SSA UPE Aula de Revisão 2ª. fase.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Camille Monet e a Criança
Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Claudineu de Melo “Diretrizes para a Superação do Capitalismo”
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Capitalismo / Socialismo
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
“ A sociedade se resume à luta de classes”
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Indivíduos e sociedade:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Curso de Pós-Graduação Gestão Social de Políticas Púbicas UNISUL - Campus Tubarão Profª. Ms. Silvana Marta Tumelero.
Capítulo 5: O trabalho na sociedade moderna capitalista
Os clássicos e o trabalho
A análise do capitalismo por Karl Marx
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
ALIENAÇÃO Karl Marx (1818 – 1883) 02/04/2017
Karl Marx e a História da Exploração
Emile Durkheim e o fato social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Sociologia geral Introdução.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Karl Marx (1818 – 1883).
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Aula de Sociologia – Karl Marx
Sociedades Humanas por que tantas ?
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Socialismo.
Sociologia Por quê?.
Karl Marx e a Sociologia
Movimentos sociais Conceitos.
Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia
IDEOLOGIA.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
A sociologia como ciência
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Karl Marx.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

SSA UPE Aula de Revisão 2ª. fase

1. TRABALHO E SOCIEDADE. 1. 1 Processo de produção; 1 1.TRABALHO E SOCIEDADE. 1.1 Processo de produção; 1.2 Forças produtivas; 1.3 Relações de produção; 1.4 O trabalho nas diferentes sociedades; 1.5 O trabalho na sociedade moderna capitalista. 2.AGRUPAMENTOS SOCIAIS: 2.1 Grupo social; 2.2 Agregados sociais; 2.3 Manutenção dos grupos sociais; 2.4 Estrutura e organização social. 3- DIREITOS, CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS. 3.1 Direitos e cidadania; 3.2 Cidadania no Brasil; 3.3 Revolução e transformação social; 3.4 Os movimentos sociais: conceitos, características e tipos.

Sobre a necessidade de estudar sociologia como argumento para a construção de cidadania, segundo Costa (1997. p. 37) “o conhecimento sociológico é mais profundo e amplo do que a simples formação técnica – representa uma tomada de consciência de aspectos importantes da ação humana e da realidade na qual se manifesta. Adquirir uma visão sociológica do mundo ultrapassa a simples profissionalização, pois, nos mais diversos campos do comportamento humano, o conhecimento sociológico pode levar a um maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade em que se vive”.

Assim as disciplinas de sociologia, incluídas no currículo do ensino médio, podem favorecer uma ação A) qualitativa da educação no exercício da cidadania. B) desqualificadora da educação e não ajudaria nos processos de construção da cidadania. C) inibidora da educação para a construção da cidadania. D) pejorativa para a construção da cidadania. E) quantitativa auxiliar para a construção da cidadania.

O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção A) asiático. B) camponês. C) capitalista. D) mercantilista. E) socialista.

A afirmação, segundo a qual o indivíduo tem consciência de seus direitos, deveres e de que participa ativamente de todas as questões da sociedade, refere-se à(a) A) tirania. B) plutocracia. C) bonapartismo. D) cidadania. E) monarquia.

Agregado social é uma aglomeração de pessoas com pouco contato primário, ou seja, pouco contato social umas com as outras, com um sentimento grupal. Diferentemente de outros grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidos entre si. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que existem três tipos de agregados sociais: A) multidão, público e massa. B) turba, conglomerado e aglomeração. C) agrupamento, aglomeração e conglomerado. D) associação, conglomerado e organização. E) grupo social, turba e conglomerado.

Leia com atenção a afirmação entre aspas. “As classes sociais expressam, no sentido preciso, a forma, como as desigualdades se estruturam nas sociedades capitalistas. Dependendo de cada situação histórica, podem se encontrar muitas classes no interior dessas sociedades. Entretanto, pelo fato de serem capitalistas, isto é, de serem regidas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes, em que a propriedade privada é o fundamento e o bem maior a ser preservado, pode-se afirmar que existem duas classes fundamentais: a burguesia (que personifica o capital) e o proletariado (que personifica o trabalho assalariado)”

O autor dessas ideias foi A) Max Weber. B) Émile Durkheime. C) John Loke . D) Augusto Comte. E) Karl Marx.

