Introdução a Programação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional PD I – Engenharia Elétrica Prof.ª Claudia Boeres 2008/2.
Algoritmo e Programação
Introdução a Algoritmos
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Introdução à Programação
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Entrada e Saída Introdução.
Projeto conceitual Mostra ao cliente exatamente o que o sistema fará
Engenharia de Software
Lógica de Programação Módulo II
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 06
Estruturas de Controle
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Softwares.
Linguagens de Programação
Construção de Algoritmos e Programação
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
Formas de Representação de Algoritmos
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Professor Fernando Luís
Algoritmos e Estruturas de Dados I Construção de Algoritmos
Processamento da Informação BC-05045
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
JAVA: Conceitos Iniciais
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Aula 2 - Conceitos Preliminares para Programar em C
CEPMAT Curso Técnico em Informática
INTRODUÇÃO – LOGICA E ALGORITMOS
Representação de Algoritmos
Análise Estruturada.
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
Estrutura de dados, pseudocódigo
Análise e Projeto de Sistemas
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Introdução à Automação Industrial
Introdução a Programação
Algoritmos e Programação de Computadores
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da
Computador Simplificado Conceitos p.ex. FLUXO de execução
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Lógica: Resolução de Problemas e Introdução a Dados PROFº RICARDO JOSÉ BATALHONE FILHO Log.a02.
2. Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Algoritmo
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Introdução a Algoritmos
O Processo Unificado (UP)
Fábio de Oliveira Borges
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Algoritmo e Programação
Modelando Sistemas em UML
Algoritmos e Programação I
Fundamentos de linguagens de programação
Programação Lógica Introdução a Automação Definição de Lógica
Algoritmos e Programação MC102
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão.
Algoritmos e Programação I
ALGORITMOS.
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
DESENVOLVIMENTO Prof: Marcelo West Disciplina: Lógica de Programação.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Adriano A. Ribeiro. Português Estruturado Apesar do Português Estruturado ser uma linguagem bastante simplificada, ela possui todos os elementos básicos.
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Programação O que é “programar” para você ? Programar um vídeo-k7 Programar um final de semana Programar um CLP - Programar é criar um programa, e um programa é dado por uma seqüência de instruções, executadas em uma ordem pré-definida. - Existem diversos tipos de programação, variando conforme o PARADIGMA DE PROGRAMAÇÃO, a LINGUAGEM e o NIVEL de programação. - Vamos agora estudar algumas palavras e termos relacionados ao MUNDO DA PROGRAMAÇÃO

Características de um programa SOFTWARE e HARDWARE - O primeiro passo para se programar é entender o hardware a ser controlado. Uma vez que conheçamos os componentes físicos e seus recursos, saberemos que comandos podem ou não ser realizados sobre o periférico. Por exemplo : não é possível se enviar uma mensagem ao usuário através do teclado... - A função de um PROGRAMA, ao ser executado por um determinado HARDWARE é realizar um PROCESSAMENTO. - Um processamento pode ser dividido em 3 partes : A entrada, o processo e a saída.

Introdução à programação Independente do método utilizado, devemos observar que qualquer algoritmo visa um processamento de ENTRADAS com resultado em SAÍDAS. PROCESSAMENTO ENTRADA SAÍDA

Na automação industrial Os SENSORES são os dispositivos de hardware utilizados para detectar a ENTRADA das informações. Os ATUADORES são os dispositivos que processam a saída destas informações, traduzindo-as para uma ação correspondente. PROCESSAMENTO SENSORES ATUADORES

Componentes de um programa É dado pelo conjunto dos componentes físicos (partes mecânicas e eletrônicas) do conjunto a ser programado. Por exemplo : disco rígido, memórias, processador, sensores, atuadores, cabos, transformadores, cilindros pneumáticos, cilindros hidráulicos, engrenagens, etc... HARDWARE É dado pelo conjunto dos componentes lógicos, ou seja, as informações que estão inseridas em um determinado hardware e que nele realizam um determinado efeito. Exemplo : programas e arquivos gravados em disquetes, CD ou cartões de memória, informações gravadas em cartões perfurados, pulsos binários enviados através de cabos ou ondas de rádio, etc... 0100101001010 0110010101010 0101010011110 SOFTWARE MODELO O MODELO de um programa ou sistema é dado por um conjunto de regras e especificações, que determinam em uma linguagem de ALTO NÍVEL (fácil de ser entendida) como o programa deve funcionar. Para facilitar o entendimento, imaginemos o modelo como a “planta baixa” do programa. O modelo pode ser apresentado de várias formas, como diagramas ou fluxogramas ou documentos em linguagem descritiva.

Personagens de um programa CLIENTE É quem apresenta o problema e quem “paga” pela solução. É um componente importante na programação, pois antes de tudo precisamos saber “como o cliente quer que o programa resolva o problema”. USUÁRIO É quem irá usar o programa a ser criado. Nem sempre o cliente e o usuário são a mesma pessoa, por isso precisamos observar que o usuário em questão pode ser uma pessoa mais leiga, ou uma pessoa mais experiente ... ANALISTA É quem entrevista o cliente, extrai os requisitos do programa, cria o MODELO do programa, ou seja, o projeto inicial, e por fim entrega a ESPECIFICAÇÃO ao programador. Fazendo uma comparação com a construção civil, podemos dizer que é o engenheiro/arquiteto, que cria a planta baixa (modelo) da casa. PROGRAMADOR É quem escreve o programa, usando os comandos adequados, técnica de programação adequada e seguindo as orientações do MODELO apresentado. Novamente na analogia com a construção de uma casa, o PROGRAMADOR é como o pedreiro, que a partir da planta baixa (modelo), constrói as paredes, teto, instalação hidráulica, etc...

