Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A nanotecnologia e os desafios para os trabalhadores
Advertisements

Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A Segunda Revolução industrial
A Revolução Industrial
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLATERRA 1750.
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
As origens do mundo atual
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Século XIX Educação Nacional.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Primeira Revolução Industrial;
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
A Revolução Industrial
Professor Felipe Monteiro Lima
Indústria Do artesanato ao robô.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A ATIVIDADE INDUSTRIAL NO MUNDO
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A Segunda Revolução Industrial
Professora Carol/Geografia
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
A primeira Revolução Industrial
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
As novas conquistas sociais
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
CAPITALISMO.
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
REALISMO O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
Evolução Industrial.
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Aula Multimídia.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É TAMBÉM CONSIDERADA UMA DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS-BURGUESAS DA TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA.
Revolução Industrial Slide já disponível em
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A partir do século XVIII
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
Introdução à Administração
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Glauco Martorano Vieira Filho. Condição atual do mundo, processo impulsionado pelo Capitalismo moderno. *Padronizações culturais. *Integração entre mercados.
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
As Novas Tecnologias da Revolução Industrial
Europa Ocidental – Revolução Industrial
Revoluções Industriais
Professor Edley
Máquinas para Restauração Florestal
O processo de desenvolvimento do capitalismo
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a produção de mercadorias.

A indústria e os novos inventos Em meados do século XVIII iniciou-se a produção mecanizada de mercadorias; A máquina a vapor revolucionou a maneira como os produtos eram fabricados e permitiram o avanço de novos processos técnicos e científicos; Europa, Estados Unidos da América e Japão se destacaram na projeção de novos inventos: propiciaram o aumento da capacidade produtiva das empresas e um grande desenvolvimento do capitalismo; CONCEITO PARA PENSAR: CAPITALISMO

Processo Bessemer Em meados do século XIX os métodos utilizados na fabricação de produtos eram muito caros; Em 1856 o inventor e engenheiro inglês Henry Bessemer descobriu que a injeção de um jato de ar no minério de ferro em fusão reduzia a taxa de carbono, transformando- o em aço; Após a descoberta de Bessemer o custo da produção foi barateado e novos investimentos em siderurgia foram realizados; MINÉRIO DE FERRO CARBONO AÇO

No início do século XX, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos produziram ao todo 50 milhões de toneladas de aço – em pouco tempo o produto substituiu o ferro da construção de trilhos ferroviários , edifícios, obras públicas de grande porte, como pontes e viadutos;

Motor a Combustão Interna 1870 – foram inventados e aperfeiçoados os primeiros motores a combustão interna; Essa máquina é fonte de potência e movimento de diversos veículos e equipamentos; No começo funcionavam com gás natural; Com o tempo começara a utilizar gasolina, óleo diesel, derivados do petróleo; No início do século XX, os motores à diesel começaram a substituir o carvão e lenha utilizados em navios;

INVENÇÃO DO DÍNAMO: O dínamo é um dispositivo que transforma energia mecânica em energia elétrica; EXPANSÃO DAS ESTRADAS DE FERRO; INVENÇÃO DO AUTOMÓVEL; CRIAÇÃO DO TELEFONE;

As Condições de Trabalho Durante a Segunda Revolução Industrial Durante a Segunda Revolução Industrial, a expansão econômica e o emprego de novas tecnologias, como a introdução da eletricidade, tornaram o trabalho mais dinâmico e exigiram o emprego de um maior número de trabalhadores; Mesmo com tanto avanço tecnológico, as condições de trabalho levavam as pessoas à exaustão. As jornadas de trabalho eram longas e os salários muito baixos; Homens, mulheres e crianças chegavam a trabalhar 16 horas por dia. Mulheres e crianças ganhavam 1/4 do salário normal de um homem adulto.