Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resíduos da Construção Civil
Advertisements

RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Atribui aos.
ALUNO: JUNIOR PROFESSORA JANE
Reciclagem e reutilização
USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Gestão Ambiental.
INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Rio de Janeiro – Novembro/2009
PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA DECRETO MUNICIPAL 1068/04 JULHO/2008.
Resíduo de Construção Civil
RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Urb. Tarcísio de Paula Pinto I&T Informações e Técnicas
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS
Gestão dos Resíduos Sólidos
Resíduos da Construção Civil
Resíduos de Gesso na Construção Civil
A Holcim LTD é um dos principais fornecedores mundiais de cimento, bem como agregados( brita,areiae cascalho),concreto e serviços de construção com atividades.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
Política Nacional de Resíduos
MEIO AMBIENTE.
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Gerenciamento de resíduos sólidos
RESÍDUOS.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
A VISÃO DO MERCADO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
LIVRO: O desafio da sustentabilidade na construção civil
Apresentação.
Seminário RESÍDUOS: tecnologias e sustentabilidade APLs de base mineral, resíduos e sustentabilidade Marcelo Soares Bezerra CETEM (em publicação)
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Diagnóstico e Caracterização RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) Ednilson Viana Biólogo, Professor Adjunto – Curso de Gestão Ambiental Escola de Artes,
Instituto Politécnico de Castelo Branco
CIPA 2013/2014.
CTR Nova Iguaçu.
Tratamento e Uso de Resíduos de Construção & Demolição Dr. Sérgio Angulo Centro de Tecnologia de Obras de Infra-Estrutura.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Trabalho C.R.Naturais - GEAN 8B O trabalho deverá contemplar alguns dos principais objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, como: a não geração,
Secretaria de Serviços Públicos
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
Resíduos Sólidos Domiciliares
Resíduos de Construção Civil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
GEOTECNIA/PAVIMENTAÇÃO
SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
SUSTENTABILIDADE EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 13/05/2015 Teresa Villac Advogada da União - CJU SP NESLIC - CGU.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno: Tércio Pereira Jovem Curso: Eng. Civil

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) Estrutura: - Origem e Quantidade dos RCD Impacto Ambiental Reciclagem e Reutilização Atividades em Andamento...

Origem: O resíduo da construção é gerado em vários momentos do ciclo de vida das construções: a) fase de construção (canteiro); b) fase de manutenção e reformas; c) demolição de edifícios.

FASE DE CONSTRUÇÃO A geração do resíduo durante a fase de construção é decorrência das perdas dos processos construtivos. Parte das perdas do processo permanece incorporada nas construções, na forma cujas dimensões finais são superiores àquelas projetadas. Este é o caso de argamassas de revestimento, concretos, etc. Outra parcela vai se converter em resíduo de construção. A proporção entre as duas não é conhecida em detalhes, mas PINTO (1999) estipulou que 50% das perdas são convertidas em RCD.

FASE DE MANUTENÇÃO A geração de resíduo na fase de manutenção está associada à vários fatores: (a) correção de defeitos (patologias); (b) reformas ou modernização do edifício ou de partes do mesmo, que normalmente exigem demolições parciais; (c) descarte de componentes que tenham degradado e atingido o final da vida útil e por isso necessitam ser substituídos.

ETAPA DE DEMOLIÇÃO A redução dos resíduos causados pela demolição de edifícios depende: (a) do prolongamento da vida útil dos edifícios e seus componentes, que depende tanto de tecnologia de projeto quanto de materiais; (b) da existência de incentivos para que os proprietários realizem modernização e não demolições; (c) de tecnologia de projeto e demolição ou desmontagem que permita a reutilização dos componentes.

QUANTIDADE DE RESÍDUO GERADO De maneira geral a massa de resíduos de construção gerada nas cidades é igual ou maior que a massa de resíduo domiciliar. Uma pesquisa realizada em diversas cidades brasileiras, estimou que em cidades brasileiras de médio e grande porte a massa de resíduos gerados varia entre 41% (Salvador, BA) a 70% da massa total de resíduos sólidos urbanos.

Quantidade gerada no Brasil: 230 a 760 kg/hab.ano (mediana ~500) 41 a 70% da massa de lixo urbano

Sociedade Produtora de Resíduos Maior parte do extraído da natureza se transforma em resíduo •Resíduos são parte da ineficiência do processo industrial “Ignorados” pela engenharia....

Desenvolvimento Sustentável! NOVO PARADIGMA.... Desenvolvimento Sustentável!

Objetivos de uma Política Contemporânea para Resíduos: Aumentar sustentabilidade da sociedade! Gerar emprego!

Minimizar impacto ambiental! Objetivos de uma Política Contemporânea para Resíduos: Minimizar impacto ambiental!

Impactos Ambientais: Disposição Irregular... Os resíduos depositados irregularmente causam enchentes, proliferação de vetores nocivos à saúde, interdição parcial de vias e degradação do ambiente urbano. Emprego como Aterro sem controle técnico...

COMPOSIÇÃO E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS Os resíduos de construção são constituídos de uma ampla variedade de produtos, que podem ser classificados em: Solos; Materiais “cerâmicos”: rochas naturais; concreto; argamassas a base de cimento e cal; resíduos de cerâmica vermelha, como tijolos e telhas; cerâmica branca, especialmente a de revestimento; cimento-amianto; gesso – pasta e placa; vidro Materiais metálicos: como aço para concreto armado, latão, chapas de aço galvanizado, etc..

RECICLAGEM COMO AGREGADO... O beneficiamento tradicional visando a reciclagem compreende uma ou mais etapas de classificação dos resíduos, separando as fases indesejáveis em agregados; britagem por equipamento de martelo e, via-de-regra, peneiramento.

UTILIZAÇÃO DO AGREGADO RECICLADO: Aterro Base e Sub-base de Pavimentação Argamassas produzidas no próprio canteiro COLETA – GERAÇÃO DE EMPREGOS !

Atividades em andamento: Minuta de resolução do CONAMA Grupo de Resíduos, Câmara Ambiental da Ind. Construção de SP Normas para aterros de resíduos Texto-base para normas ABNT: -Pavimentação - Agregados para concreto