Fundamentos de Contagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Linguagem de Programação – Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Advertisements

Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
CONTAGEM Princípios Básicos Permutações Arranjos Combinações.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Segundo encontro do terceiro ciclo
Contagem – Probabilidade Condicional
Contagem Aula 2, ciclo 6.
1) Defina sequências numéricas.
Tópicos Preliminares Algorítmos I.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Geometria 3° encontro.
Contagem – Permutações e Combinações
PROBABILIDADE Profª Juliana Schivani
Ciclo 3 Aula 3: Geometria Conteúdos: Congruência de triângulos;
Contagem – Probabilidade
Segundo encontro do segundo ciclo
Podemos fazer 120 paisagens diferentes.
PROBLEMA 01: De quantas maneiras diferentes cinco pessoas podem fazer uma fila para entrar no ônibus? Para resolver esse problema, escolhemos a pessoa.
Fundamentos de Aritmética
Paridade 1° Encontro.
Bioestatística e Epidemiologia Aula 3: Medidas de Tendência Central
Exercícios.
Princípio Multiplicativo
Exercícios.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
Contagem: Princípios multiplicativo e aditivo.
Aritmética: Divisão Euclidiana – Múltiplos e Divisores RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Contagem Aula 2, ciclo 1.
pROFEssor: jean vilela
Contagem – Probabilidade
Critérios de divisibilidade
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Combinações simples • Escolher • Conjuntos.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Princípio Fundamental da Contagem (PFC)
Tratamento Algébrico de Vetores
Prof. Wellington Franco
IP – Condicionais e controle de fluxo
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
PROBABILIDADES.
Contagem Aula 2, ciclo 1.
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
IP – Repetições Prof. Eduardo Falcão.
Ouço e esqueço, vejo e lembro, faço e aprendo. (provérbio chinês)
Introdução à Programação
VETORES.
Perfil PROPONENTE – diretor (a)
NÚMEROS DECIMAIS ECOMPOSIÇÃO.
PROBABILIDADE Profª Juliana Schivani
Cálculo combinatório.
ANÁLISE COMBINATÓRIA FATORIAL 5! = = 120 4! = = 24
O que você deve saber sobre
EXERCÍCIOS DE PROBABILIDADE
RAZÃO E PROPORÇÃO (Aula 3)
Dicas de como orientar seus estudos
Princípio Fundamental da Contagem
Variância e Desvio padrão
Diferentes significados para sinal de igualdade?
INTEGRAÇÃO POR SUBSTITUIÇÃO
Problemas de Transporte (Redes)
ANÁLISE COMBINATÓRIA Princípio Fundamental Da Contagem
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
PRODUTOS NOTÁVEIS (SUAS APLICAÇÕES) MATEMÁTICA BÁSICA - 9º ANOS MOTIVA
Princípios de Contagem Analise combinatória
Cálculo Numérico Aula 3 – Arredondamento e Operações /04/2014
Princípio Fundamental da Contagem (PFC)
Problemas de Transporte (Redes)
Distribuição Binomial
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Contagem RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA - 2016

Métodos de Contagem Frequentemente estamos interessados em contar o número de maneiras em que determinadas ações podem ser executadas. De quantas maneiras podemos nos vestir? De quantas formas podemos viajar de uma cidade para outra? De quantas formas podemos combinar as opções de comida para montar o cardápio de um jantar?

Exercício 1: Uma bandeira com a forma abaixo vai ser pintada utilizando duas das cores dadas. Liste todas as possíveis bandeiras. Quantas são elas?

Princípio Multiplicativo __________________ x ___________________ = ____________

Outra forma de Resolução (Árvore das Possibilidades)

Exercícios 2: Quantas são as formas de pintar a bandeira a seguir utilizando 3 cores diferentes dentre 4 dadas? Exercícios 3: Para pintar a bandeira abaixo, há 4 cores disponíveis. De quantos modos ela pode ser pintada de modo que faixas adjacentes tenham cores distintas?

