Concurso Solar Padre Himalaya Escalão Aurora 1ºCiclo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
À descoberta das rectas…
Advertisements

DIVISÃO DA CIRCUNFERÊNCIA
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez
O triângulo é um polígono constituído por três lados e três ângulos.
Construção de um relógio de sol Analemático
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Raiozinhos de Sol Beatriz Dias Raquel Pereira Andreia Gonçalves Professora – Maria de Fátima.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO OS AMIGOS DO SOL António Manuel Cortes Rodrigues Nuria Näf Telma Sofia Cortes Rodrigues.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Brancanitos E.B.1 de Brancanes – Quelfes - Olhão Os alunos construíram uma aldeia típica.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Os navegantes Cristiana Mendes Daniela Dias Marco Laia Professora – Maria de Fátima Ribeiro.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Tempinhos Carlos Margalhos Rodrigo Viana, Miguel Marques, Leonardo Batista, Julien Araújo.
CONSTRUÇÃO DE UM ÓVULO.
Geometria Descritiva 2006/2007
Geometria Descritiva 2006/2007
Geometria Descritiva A
translação e rotação da Terra e as estações do ano
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Aula observada nº Lugares Geométricos.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO Prof. Flávio Cezar Amate
Observatório do CDCC - USP/SC
DESENHO TÉCNICO AULA 11 Corte NBR 10067/1987 Exercícios
O que você deve saber sobre
Função Seno.
EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA
UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes
Introdução • Ponto A, B, C,... Reta r, s, p,... Plano ß,Ω,...
LUGARES GEOMÉTRICOS.
Ângulos.
Geometria Espacial de posição
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Traçado da mediatriz de um segmento de reta
CONSTRUÇÃO DO TRANSFORMADO DE UMA FIGURA POR ROTAÇÃO
Aceite para publicação em 15 de Março de 2010
“O círculo e a circunferência”
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
LISTA DE EXERCÍCIOS – TEOREMA DE PITÁGORAS / POLÍGONOS
Exemplos Resolvidos pág. 145
Uma moeda de cinco centavos é colocada sobre uma mesa
Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB
Sistema de Orientação geográfica
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solaico Professor – António Tomás Alunos – Inês Miguel; David Bronze; Fábio Pais, José.
2.º Ciclo 6.º ano de escolaridade
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Sombra Professor: Pedro Ramos - 1º ciclo Alunos: Ieza Souza, João Lopes, Luís Fonseca,
Construção de um hexágono regular
A GEOMETRIA.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO DECÁGONO_SOLAR Alunos – Joana Galvão; Mariana Cordeiro; Mariana Pedrosa; Rita Alvelos;
Perfis Longitudinais Aplicações.
Planificação da Superfície do Cilindro usando o Geometer´s Sketchpad
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Traquinas Alunos: Tiago Pereira – Vitor Magalhães – Leandro Correia – Jacinta Silva.
Localização absoluta Trabalho realizado pela docente Sara Sousa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto “Super Himalayas” Alunos: Ana Pereira, Ana Silva, Andreia Leal, Aníbal silva, Bruno Amorim,
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Alfa Solar Alunos: João Luís Gonçalves da Silva; Filipe Casal Lourenço; Paulo Jorge Oliveira;
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Fofinhos de Bellas Sandra Seduvem, Rosa Sousa, Helena Sousa, Fátima Ramos André Silvestre,
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
SEMELHANÇA DE FIGURAS Conceitos aplicações Sair do programa.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Solhoras Carlos Margalhos Florim Artenie, Pedro Francisco, Diogo Silva, Gonçalo Ramos Escola.
Estudo das figuras planas Profª:Jaquicele Costa- Matemática
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tu_Barões do Sol PROFESSORES: Maria Cláudia Pereira (Ciências da Natureza e Matemática),
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO As Estrelas Brilhantes Professores e ajudantes: Prof. Fátima Sampaio, Paulo Gomes (pai.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
EXERCÍCIOS.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Os navegantes Cristiana Mendes Daniela Dias Marco Laia Professora – Maria de Fátima Ribeiro.
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Movimentos da Terra e estações do ano
Teorema de Tales e suas aplicações
PLANOS DE PROJEÇÃO. GEOMETRIA DESCRITIVA
Perspectivas Na figura seguinte apresentam-se dois tipos usuais de perspectiva cavaleira de um mesmo cubo. Costuma utilizar-se a notação PC(,k%) para designar.
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
Transcrição da apresentação:

Concurso Solar Padre Himalaya Escalão Aurora 1ºCiclo O Nosso Relógio de Sol Escola EB1/Jardim de Infância de Proença-a-Nova

Objectivos Despertar a curiosidade científica. Descobrir e desenvolver o trabalho em equipa. Sensibilizar a turma/escola/família para a utilização das energias alternativas e dos benefícios resultantes do uso destas energias para a redução da emissão dos gases de efeito estufa. Realizar experiências em que a participação dos alunos poderá constituir-se num pólo de motivação e interesse pela energia solar.

