RFID Professor: Otto Muniz Bandeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de computadores Meios de transmissão.
Advertisements

A Fiscalização de Mercadorias emTrânsito e o SINIAV
Nome da Apresentação Clique para adicionar um subtítulo.
Placas de Rede Wireless
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ARQUITETURAS RISC E CISC
Processos Informatizados para Gestão de CME
Monitoramento de Veículos
Tecnologia da Informação Orientação a Aspectos
FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Redes Privadas Virtuais (VPN)
RFID Marina Lafetá 06/91585 Hesli Sálvio 07/33318
RFID Marina Lafetá 06/91585 Hesli Sálvio 07/33318
Tendências na Logística
MONITORAMENTO E MOVIMENTAÇÃO LOGÍSTICA
Gestão do Conhecimento com WINISIS
EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS EQUIPAMENTOS DE RADIOFREQUÊNCIA
Meios físicos de Transmissão de Dados
Bruno Pinto Hilber Silva Renan Gomes
Equipamentos de Redes Aula 2
Os celulares vistos com outros olhos.
Smart Card e e-TAG Ricardo Marquini da Cunha.
Utilização de RFDI em processos de gerenciamento de estoques
Gerência de Tecnologia Prof. Cristiano José Cecanho
Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes
As topologia da rede.
RFID: Evolução e Aplicações.
Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.
Carlos Eduardo Calvente Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
Grupo: Hailton Antunes - DRE: Henrique Werner – DRE:
Barramentos de Expansão ISA, PCI, AGP e PCI Express
Radio Frequency Identification
Instrumentação Industrial
Visão Geral de Meios de Transmissão
TRABALHO DE I.C. GRUPO 1 INTEGRANTES DIOGO FALCÃO DANIEL BEZERRA
Aspectos de segurança em redes wireless Redes wireless Aula 10 – Aspectos de segurança em redes wireless Prof. Espec. Diovani Milhorim.
Pet computação UFPE Aula de apoio aos feras: Arquitetura de Computadores.
INTEGRANTES DIOGO FALCÃO DANIEL BEZERRA BRUNO ALBUQUERQUE SERGIO PESSOA RAFAEL BRAGA.
Arquitetura de Computadores
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
POLIMIG Curso Técnico em Informática Disciplina: Hardware
C ABEAMENTO E STRUTURADO Vitor Monteiro de Barros 2014.
RFID Radio-Frequency Identification Identificação por Rádio Frequência.
REDE DE COMPUTADORES.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
(11) Seminário Desmistificando o RFID: Aplicação na Logística Antonio Zapico Galván Europen do Brasil
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Entrada e Saída (E/S).
RFID Profa. Neli Silveira.
Organização e Arquitetura de Computadores
Laboratório de Programação
Organização e Arquitetura de Computadores 2ºSemestre Aula 11 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TRABALHO REALIZADO POR: Ricardo costa
(Radio Frequency Indentification) Lucas Camara
Índice Automação – 5 – 6 PLC – 7 – 8 – 9 – 10
Princípios de Redes e Topologia de Redes
IDENTIFICAÇÃO POR RÁDIO
Sistema de Embalagens Inteligentes para auxílio de deficientes visuais
SISTEMA WIRELESS PARA MONITORAMENTO REMOTO.
SMART TAG Etiqueta Inteligente
"Radio-Frequency IDentification"
Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William
Componentes: Cáren Soares Érika Rodrigues Jeniffer Roxana Eduardo Borges Professor: LÔBO.
MIMO “Multiple Input Multiple Output” Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas João Luiz Reis Ferreira 6º período Engenharia de Computação e Informação.
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Tecnologia de Informações Portos e Armazenagem Alfandegada
Armazenagem e suas vantagens
Por Cássio Mello e André Luis.  É a parte inteligente do circuito, onde sinais de controle serão recebidos e enviados e o processamento será efetuado.
RFID – Identificação por rádiofrequência
Transcrição da apresentação:

