A EQUIPA COMPREENSÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprende a ser um verdadeiro detetive!
Advertisements

JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
$I$TEMA MONETÁRIO.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
A Rocha.
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
OLÁ, CRIANÇAS. VOCÊS SABEM QUAL É O VALOR MAIS ALTO QUE PODEMOS PAGAR
O ANEL
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A árvore generosa Uma história adaptada e formatada a partir do original “The giving tree”, de Shel Silverstein (1964) por Maria Jesus Sousa (Juca)
Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo é aos pés de uma pessoa mais velha.
ROSAS VERMELHAS Por:
O ANEL.
Com os anos vamos perdendo a inocência, que não é outra coisa senão a sabedoria que Deus nos presenteou.
A BORBOLETA AZUL.
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
O Quebra-cabeça.
1º Sequência Apresentação ao grupo turma ( pela professora) das personagens da equipa compreensão com acetatos: O Juvenal literal O Durval Inferencial.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Para: VOCÊ... Data: Hoje De: Deus Assunto: Sua vida ! Ligue o som.
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
A BORBOLETA AZUL.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
4 anos: Meu pai pode fazer tudo.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
O SEGREDO DA FELICIDADE
O SEGREDO PARA SER FELIZ
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
O PÃO DE CRISTO....
APRENDIZ DA VIDA!.
Quanto você vale ? Vá clicando com o mouse.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
O ANEL.
O Tapetinho vermelho.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Eu pedi a Deus O COLAR DE TURQUESAS AZUIS
Eu Aprendi.
A CASTANHA CAROLINA.
Preparado por Dinis Bento
1 O ANEL Preparado por Dinis Bento Um aluno chegou a seu professor com um problema: - Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa,
3º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
Um repórter perguntou à Cora Coralina
Aprendi Clique.
Musique: Smoke gets in your eyes Les photos sont de source inconnue Traduction française : mlc LIGUE O SOM.
Carlise Inês Kronbauer
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
O SEGREDO PARA SER FELIZ
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
O Melhor Ginecologista
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
SITUAÇÕES.
Este livro pode ser lido aqui:
A Estrela Dourada A noite estava fria, muito fria, e como todas as vésperas de Natal, a minha mãe e a minha avó estavam a preparar a comida habitual para.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
Receita de um Sonhador.
Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
APRENDIZ DA VIDA!.
APENAS PASSE ADIANTE... ligue o som Lá estava eu com minha família, em férias, num acampamento isolado e com o carro enguiçado.
Transcrição da apresentação:

A EQUIPA COMPREENSÃO

O Juvenal Literal Olá! O meu nome é Juvenal Literal. Não gosto de me esforçar muito. A minha família chama-me “preguiçoso”, porque o meu emprego é o mais simples da família. Pois é, apenas tenho de olhar para o texto com muita atenção e escolher a informação pedida. A seguir, respondo com as palavras do texto. Mas, às vezes trabalho um pouco mais: tenho de pensar melhor e responder por palavras minhas.

Peço ajuda a quem? . O que é que o Pedro queria fazer com o dinheiro? O Pedro foi vender a sua vaca ao mercado e por ela deram-lhe uma bolsa cheia de moedas. Pelo caminho fazia-as soar e contente pensava: “Que rico sou! Comprarei um campo, uma casa e um cavalo.” Um ladrão que o seguia, parou-o e disse: - Eu sei como fazer crescer o dinheiro. Só tens de plantar as moedas nesse campo e amanhã terá crescido uma árvore cheia de moedas. O Manuel assim fez. O que é que o Pedro queria fazer com o dinheiro? ____________________________________________________

A resposta está no texto? Peço ajuda a quem? Qual a pergunta? «O que é que o Pedro queria fazer com o dinheiro?» A resposta está no texto? * Sim. Sublinha a resposta. Então, vou sublinhar - «Comprarei um campo, uma casa e um cavalo» . Resposta : O Pedro queria comprar um campo, uma casa e um cavalo.

A Conceição Reorganização Olá! O meu nome é Conceição Reorganização. A minha família chama-me “dona de casa”, porque sou muito prática. Gosto de ter tudo arrumado. Quando as coisas estão desorganizadas, tento pô-las por ordem. Faço esquemas e resumos para as tarefas que tenho de realizar. O meu passatempo favorito é dar títulos originais àquilo que leio.

