América Latina pensada desde América Portuguesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Assembléia Geral 19 de novembro de Pauta: 1.Avaliação das ações de 2010; 2.Ações junto a CAPES; 3.Ações junto ao CNE; 4.Ações junto ao Congresso.
Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Visão latino-americana do processo ISO 26000
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
em Educação em Direitos Humanos
1 I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social – 04 a 06 de dezembro de 2009, Brasília – DF. Na Contramão.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Secretário Nacional de Juventude
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
V Seminário de Redes Empresariais
12 de Agosto de 2009 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
22 e 23 de Setembro de 2010 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
VI Seminário de Redes Empresariais
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
VIII Jornadas de Educação RETRATOS DE EDUCAÇÃO: DINÂMICAS em Educação 26 a 28 de Abril de Auditório da escola de Ciências da.
América Latina.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Provas de Concursos Anteriores
Perspectiva Histórica Vanildo Luiz Zugno
Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
I CONGRESSO DE ADMINISTRADORES DA COSTA DO DENDÊ
O EVENTO O XVII Congresso Brasileiro de Economista tem com foco o rumo futuro da economia brasileira com base em estratégias alternativas de desenvolvimento.
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
I Seminário Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação:
"Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Objetivos da Rio +20 Objetivo: renovar, em alto nível, o compromisso mundial para o Desenvolvimento Sustentável - DS Não é uma Conferência somente ambiental,
INFORMES Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA.
Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
Rio Mulher.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE NUTRIÇÃO JOSUÉ DE CASTRO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA SETOR NUTRIÇÃO.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Universidade Federal de Pernambuco
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
Defesa Civil, Proteção Civil
Reunião mensal Centro Franciscano. Pauta 1. Informes: Eventos (Lembrar: Pré-FSM Porto Alegre, evento UNB- Brasilia) 2. Deliberações: Documento.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
   Quadro de Mérito Ensino Básico.    Joana Ferreira, nº14 Quadro de Mérito Ana Rita Gonçalves, nº1 Eduardo Moura, nº6 Francisco Maranha, nº7 Inês.
Universidade de São Paulo V Encontro de Pesquisadores Latino- Americanos de Cooperativismo Comitê de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional VI Workshop.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
SEDU / COMEC – Paranacidade - Assomec
em Educação em Direitos Humanos
Lançamento do Livro. Existe um Federalismo à Brasileira?
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
Independência da América Espanhola
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM A JUVENTUDE: O QUE PENSAM OS JOVENS? Autor: Diógenes Pinheiro¹ Co-autores: Lucas Leal 2 ; Marina dos Santos Ribeiro.
Programação geral. O Seminário Educação 2013 será organizado em 5 eixos temáticos: · Eixo 1: (Des)colonialidades e educação · Eixo 2: (Des)colonialidades,
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
Painel 8 – Inclusão digital e uso de informação Moderador – Cecília Leite – IBICT Painelista 1 – César Santos Alvarez - Presidência da República Painelista.
Transcrição da apresentação:

XXVIII CONGRESSO ALAS 2011 6 a 11 de Setembro, RECIFE-BRASIL Fronteiras Abertas da América Latina

América Latina pensada desde América Portuguesa ALAS 2011 - RECIFE América Latina pensada desde América Portuguesa

RECIFE FRONTEIRA LESTE DA AMÉRICA LATINA BERÇO DO SINCRETISMO LUSO, AFRO E AMERÍNDIO

CABOCLO DE LANÇA DO MARACATU RURAL: SUJEITO E SÍMBOLO DA REAÇÃO ESTÉTICA ANTI-COLONIAL

Universidade Federal de Pernambuco - Brasil UFPE Universidade Federal de Pernambuco - Brasil Uma das mais importantes Universidades do Brasil Mais de 30.000 alunos matriculados em: 89 cursos de graduação 57 Curso de Mestrado 44 Curso de Doutorado 64 cursos de pós-graduação lato sensu www.ufpe.br

