CARLOS GOMES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

LEI “MARIA DA PENHA”.
O NOSSO PODER VEM DE DENTRO
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Vida da Virgem Maria Maria é mãe de Deus e nossa Mãe.
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
CLICK José namorava há oito meses uma moça levada e inconstante. Ela era linda e ele estava completamente apaixonado. Num dia qualquer, ela resolveu.
UMA HISTÓRIA REAL Chamava-se Fleming e era um lavrador escocês pobre.
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Daniel 6,12-28 Naqueles dias, aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. Foram ter com.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS História de São Francisco de Assis:
Para refletir e mudar... De sempre o melhor... E o melhor virá!
Oração do Terço Mistérios Dolorosos.
ROSAS VERMELHAS Por:
MARIA, PASSA NA FRENTE Padre Jonas.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO O REI DO BAIÃO....
Clique para passagem de slides / ligue o som
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância
O Poder da Palavra.
Bom Dia Amigo ( a).
E até gosta deles, viraram figuras folclóricas na sua vida.
Imagens de João Parassu
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Ela pertence à espécie de mulheres que possuem um só amor em toda a sua vida.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
"Quem vê a mim, vê o Pai" (cf.João 14,9).
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
UMA HISTÓRIA REAL Havia um homem que
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Sandy Ezrine Sandy Ezrine
Vi um caminhão cheio de árvores de Natal e cada uma tinha uma história para contar.
Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda,
O Tapetinho vermelho.
A massacrante felicidade dos outros
João e Mário ..
O que mantem um casal Uma Lição de Vida.
AMANHÃ É NATAL Os dias se sucedem tão rápidos que nem nos damos conta
“Quão Grande és Tu” Ligue o som, deixe rodar automaticamente, pois a música inserida, está sincronizada com as palavras.
Meu Aniversário neste Natal
Autoria do Texto: Desconhecida
O Grande Canal (di notte) É o maior e mais importante da cidade italiana de Veneza. É o maior e mais importante da cidade italiana de Veneza. Arquivos.
"Entrai pela porta estreita"
Mozart e seu cão fiel.
O Saci-Pererê também tem seu dia
Os dois amigos.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Eu não gostava de gatos Rubem Alves.
Nossa Senhora de Lourdes Em 11 de fevereiro de 1858, na vila francesa de Lourdes, às margens do rio Gave, Nossa Mãe, Santa Maria, manifestou de maneira.
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
AUTOMÁTICO TUMULTO NO NATAL.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
NOME : Aalyiah Marques Laurindo
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Eu sou um poeta.
Célia Pavarato Clique para avançar Um famoso professor se encontrou com um grupo de jovens que falava contra o casamento. Argumentavam que o que mantém.
HOMENAGEM AOS 100 ANOS LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO O REI DO BAIÃO...
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Hino 463 – “Vou à Pátria” João Gomes da Rocha Vou à pátria, eu, peregrino, A viver eternamente com Jesus, Que me marcava feliz destino No dia quando por.
Há amigos... Há amigos eternos, amigos que são de pele e outros que são de ferro. Há amigos do tempo da escola, do trabalho, da universidade, da tropa.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Os pastorinhos de Fátima.
" AUTOMÁTICO A vida sempre surpreende. Ou talvez se deva dizer que a morte surpreende a vida? Afinal, ela sempre aparece em momento inoportuno. Quando.
Ao dar início, deixe os slides sucederem automaticamente, pois a música de fundo, está sincronizada com as imagens.
Transcrição da apresentação:

CARLOS GOMES

Foi com Antônio Carlos Gomes que a arte brasileira, pela primeira vez na história, conseguiu atravessar o Atlântico e foi aplaudida na Europa.

Nascido em 11 de julho de 1836, na pequena Vila Real de São Carlos, atual Campinas (SP), o pequeno Tonico, como era chamado pelos familiares, era filho de Manoel José Gomes, mestre de música e banda. Aos dez anos, com o auxílio do pai, aprendeu a tocar diversos instrumentos.

Casa onde nasceu Carlos Gomes Rua Regente Feijó Campinas (Foto de 1954)

Quando adolescente, Carlos Gomes trabalhava em uma alfaiataria, costurando paletós e calças. No tempo livre, aproveitava para aperfeiçoar os estudos musicais. Já nessa época, apresentava-se com o pai e o irmão mais velho, Pedro Sant'Anna Gomes, nos bailes e pequenos concertos da cidade. Ele era uma espécie de "coringa" da banda. Como sabia tocar vários instrumentos, podia assumir qualquer posição do grupo.

Desde este período, Carlos Gomes já compunha canções religiosas e modinhas românticas - que sempre estiveram presentes em seu repertório. Em 1859, partiu em turnê com o irmão e o amigo Henrique Luiz Levy.

Ao chegar na capital paulista, ficou amigo dos estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Em homenagem aos novos companheiros, compôs o Hino Acadêmico e a modinha Quem sabe?, obras que o tornaram conhecido entre as repúblicas estudantis. 1861 – Faculdade de Direito do Largo São Francisco – São Paulo/SP 1861 – Faculdade de Direito do Largo São Francisco – São Paulo/SP

Rio de Janeiro – Botafogo Antigo No ano seguinte, com o objetivo de consolidar sua formação musical, mudou-se para o Rio de Janeiro, contra a vontade do pai, para iniciar os estudos no conservatório da cidade. Rio de Janeiro – Botafogo Antigo

"Uma idéia fixa me acompanha como o meu destino! Tenho culpa, porventura, por tal cousa, se foi vossemecê que me deu o gosto pela arte a que me dediquei e se seus esforços e sacrifícios fizeram-me ganhar ambição de glórias futuras?", escreveu ao pai, aflito e cheio de remorso por tê-lo contrariado. "Não me culpe pelo passo que dei hoje. [...] Nada mais lhe posso dizer nesta ocasião, mas afirmo a que as minhas intenções são puras e espero desassossegado a sua benção e o seu perdão", completou.

