A História do Bondinho do Pão de Açúcar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Bandeiras no Brasil Colônia
Advertisements

Informação Geral do Brasil
ERA UMA VEZ….
MANUEL ARMINDO CENFIM – NÚCLEO DO PORTO PORTO NIVEL III (equiv. 12º ano) – Várias domínios (disciplinas) INVICTUS SOLARES C2 5.
25 de Abril de 1974.
GEOMETRIA ESPACIAL Nomes: Ana Carolina, Pedro, Guilherme e Lucas
Nossa história começa na família. Existem diferentes tipos de famílias
Independência do Brasil
Gibraltar.
ENTRE AS NUVENS Para queles … que deixaram uma marca em minha vida.
Use o mouse para mudar de slide
A igrejinha.
AEROPORTO DE LISBOA NOS ANOS 50
Arquiteto, Artista e Engenheiro. Arquiteto, Artista e Engenheiro.
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
Danças Africanas.
ESTRADA DE FERRO UNIÃO DA VITORIA – SÃO FRANCISCO DO SUL.
Fonte Century Schoolbook Itálico tamanho 48
História dos Portugueses no Mundo
retiradas dos exames nacionais.
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
Teoria da Produção Em cada momento no tempo existe um conjunto de técnicas produtivas, ou tecnologias, que permite produzir determinado produto, a partir.
Prof. Everton da Silva Correa
Origem do Chocolate A Origem do Chocolate.
As Invasões Francesas no Brasil
Estabilidade e Fomento material – as comunicações (continuação) As Linhas de Força da Política da Regeneração /05 /30.
NOVO HAMBURGO.
Literatura de informação no Brasil.
Independência do Brasil.
Guias de viagem publicados no estrangeiro davam nota máxima à Linha do Tua, comparando-a aos espectaculares traçados dos Alpes suíços. Muitos de nós nunca.
Brasil Colonial.
No mês de Setembro comemoramos o
Saudades dos Bondes do Rio
Clique para mudar de slide
Vista de cima do poço de entrada de esgotos na estação elevatória
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
LIGUE O SOM O ALPINISTA.
Melhor visualizado no Power Point 2000
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
A MAIOR MAQUETE DE TREM DO MUNDO.
A Exposição do Centenário
z São os nossos votos para este ano que acaba de começar. Humberto Capai e equipe da Usina de Imagem Lembramos de você nesta época de recomeço e fizemos.
Os Portugueses no Brasil
INFORMÁTICA.
AS PONTES.
A Árvore de Natal da Lagoa – Rio 2012 Música: Então é Natal By Ney Deluiz Canta: Simone Ligue o Som © Antonio Lacerda/Efe.
São Paulo: Minha Cidade! 04
1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região
A despoluição do rio Jundiaí
Rouxinol FM Emissão especial 26 de Abril No dia de hoje vamos ter uma emissão especial na rádio da nossa escola. Toda a emissão está relacionada com.
Então acompanhe esta viagem....
Os engenhos calculadores
O Rio que eu não conheci. Parte 3 By Búzios Slides.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ÁGUIA DA LUZ Alunos: Leandro Barros de Oliveira, Ricardo Pinto Castro, André Mota de Carvalho,
O Rio de Janeiro e as Copas
O Rio de Janeiro e as Copas
O rio de janeiro e as Copas
A lenda da noite Arutãna era um menino que vivia sonhando com a noite, pois alguém havia sumido com ela.
As fotos cariocas A turma 404 e 402 do CPII foram ao Cristo Redentor observar o Rio de Janeiro.
História do transporte urbano no Brasil
Trabalho de Inglês Anne Frank
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Click para mudar de slide Colacio.j 001.
Esta é a turma 404 do Colégio Pedro II se preparando para ir ver o Cristo Redentor no morro Corcovado no maciço da Tijuca.
História da Cultura e das Artes
O que são as favelas? Favela (P. brasileiro), bairro de lata (P. europeu), musseque (P. angolano), caniço (P. moçambicano) Favela: a origem do nome favela.
ABRIL 1974.
Apresenta Osasco - Antiga
Amândio Soares Música: Maninha Cantam: Miúcha & Chico Buarque By Ney Deluiz Ligue o Som O poeta Castelonense que ajudou a construir o Corcovado.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO.
A História do Bondinho do Pão de Açúcar
Transcrição da apresentação:

A História do Bondinho do Pão de Açúcar Música: Samba do Avião By Ney Deluiz Cantam: Os Cariocas Ligue o Som Homenagem aos 100 anos do bondinho 27/Out/1912 27/Out/2012

Pães de açúcar, muito comuns nos engenhos de cana da época Há 2 teorias para a origem do nome Pão de Açúcar. Uma, a de que os portugueses o batizaram assim pela semelhança com um pão de açúcar, recipiente usado para transportar torrões de açúcar da Ilha da Madeira para a Europa. A outra, a de que o nome vem de pau-nh-açuquã, que em tupi significa morro alto e pontudo.