CONGRESSO ALAS 2011 - RECIFE “Ao longo dos seus 60 anos de vida, a ALAS se firmou como referência importante para o pensamento crítico na América Latina. E continua a sê-lo neste século XXI, quando os desafios do desenvolvimento da região são também os de organização de um planeta mais equitativo, justo e plural”

CONGRESSO ALAS 2011 - RECIFE Fronteiras Abertas da América Latina “Há dois lados na divisão internacional do trabalho: um em que alguns países se especializam em ganhar, e o outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos, em que os europeus do renascimento, se abalançaram para o mar e fincaram os dentes em sua garganta” (Eduardo Galeano, As Veias Abertas da América Latina - Paz e Terra, 2008)

CONGRESSO ALAS 2011 - RECIFE Fronteiras Abertas da América Latina “A ideia de FRONTEIRAS ABERTAS como tema central da ALAS 2011 justifica-se pela importância de se colocar como pauta de pesquisa e debate público atores, práticas, instituições e saberes que evidenciam os limites e possibilidades dos nossos modelos analíticos.”

ALAS 2011: Eixos Temáticos Memória, entre o passado e o futuro; Políticas públicas e identidades, entre as singularidades e as universalidades; Modernidades alternativas: política, cultura e sociedade na América Latina, África e Ásia; Disciplinaridades dialógicas, entre o humanismo reflexivo e a variedade epistemológica e técnica; Amazônia e ecossistemas, entre a depredação econômica e a sustentabilidade planetária.

Organograma XXVIII Congresso ALAS Universidades Consorciadas Brasileiras Conselho Interuniversitário ALAS Organograma XXVIII Congresso ALAS GTs, Mesas, Fóruns Conferências, Homenagens Comitê Organizador Diretoria ALAS Comitê Nacional Revista e Boletim Comitê Editorial ALAS

Equipe Técnica Recife Débora Barros – Coordenação Técnica Hélia Cavalcanti – PROPESQ-UFPE Jorge Barbosa – NUCEM André Gonçalves – NUCEM/ALAS Simone Duarte – ALAS Éder Leão – Jornal do MAUSS/NUCEM São Paulo Camilo Flamarion e Equipe Síntese Eventos

site | www.alas2011recife.com e-mail | alas2011recife@alas2011recife.com

Grupos de Trabalho 1. Ciência, tecnologia e inovação; 2. Cidades latinoamericanas no novo milênio; 3. Produção, consumos culturais e meios de comunicação; 4. Controle social, legitimidade e seguridade cidadã; 5. Desenvolvimento rural, globalização e crises; 6. Imaginários sociais, memórias e poscolonialidade; 7. Desenvolvimento territorial e local: desigualdades e descentralização; 8. Desigualdade, vulnerabilidade e exclusão social; 9. Estrutura social, dinâmica demográfica e migrações; 10. Estudos políticos e sociojurídicos;

Grupos de Trabalho 11. Gênero, desigualdades e cidadania; 12. Globalização, integração regional e subregional; 13. Reforma do estado, governabilidade e democracia; 14. Hegemonia estadunidense, políticas públicas e sociais e alternativas de desenvolvimento na América Latina; 15. Meio ambiente, sociedade e desenvolvimento sustentável; 16. Metodologia e epistemologia das ciências sociais; 17.Pensamento Latinoamericano e Teoria Social; 18. Reestructuração produtiva, trabalho e dominação social; 19. Saúde e seguridade social: transformações sociais e impactos na população; 20. Sociedade civil: protestos e movimentos sociais;

Grupos de Trabalho 21. Sociologia da religião; 22. Sociología da infância e juventude; 23. Sociología do esporte, ócio e tempo livre; 24. Violência, Democracia e seguridade. Defesa e promoção dos direitos; 25. Educação e desigualdade social; 26. Sociologia das emoções e do corpo; 27. Movimentos campesinos e indígenas na América Latina; 28. Interculturalidad: povos originários, afro e asiáticos na América Latina e Caribe; 29. Outra Globalização: novos saberes e práticas científicas, literárias e artísticas; 30. América Central e Caribe: conflitos, crises e democratização.

