Formação Paroquial Sejam bem vindos (as).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

que tira o pecado do mundo
CELEBRAÇÃO VICARIAL DA CONFIRMAÇÃO
Santo, Santo, Santo Deus menino! O céu e a terra entoam um grande hino
A INFÂNCIA DE JESUS.
EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha.
Nos relatos da Infância de Jesus
história da salvação A História da Salvação
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Glorificarei Teu Nome ó Deus Com cânticos Te celebrarei.
A Missão.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS História de São Francisco de Assis:
Maria, mãe de Deus, Mãe do Povo.
Vigília Pascal.
A Alegria do Evangelho.
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
SEXTA– FEIRA SANTA PAIXÃO E MORTE DO SENHOR JESUS.
A OBRA DE LUCAS “O caminho da Palavra”.
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
EUCARISTIA DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
veio morar no meio de nós
O EVANGELISTA LUCAS.
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
SALMO 147 Leia a Bíblia, a Palavra de Deus para você hoje
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA, Aprofundando os textos bíblicos:
1.
Cristo, só Cristo, que a vida entregou pra nos salvar.
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
A COMPAIXÃO QUE DÁ VIDA: o Toque da Palavra
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
MANHÃ.
Meus irmãos e minhas irmãs;
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
Minha alma proclama a grandeza do Senhor! 17 de agosto de 2014.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
A Fé que transforma sua vida
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
LOUVORES CIAS – MARÇO DE 2015
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS
A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a descobrir a presença – discreta, mas eficaz e tranquilizadora – de Deus na caminhada histórica da.
Ó, vinde enfim, eterno Deus! Descei, descei dos altos céus.
1 OLHANDO A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, * SAIBAMOS FAZER A PARTILHA DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR; * JOSÉ, PAI.
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
São Vicente de Paulo. São Vicente de Paulo Foste para os pioneiros, Pai, amigo e companheiro Neste Solo brasileiro, Te escolheram padroeiro. São Vicente.
/:Eu confio em nosso Senhor *
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
Santa Rita de Cássia Área Missionária
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS Is 66,10-14c Salmo 65 (66) Gal 6,14-18 Lc 10,
Olhando para o Céu Ascensão.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Assembleia Diocesana da Ação Pastoral e Evangelizadora.
Transcrição da apresentação:

Formação Paroquial Sejam bem vindos (as)

ORAÇÃO INICIAL - Abertura - Verdadeiramente ressurgiu Jesus! (bis) Cantemos aleluia! Resplandece a luz! (bis) - Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis) Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis) - Na tarde de Páscoa ele apareceu, (bis) A paz e a alegria trouxe para os seus (bis)

Hino CRISTO, NOSSA PÁSCOA, FOI IMOLADO Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, aleluia!/ Glória a Cristo, Rei ressuscitado, aleluia! 1. Páscoa sagrada! Ó festa de luz! / Precisas despertar: Cristo vai te iluminar! 2. Páscoa sagrada! Ó festa universal!/ No mundo renovado é Jesus glorificado!

Hino CRISTO, NOSSA PÁSCOA, FOI IMOLADO Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, aleluia!/ Glória a Cristo, Rei ressuscitado, aleluia! 3. Páscoa sagrada! Vitória sem igual!/ A cruz foi exaltada, foi a morte derrotada! 4. Páscoa sagrada! Ó noite batismal!/ De tuas águas puras nascem novas criaturas!

Hino CRISTO, NOSSA PÁSCOA, FOI IMOLADO Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, aleluia!/ Glória a Cristo, Rei ressuscitado, aleluia! 5. Páscoa sagrada! Banquete do Senhor!/ Feliz a quem é dado ser às núpcias convidado! 6. Páscoa sagrada! Cantemos ao Senhor!/ Vivamos a alegria, conquistada em meio à dor!

Salmo 147 Louvai a Deus, aleluia, pois grande é seu nome, aleluia! Louvai o Senhor Deus porque ele é bom, Ele é digno de louvor, ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém, e os dispersos de Israel juntou de novo. Ele conforta os corações despedaçados, Ele enfaixa suas feridas e as cura! Fixa o número de todas as estrelas e chama a cada um por seu nome.