Identificação da Equipa Escola EB1/Jardim de Infância de Proença-a-Nova Concelho: Proença-a-Nova Distrito: Castelo Branco Nome dos Professores: Rosa Morgado Ângela Almeida Fátima Carrilho Paula Pereira Nome dos alunos: Mª da Purificação M. C. Alexandre António Branco Martins Rubén José Ribeiro Gaspar Fábio Jorge Martins Fernandes Roberto Pereira Marques Ricardo João Lopes Fernandes Helder Lopes Davide Sobreira Martins Tiago Trocato Lourenço Beatriz Belo Morgado Duarte Ana Luísa Balau Manso Nome da equipa: “Os incríveis”

“Os Incríveis”

Introdução “Entre muitos dispositivos projectados através dos milénios para medir o tempo encontram-se os relógios de sol. Relógios de sol que se juntam com a contagem do tempo numa simbiose matemática intemporal, entrelaçada com alguma da assombrosa beleza do nosso Universo. A nossa participação faz todo o sentido uma vez que na área pedagógica a construção de um Relógio de Sol mostra-se como um objecto de aprendizagem, possibilitando aos educadores trabalhar com duração de tempo, dia e noite, o movimento aparente do sol, o movimento da Terra, …, pontos cardeais e posição da Terra no espaço.”

O local escolhido para colocarmos o nosso Relógio de Sol: Escolhemos um local de fácil acesso, onde o sol incide a maior parte do dia.

Como construímos o nosso Relógio de Sol… Determinação do Norte Verdadeiro: Barbante, lápis e uma vareta foram firmemente apostos em terreno plano, conforme a figura: Próximo das 10 horas, traçámos uma circunferência de raio igual à sombra da vareta e marcámos o ponto em que a sombra tocou a circunferência, unindo o ponto à base da vareta. Próximo da hora oposta (14 horas) repetimos o passo anterior. A bissectriz do ângulo formado aponta para o Norte Verdadeiro

Encontrar a latitude local: Para obtermos a latitude local recorremos à Internet, realizámos uma pesquisa e facilmente encontrámos a resposta pretendida. A Latitude do local onde construímos o nosso Relógio de Sol é de 39,8’. Construção do Relógio de Sol: O nosso relógio horizontal é composto por uma mesa/mostrador (horizontal), um gnómon (Inclinado) e os mostradores das horas, marcados sobre a Mesa.

Procedimento: Traçámos uma margem de 2cm em cada um dos lados da mesa e definimos o lado superior do mostrador como sendo o segmento de recta AB. No segmento de recta AB, marcámos o ponto médio C e traçámos uma perpendicular. Ao ponto de intersecção do último segmento com a margem já construída atribuímos a letra D. A partir do segmento AC – com um transferidor marcámos o ângulo complementar da latitude (α) e traçámos um segmento de recta com origem no ponto C. Assinalámos um ponto E que dista 4cm de C.

A partir do ponto E traçámos uma perpendicular a CE, que vai ao encontro do segmento CD. Chamámos F ao ponto de intersecção deste novo segmento com o segmento CD. Traçámos uma recta s paralela ao segmento AB e que passa por F. Construímos uma circunferência de centro em F e raio igual à medida do segmento EF. Assinalámos com a letra G o ponto de intersecção da circunferência com o segmento CD. Construímos uma semi-circunferência de centro em G e marcámos sobre esta os ângulos de 15° em 15° a partir do segmento CD. Traçámos todos os segmentos que unem o ponto G à recta s e que passam pelas marcas entretanto assinaladas.

Com os pontos obtidos na recta s traçámos todos os segmentos que vão ao encontro do ponto C e que intersectam na outra extremidade as margens do mostrador. Estes segmentos vão representar as linhas horárias do relógio de sol. Fixámos o gnómon ao mostrador, de modo a que a base do triângulo coincidisse com o segmento de recta CD. O gnómon ficou perpendicular ao mostrador. Colocámos o relógio de sol no local escolhido de modo a que o vértice C ficasse apontado a Sul. (A marcação das horas foi feita em papel autocolante, uma vez que se tornava difícil visualizar os traços no granito preto. Depois de marcadas, colámos o papel no granito e pedimos a um adulto para fazer os cortes com uma rebarbadora.)

No Relógio de sol Horizontal, o mostrador está na horizontal pelo que o gnómon faz um ângulo com o mostrador igual à latitude do local de implantação do relógio.

Material utilizado: O mostrador é de granito negro e o gnómon de metal. O espaço envolvente foi preenchido com “carrasca” de pinheiro para evitar o crescimento de plantas espontâneas em redor do Relógio. Colocámos uma pequena cerca de madeira para manter a “carrasca” de pinheiro junto do relógio.

Actividades desenvolvidas no decorrer da construção do Relógio de Sol Pesquisas na Internet; Elaboração do projecto de trabalho; Construção de um cartaz informativo sobre Relógios de Sol.

Fim