Ciências da Natureza e suas O CONGELAMENTO DOS LAGOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEPARAÇÃO DE MISTURAS 2016 Profº Tiago. 2 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar.
Advertisements

Operação Unitária de Secagem
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ASPIRADOR DE PÓ.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física GARRAFA TÉRMICA.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física REFRIGERADOR.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ESCADA ROLANTE.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física HELICÓPTERO.
Transmissão de calor. Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre.
Propriedades físicas e químicas 1 CFQ 7.º ano M. Augusta.
Livro 3 - Capítulo 5 HIdrostática.
Dilatação Prof. Ademir Amaral. Quando a temperatura aumenta as moléculas aumentam sua agitação acarretando um aumento da distância média das moléculas.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
A água H20. O QUE É A ÁGUA? Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogenio e um de oxigênio.
Há três processos de transmissão de calor: Condução Térmica Convecção Térmica Irradiação Térmica.
Diagrama de Fases Professor John Disciplina Física.
Site: UNIDADE 4 Capítulo 21 Site: 21 – Transmissão de Calor.
Dinamômetros Leonardo de Bortolli Nogueira Victor Waszczynski
Ciclo da água Percurso que a água faz no planeta Terra. Etapas:
Ciências da Natureza e suas
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Dinâmica Impulsiva: Quantidade de movimento
CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL
Professor: Janilson Cordeiro
Ciências da Natureza e suas
Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael
Ciências da Natureza e suas
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Ventos É o ar em movimento. São as diferenças de pressão atmosférica que explicam esse movimento, que ocorre principalmente na horizontal, isto é, de uma.
METEREOLOGIA Página 147.
DILATAÇÃO TÉRMICA Página 102.
Escoamento Laminar e Turbulento
Gabarito revisão 1. O tempo se refere às condições atmosféricas em momento e lugar específicos, já que varia com o dia. Já o clima consiste em um conjunto.
Margie Basso Física.
CLUBE DE CIÊNCIAS – Aulão preparatório para a prova do iFF
Água e Ciência Capítulo 10.
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
AULA 6– FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Termodinâmica.
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
Temperatura e equilíbrio térmico
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA.
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.
Professor Caio Gomes – Aula 2
Professor Caio Gomes – Aula 2
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Propriedades do ar.
Características gerais dos seres vivos
Dilatação dos sólidos e dos líquidos
TERMOLOGIA.
Fundamentos da termodinâmica
Aula 2 – Ciências Naturais Mudanças de estado físico
PROPRIEDADES DO AR.
ATRITO útil ou prejudicial???.
Termologia Prof. VALDEILSON
QUÍMICA Prof. Alonso.
Características físicas do estado gasoso
Professor: Diones Charles
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Icebergs Assombrosos Rajados
MEIO NATURAL.
CLIMA EQUATORIAL: - Temperatura: elevada todo o ano (média de 26o)
O que é temperatura? TEMPERATURA E DILATAÇÃO
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas O CONGELAMENTO DOS LAGOS Tecnologias – Física O CONGELAMENTO DOS LAGOS

O CONGELAMENTO DOS LAGOS A água, quanto à dilatação, tem um comportamento um pouco diferente do que consideramos normal. Quem já não viu, ou ouviu falar, que uma garrafa de água fechada, completamente cheia, se for colocada na geladeira , pode estourar se água congelar. Quando resfriamos a água até 4º C, seu volume diminui normalmente, como acontece com os outros líquidos. Mas, continuando o resfriamento, de 4º C a 0º C, seu volume aumenta em vez de diminuir.

O comportamento estranho que se nota pode ser explicado pela modificação que a água sofre em sua estrutura molecular, a partir de 4º C. Somente no estado de vapor são encontradas moléculas de água isoladas; no estado líquido elas estão unidas de duas em duas, mas quando a temperatura desce abaixo de 4º C, elas se unem de três em três, forma com que constituem o gelo. Em todo líquido, dentro do vaso que o contém, a parte mais quente, sendo menos densa, fica por cima. Com a água isso se verifica somente a temperaturas acima de 4º C. Para temperaturas abaixo, a densidade volta a diminuir (pois o volume aumenta) e a parte mais fria sobe. Assim, a água da superfície (que se congela a 0º C) se congela antes do fundo.

Em um lago, nas regiões frias, ocorre o seguinte: Inicialmente, a camada superior da água se encontra a uma temperatura maior que 4º C. Em contato com o ar frio, ela começa a resfriar-se e, com isso, seu volume diminui. Como sua densidade aumenta, essa camada desce para o fundo. Ela é então substituída, na superfície do lago, por outras camadas que antes se encontravam mais abaixo. Estabelecem-se dentro do lago correntes ascendentes e descendentes, e esse deslocamento prossegue até que toda a massa de água atinja 4º C. A seguir, ainda devido ao contato com o ar frio, a temperatura da nova camada superior continua a diminuir. Entretanto, diferentemente do que ocorreu até esse ponto, seu volume agora aumenta. A camada superficial se torna, assim, mais leve que a água que está abaixo, pois sua densidade diminui. Não podendo descer, ela flutua sobre a massa de água e continua a se resfriar até que, ao atingir 0º C, transforma-se em gelo. Esse comportamento da água preserva a vida dos peixes durante os meses de inverno rigoroso.

O aspirador de Dyson Um nova máquina sem bolsa transformou os aspiradores de pó domésticos no início da década de 1990. O inventor britânico James Dyson produziu um sistema extrator que faz o ar circular para extrair-lhe o pó. O sistema de extração de pó duplo de Dyson faz o ar girar a grande velocidade dentro de extratores de pó, forçando deste modo as partículas para fora, para que fiquem retidas no recipiente coletor. O extrator externo separa as partículas grandes de pó, enquanto o interno, que gira três vezes mais rápido e que reduz de tamanho à medida que se aproxima de sua parte inferior, separa as partículas menores.