Construção e Arquitectura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Energias renováveis… … o futuro.
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
STC_6 Modelos de Urbanismo e Mobilidade
Energias renováveis… … o futuro.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Nossa história começa na família. Existem diferentes tipos de famílias
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Colunas Montantes.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Apresentação PowerPoint
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
Ecologística: a logística da ecologia
Resíduos.
GEOGRAFIA TIPOS DE MORADIAS
20 Perguntas
Matérias Primas e Processos para Marcenaria
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
ECOTELHADO Segundo pesquisador da Lawrence Berkley National Laboratory (CA, EUA), cerca de 25% da superfície de uma cidade consiste de telhados.
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Urbanismo e Mobilidade
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
Reciclagem do Vidro.
Agrupamento de Escolas de Alijó
Shopping Park Ateliê Habitação Mínima Análise Pós-ocupação
A minha casa de sonho Eu gostava que a minha casa de sonho tivesse:
Agricultura Biológica
A Água e a Biodiversidade
A minha casa de sonho Eu gostava que a minha casa de sonho tivesse:
Projecto de casa de sonho realizada pelos grupos
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Construção e Arquitectura. C ONSTRUÇÃO E ARQUITECTURA Construção - é a elaboração e a criação de um espaço. Arquitectura - é a arte de organizar o espaço.
INSTALAÇÕES COLECTIVAS E ENTRADAS
Vamos Aprender a Fazer Compostagem.
Gestão de resíduos perigosos
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Professor: José Maria Inácio
RESÍDUOS.
Casa de sonho Margarida Matos.
ENERGIA.
Urbanismo e Mobilidade
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
Arquitetura vernacular
Arquitetura vernacular
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Desenvolvimento sustentavel
Dia do Design Sustentável
Tudo sobre a reciclagem de papel Luis b,Rafael e Eduardo
Direcção de Obra e Sustentabilidade FEUP, DEC, DO16Dez08 Fonte: Ecodesign, 2008.
Arquitetura vernacular
RECICLAGEM.
Desenvolvimento Sustentável
Educação Comparada 2009/2010 ECO EUROPA Suécia.
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Área de projecto Resíduos
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
A minha casa de sonho seria construída no Alentejo num local calmo e de preferência fora da cidade, mas não muito longe das lojas e supermercados para.
2- O POTENCIAL DO MEIO AMBIENTE CONTEXTO ECONÓMICO E SOCIAL.
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
“... O Progresso começa com a convicção de que... o que é Necessário... é Possível ! “ (Norman Cousins)
Trabalho realizado por: Jessica Monteiro nº15 9ºb.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski
Transcrição da apresentação:

Construção e Arquitectura

Áreas sociais: sala de jantar; exteriores; Áreas privadas: W.C; Quartos; Escritório; Áreas de serviço: Cozinha; Escritório; Garagem; Despensa; Lavandaria;

Materiais utilizados na construção: Tijolos ecológicos; Telhas solares; Painéis solares; Azulejos ecológicos; Piso em alcatrão reciclável; Painéis foto voltaicos; Tintas ecológicas; Madeiras no interior em faia;

Roupeiros inseridos nas paredes; Piso flutuante; Paneis solares para o aquecimento das águas; Loiças em branco, nas casas de banho; Azulejos até ao tecto nas casa de banho e na cozinha; Mosaicos a condizer com os azulejos; Banheiras de hidromassagem; Móveis em faia com pedra em granito preto nas bancadas, na cozinha; Chão em mosaicos e azulejos reciclados; Electrodomésticos encastrados nas bancadas.

Isolamento Térmico e acústicos, nas paredes, telhados e no chão; Portão da garagem e exterior eléctrico; Alarme com sistema de vídeo incorporado; Luzes reguláveis; Canalização em cobre;