Foto Maracatu Rural – Rose Gondim Foto Estátua Maracatu – Éder Leão Foto Rua da Aurora – imagem pública Foto UFPE – Ascom/UFPE Foto Centro de Convenções – Alan Vinícius

Boletim e Revista ALAS www.alasred.org www.alasboletin.blogspot.com

2009 – 2011 Presidente da Associação 2009 – 2011   Presidente da Associação Alberto Leonardo Bialakowsky (Argentina) Vice presidente da Associação e Presidente do Comitê Brasileiro do Congresso ALAS 2011 Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque (Brasil) Secretaria Adjunta da Associação Silvia Lago Martínez (Argentina) Secretaria Geral do Congresso ALAS 2011 José Luiz Ratton (Brasil) Secretaria Geral Adjunta do Congresso ALAS 2011 Cibele Rodrigues (Brasil) Membros do Comitê Diretivo María Isabel Domínguez (Cuba) Rudis Yilmar Flores Hernández (El Salvador) Julio Víctor Mejía Navarrete (Perú) Ximena Sánchez Segura (Chile) Carolina Tetelboin Henrion (México) Coordenadores Regionais Verónica Filardo (Uruguay) Manuel Rivera (Guatemala)

Conselho Interuniversitário ALAS Universidad de Buenos Aires, Facultad de Ciencias Sociales, Argentina Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Universidad de San Martín, Instituto de Altos Estudios, Argentina Universidad Nacional del Nordeste, Argentina Universidad Nacional de Villa María, Argentina Universidad Nacional de Cuyo, Argentina Universidad Autónoma del Estado de México, México Instituto Universitario Internacional de Toluca, México Universidad de Guadalajara, CUCSH, México Universidad Nacional de México, México Universidad de Concepción, Chile Universidad de Chile, Chile  Universidad de la República, Uruguay Universidad de Santo Tomás, Colombia Universidad ICESI, Colombia, Universidad Nacional de San Agustín, Arequipa, Perú Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Perú  Universidad Autónoma de Santo Domingo, República Dominicana Universidad de El Salvador, El Salvador Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil Universidade Federal da Paraíba, Brasil Fundação Joaquim Nabuco, Brasil

Comitê Editorial Jorge G. Arzate Salgado (México) Maira Baumgarten (Brasil) Dídimo Castillo Fernández (México) Nestor Rubén Cohen (Argentina) Julio Fuentes Fuentes (Perú) Herminia Foo Kong Dejoo (México) Edgar Gutiérrez Mendoza (Guatemala) Silvia Lago Martínez (Argentina) Sandra Leiva Gómez (Chile) Alicia Itatí Palermo (Argentina) Roberto Pineda Ibarra (Costa Rica) Jorge Rojas Hernández (Chile) Marta Nélida Ruiz Uribe (Mexico) Darío Salinas Figueredo (México) Eduardo Sandoval Forero (México) Rogerio de Souza Medeiros (Brasil) Jaime Tamayo Rodríguez (México) Eliseo Zeballos Zeballos (Perú)

Comitê Nacional Anete Ivo (UFBA) Celi Scalon (UFRJ – SBS) César Barreira (UFC) José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS) Maria Stela Grossi (UNB) Ricardo Antunes (UNICAMP)

Comitê Organizador Paulo Henrique Martins (UFPE) José Luis Ratton (UFPE) Cibele Rodrigues (FUNDAJ) Isolda Belo (FUNDAJ) Maria Luiza Pires (UFRPE) Josias de Paula Júnior (UFRPE) Betânia Avila (SOS Corpo) Drance Elias (UNICAP) Teresa Sales (Centro Josué de Castro) Rogério Medeiros (UFPB-João Pessoa) Artur Perrusi (UFPB-João Pessoa)

ALAS 2011 – RECIFE Contato 30 GRUPOS DE TRABALHO MAIS DE 40 MESAS REDONDAS E FÓRUNS CONFERENCISTAS RENOMADOS JÁ CONFIRMADOS: EMIR SADER, ALAIN CAILLÉ, MIGUEL BARNET  ENTRE OUTROS HOMENAGENS VIDA ASSOCIATIVA

Universidades Consorciadas Brasileiras