Web: criação de páginas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Implementação de páginas web Criação de Páginas Web
Advertisements

TRABALHAR COM O POWERPOINT
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Sistemas Operativo TIC Sessão 2 Professora: Aida Meira.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Microsoft PowerPoint Ana Rosas & Lúcia Nunes.
Iniciação do processador de texto Word
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Criar uma nova apresentação
Imagens e elementos multimédia
Imprimir apresentações em diversos formatos
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
Escola Secundária da Ramada
PowerPoint 6ª série.
Equações e gráficos
Folha de Cálculo TIC 10.
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
Fernanda Barroso Abril,2006
Aula 2 - Sumário Inserir texto numa página web
7 - Criação de Páginas Web
Como fazer um trabalho em POWERPOINT
Orientações para PowerPoint
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
TIC EB 2,3 Rates SINTRA / 2006.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
UNIDADE 4: PROCESSAMENTO DE TEXTO
Colocando botões e ações
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
O Microsoft Publisher 2010 Criar publicações com aspecto profissional de forma fácil e rápida Formador: António Tavares 28 de Março 2011.
Estudo Acompanhado/Informática
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Sistemas Operativos em Ambiente Gráfico
Cabeçalhos, Rodapés e Capas
Formação do Microsoft® Office PowerPoint® 2007
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologias de Informação e Comunicação
POWER POWER POINT POINT.
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC 10 Folha de Cálculo.
7 - Criação de Páginas Web
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Microsoft Office Excel Fórmulas complexas  Se  Soma.Se  Contar.Se  Contar.Val  Contar.Vazio.
Introdução ao Microsoft Word 2007
Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo
Escola Profissional Vasconcellos Lebre - Mealhada
Planear um Website Principais etapas.
Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas Ano Lectivo 2014/2015 Tecnologias de Informação e Comunicação Introdução à folha de cálculo.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
UNIDADE 4: Processamento de texto
7 - Criação de Páginas Web
Novas Tecnologias Na Formação
Folha de cálculo – Microsoft Excel
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
E-portfólio Blog em Wordpress.com Isabel Lopes AP 2010.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Sistemas de Gestão de Bases de Dados Educação e Formação de Adultos (EFA) Operador de Informática Arcozelo 2009/2010 Curso Co-Financiado por:
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Novos programas de TIC Flash/Dreamweaver. Conceitos e 1º acesso ao FLASH Conceitos e 1º acesso ao DREAMWEAVER Instalação.
Microsoft Excel.
Folha de Cálculo Excel.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO OPERAÇÕES ELEMENTARES NA FOLHA DE CÁLCULO.
1 Sistema Operativo em Modo Gráfico Rúben Nóbrega | 2012.
Introdução ao… PowerPoint. 1. Abrir o Power Point No menu iniciar clica em Todos os Programas e abre a pasta Microsoft Office. Numa pasta do computador.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
MICROSOFT WORD 2000 Office 2000 TCI. Word 2000 Botão Iniciar, Programas, MicroSoft Word Duplo clique sobre o ícone, ou atalho, do MS Word na área de trabalho.
Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
Transcrição da apresentação:

Web: criação de páginas 10.º Web: criação de páginas MSFRONTPAGE Um projecto multimédia Tecnologias da Informação e da Comunicação Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Apresentação do programa O programa MSFrontpage da Microsoft é uma das ferramentas de mais fácil utilização para a edição e publicação de páginas Web. Trata-se de um programa bastante intuitivo e fácil de utilizar para criar, gerir e publicar imediatamente páginas Web (*), utilizando as rotinas de edição, formatação e inserção de objectos multimédia utilizadas nos programas de processamento de texto e de criação de apresentações. (*) Por página Web entende-se um documento multimédia que contém hiperligações. O conjunto destas páginas constitui um sítio Web. O conjunto dos sítios Web constitui, por sua vez, a Web ou World Wide Web (WWW) que não é mais do que um conjunto de documentos hipermédia unidos pelas hiperligações que permitem a navegação com um simples clique do rato. Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação O ambiente de trabalho e seus elementos O ambiente de trabalho do MSFRONTPAGE é constituído por: uma barra de título onde se identifica a aplicação e a apresentação; uma barra de menus com as funcionalidades do aplicativo; uma barra de ferramentas padrão com botões para executar as operações mais frequentes; Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação uma barra de ferramentas de formatação com botões que permitem aplicar várias formatações de texto que integram a apresentação; uma barra de visualização que te permite seleccionar vários modos de visualização da página; uma barra de status; Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação um painel de tarefas, que pode ser activado ou desactivado, com vários menus de ajuda à elaboração das tuas páginas Web. Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Planeamento e criação de um sítio Web O planeamento da página ou do sítio é a primeira tarefa a executar antes de utilizares o MSFrontpage. Para construir a tua página deves fazer as seguintes perguntas: qual o objectivo da página? a quem se dirige? que informação deve conter? que recursos gráficos são necessários? que estilo de página é o mais adequado? Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Outro aspecto importante é o arranjo gráfico do sítio, o qual deve facilitar a navegação entre as páginas, nomeadamente através de: ícones claros e consistentes; identificação esquemática dos menus; botões de navegação que permitam voltar à página inicial ou ir até qualquer outra página do sítio; títulos, subtítulos, cabeçalhos, rodapés e links bem visíveis. Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Estrutura do sítio – hierarquia da informação Depois de definires o conteúdo do teu sítio, terás de organizar a informação a incluir nas páginas. Essa tarefa inclui a divisão da informação em unidades a incluir em cada página, o estabelecimento de uma hierarquia entre esses blocos de informação e, finalmente, a determinação das ligações entre esses blocos de informação. Eis um exemplo: Página principal 1.ª página 2.ª página 3.ª página 4.ª página 5.ª página 6.ª página 7.ª página Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Outro exemplo de hierarquização pode ser este: Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Consistência das páginas e do sítio Outro dos aspectos a ter em conta na construção de sítios Web é o da sua consistência, isto é, o de uma identidade visual própria que se deve manter ao longo de todas as páginas para que o leitor encontre a informação que deseja utilizando sempre os mesmos procedimentos. Esta identidade visual é conseguida através de: utilização de molduras (frames) que dividem a página em áreas para colocação de informação específica; localização de títulos em locais estratégicos; disposição e organização dos menus, dos cabeçalhos e rodapés; Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Consistência das páginas e do sítio ligações e barras de ferramentas sempre nos mesmos locais; código de cores idêntico em todas as páginas; formatação de caracteres semelhante; modelos de botões idênticos, etc. Esta identidade gráfica ajudará o leitor na navegação e no acesso rápido à informação. Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Antes da elaboração do teu sítio Web, deverás definir o aspecto visual das páginas para assegurares a consistência do sítio. Se não tiveres uma ideia precisa do que queres fazer, é aconselhável que abras páginas Web existentes para observares diferentes tipos de arranjo gráfico que poderão inspirar-te para a elaboração do teu sítio e ajudar-te a definir um modelo próprio. Um exemplo de definição de arranjo gráfico de página é o da imagem seguinte: Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Na definição do aspecto visual do sítio Web, a informação e os objectos que nela forem inseridos deverão estar organizados e dispostos em locais estratégicos que são importantes para a leitura das páginas e que lhe conferem uma identidade própria. Um dos procedimentos que podes adoptar é o da utilização de molduras ou de tabelas que estruturam a página em áreas de informação separadas, como podes ver nos exemplos da figura seguinte: Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Aspectos relevantes a ter em conta são ainda: Os cabeçalhos e rodapés Os títulos e subtítulos A legibilidade do texto As cores Os objectos multimédia Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Criação e gestão de um sítio Web A gestão ou manutenção do sítio é importante uma vez que há actualizações constantes a fazer, o que pode implicar a construção ou o acrescentamento de novas páginas. Neste caso, é importante manter a consistência do sítio, a sua integridade gráfica e a identidade visual. Por isso, é aconselhável que a gestão ou manutenção dos sítios Web seja feita por uma só pessoa que assegure a consistência e a integridade do sítio e que deverá executar as seguintes tarefas: responder aos e-mails dos utilizadores; assegurar o funcionamento de eventuais grupos de discussão presentes no sítio; assegurar o funcionamento de chats; interagir com os utilizadores, pois o seu contributo é muito importante para a qualidade e actualidade de qualquer sítio. Professor: Rafael Vieira.

Criação de novas páginas Tecnologias da Informação e da Comunicação Criação, abertura e guarda de páginas Criação de novas páginas abrir o menu Ficheiro, seleccionar Novo... seleccionar Página em branco no painel de tarefas que se abre ou, então, clicar no botão Nova página na barra de ferramentas padrão. Se clicares na seta inserida neste botão, abrir-se-á um menu com várias opções Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Criação, abertura e guarda de páginas Se clicares em Página... abrir-se-á a janela Modelos de página onde poderás optar por vários modelos de página preexistentes, com formulários, com molduras e folhas de estilos. Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Abertura de páginas Para abrires uma página já existente deves proceder da seguinte maneira: no menu Ficheiro, clicar em Abrir, ou clicar no botão Abrir da barra de ferramentas; na janela que se abre, seleccionar a página pretendida e clicar no botão Abrir. Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Guardar páginas Para guardar páginas criadas, o procedimento é igualmente simples. No menu Ficheiro deverás: seleccionar a opção Guardar ou clicar no botão Guardar ; na janela que se abre, seleccionar a pasta onde queres guardar a página, atribuir-lhe um nome na janela Nome de ficheiro e clicar no botão Guardar . Se abriste uma página fora do sítio Web onde estás a trabalhar e a pretendes guardar, então deverás seleccionar a opção Guardar como... e repetir os passos atrás descritos. Professor: Rafael Vieira.

Tecnologias da Informação e da Comunicação Pré-visualização e impressão de páginas Para executar estas operações deverás: abrir o Frontpage e seleccionar a página a imprimir; abrir o menu Ficheiro e seleccionar a opção Pré-visualizar ; pré-visualizar toda a página e seleccionar o que queres imprimir; clicar no botão Imprimir para iniciar a impressão. Professor: Rafael Vieira.