Salmo 147 Louvai a Deus, aleluia, pois grande é seu nome, aleluia! 3. É grande e onipotente o nosso Deus, seu saber não tem medida nem limites. O Senhor Deus é o amparo dos humildes, mas dobra até o chão os que são ímpios. 4. Entoai, cantai a Deus ação de graças, tocai para o Senhor em vossas harpas! Ele reveste todo o céu com densas nuvens, e a chuva para a terra ele prepara.

Salmo 147 Louvai a Deus, aleluia, pois grande é seu nome, aleluia! 5. Faz crescer a verde relva sobre os montes e as plantas que são úteis para o homem; Ele dá aos animais seu alimento e ao corvo e a seus filhos que o invocam. 6. Não é a força do cavalo que lhe agrada, nem se deleita com os músculos do homem; mas agradam ao Senhor os que o respeitam, os que confiam esperando em seu amor!

Salmo 147 Louvai a Deus, aleluia, pois grande é seu nome, aleluia! 7. Glória a Deus presente em nossa história, e a Jesus que o Pai nos enviou, ao Espírito, de Deus amor materno, toda graça, toda honra e louvor.

Leitura Bíblica João 6,1-15

Preces D: Adoremos o Cristo, Senhor ressuscitado, e confiemos a ele nossos pedidos e nosso louvor: Escuta-nos, Senhor da glória! 1. Envia, Senhor, às Igrejas cristãs, o teu Espírito e renova-as na sua missão, rezemos.

Preces Escuta-nos, Senhor da glória! 2. Dá ao nosso mundo a paz, fruto da justiça e da igualdade entre todas as pessoas, rezemos 3. Protege tuas testemunhas em todos os lugares do mundo e defende as pessoas que arriscam suas vidas a serviço dos irmãos, rezemos

Pai-nosso Oremos: Ó Deus, Criador do universo, pela ressurreição de Jesus mostraste por nós o teu amor materno. Faze-nos viver de uma maneira nova como testemunhas do teu Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Benção Final O Deus da paciência e Mãe da Consolação nos faça viver unidos no mesmo pensar e no mesmo sentir, agora e para sempre. Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, aleluia! Para sempre seja louvado, aleluia!

Paróquia Sagrada Família (Itajubá) FORMAÇÃO PAROQUIAL ESTUDO DO EVANGELHO DE SÃO LUCAS - Introdução - Paróquia Sagrada Família (Itajubá)

Quem é o autor? Nasceu em Antioquia (Síria) - Pagão. Sua conversão ocorreu por ocasião das pregações de Paulo e Barnabé, na nascente Igreja de Antioquia. Lucas apresentado como médico. Usa linguagem correta (grego), o que permite dizer que era homem culto de boa origem social.

Quem é o autor? Certamente NÃO foi uma testemunha imediata de Jesus, mas um cristão da segunda ou terceira geração cristã (70-100 d.C.). Para escrever o evangelho e os Atos dos Apóstolos, há informações de que consultou testemunhas OCULARES: Apóstolos, por exemplo. Morreu aos 84 anos em Tebas (Grécia).

Quando escreveu? O lugar e a data de composição de Lucas e Atos são ainda hoje objeto de grande discussão. A maioria dos estudiosos, porém, situam a obra no decênio 80-90 d.C. Foi escrita fora da Palestina: Antioquia da Síria, Éfeso, na Ásia Menor; e/ou Corinto, na Grécia.

Para quem? As pessoas que já receberam uma formação inicial na fé (origem paulina). Para uma comunidade que corre o risco de uma volta a vida pagã (Gentios-cristãos). Parece uma Igreja que necessita de CONVERSÃO, palavra muito presente no texto. Direcionada - Teófilo (amigo de Deus). Síntese do evangelho: “O FILHO DO HOMEM VEIO PROCURAR E SALVAR O QUE ESTAVA PERDIDO”.

Comunidades urbanas (rotas comercias, portuárias) Comunidades urbanas (rotas comercias, portuárias). São comunidades localizadas nas periferias das grandes cidades. Comunidades nas quais participam ricos e pobres, basta ver as passagens: os quatro “ais” contra os ricos (6,24-26); a parábola do rico que encheu o seu celeiro (12, 16-21); a parábola do pobre Lázaro e do rico (16,19-31).

