As Tecnologias de Informação e de Comunicação no Setor Saúde:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HOSPITAL DAS CLÍNICAS - UFPE
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
e-SUS AB na ótica da informática
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
CONTEXTO Manifestação do Município de Araguaina em aderir ao Pacto Pela Saúde; Estudo dos tetos municipais – todos os tetos municipais foram mantidos.
(NOME DO MUNICÍPIO) Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ITABERABA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
Outros Sistemas de Informações em Saúde
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SÃO FÉLIX - BAHIA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação Carolina Braga Abbehusen.
Sistema de Informações
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Contribuição da Tecnologia da Informação
Auditoria de Segurança da Informação
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
Saúde-RIO no Celular no Auto Atendimento no Computador.
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Saúde AP 5.III Posto de Saúde Prof. Sávio Antunes PSF Antares.
O Software Livre na Educação:
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Apresentação Município localizado na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense na mesorregião do Sul Fluminense. Sua população estimada em 2008 era de.
SAÚDE Compromissos de Governo.
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS PARTE II
Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
DATASUS Ministério da Saúde Departamento de Informática do SUS
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
UNACON Hospital Municipal de Caetité
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS - IV PARTE II abril/2004.
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Salas de Matemática.
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
Médias de CPO-D aos 12 anos no Brasil em 2003 de acordo com macrorregião Perdido 3,5 3,19 Obturado 3,13 3,16 Obt/Cariado 3,0 Cariado 2,78 2,5 2,30.
WEBSAÚDE Controle de Consultas Um novo conceito em Saúde Pública
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
Regionalização Solidária.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA – SEF DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL – DIAG GRUPO ESPECIALISTA DE CONTROLE INTERNO - GED CI Estado de Santa Catarina Secretaria.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
DESCENTRALIZAÇÃO: Inovações e Impacto para Prestadores e Gestores.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Clínica Online e TISS
Rio Verde - Goiás - Brasil
01/13 APRESENTAÇÃO.
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar
Sistemas de Informação em Saúde
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
Transcrição da apresentação:

As Tecnologias de Informação e de Comunicação no Setor Saúde: MÁRCIO DE SOUZA SILVESTRE Gerente Tecnologia de Informação marcio.silvestre@pirai.rj.gov.br www.pirai.rj.gov.br SEMINÁRIO As Tecnologias de Informação e de Comunicação no Setor Saúde: Potencialidades e desafios para a gestão do SUS

Sobre Piraí População: 26.114 (IBGE). Área territorial: 504 km². Densidade demográfica: 48,24 hab/km². 100% Cobertura PSF desde 2002. Secretaria Municipal de Saúde de Piraí 04 Distritos. Núcleos populacionais. 2

REDE DE SERVIÇOS Privado Local Público Privado Extra Municipal 01 Ambulatório Especialidades 01 Unid. de Emerg. Hospitalar 01 Unid. de Urg. c/ Leito de Observ. 01 Labor. de Patol. Clínica 01 Raios-X 02 Aparelho de Ultrassonografia 01 Aparelho de Cardiotocografia 01 Aparelho de ECG 01 Aparelho de Endoscopia 01 Aparelho de Cicloergometria 01 Aparelho de Ecodopller 60 leitos SUS Labor. de Patol. Clínica Labor. de Anat. e Cito Patolog. Raios-X Ultrassonografia Endoscopia Tomografia Medicina Nuclear EEG Quimioterapia e Radioterapia Mamografia Ter. Renal Substitutiva 13 Equipes de PSF 13 Equipes de SB 18 Estabelecimentos de Saúde 01 CAPS 02 Ambulatórios de Especialidades 01 CEO. 01 Laboratório de Prótese Dentária 01 Pronto Atendimento 02 Odontomóveis 12 Raios-X Odontológicos 02 Colposcopios 03 ECG 01 Fisioterapia Privado Local Público REDE DE SERVIÇOS Privado Extra Municipal 3

Distribuição da Capacidade Instalada da Rede de Atenção Básica 4

Distribuição da Capacidade Instalada da Rede de Atenção Básica 5

Necessidade da informação no nível local, ou seja na Unidade de Saúde da Família http://www.erepublik.com Unidades de Saúde realizam o preenchimento dos dados e envia para a SMS. Secretaria de Saúde concentra todos os sistemas de informação e a digitação. 6

