Geopolítica Geopolítica das Regiões Polares. Prof. Elielton Fucks.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
Climas do Continente Americano
Climas brasileiros e domínios climáticos
Correntes Oceânicas e sua influência no clima
Alterações Climáticas Um problema de todos
Oceanos e mares Professor Neno
ANTÁRTICA.
DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Floresta Boreal.
Temperatura.
Dentro de um século, os habitantes das zonas costeiras terão de enfrentar inundações regulares associadas a tempestades. Estes habitantes terão de reconstruir.
Causas e efeitos das alterações climáticas
translação e rotação da Terra e as estações do ano
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
CONTINENTE DE INTERESSE MUNDIAL
CONTINENTE ANTÁRTICO.
Monte Mckinley MONTES APALACHES PENÍNSULA DO LABRADOR MONTANHAS ROCHOSAS PLANÍCIE DO MISSISSIPI PLANÍCIE LACUSTRE.
Distribuição da água no planeta Terra
CLIMATOLOGIA.
CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Os oceanos e os mares Planeta água..
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
ANTÁRTICA UM VASTO CONTINENTE.
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
FALHA TRANSCORRENTE.
ANTÁRTIDA OU ANTÁRTICA O CONTINENTE GELADO
MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS
ANTÁRTICA... O CONTINENTE BRANCO... A REGIÃO DE NINGUÉM! CLICAR.
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-21 Hidrosfera.
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
Placas Tectônicas e Magma
Dinâmica da Atmosfera.
Jornal Impacto Apresenta :
Revisão para prova de Geografia
Professora Carol/Geografia
Professora Carol/Geografia
Aqüicultura e Pesca Oceanografia
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
Prof. Jefferson O Clima.
REGIÕES POLARES As regiões polares fazem parte do conjunto dos elementos terrestres considerados de domínio público, sendo espaços cuja utilização interessa.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
Alerta! As alterações climáticas estão a acontecer! Despertam-nos para uma realidade gravíssima! Realidade distante que afecta todo o planeta.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 18.
FATORES CLIMÁTICOS.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Dinâmica Climática.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
REGIÕESPOLARESREGIÕESPOLARES  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Unidade 4 capítulo 10.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Antártida.
A Antártica Vista de um satélite By Búzios Slides Automático.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
DISTRIBUIÇÃO DO CLIMA POLAR
Transcrição da apresentação:

Geopolítica Geopolítica das Regiões Polares. Prof. Elielton Fucks

Acompanhar em tempo real fenômenos e o tempo na estação de Neumayer. http://www.awi.de/NM_WebCam/livemovieT.html

Antártida A Antártica tem um papel essencial nos sistemas naturais globais. É o principal regulador térmico do Planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra.   Ao longo das últimas décadas, importantes observações científicas, dentre as quais, as relativas à redução da camada protetora de ozônio da atmosfera, à poluição atmosférica e à desintegração parcial do gelo na periferia do continente, evidenciaram a sensibilidade da região polar austral às mudanças climáticas globais.

Qual é a forma correta: "Antártida" ou "Antártica"?  As duas formas são usadas e estão corretas. Antártica é uma palavra de origem grega que reúne os termos anti (oposto) e arktos (urso), sendo que este último termo refere-se à estrela polar da constelação de Ursa Menor ou Little Bear. O primeiro homem a atingir o Pólo Sul foi ROALD AMUNDSEN, norueguês, em 11 de dezembro de 1911.  

O Continente Antártico.     Abrange todas as terras ao sul do paralelo de 60º S. A área é de cerca de 14 milhões Km2, o que equivale à área correspondente aos territórios do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia. Possui a maior camada de gelo do mundo, que cobre cerca de 98% do Continente Antártico.

O continente Antártico A capa de gelo tem uma espessura média de 2.000m, variando entre os limites de 2.200 e 4.800m. Esse gelo, cerca de 35 milhões de Km3, representa cerca de 70% de água doce do planeta.  O gelo não só cobre a Antártica, mas também a circunda. No inverno, forma um cinturão de cerca de 1000 Km (Pack - ice), aumentando a superfície em 18 milhões de Km2, enquanto que, nos meses de verão, recua praticamente até o litoral. Temperaturas: de 0ºC e -15ºC no litoral e de -32º e - 65ºC no interior. Já registrou - 89,2ºC em 1983.

O Continente Antártico . Os blocos de gelo que se desprendem das geleiras flutuam no mar formando os icebergs que são levados pelas correntes marinhas até desaparecerem devido à ação mecânica das águas e da elevação de temperatura em mais baixas.

