IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Maria Helena Dias & Sandra Fernandes 2006
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Cidadania Cosmopolita
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
SEMINÁRIO.
Sérgio Elias Vieira Cury
Luís Vaz de Camões.
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Metodologia Científica
1 O Ensino Superior e as Perspectivas Empresariais Afonso Fernandes Instituto Superior de Engenharia Politécnico do Porto.
Journal of Citation Reports Recursos B-on Journal of Citation Reports Saber usar Novembro,2008.
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
História dos Portugueses no Mundo
Arquipélagos Império Português no Séc. XVI Cabo Verde e
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
IST- MeGT Políticas de Ciência,Tecnologia e Inovação Avaliação dos Laboratórios do Estado (Ministério da Ciência e da Tecnologia XIII Governo Constitucional)
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
Vida e Obra de Gaspar Fructuoso.
Março 2010 Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados membros da UE Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados.
Introdução à Prática da Pesquisa I
Orientações para Elaboração de Projetos
Maestría en Cooperación Internacional Nuevos Enfoques La Paz, Bolivia, de julio de 2012 Día: Miércoles 11 de julio de 2012 Materia: Experiencias:
Servisu ki CAMPO ta presta pa kenha ki kre volta pa Kabu Verdi Espanha, 26 de Junho de
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Os Sistemas de Informação Geográfica Municipais e a Internet – Um desafio Autárquico Dissertação orientada por: Professor Doutor Pedro Cabral Professor.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Observatório Permanente da Juventude (+351) O Programa de Estudos do Observatório Permanente.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Os Portugueses no Brasil
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
PESQUISA CIENTÍFICA.
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Perguntas de Modelação
A Educação Ambiental face aos novos desafios
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Eugénia Rodrigues Parcerias Investigação e Formação.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FICHAMENTO.
Metodologia Científica
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
Solicitadoria de Execução ECTS: 6 Horas de contacto: 75 TP + 6 OT Horas de trabalho total: 162 Solicitadoria.
AUGI no concelho do Barreiro “o processo de reconversão” Seminário AUGI’s e Construção Ilegal CCDRLVT - Loures, 28 de Maio 2015 Divisão de Gestão e Regeneração.
Júri Simulado O que o Júri trabalha: -defesa de idéias, argumentação, -julgamento, tomada de decisão etc. -ativa a busca do conteúdo em si, os aparatos.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas História Geral de Cabo Verde OBJECTIVO: O objectivo central do projecto da História Geral de Cabo Verde foi a elaboração da história deste novo país africano, colónia portuguesa até 1975, através da cooperação entre investigadores cabo-verdianos e portugueses, o que representa uma solução a nível humano sem precedentes na historiografia europeia/colonial. A ideia inicial da execução desta História Geral remonta a 1986, quando as autoridades caboverdianas demonstraram ao Presidente do IICT interesse em contar com a experiência científica desta instituição, no sentido de elaborarem conjuntamente uma história geral do seu país, dada a inexistência de uma obra com estas características em Cabo Verde. Planta da Cidade da Ribeira Grande, da Ilha de Santiago (século XVIII) Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011

IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas 1. História Geral de Cabo Verde ENQUADRAMENTO: Havia estudos importantes sobre o passado destas ilhas elaborados por Christiano José de Senna Barcellos e António Carreira, entre outros, abordagens interdisciplinares história/geografia de Ilídio do Amaral e Orlando Ribeiro, mas não havia uma História Geral actualizada recorrendo ás novas metodologias das ciências sociais. Estava-se perante um pedido inédito: era a primeira vez que uma ex-colónia solicitava a colaboração à antiga metrópole para a elaboração da sua história, cujo percurso era indiscutivelmente comum e necessariamente conflituoso em várias épocas da sua história. Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011

IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas 1. História Geral de Cabo Verde EQUIPA: Coordenado pelo Professor Doutor Luís de Albuquerque (infelizmente desaparecido em Janeiro de 1992) e pela Investigadora Coordenadora Maria Emília Madeira Santos, o projecto foi executado por uma equipa mista que, através do cruzamento de experiência particulares e abordagens específicas tentou apreender e transmitir a história de Cabo Verde na dupla vertente europeia e africana que a marcou indelevelmente. Membros da equipa portuguesa: Ângela Domingues, Maria João Soares e Maria Manuel Torrão. Membros da equipa caboverdiana: António Correia Silva, Ilídio Baleno, Iva Cabral e Zelinda Cohen Registos da deslocação de toda a equipa a Cabo Verde, em Junho de 1989, para discussões científicas com os investigadores e estudiosos locais. Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011

IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas 1. História Geral de Cabo Verde METODOLOGIA: Os coordenadores optaram pela execução de monografias que se destinavam a exercer um papel intermediário entre a análise das fontes primárias e a redacção de uma história geral. Assim, cada membro da equipa foi encarregue de elaborar uma ou mais monografias que esclarecessem temáticas fulcrais de cada capítulo, constituindo pontos de apoio para se poder ligar o fio condutor de uma história geral. Esta solução metodológica faz com que do projecto, resultasse a publicação de um conjunto de mais de 60 monografias a par da edição dos 3 volumes da História Geral de Cabo Verde. Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011

IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas 1. História Geral de Cabo Verde RESULTADOS: Em 1991, publicou-se o I volume da História Geral de Cabo Verde que cronologicamente abarca o século XV e a 1ª metade do século XVI. Embora com reorganizações internas da equipa, o II volume saiu em 1995, cobrindo a centúria de 1560 e 1650, e em 2002 o III volume, cujo âmbito cronológico se estende até ao último final do século XVIII, ficou igualmente disponível ao público. No sentido de proporcionar a acessibilidade e divulgação das fontes a todos os interessados foram ainda publicados Corpos Documentais das principais fontes de apoio da elaboração da História Geral, opção igualmente inédita e inovadora a nível da historiografia e cooperação lusófona. . Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011

IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria Manuel Ferraz Torrão IICT – Cooperação e Colecções Históricas e Científicas 1. História Geral de Cabo Verde UTILIDADE DO PROJECTO: Estas obras não pretendem ser, de forma alguma, um estudo final, completo e acabado sobre a História de Cabo Verde. Ao invés, estes trabalhos pelo seu carácter pioneiro e sem precedentes, estão provavelmente sujeitos a críticas e erros que só no futuro poderão ser emendados; constituem, todavia, um ponto de partida válido para subsequentes investigações e interpretação da história de Cabo Verde e fomentaram um indiscutível aumento da produção historiográfica sobre estas ilhas dentro da comunidade científica caboverdiana. Os seus resultados têm uma utilidade imediata para Cabo Verde: a possibilidade de dispor de uma história científica e documentada, como nação que é, a qual também está à disposição de toda a comunidade científica em geral. Saiu recentemente um outro trabalho profundamente interligado com este: a História Concisa de Cabo Verde, uma síntese em linguagem mais acessível do conteúdo dos 3 volumes da HGCV. Financiada pelo IPAD, esta obra procura chegar a um maior número de leitores, e demonstra que este projecto deu variados resultados que se estendem a várias camadas da sociedade civil. Os Dias do Desenvolvimento, IPAD, 6 de Maio de 2011