Infraestrutura de Rede Sistemas de Saúde 7

8

Tecnologias Utilizadas Wi-Fi VDSL Radiaflex Fibra Óptica 9

Premiações AGRACIADO COM A CHANCELA DA UNESCO PRÊMIO LATINO AMERICANO DE CIDADES DIGITAIS - 2004 - NA CATEGORIA DE PEQUENO PORTE RED IBEROAMERICANA DE CIUDADES DIGITALES E ASOCIACIÓN EN LAS AMÉRICAS(ICA) PRÊMIO GESTÃO PÚBLICA E CIDADANIA DESTAQUE DO ANO 2004 FGV-EAESP, a Fundação Ford e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) PRÊMIO TOP SEVEN INTELLIGENT COMMUNITIES OF 2005 De uma lista de comunidades finalista, ICF seleciona um grupo menor dos destaques para ser suas sete comunidades inteligentes do ano. O anúncio das “TOP SEVEN INTELLIGENT COMMUNITIES OF THE YEAR” ocorre todo ano em janeiro na conferência anual do PACIFIC TELECOMMUNICATIONS COUNCIL em Honolulu, Havaí. PRÊMIO W2I WIRELESS COMMUNITIES BEST PRACTICES 2005 Wireless Internet Institute - As melhores práticas e modelos de negócio sustentáveis em tecnologias sem fio no acesso a internet. PRÊMIO CONIP 2005 (CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÄTICA PÜBLICA) PROJETOS MAIS IMPORTANTES EM DEZ ANOS DE INFORMÁTICA PÜBLICA NO BRASIL 10

12 Unidades de Saúde da Família 19 Prédios de Saúde, sendo 12 Unidades de Saúde da Família 11

A Rede - Unidades de Saúde Estabelecimentos de Saúde conectados através de uma estrutura de Rede de Computadores e Internet; Obs. Exceção da USF Caiçaras que possui link de internet contratado; Nossa estrutura garante rede LAN (local) e Internet; Link de 20MB Dedicado para Internet, que garante que 100% da velocidade contratada; 12

Recursos Humanos Equipe própria e fixa de TI na Secretaria de Saúde. 05 - Profissionais de TI Formação: 01 Especialista em Segurança, Gerenciamento de Redes Convergentes e Gestão de Sistemas de Serviços de Saúde. 01 Especialista em Programação Java e Banco de Dados Oracle. 01 Bacharel em Sistemas de Informação. 02 Técnicos de Informática. 13

Investimento em Comunicação Antes 4 linhas 16 ramais Depois 14

Investimento em Equipamentos Servidores Linux e Windows 193 computadores; 10 Notebooks 05 Projetores Multimídia 58 impressoras; 26 No Break; 11 AP Access Point; 15

Investimento em TI para a Saúde Antes Unidades de Saúde com computadores na recepção, consultórios odontológicos e médicos e salas de gerente; Unidades de Saúde cobertas por Rede Local Estruturada Voz / Dados; Depois 99% de Unidades de Saúde Conectadas a Rede e 100% a Internet. 16

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Sistemas de Informação DATASUS DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CONTRATADO 17

Sistemas Desenvolvidos Sistemas de Informação Cartão SUS DATASUS CNES SINASC SIAB SINAN SISPRENATAL SIM BPA SIA APAC SISREG SIHD SISAIH PNI FAD SISCOLO SISVAN Prestação Contas C.M.S. Sistemas Desenvolvidos Chek-List Dengue CAPS Farmácia SISMARC RPS Laboratório Contratado 18

Descentralização dos Sistemas de Informação para os PSF Cartão SUS Base Nacional Centralizador O Cartão sus é pré-requisito obrigatório para ingresso dos usuários sus nos sistemas de informação. Internet USF Transmissão, Recepção de dados. Pesquisa Usuário Cadastramento da Ficha Rede PiraíDigital Base Municipal Centralizador - SMS CadSUS Rede Base de cadastro centralizada e compartilhada entre os PSF´s; Agilidade na obtenção do CNS. Agente de Saúde atualiza o cartão sus inserindo os códigos do SIAB. 19

Descentralização dos Sistemas de Informação para os PSF SIAB Computador na Secretaria de Saúde configurado como “máquina principal”; Computador nos PSF’s configurados como “máquina secundária”; Descentralização da informação para o nível local; Responsabilização dos profissionais quanto a qualidade dos dados coletados; Acesso a informação entre os profissionais como ACS, Médicos, Enfermeiros entre outros. 20

Descentralização dos Sistemas de Informação para os PSF SISREG Agilidade na marcação de consultas e exames; Democratização da informação; Autonomia para a Unidade de Saúde; Relatórios administrativos; (importante instrumento de gestão); Melhora o acesso – monitoramento da oferta; 21

Instrumentos de Gestão Ao longo dos anos através dos sistemas de informação utilizados fomos construindo instrumentos de Gestão com série histórica de mais de 10 anos. Colegiado Técnico de Gestão Secretária de Saúde, TI, Complexo Regulador, Atenção Básica, Administração e Finanças, Farmácia, CAPS, HFL, Vigilância em Saúde. Seminário Anual de Avalição Interno. 22

Considerações Finais Necessidade de utilizar sistemas informatizados para o controle e gestão dos serviços de saúde. Melhoria da qualidade da informação. Dados clínicos; Cadastros sendo revisados constantemente; A rede de sistemas / suporte DATASUS. 23

Obrigado!!! 24