Pavilhão das Indústrias na Exposição Nacional de 1908 A ideia de se construir um teleférico até o topo do Pão de Açúcar surgiu durante a Exposição que comemorou o centenário da abertura dos portos em 1908, sendo que as obras começaram em 1910.

Estação do Morro da Urca Pista Cláudio Coutinho Cabo do bondinho Via do Costão Estação do Pão de Açúcar Estação do Morro da Urca Pista Cláudio Coutinho A escalada original foi pela Via do Costão, na parte de trás do Pão de Açúcar Praia Vermelha Quem primeiro escalou o Pão de Açúcar foi a inglesa Henrietta Carstairs, que fincou ali a bandeira inglesa em 1817, um feito para a época. Nisto, um militar português do quartel colonial da Urca, que nem alpinista era, indignado com a ousadia subiu lá no dia seguinte e trocou a bandeira inglesa pela bandeira portuguesa.

Encosta do Morro da Urca e, ao fundo, o Pão de Açúcar Subir até o topo podia não ser problema, mas transportar toneladas de equipamentos pelos penhascos, sim. Por isto mesmo a tarefa foi dividida em 2 etapas distintas: 1) o Morro da Urca e 2) o Pão de Açúcar.

100 operários-alpinistas fincaram pinos na pedra e foram levando cordas e as peças de um guincho manual desmontado de 4 toneladas. Outra equipe foi pela floresta até a base do morro, arrastando um cabo de aço.

Antigamente, Pão de Açúcar se escrevia com 2 Ss Eis uma parte do guincho manual desmontável de 4 toneladas que os operários-alpinistas subiram no braço.

Pavilhão das Indústrias Já no topo, os alpinistas montaram o guincho manual e, com as cordas que levaram, içaram o pesado cabo de aço que estava na base do morro. Daí, construíram um elevador de carga para subir o resto do material.

Casa de Máquinas na Praia Vermelha A seguir, foram então erguidas as estações do Morro da Urca e a Casa de Máquinas na Praia Vermelha.

Esta são as engrenagens alemães originais que foram usadas em 1912.

Após os cabos e as engrenagens, foi a vez de acoplar os 2 bondinhos feitos na Alemanha em madeira maciça.

Em 27/Out/1912 foi inaugurada a estação do Morro da Urca, dia em que 577 pessoas subiram lá.

Naquele dia mesmo, o pomposo nome de Camarote Carril foi substituído simplesmente por ”bondinho”.

@ Marc Ferrez O passo seguinte foi a construção da estação do Pão de Açúcar, a 395 m de altura e usando a mesma técnica.

@ E.A.Mortiner O trecho Morro da Urca–Pão de Açúcar foi inaugurado em 18/Jan/1913, 18 anos antes do Corcovado.

A partir daí, ir até o Pão de Açúcar para ver a vista deslumbrante passou a ser o objeto de desejo de todos.

Quando o teleférico do Pão de Açúcar foi construído, só existiam 2 outros deste porte no mundo: um no Monte Ulia, na Espanha (1907), com 280 m, e outro em Wetterhorn, na Suíça (1908), com 560 m.

As duas linhas do teleférico carioca somam 1 As duas linhas do teleférico carioca somam 1.325 m, mais de uma vez e meia a soma dos teleféricos espanhol e suíço juntos, o que dá a dimensão da competência da engenharia brasileira da época.

Homens fazendo manutenção nos cabos Os cabos do trecho Praia Vermelha-Morro da Urca têm 575 m e os do Morro da Urca-Pão de Açúcar, 750 m.

Desde 1912, o bondinho já transportou mais de 31 milhões de turistas. Bondinho nos anos 60 Desde 1912, o bondinho já transportou mais de 31 milhões de turistas.

Em 100 anos, houve apenas 3 acidentes sem vítimas: 1) na revolução comunista de 1935, uma bala de canhão atingiu a estação da Praia Vermelha, que teve de ser fechada; 2) em 1951, um cabo se rompeu e as pessoas foram retiradas durante a noite; 3) em 2000, um cabo não resistiu e todos foram retirados de helicóptero.

007 Contra o Foguete da Morte A Esposa do Solteiro (o 1º filme da Carmen Miranda, onde ela aos 16 anos atuou como figurante) O bondinho foi cenário em 1925 do filme brasileiro mudo A Esposa do Solteiro, onde um ator se pendura nos cabos. Em 1979 foi a vez das aventuras do James Bond no filme 007 Contra o Foguete da Morte.

Bondinho novo em fase de testes Em 1972, como os bondinhos antigos não mais atendiam ao volume crescente de turistas, foi inaugurada uma 2ª linha com 2 carros novos para passageiros em cada trecho, com capacidade para 75 pessoas cada um.

2 linhas para passageiros e 2 para cargas Bondinho de carga Com os 4 novos bondinhos e os carros de carga, hoje o sistema transporta em média 3.000 turistas/dia.

Fim Com vista panorâmica de 360º e um cenário destes, não há como a viagem de bondinho não ser inesquecível…