Telhas ecológicas as telhas ecológicas são fabricadas com fibras naturais e de materiais recicláveis, e nos últimos tempos tem tido uma grande aceitação e substituído as telhas tradicionais , são também utilizadas fibras vegetais, da madeira, tal como o pinho e eucalipto, as fibras de papel reciclado também são usadas na fabricação destas novas telhas. Estas telhas também tem uma composição revolucionária, porque são utilizadas fibras vegetais que são impregnadas de betume, e são pigmentadas para se obter a cor que se deseja e também são protegidas por uma resina especial, resina essa que serve para protecção dos raios UV, o que preserva a sua cor e impede a escamação da superfície que é tão comum nas telhas multicamadas. Para a saúde não oferece riscos enquanto que o amianto que é utilizado no fabrico das telhas tradicionais é perigoso para a saúde e pode causar doenças . Algumas das suas características são: Leves, impermeáveis, Resistentes, são de baixa transmissão acústica e ecológicas. Na realização de alguns ensaios revelaram que em relação ás de amianto tem uma maior capacidade de isolamento térmico enquanto ao custo são mais 10% mais caras que as de cerâmica

Tijolos ecológicos A utilização deste tijolo está relacionado com o seu preço e por não proporcionarem agressão para o ecossistema, visto a não terem necessidade de serem queimados em fornos não deitam resíduos tóxicos para o meio ambiente e para alem de serem mais baratos. Estes tijolos também utilizam menos ferragens porque são mais resistentes e as suas colunas são mais de sustentação e embutidas. Não há necessidade de fazer buracos nas paredes para se poder fazer a instalação eléctrica e canalização visto que estes tijolos já tem furos. A utilização é bem menor em relação aos tijolos comuns porque são assentados com cola, não necessita de tanta mão de obra reduzindo assim no pagamento da obra e ainda é mais rápida e mais limpa, para alem de ser bom para o meio ambiente.

Tintas ecológicas As tintas ecológicas são feitas com matérias primas naturais, sem componentes sintéticos ou derivados de petróleo e utilizam três tipos de materiais tais como: Minerais, vegetais e derivados animais

Telhas Solares As telhas solares servem para o aquecimento das águas e da própria casa, e são idênticas com as telhas que normalmente se utilizam nos telhados normais. A sua construção é flexível com as telhas de silicone foto voltaicas mono Cristalinas que permite uma potência mínima de 6w.p (com um azulejo para mais de 15 kwp). A sua instalação pode ser preenchida para famílias que tenham ou não energia eléctrica, e assim mantêm a estética da sua moradia. apenas com 88 telhas de cerâmica solar que substitui o convencional telhado que produz mais de 500wp. Por dia ou muito mais.

Aproveitamentos de resíduos alimentares Ao fazer o aproveitamento de resíduos alimentares e outros produtos para compostagem, está a promover-se a decomposição de resíduos domésticos orgânicos por uma acção de microrganismos, o que vai poupar nos custos ambientais (poluição) e económicos de transportes e a colocação dos mesmos em aterros.

Urbanismo e Mobilidade Aquando da construção de uma casa devemos ter em atenção vários factores tais como: Local onde possamos construir; Enquadramento do local; Modo de vida; Acessibilidade e funcionalidade; Qualidade de vida; Custo de vida.

Á uns anos atrás as construções de casas não iam ao encontro da qualidade de vida das pessoas, não se respeitavam as zonas verdes, o meio ambiente, a única importância que existia eram os lucros. Mas nos dias de hoje, a mentalidade das pessoas mudou muito, já existe mais restrições em relação mobilidade, acessos, urbanismo e a construção já vai em direcção das condições de vida e do bem estar de cada um, da economia e do meio ambiente. A minha casa de sonho foi concedida para ser construída num local com acessibilidade aos serviços e calmo, com uma condição de vida melhor e mais saudável. Nos dias hoje todo o ser humano tem o dever de proteger o meio ambiente, e por esse motivo é que eu escolhi várias matérias primas ecológicas e tecnológicas que vão de encontro á protecção do meio ambiente.

No Meio Rural Vantagens Vida mais saudável; Criação de animais; Cultivo de alimentos; Melhor qualidade do ar; Moradias mais baratas; Calmo; Moradias com logradouros e independentes; Maior mobilidade. Desvantagens Isolamento; Mão de obra menos qualificada; Falta de serviços especializados.

Meio Urbano Vantagens Diversidade Cultural; As moradias e os apartamentos são mais caros; Maior disponibilidade de serviços especializados; Maior oferta de actividades para ocupação de tempos livres; Comercio especializado e variado Desvantagens Barulho; Stress; Poluição; O modo de vida é mais caro; Maior mobilidade mas com percursos mais longos e demorados;