Nela, observa-se, a exaltação de Mafalda à Pátria, chamando a atenção para amá-la todos os dias. A reflexão de Mafalda faz referência a um conceito sociológico importante para compreender a participação dos membros de uma sociedade na vida pública: a cidadania. Acerca desse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

A) A cidadania é um conjunto de leis e de normas construídas pelo Estado para organizar a estrutura social, em que os indivíduos contribuem com a obediência a elas. B) Viver a cidadania diariamente é ser capaz de usufruir dos benefícios legais garantidos pelo Estado aos seus membros. C) A cidadania plena é a capacidade que o indivíduo possui de tomar decisões, sendo representado por um advogado diante das autoridades públicas. D) Os direitos civis, na cidadania, se referem à liberdade vivida coletivamente. E) No Brasil, a cidadania é conquistada pelos movimentos sociais, e a Constituição brasileira de 1988 funciona como um apaziguador de conflitos.

A Estrutura Social pode ser compreendida como um conjunto de instituições e grupos que compõem a sociedade. Essa estrutura funciona como um elemento integrador dos indivíduos, objetivando organizar as relações sociais. Com base nesse assunto, todas as alternativas abaixo apresentam uma característica importante para o funcionamento da estrutura social, EXCETO: A) Um sistema de produção, de circulação e de distribuição de bens e serviços. B) Um conjunto de processos ritualísticos o qual possui o objetivo de manter coeso o grupo e dar sentido aos fenômenos pessoais. C) Um sistema particular de cada sociedade de distribuição de poder e de escolha de uma autoridade política. D) Um sistema de educação que funciona como processo socializador das novas gerações. E) Um sistema de normas reguladoras específicas para cada subgrupo social, garantindo, com isso, a formação de funções sociais igualitárias.

Cidadania Cidadania, É fazer democracia... É ato de repúdio: À demagogia, À tirania, À oligarquia. É luta solidária, Pela inclusão da soberania... É dever solidário de um povo, De ter clareza de consciência, Em saber dar o poder de povo, A quem merece poder de povo. É cantarmos a mesma canção, É caminharmos no mesmo chão, É termos o mesmo sonho da nação, É construirmos a mesma obrigação, Para termos uma grande nação... Everaldo Cerqueira

Esse texto faz referência à convivência entre os membros de uma sociedade, numa ordem democrática organizada. Tomando por base o assunto do texto e da teoria sociológica, analise os itens a seguir: I. Os direitos sociais são importantes para a construção da cidadania; no Brasil, eles foram implantados antes dos direitos civis e políticos. II. A democracia representativa é uma forma de organizar a distribuição de poder na sociedade em cujo regime o povo escolhe o(s) seu(s) representante(s). III. A igualdade democrática deve considerar os direitos fundamentais do ser humano, sem deixar de lado a igualdade de oportunidades. IV. A cidadania deve ser construída nos momentos de escolha dos representantes políticos, e é nesse momento que surge a solidariedade.

Apenas estão CORRETOS A) I e II. B) III e IV. C) I, II e III. D) II, III e IV. E) I, III e IV.

A Revolução Industrial marcou fortemente o surgimento do capitalismo como modo de produção dominante nas sociedades modernas. Todavia, para que vigorasse como predominante, foram instituídas algumas características. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que indica um desses aspectos do capitalismo industrial. A) A propriedade privada dos meios de produção. B) Inexistência de classes. C) O objetivo da economia como bem coletivo. D) Controle dos preços mantidos estáveis pelo governo por vários anos. E) Planificação e centralização da economia.

Karl Marx (1818-1883) analisou o trabalho na sociedade capitalista, procurando demonstrar a existência de conflitos entre trabalhadores e capitalistas (burgueses detentores dos meios de produção). Essa abordagem teórica demonstrou como ocorre a acumulação do capital nesse tipo de relação social. Mais-valia é uma expressão marxista, cujo conceito explica como se constituem as relações entre trabalhadores e patrões. Sobre o conceito de mais-valia, é CORRETO afirmar que é A) a distribuição igualitária dos lucros produzidos pela força de trabalho. B) o ganho real do trabalhador, baseado na acumulação de capital, por parte do capitalista. C) o valor-trabalho produzido pelos operários para ganhar o salário adequado a suas atividades. D) toda hora de trabalho a mais que o capitalista aliena do trabalhador para obter mais lucros. E) a substituição do trabalho manual pelo trabalho assalariado como divisão igualitária dos lucros obtidos pelo processo produtivo.

Na sociedade atual, observamos que o trabalho possui uma organização própria. O aumento da robotização e da automação do processo de produção do sistema capitalista vem gerando um fenômeno bastante comum nas grandes cidades. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE esse fenômeno sociológico. A) Emprego formal. B) Desemprego estrutural. C) Salários justos. D) Contratos estatutários. E) Divisão igualitária dos bens produzidos.