos da APRH; Gestão Transfronteiriça – Porquê?; A Bacia Hidrográfica do Rio Minho; Desafios;
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

24.10.2013 O projeto de cooperação ALTERCEXA – Promoção de energias alternativas no Centro, EXtremadura e Alentejo Victor Francisco victor.francisco@ctcv.pt Eugénia Coelho ecoelho@citeve.pt

O projeto ALTERCEXA: Projeto de cooperação transfronteiriça Espanha – Portugal entre entidades do Centro, EXtremadura e Alentejo Visa sensibilizar a indústria e o público em geral para a necessidade de utilizar racionalmente a energia e também fomentar o uso de energias alternativas como forma de sustentabilidade.

Objetivos específicos: Continuar o fomento do desenvolvimento das melhores técnicas e o avanço da investigação de energias alternativas (solar térmica, fotovoltaica, eólica, biomassa, biogás,…) e eficiência energética Manter uma estrutura estável de estudo e difusão de tecnologias aplicadas a energias renováveis e eficiência energética Promoção do uso de biomassa local como fonte de energia nas áreas abrangidas pelo projeto Ações conjuntas de aproveitamento e valorização energética de resíduos

Objetivos específicos: Fomentar o intercâmbio de metodologias e técnicas de análise de eficiência energética Investigação conjunta para o aproveitamento energético de biomassa

Parceiros ALTERCEXA: Junta de Extremadura - Consejería de Industria, Energía y Medio Ambiente RECET - Associação dos Centros Tecnológico de Portugal CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro CITEVE - Centro Tecnológico da Industria Têxtil e do Vestuário de Portugal Instituto Politécnico de Portalegre Instituto Politécnico de Beja AREANATejo - Agencia Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo GESAMB - Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM Universidade de Évora Associação de Defensa do Património de Mértola AGENEX - Agencia Extremeña de la Energía Centro de Investigación Agraria La Orden Valdesequera. ARECBA - Agencia Regional de Energía del Centro y Bajo Alentejo

Atividades ALTERCEXA: Plataforma ALTERCEXA: http://altercexa.eu) Avaliação da viabilidade de demonstração de uma instalação-piloto de produção de produtos cerâmicos fotovoltaicos Avaliação da incorporação de resíduos no processo produtivo, no quadro do previsto Plano Nacional de Gestão de Resíduos 2011-2020 Auditorias energéticas e desenvolvimento de modelos de simulação dinâmica em edifícios e em empresas industriais Estudo de condutibilidade térmica em envolventes de edifícios para avaliação do desempenho energético

Atividades ALTERCEXA: Análise termográfica de edifícios para deteção de zonas que necessitem de um maior nível de isolamento térmico Conceção de novos cursos de formação na área da eficiência energética, Gestão de Energia na Indústria e em Edifícios; SGCIE; AVAC; Técnicas de combustão Vigilância tecnológica sobre o potencial de utilização dos recursos de biomassa para a produção de combustíveis líquidos e gasosos e sua utilização na indústria Avaliação do impacto ambiental da utilização de recursos de biomassa no processo produtivo como alternativa aos combustíveis líquidos e gasosos

Atividades ALTERCEXA: Promoção da implementação de sistemas de gestão de energia na indústria para monitorização em linha dos principais sistemas consumidores de energia Avaliação de novos processos de cozedura e sinterização na indústria que potenciem a utilização de energia elétrica, passível de produção através de energias renováveis, em detrimento do gás natural Estudo de viabilidade técnico-económica de centrais fotovoltaicas, para autoconsumo ou venda de energia à rede, estimulando a implementação de energias renováveis

Atividades ALTERCEXA: Estudo de Medidas de Racionalização de utilização de energia: 1) Eficiência energética no setor residencial Frigoríficos, congeladores e arcas; Máquinas de lavar loiça Máquinas de lavar roupa Máquinas de secar roupa Ferros de engomar Forno elétrico Fogão, placas elétricas, Micro-ondas, etc. Outros eletrodomésticos Etc.

Atividades ALTERCEXA: Estudo de Medidas de Racionalização de utilização de energia: 2) Eficiência energética no setor industrial Contratação e faturação energética Motores elétricos Iluminação Ar comprimido Climatização/ ventilação Frio industrial Caldeiras Recuperação de calor

Atividades ALTERCEXA: Estudo de Medidas de Racionalização de utilização de energia : 3) BREF Eficiência Energética MTD genéricas, para garantia da eficiência energética a nível das instalações MTD para garantir a eficiência energética em sistemas, processos, atividades ou equipamentos consumidores de energia

Projeto ALTERCEXA: Para mais informações contactar: Vitor Francisco (victor.francisco@ctcv.pt) Fernando Cunha (fernando.cunha@ctcv.pt) Eugénia Coelho (ecoelho@citeve.pt)

Futuro: POCTEP 2014-2020 A decorrer trabalhos de preparação para o próximo Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha Prioridades de investimento do FEDER - objetivos temáticos Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação Melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem com a sua utilização e qualidade Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas e dos setores agrícola (em relação ao FEADER), das pescas e da aquicultura (em relação ao FEAMP) Apoiar a transição para uma economia de Baixo teor de carbono em todos os setores Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos Proteger o ambiente e promover a eficiência energética Promover transportes sustentáveis e eliminar os estrangulamentos nas principias redes de infraestruturas Promoção do emprego e apoio à mobilidade dos trabalhadores Promover a inclusão social e combater a pobreza Investir na educação, nas competências e na aprendizagem ao longo da vida Reforçar a capacidade institucional e uma administração pública eficiente