Exercício 4: Quantos são os números de três algarismos distintos? Exercício 5: Jogamos um moeda três vezes. Quantas sequências diferentes de cara e coroa podemos obter? Exercício 6: De quantos modos diferentes 6 pessoas podem ser colocadas em fila? Exercício 7: João e Isabel lançam, cada um, um dado. (a) Quantas são as possíveis combinações de resultado? (b) Quantas são as possíveis somas que eles podem obter? Exercício 8: Cada dígito de uma calculadora é mostrado no visor acendendo filamentos dispostos como mostra a figura a seguir. Quantos símbolos diferentes podem ser representados? (Não inclua o caso em que nenhum filamento é aceso.)

Exercício 9: Para pintar a bandeira abaixo estão disponíveis as seis cores dadas, sendo que regiões adjacentes devem ser pintadas de cores diferentes. (a) Qual é o número mínimo de cores a serem usadas? (b) De quantos modos a pode ser pintada? Exercício 10: Liste todos os subconjuntos de {1, 2, 3}. Quantos são eles? De modo geral, quantos são os subconjuntos de um conjunto que tem n elementos? Exercício 11: Cada peça de um dominó apresenta um par de números de 0 a 6, não necessariamente distintos. Quantas são essas peças? E se os números forem de 0 a 8?

OBMEP – BANCO DE QUESTÕES - 2013: Um hospital tem os seguintes funcionários: Sara Dores da Costa: reumatologista Iná Lemos: pneumologista Ester Elisa: enfermeira Ema Thomas: traumatologista Ana Lisa: psicanalista Inácio Filho: obstetra a) De quantas maneiras os funcionários podem fazer uma fila? b) De quantas maneiras os mesmos funcionários podem sentar numa mesa redonda? Lembre-se que, numa mesa redonda, se todos se mudam para a cadeira da esquerda, a mesa continua igual! c) E de quantas maneiras os funcionários podem compor uma comissão formada por presidente, vice- presidente e suplente?

OBMEP – PORTAL DA MATEMÁTICA Dispondo dos algarismos 0,1, 2, 3, 4, 5, 6, e 7, quantos números pares de 4 algarismos distintos podem ser formados?

OBMEP – BANCO DE QUESTÕES – 2013 Clube de ciclistas Os ciclistas têm aversão ao número zero (porque é oval) e ao número oito (porque assim ficam as rodas após os acidentes). Quantos sócios podem se inscrever num clube de ciclistas se cada um deve possuir uma identificação de três dígitos, sem usar o dígito zero nem o dígito oito?

OBMEP – BANCO DE QUESTÕES – 2014 Comissões Em uma sala de aula há uma turma de dez alunos. Precisa-se escolher uma comissão de três alunos para representar esta turma, sendo a comissão composta por: um porta-voz, um diretor de artes e um assessor técnico. Nenhum aluno pode acumular cargos. De quantas maneiras esta comissão pode ser formada? b) Quantas comissões diferentes podem ser formadas com os alunos Leandro, Renato e Marcelo?

OBMEP – BANCO DE QUESTÕES – 2014 Papai Noel Papai Noel chegou à casa de Arnaldo e Bernaldo carregando dez brinquedos distintos e enumerados de 1 a 10 e disse a eles: "o brinquedo número 1 é para você, Arnaldo e o brinquedo número 2 é para você, Bernaldo. Mas esse ano, vocês podem escolher ficar com mais brinquedos contanto que deixem ao menos um para mim". Diga de quantos modos Arnaldo e Bernaldo podem dividir entre eles o restante dos brinquedos.

OBMEP – Questão 3 da Prova do nível 3 da 2ª fase - 2012 Juca quer pintar os algarismos do número 2013, como na figura ao lado, de modo que cada região seja pintada com uma das cores branca, cinza ou preta e que regiões vizinhas tenham cores diferentes. Observe que Juca pode pintar o algarismo 2 de 3 x 2 x 2 maneiras diferentes. De quantas maneiras diferentes ele pode pintar o algarismo 1? b) De quantas maneiras diferentes Juca pode pintar o algarismo 3? c) De quantas maneiras diferentes Juca pode pintar o algarismo 0? d) Escreva uma expressão numérica que permita calcular de quantas maneiras Juca pode pintar o número 2013.