RFID Professor: Otto Muniz Bandeira Nomes: Carlos Eduardo Menezes dos Anjos Leonardo Ernesto Machado de Oliveira Ygor Borges Tourinho Reis

Introdução Uma tecnologia recente vem inovando nossa forma de detectar, gerenciar e analisar objetos, em movimento principalmente, à distância. Trata-se da tecnologia RFID. Isso nos permite uma grande versatilidade ao lidar com o monitoramento de tais objetos, diferentemente da identificação por código de barra e outras fixas aos mesmos. Veremos isso mais adiante. As aplicações são inúmeras que vão desde a área de saúde à área de gestão de suprimentos. Vantagens e desvantagens também existem.

O que é? RFID- Radio Frequency Identification Desenvolvido no MIT nos anos 80 Historicamente pode-se dizer que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial Logo após seguiram as pesquisas para a identificação de objetos em movimento Termo genérico que utiliza rádio frequência, porém a tecnologia mais comum utiliza microchip

Etiqueta que utiliza RFID

Funcionamento Através de um microchip, o sinal é capturado através de uma antena, processado( filtrado ) e então realiza a comunicação com o sistema de interesse( banco de dados ) Pode trabalhar com três faixas de frequência: baixas, médias e altas.

Tabela de frequências de funcionamento de um RFID de microchip Faixa de Frequência Características Algumas Aplicações Baixa 100 a 500KHz Baixo raio de alcance de leitura Baixo custo Baixa velocidade de leitura Identificação de Animais Depósitos de Almoxarifados Garagens de Veículos Média 10 a 15MHz Médio raio de alcance de leitura Custo razoável Média velocidade de leitura Smartcards Alta 850 a 950MHz 2,4 a 5,8GHz Grande raio alcance de leitura Alto custo Alta velocidade de Leitura Monitoramento de veículo em trânsito

Componentes Tag ou transponder Principal componente Recebe as transmissões Composto de uma antena e um microchip, com uma memória que armazena de 96 bits a 32 kbits Os tags são fabricados a partir de um material substrato( PVC, PET ) e as antenas, de material condutivo, ligadas ao chip e tudo e revestido de um material para proteção externa.

Componentes( cont.) Leitor ou transponder Emite energia eletromagnética a ser respondida pelo tag Antena Pertencente tanto ao tag quanto ao leitor Ler ou escreve informação Antena, transceiver e decodificador no mesmo invólucro “ leitor” aplicações de pequeno alcance Para aplicações de maior alcance, a antena se liga ao transceiver através de um cabo coaxial

Funcionamento (ilustração )

Classificação das Tags Dois Tipos: • Passivo • Ativo

Modos de Comunicação Existem três tipos de comunicação em um sistema RFID, são eles: • Half-Duplex(HDX) •Full-Duplex(FDX) •Sequencial(SEQ)

Memória e Processamento A memória, pode ser de três tipos, são elas: • Read Only(RO) • Write Once Read Many • Read-Write

Segurança Os sistemas RFID podem ser inseridos em 4 zonas de segurança, estas precisam ser analisadas e protegidas uma a uma. • Zona 1 - Identificador • Zona 2 - Leitor • Zona 3 - Serviços • Zona 4 – Sistema de Informações

Vantagens Prevenção de roubos e falsificações Otimização de Gestão Capacidade de armazenamento, leitura e envio de dados Precisão nas informações e velocidade de envio Durabilidade e reutilização de etiquetas Localização de itens

Desvantagens Custo final elevado Possibilidade de invasão de privacidade Falta de segurança Inexistência de padronização de frequências Má interação com metais Distância de leitura Processamento e Energia Miniaturização

Aplicações Hospitalares Veículos Industrial Comercial Identificação Bibliotecas

Hospitalares e Veículos

Identificação e Industrial

Bibliotecas

Conclusão Como foi apresentado o RFID é uma tecnologia muito versátil e é capaz de revolucionar o mercado, apesar de ainda não ser muito utilizada pelo seu custo final é algo que melhorará muito a gestão de certos setores. É especulado que no futuro essa tecnologia seja implementada com mais facilidade pois seu custo cairá e ela se tornará mais eficiente mas para o RFID funcionar de fato é necessário uma padronização global, de modo a facilitar suas aplicações.