TEOLOGIA DE LUCAS

O Salvador do mundo (Luz do Mundo 2,31-32) O Senhor (Jesus é o Senhor 2,11) O homem do povo (andava entre o povo 5,1) O profeta de Deus (início da vida pública 4,18)

- Caminhar com Jesus (9,57): Jesus, na sua caminhada para Jerusalém (9,51-19,27) revela aos discípulos as exigências do seguimento

- Permanecer firme: O mesmo se diga de Lc 21,8-11 (não se deixar enganar). Muitos virão no nome dele.

Para quê? (intenção do autor) Ele relata a vida e o ministério de Jesus de Nazaré, detalhando a história dos acontecimentos de Seu Nascimento até Sua Ascensão. A intenção é de edificação: é para fortalecer a convicção e aprofundar a fé em Jesus Cristo e no seu projeto.

Lucas quer mostrar e reforçar a verdade sobre Jesus Cristo e que ele  veio para  dar a vida a todos. Ver Jesus como o libertador e salvador do mundo. Os protagonistas da reconstrução de uma nova sociedade são os pobres e os humildes de coração que aceitaram o projeto de Deus na pessoa de Jesus Cristo... Somos nós cristão comprometidos com a Palavra de Deus.

Fontes Marcos. Fonte com ditos de Jesus (Q). Testemunhos dos apóstolos e tradições orais.

Conteúdo O Evangelho de Lucas narra a história do nascimento milagroso de Jesus, bem como seu ministério de curas e suas parábolas, sua paixão, ressurreição e ascensão.

Estrutura - Prólogo: 1,1-4 - Introdução: Evangelho da Infância: 1,5-2,52 - Preparação da missão de Jesus: 3,1-4,13 - Ministério de Jesus na Galileia: 4,14-9,50 - Caminho para Jerusalém: 9,51-19,44 - Ministério de Jesus no Templo: 19,45-21,24 - Paixão, morte e ressurreição de Jesus: 22-24

CURIOSIDADES Capítulos: 24 e Versículos: 1.151 BOI: Lucas dá início ao seu evangelho com o anúncio do nascimento de João Batista que se deu no templo, onde os touros eram oferecidos em sacrifício ao Senhor. Há 21 narrativas de MILAGRES Há 24 PARÁBOLAS

Passagens exclusivas de Lucas Marta e Maria (10,38-42); A pecadora perdoada (7,36-50); A mulher que procura a moeda perdida (15,8-10); A mulher encurvada (13,10-17); O Cântico de Maria (1,46ss); Os quatro “ais” contra os ricos (6,24-26); Lázaro e o rico (16,19-31); O Bom Samaritano (Lucas 10,30-37) Filho Pródigo (15,11,32

CANTO Tua Palavra é lâmpada para os meus pés Senhor, Tua Palavra é lâmpada para os meus pés Senhor. Lâmpada para os meus pés e luz, luz para o meu caminho, lâmpada para os meus pés e luz, luz para o meu caminho!

Chaves de Leitura 1 - Evangelho do Espírito: A presença do Espírito Santo como força que acompanha, conduz e inspira a missão de Jesus e da Igreja. Quais passagens falam sobre o Espírito Santo?

Chaves de Leitura 2 - Evangelho da misericórdia de Deus: A misericórdia, o carinho e acolhida para com os pecadores é outro ponto forte de Jesus, segundo Lucas. Quais passagens falam sobre a misericórdia?

Chaves de Leitura 3 - Evangelho dos pobres e marginalizados: a primeira tarefa da missão de Jesus: evangelizar os pobres. Qual relação com os ricos. Quais passagens falam sobre a pobreza ou riqueza?

Chaves de Leitura 4 - Evangelho da valorização da mulher: Lucas cita um número maior de mulheres do que os outros. Evangelista das mulheres. (Personagens) Quais passagens falam sobre as mulheres?

Chaves de Leitura 5 - Evangelho do “caminho”: O discipulado traz exigências radicais porque é o seguimento de Jesus no caminho da Galileia a Jerusalém. Qual o caminho que Jesus seguiu? Qual caminho devemos seguir? Quais passagens mostram Jesus em seu caminho ou caminhando!

mecaliari29@yahoo.com.br