Como produzir boas dissertações?

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Transcrição da apresentação:

Como produzir boas dissertações? Ensino Médio Profª.: Maria Anna Gerk

CONTINUIDADE E PROGRESSÃO * Articulação entre os parágrafos; emprego de conectores. Ex.: 1º§ Sabe-se que... 2º § Além disso... 3º § No entanto... 4º § Portanto...

Dar preferência à ordem direta dos termos: SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTOS “O futuro da humanidade ninguém pode prever ao certo o que acontecerá” Ninguém pode prever ao certo o que acontecerá com o futuro da humanidade.

Evitar marcas de oralidade EMPREGAR A NORMA DE PRESTÍGIO “Há muito dinheiro rolando nessa brincadeira” “Agora, até mais. Vou jogar uma pelada no meu clube” (Grande influência da linguagem televisiva e das crônicas de jornal não tem colaborado para que se empregue a norma culta.)

Observar o emprego do Modo Subjuntivo dos verbos, especialmente referindo-se à 1ª pessoa do plural: “Com ela podem-se ocultar certas partes da notícia, fazendo com que concordamos com o ponto de vista da emissora, e, com isso, não criaríamos grandes confusões”

“Há duas décadas atrás” Separar corretamente as sílabas Evitar redundância “Há duas décadas atrás” Separar corretamente as sílabas “corru - pção” : cor-rup-ção “gue - rras” : guer-ras “res - ultado” : re-sul-ta-dos Uso do acento grave indicativo de crase “Nosso país não dá valor à isso” (??????????)

“valor à nossos craques” Verbo “só nos daremos conta do mal que fizemos quando necessitarmos dela e não a teremos mais” A palavra fator “Um fator que vem se agravando é o futuro da humanidade” Fator: aquilo que concorre para um resultado

Acento do i dos hiatos *Quando o i é a primeira vogal, não é acentuado: estaria es-ta-ri-a saberiam sa-be-ri-am *Quando o i é a segunda vogal, só não é acentuado antes de nh, ou seguido de r ou z. Ex.: Ra-i-nha, ju-iz, ca-ir pa-ís , sa-í-da, I-ca-ra-í

Problemas a evitar:

“Uma palavra posta fora do lugar estraga o pensamento mais bonito.” Voltaire, escritor francês (1694 - 1778)

Há dois tipos de “erva daninha” que podem arruinar qualquer texto:

A DESINFORMAÇÃO E O EXAGERO

Em uma matéria, o leitor recebe vinte informações diferentes Em uma matéria, o leitor recebe vinte informações diferentes. Dezenove, que ele ignorava, estão certas. Uma, que ele já conhecia está errada. A tendência desse leitor é duvidar da exatidão de todas as vinte.

Em outra matéria, um único exagero de interpretação ou julgamento, cometido na última das 200 linhas de um artigo até então equilibrado, será capaz de levar o mesmo leitor a concluir que tudo o que ele acabou de ler é uma grande bobagem.

Não culpe o leitor!!! Você também perderia a confiança numa pessoa que lhe mentisse uma só vez. Erradique as duas pragas com uma rigorosa checagem das informações e atenta releitura crítica do que você escreveu.

“O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.” Repetições “O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.” Samuel Johnson, escritor inglês (1709-1784)

Por isso, salvo como recurso estilístico ou quando está em jogo a clareza, evite escrever mais de uma vez: No texto- A mesma conjunção adversativa ou palavra que indique oposição (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, ainda assim, senão, aliás), conclusiva (portanto, pois, por isso, assim, enfim) ou explicativa (por exemplo, isto é, ou seja);

A mesma partícula coordenativa ( além disso, com efeito, de todo modo, de qualquer forma, seja como for, de fato, para começar); o mesmo adjetivo; o mesmo verbo dicendi, exceto “dizer”; e o mesmo advérbio com o sufixo “mente”.

No parágrafo – O mesmo substantivo; o mesmo verbo; aumentativos, diminutivos e superlativos; gerúndios.

Na frase – A mesma preposição, exceto “a”e “de”, o mesmo pronome pessoal (eu, ele), oblíquo (me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos), possessivo (seu, nosso) demonstrativo (este, aquilo). Se possível, qualquer palavra.

Procure não iniciar frases e parágrafos com palavras ou estruturas iguais - incluindo artigos, flexionados ou não. NÃOA decoração de interiores exige alguns cuidados. AS cores das paredes, para começar, irão influir no ambiente. SIM A decoração de interiores exige alguns cuidados.PARA COMEÇAR, as cores das paredes irão influir no ambiente.

NÃO SEM que lhe perguntassem, ele disse que gostava muito daquela novela. Não perdia um capítulo. SEM dúvida, era um telespectador assíduo. SIM Sem que lhe perguntassem, ele disse que gostava muito daquela novela. Não perdia um capítulo. Era, sem dúvida, um telespectador assíduo.

Para corrigir o problema das repetições - causado geralmente pela desatenção - , existem três boas saídas: 1- Corte de palavras. 2- O uso de sinônimos ou termos análogos. 3- Reconstrução da frase.

Emprego da 1ª pessoa. (Deve-se buscar efeito de objetividade.) Início de período por pronome oblíquo átono. Início de período com conjunção aditiva “e”. Na translineação, não consideração da integridade silábica. Início de linha por vírgula. Imprecisão nas referências temporais: “ao longo dos anos”, “desde tempos antigos”, “o homem moderno”, desde os primórdios” Verbos no imperativo; interlocução.

Ortografia: palavras dignas de destaque! Desperdício, desperdiçado Estresse Excesso, excessivo Exceção Contemporaneidade Espontaneidade Heterogeneidade Adquirir

Ortografia: palavras dignas de destaque! Admirar Adivinhar Opinião Opção Próximo Aumentar Expressão Invenção, invenções

Ortografia: palavras dignas de destaque! Compreensão Apreensão Permissão Admissão Análise Supérfluo Através Importante

Ortografia: palavras dignas de destaque! Influência Influentemente Ironia Ironicamente Técnico Tecnicamente