Perguntas e respostas

1) O RFID é uma tecnologia recente? O que motivou a sua criação?

As tecnologias que usam o chip para o processamento de informações, como as etiquetas inteligentes, pode-se dizer que são recentes pois estudos nessa área surgiram na década de 80. Porém o princípio do RFID, que é a identificação de objetos por rádiofrequência, surgiu na Segunda Guerra Mundial quando radares enviavam sinais de rádio para identificar aviões, e aqueles os identificavam como aliados quando estes realizassem manobras mudando o sinal de resposta captado.

2) Porque o RFID é considerado a tecnologia do futuro na identificação de objetos?

Por ser uma tecnologia relativamente nova seus custos de produção ainda são altos, o que faz com que outras sejam usadas atualmente, como o código de barras. Como toda tecnologia de informação ela tende a baratear, e como vimos suas vantagens sao inúmeras em relação a outras tecnologias de identificação, possibilitando dessa forma um aumento da sua oferta no mercado.

3) Porque no tipo de comunicação sequencial é necessário o uso de um armazenador de energia(capacitor, por exemplo) para que a comunicação seja realizada com sucesso?

Na comunicação sequencial os sinais são enviados simultaneamente, no entanto quando a antena/leitor termina de enviar suas informações este interrompe a emissão de sinal, por isso a necessidade do uso de um capacitor, uma vez que a trasmissão da etiqueta para a antena/leitor ocorre em pausas(pulsos) gerando dessa forma um atraso.

4) Cite 3 vantagens e desvantagens da tecnologia RFID.

Vantagens: Capacidade de armazenamento, leitura e envio de dados Vantagens: Capacidade de armazenamento, leitura e envio de dados. Não necessita proximidade da leitora para reconhecimento dos dados. Prevenção de roubos e falsificação de mercadorias. Precisão nas informações e velocidade de envio. Desvantagens: Custo final elevado. Invasão de privacidade. Processamento e Energia. Miniaturização.

5) No que diz respeito a segurança, cite pelo menos uma fraqueza relativa a cada uma das 4 zonas e possíveis soluções ?

Zona 1 - Identificador: Não encriptamento dos dados armazenados na etiqueta. Solução: Aumento da vigilância para evitar acessos físicos indesejados. Criptografar os dados antes de armazena-los. Zona 2 - Leitor: Informações não criptografadas trafegadas entre o leitor e o identificador. A segunda diz respeito a não autenticação dos identificadores por parte dos leitores. Solução: A comunicação entre os leitores e identificadores pode ser criptografada. Dificultar ao máximo que terceiros tenham acesso a rede sem fio através do aumento da segurança. Autenticar os identificadores. Zona 3 - Serviços: Interceptação o a fonte de dados da empresa. Solução: Implementação de um controle de acesso a rede. Utilização de um sistema que possa detectar a presença de intrusos Zona 4 - Sistema de Informação: Rastreamento da conexão de um indivíduo a outros sistemas de informação.

Referências Bibliográficas • http://radio-frequency.blogspot.com.br/ • ttp://pt.wikipedia.org/wiki/Identifica%C3%A7%C3%A3o_por_radiofrequ%C3%AAncia#Aplica.C3.A7.C3.B5es • http://www.wirelessbrasil.org/wirelessbr/colaboradores/sandra_santana/rfid_02.html • http://www.rfidbr.com.br/ • http://br.monografias.com/trabalhos3/rfid-identificacao-radiofrequencia/rfid-identificacao-radiofrequencia2.shtml • http://www.rfidsystems.com.br/centro_educacional_o_que_e_rfid.php • http://www.logisticadescomplicada.com/rfid-e-seus-impactos-na-logistica/ • http://www.unibero.edu.br/download/revistaeletronica/Set04_Artigos/A%20Tecnologia%20RFID%20-%20BSI.pdf