No Rio, foi apresentado a D No Rio, foi apresentado a D. Pedro II, que se tornaria seu admirador e mecenas. O imperador o enviou a Milão para que aprimorasse os conhecimentos em música. D. Pedro II

Teatro Alla Scalla – Milão – Itália (inaugurado em 3 de agosto de 1778 Anos depois, em 1870, Carlos Gomes iniciou-se a brilhante carreira do compositor, ao apresentar, no Teatro Alla Scalla da cidade italiana, a ópera O Guarani, baseada no romance homônimo de José de Alencar. A obra rodou o mundo. Teatro Alla Scalla – Milão – Itália (inaugurado em 3 de agosto de 1778

Foi nesta época que conheceu a italiana Adelina Conte Peri, por quem se apaixonou. Pianista e professora, ela era colega de conservatório do compositor. Em 1871, casaram-se. Embora a união tenha sido um tanto quanto conturbada, tiveram cinco filhos - três morreram prematuramente. Adelina Conte Peri

Monumento em São Paulo – SP – Praça Ramos de Azevedo Com a morte de Mário, um dos filhos do casal, o compositor entrou em profunda depressão e mudou-se para Gênova. "Mário, subindo ao céu, aos cinco anos, me deixou na terra infeliz para toda a vida", escreveu o músico. Monumento em São Paulo – SP – Praça Ramos de Azevedo

A partir desde momento, Carlos Gomes endividou-se, passou por grandes dificuldades financeiras, sofreu várias crises nervosas e viciou-se em ópio. Há quem diga que manteve casos amorosos com várias mulheres, o que justificaria a separação com Adelina, em 1885.

Ao longo da vida, Carlos Gomes esteve dividido entre duas pátrias, duas nacionalidades. Ao adotar a Itália como segunda nação, o compositor foi duramente hostilizado pelos brasileiros, que o viam como um aproveitador do dinheiro público, já que tinha como "mecenas" o imperador D. Pedro II.

inclusive, foi vendido a um editor. Em contrapartida, os italianos o enxergavam como um mercenário, pois acreditavam que ele produzia arte com fins comerciais -O Guarani, inclusive, foi vendido a um editor. Monumento a Carlos Gomes O GUARANI Praça Ramos de Azevedo - São Paulo - SP

Um ano antes de morrer, o compositor foi convidado para dirigir o Conservatório do Pará. Mesmo doente, aceitou o convite. Após três meses no cargo, Carlos Gomes morreu em Belém, no dia 16 de setembro de 1896, aos 60 anos.

Carlos Gomes em seu leito de morte O cortejo fúnebre é acompanhado por 10.000 pessoas. Em 24 de outubro de 1896 o enterro é feito no mausoléu da família Ferreira Penteado já em Campinas

Obras de Carlos Gomes

ÓPERAS: A Noite do Castelo (1861) Joana de Flandes (1863) Se sa Minga (1866) Nella Luna (1868) Guarany (1870) Fosca (estréia 1873) Salvador Rosa (1874) Maria Tudor (1879) Lo Schiavo - O Escravo (1889) Condor (1891) Colombo (1891)

CANÇÕES Missa de São Sebastião (1854) Bela Ninfa de Minh'Alma (1857) A Alta Noite (1859) Hino Acadêmico (1859) Quem Sabe? (1859) Suspiros d'Alma (1859) Anália Ingrata (1859) Missa de Nossa Senhora da Conceição (1859) Salve o Dia da Ventura (1860) A Última Hora do Calvário (1860) Lo ti vidi (1866) Noturno (1866) La Madamina (1867) Eternamente (1867) Lisa, me vos tu ben? (1869) Saldação do Brasil (1876) Hino a Camões (1880) Tu m'ami (1885-90) Pensa (1885-90) Per me solo (1885-90) Dolce rimprovero (1885-90) Canta ancor (1885-90) Povera bambola (1885-90) Addio (1885-90)

Busto de Carlos Gomes em Porto Alegre/RS

Monumento-túmulo de Carlos Gomes em Campinas/SP

no Centro de Ciências Letras e Artes - de Campinas/SP Sala do MUSEU DE CARLOS GOMES, no Centro de Ciências Letras e Artes - de Campinas/SP Rua Bernardino de Campos, 969 Fone: (19) 3231-2567

Aí está um pouco da história desse grande artista brasileiro, campineiro chamado ANTÔNIO CARLOS GOMES

PESQUISA E FORMATAÇÃO: Mima (Wilma) Badan mimabadan@yahoo.com.br Informações retiradas da Coleção Folha de Música Clássica IMAGENS: da Internet MÚSICA: Quem sabe – Carlos Gomes (A letra é do poeta sergipano Bittencourt Sampaio) Interpretação: Francisco Petrônio (Repasse com os devidos créditos) BLOGS: www.mimabadan.blogspot.com wwwrecantodepalavras.blogspot.com wwwrecantodasreceitas.blogspot.com wwwcasadavovomima.blogspot.com wwwpurezadoutrinaria.blogspot.com PPSs e ESTÓRIAS INFANTIS em: www.slideshare.net/mimagadan