Convergência Antártica: O verdadeiro limite da Antártida é a Convergência Antártica, que é uma zona definida nos extremos sul dos oceanos Atlântico, Indico e Pacífico, entre os 48º e os 60º latitude Sul. Neste ponto, as correntes frias que fluem ao Norte desde a Antártica se misturam com correntes mais quentes em direção Sul. A Convergência Antártica marca uma clara diferença física nos oceanos. Por estas razões a água que rodeia ao Continente Antártico se considera um oceano em si mesmo, às vezes chamado oceano Glacial Antártico ou Meridional. É rica em nutrientes e permite a proliferação do Krill.

Flora Antártica. É constituída basicamente por algas, fungos e a vegetação de tundra (musgos e líquens e algumas gramíneas). Somente 2% do continente acha-se descoberto de gelo e neve. Neste pequeno espaço ocorre competição da flora terrestre com colônias de animais.

Fauna Pinguins, focas, leões marinhos, focas, aves e krill, entre outros.

O Tratado Antártico O Tratado da Antártida - que regulamenta o uso do continente Antártico - foi firmado em 1º de dezembro de 1959 e envolveu países interessados em explorar ou pesquisar a região. O Tratado torna a região Antártica uma RESERVA NATURAL CONSAGRADA À PAZ e À CIÊNCIA, e proíbe até 2047 a exploração econômica de seus recursos minerais (petróleo, ferro,carvão,cobre e manganês). Também regulamenta e controla as atividades humanas no local: turismo e pesquisa.

Tratado Antártico Entrou em vigor em 23 de junho de 1961, abrangendo e destinando a área abaixo de 60° Sul  para fins pacíficos e livre para pesquisa científica em cooperação internacional, respeitando códigos de bioética, conservação e preservação do ecossistema. Proíbe atividades com finalidade militar, explosões nucleares e despejo de lixo radioativo. 

Tratado Antártico  Inicialmente 12 países faziam parte do Tratado e mantém atividades de pesquisa na região antártica. São eles: África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, França, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido, e URSS. Hoje existem duas modalidades de membros, os consultivos, que aderiram ao tratado e realizam efetivamente pesquisas na região Antártica e os não-consultivos, que aderiram, mas não realizam pesquisa na região.

Brasil no Tratado Antártico. O Brasil assinou o tratado em 16 de maio de 1975 e tornou-se membro consultivo após participar da primeira pesquisa científica realizada no verão 1982-1983 no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). O Protocolo de Madri - uma emenda ao tratado – foi assinado em 1991 e estabelece normas para a conduta de pesquisadores, turistas e pessoal de apoio logístico na região antártica. Os impactos negativos sobre o meio ambiente devem ser evitados sem exceção.

Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Foi inaugurada em 06/02/1984 , abrindo o caminho para a pesquisa científica brasileira na Antártica.   Em 25/02/2012 , a EACF foi destruída por um incêndio gerando crise no Programa Antártico Brasileiro. 

REGIÃO POLAR ÁRTICA.

Ártico e aquecimento global O Ártico é a região no Pólo Norte que se encontra dentro do Círculo Polar Ártico (paralelo que limita o Pólo Norte do planeta) e abrange algumas localidades ao redor onde a temperatura no verão é inferior a 10ºC. Fazem parte da região Ártica territórios da Rússia, Escandinávia, Alasca, Canadá, Groenlândia e o Oceano Ártico. A imagem mostra a evolução do degelo, em amarelo o que era o ártico em 1979, e em branco o Ártico em 2005.

Passagem de NW e NE. Recuo da geleira por aquecimento global abre passagens para ligar o Atlântico ao Pacífico em rotas marítimas mais curtas denominadas: Passagem de NE – contornando a costa da Sibéria - Estreito de Bering – Pacífico Norte. Passagem de NW– passando por ilhas setentrionais do Canadá - costa do Alaska – Estreito de Bering – Pacífico Norte.

Novas rotas marítimas http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/um-atalho-no-gelo-pop1.shtml

Por que o Ártico aquece rapidamente? O Ártico está esquentando três vezes mais rápido do que o restante da Terra, em parte por causa da reflexão ou o efeito do feedback albedo de gelo. À medida em que mais e mais gelo derrete, faixas maiores de água marinha escuras são expostas. Elas absorvem mais luz solar do que o gelo e provocam o aquecimento mais rápido da água, e, portanto, derretem mais gelo. (http://eco4u.wordpress.com/2009/10/) (Infográfico da Folha de S.Paulo)

Nova Geopolítica no Ártico Energia sob o gelo Estima-se que imensas reservas de petróleo e gás, antes inatingíveis, passem a ganhar viabilidade econômica com o degelo. Diante de novas possibilidades econômicas, zonas antes ignoradas agora são reivindicadas por países da região ártica. (fonte:http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/rotas-maritimas-exploracao-economica-artico-vale-pena-532352.shtml).

http://revistaescola. abril. com http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/rotas-maritias-exploracao-economica-artico-vale-pena-532352.shtml