Diagrama de programação USUÁRIO CLIENTE ANALISTA HARDWARE O cliente apresenta o problema MODELO O analista projeta uma solução, observando o hardware e usuários do sistema. O analista cria um modelo, que após revisado (em conjunto com o cliente e usuários) é levado a IMPLEMENTAÇÃO (criação do programa) 0100101001010 0110010101010 0101010011110 SOFTWARE PROGRAMADOR O programador cria o programa a partir do MODELO Testes devem ser realizados para comprovar a qualidade do produto

Vamos ver se ficou claro ... O que é MODELO do programa ? Programação ... Vamos ver se ficou claro ... O que é HARDWARE ? O que é SOFTWARE ? O que é PROGRAMA ? O que faz o ANALISTA ? O que faz o PROGRAMADOR ? O que é MODELO do programa ?

Programação ... Respostas ... O que é HARDWARE ? Conjunto dos componentes concretos (físicos) do sistema. O que é SOFTWARE ? Conjunto de instruções e dados, parte lógica do sistema. O que é PROGRAMA ? Seqüência de instruções executadas em uma ordem pré-definida. O que faz o ANALISTA ? Extrai os requisitos e cria um modelo do programa ou sistema. O que faz o PROGRAMADOR ? Escreve o programa a partir do modelo apresentado. O que é MODELO do programa ? Documento ou diagrama que define como o programa deve funcionar. É como a “planta baixa” de uma casa.

Introdução a Programação Você anda confundindo fucinho de porco com tomada ? Logaritmos ou Algoritmos ?

Um algoritmo pode se escrito de várias formas, dentre as quais: ALGORITMOS Um programa sempre é criado para proporcionar uma solução a um problema. Simplificadamente, um modelo (para quem está começando) pode ser escrito usando uma notação ALGORITMICA. Um algoritmo pode se escrito de várias formas, dentre as quais: Descrição narrativa Pseudocódigo Diagrama de Chapin Fluxograma

DESCRIÇÃO NARRATIVA Algoritmo descrito sob forma de descrição narrativa. Neste método, o algoritmo é descrito com linguagem de alto nível. Usado para definir os passos para execução em linguagem humana. Ex: Algoritmo para se descobrir se um número inteiro é PRIMO. 1 . Dado o número inteiro X, sendo que X deve ser maior que 1 : 2 . Utilize um número Y igual a 2. 3 . Se X for igual a Y, então X é primo.(FIM) 4 . Se X for divisível por Y, então X não é primo. (FIM) 5 . Aumente Y em uma unidade. 6 . Volte ao passo 3.

Também conhecido como “Português Estruturado”. PSEUDOCÓDIGO Também conhecido como “Português Estruturado”. Algoritmo para se descobrir se um número inteiro é PRIMO. Programa É_PRIMO variaveis y, x : inteiros inicio leia x se x <= 1 escreva “Numero inválido.” senão repita se x = y escreva “É primo...” fim fimse se resto(x,y) = 0 escreva “Não é primo ...” y = y + 1 enquanto x > y Neste método, o algoritmo é descrito com linguagem de alto nível, porém com regras de sintaxe bem definidas e formalizadas. Fins didáticos. Pode ser executada (interpretada) em computadores através de programas especiais.

Diagrama de Chapin Pouco utilizado. Também é conhecido como diagrama de Shneiderman ou diagrama N-S. É uma ferramenta que facilita a visualização de embutimentos (aninhamentos). Ao lado, o programa que calcula a média escolar. Veja mais no livro [ALG01] pag 18

FLUXOGRAMA Ou Diagrama de Fluxo. Representa graficamente um algoritmo. “Os diagramas devem ser feitos e quebrados em vários níveis. Para o desenvolvimento correto de um fluxograma, sempre que possível, deve ser desenvolvido de cima para baixo e da esquerda para direita É incorreto e “proibido” ocorrer cruzamentos das linhas de fluxo de dados.” [ALG01] pag 11

Relembrando Associe : - Descrição narrativa - Diagrama de Chapin - Fluxograma - Pseudocódigo Programa É_PRIMO variaveis y, x : inteiros inicio leia x se x <= 1 escreva “Numero inválido.” senão repita se x = y escreva “É primo...” fim fimse se resto(x,y) = 0 escreva “Não é primo ...” y = y + 1 enquanto x > y 1 . Dado o número inteiro X, sendo que X deve ser maior que 1 : 2 . Utilize um número Y igual a 2. 3 . Se X for igual a Y, então X é primo.(FIM) 4 . Se X for divisível por Y, então X não é primo. (FIM) 5 . Aumente Y em uma unidade. 6 . Volte ao passo 3.

ALGORITMOS Fim da apresentação. É normal o surgimento de dúvidas. Mas para esclarecer estas dúvidas (e gerar outras), devemos praticar.