Peço ajuda a quem? Lê o texto atentamente e pensa num título alternativo ao «Borboleta Chinesa», que se adeqúe ao conteúdo do texto. __________________________________________________________________________________________________________________

A borboleta chinesa É possível fazer voar uma borboleta com a ajuda de um leque? Porque não? Basta abaná-lo! Aqui está a adaptação de um velho truque vindo do Extremo Oriente. A sua apresentação deve ser feita contra um fundo escuro. A FABRICAÇÃO Recortar a borboleta num bocado de papel de seda e decorá-la (fig. 2). Para o leque, usar uma folha de cartolina com cerca de 30 cm × 20 cm, de cor escura, a menos que se queira enfeitá-lo. Dobra-se depois a folha em acordeão (fig. 1) e agrafa-se ou cola-se X a Y (fig. 3). Por fim, liga-se a borboleta ao leque por meio de um pequeno fio ou linha preta.

Peço ajuda a quem? Numera de 1 a 5 as tarefas necessárias à fabricação do material para o truque, de acordo com as instruções do texto e das figuras. O 1 deve corresponder à primeira tarefa, o 2 à segunda, e assim sucessivamente.

Peço ajuda a quem? O que é pedido? * «Numera de 1 a 5 as tarefas necessárias à fabricação do material para o truque». O que tens de fazer? * Pôr as frases por ordem… Depois de leres as frases, volta a ler o texto, identifica a sequência e responde com muito cuidado. Rcorta-se a borboleta num bocado de papel de seda. Decora-se a borboleta. Dobra-se a folha de cartolina em acordeão. Agrafe-se ou cola-se uma das pontas do leque à outra , do mesmo lado. Liga-se a borboleta ao leque.

Peço ajuda a quem? O que é pedido? * «Penso num título alternativo à «Borboleta Chinesa» O que tens de fazer? * Dar um título diferente de acordo com o assunto do texto. Então qual a resposta? * Podia ser: “ Como dar vida a uma borboleta de papel”

O Durval Inferencial Olá! O meu nome é Durval Inferencial. A minha família chama-me “detective”, porque adoro enigmas.. Pois é, o meu trabalho tem várias etapas. Primeiro, penso acerca do problema que tenho de desvendar. Depois, procuro as pistas que o texto me poderá dar. Isto nem sempre é fácil, porque tenho de decifrar as mensagens escondidas que o autor quer transmitir. A seguir junto todas essas pistas e, como um detective, resolvo o enigma. Mas cuidado! A minha experiência de vida é muito importante para eu conseguir chegar a uma solução.

Peço ajuda a quem? O Pedro foi vender a sua vaca ao mercado e por ela deram-lhe uma bolsa cheia de moedas. Pelo caminho fazia-as soar e contente pensava: “Que rico sou! Comprarei um campo, uma casa e um cavalo.” Um ladrão que o seguia, parou-o e disse: - Eu sei como fazer crescer o dinheiro. Só tens de plantar as moedas nesse campo e amanhã terá crescido uma árvore cheia de moedas. O Pedro assim fez. O que é que Manuel encontrou no dia seguinte? a) uma árvore cheia de dinheiro b) um buraco vazio c) a bolsa com as moedas d) as moedas oxidadas

A resposta está escrita no texto? Peço ajuda a quem? Qual a pergunta? «O que é que Manuel encontrou no dia seguinte?» A resposta está escrita no texto? Não, tenho de pensar. Quais as pistas que podes usar para resolver a questão? O texto indica que foi um ladrão que o mandou plantar as moedas. Pela minha experiência, sei que não é possível fazer nascer moedas. * Então qual é a resposta? b) um buraco vazio.

A Francisca Crítica Olá! O meu nome é Francisca Crítica. A minha família chama-me "comentadora", pois gosto de meter o nariz em tudo. Sempre que leio alguma coisa, tenho de dar a minha opinião. Não consigo resistir. Mas o meu trabalho não é tarefa simples! Às vezes, fico muito cansada, porque tenho de perceber muito bem o que vou comentar, tirar as minhas conclusões e, só depois, é que digo o que penso. Mas ainda assim, isso dá-me muito prazer, porque as pessoas consideram-me muito inteligente.

Peço ajuda a quem? O Pedro foi vender a sua vaca ao mercado e por ela deram-lhe uma bolsa cheia de moedas. Pelo caminho fazia-as soar e contente pensava: “Que rico sou! Comprarei um campo, uma casa e um cavalo.” Um ladrão que o seguia, parou-o e disse: - Eu sei como fazer crescer o dinheiro. Só tens de plantar as moedas nesse campo e amanhã terá crescido uma árvore cheia de moedas. O Pedro assim fez. Como é que era o Pedro? a) tonto b) esperto c) egoísta d) despachado

Peço ajuda a quem? Qual a pergunta? «Como é que era o Pedro?» A resposta está no texto? * Não, é a minha opinião. O que é que o texto te diz para conseguires dar a tua opinião? * O texto indica que foi um ladrão que o mandou plantar as moedas. Como não é possível fazer nascer moedas, ele não devia acreditar numa pessoa estranha Então qual é a resposta? a) tonto