SUMÁRIO: Interpretação do espetro de emissão do átomo de hidrogénio. Modelo atómico de Bohr e a quantização da energia Séries espetrais do átomo de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª. NORILDA MODELO ATÔMICO DE BOHR Profª. NORILDA
Advertisements

Capítulo 40 Mais ondas de matéria.
Capítulo 40 Mais ondas de matéria.
TEORIA ATOMICA Ricardo Junior.
Prof. carlos eduardo saes moreno
Cap. 39 – Mais ondas de matéria
O Modelo Atômico de Bohr
Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza
Modelo atômico de Bohr.
ESPECTRO DO ÁTOMO DE H  = 3,29 x ( 1 / 22 – 1 / n2 excitado )
ESPECTROS Um espectro é o conjunto de radiações simples (obtidas por decomposição com um prisma, rede de difracção, etc) que foram emitidas por uma fonte.
Estrutura eletrônica dos átomos
Aula-10 Mais Ondas de Matéria II
O Modelo Atômico de Bohr
2.3. Espetro do átomo de hidrogénio
Considerações acerca de eurística do modelo atômico de Rutherford-Bohr
Prof: Hugo Cesário.
Modelos Atômicos – Sequência Histórica
Prof: Hugo Cesário. Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos de Física clássica. Todo corpo carregado.
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
7.1 Evolução dos modelos atómicos:
Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Outubro de 2011.
Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 20/9/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE Goiás FÍSICA-LICENCIATURA campus-jataí Física moderna i.
ESPECTROSCOPIA. Distribuição da radiação*  ESPECTRO INFORMAÇÃO Através do espectro de um objeto astronômico pode-se conhecer informações sobre temperatura,
Gabriel Bié Alves Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza Espaço Alexandria.
Espectro descontínuo n 6 → n 2 K L M N O P n 3 → n 2 n 4 → n 2 n 5 → n 2 Quando um elétron se move de uma órbita para outra, deve gerar uma única linha.
III. Luz 1.2 Luz e ondas. A luz resulta da vibração de uma propriedade elétrica e outra magnética sendo por isso, uma onda eletromagnética. 1.2 Luz e.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física O RAIO LASER.
Radiação de corpo negro Aula 1: intro e as leis de Stefan- Boltzmann e Wien Liliana Sanz Mecânica Quântica
Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008.
Energia de ligação e reações químicas
RADIOATIVIDADE.
ESTRUTURA ATÔMICA Profa. Karen.
2.3.1 Energia de ligação e reações químicas
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Mecânica quântica e os orbitais atômicos
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN
Estrutura Eletrônica dos Átomos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
Caracterização de Biomoléculas - BBM5007
Nome : Bruna carvalho de Souza Série : 3N01 Prof. :Lucas
Os Modelos atômicos.
TUBO DE RAIOS CATÓDICOS
Nome: joão Pedro BARBOSA TURMA: 502 PROFESSORA: ROBERTA MONIS
Modelos atômicos Produção de Raios X
2.2. O modelo atómico de Bohr
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
AULA - 14 RADIOATIVIDADE.
2.2 Modelo de Bohr.
1.2. Energia dos eletrões nos átomos
Laser; Funcionamento e características de um laser
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Cap. 39 – Mais ondas de matéria
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
QUÍMICA INORGÂNICA I Professor: Ms. Cristiano Giovanella Universidade do Vale do Taquari Curso de Engenharia Química.
SUMÁRIO: Espetro eletromagnético. Espetros de emissão, contínuo e descontínuos, e espetros de absorção. Resolução de exercícios e problemas para consolidação.
SUMÁRIO: Interações eletrostáticas no átomo. Energia de remoção eletrónica. Resolução de exercícios e problemas para consolidação dos conteúdos lecionados.
2.4 Configurações eletrónicas dos átomos
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
O Modelo Atômico de Bohr
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA Fonte: profezequias.net.
Transcrição da apresentação:

SUMÁRIO: Interpretação do espetro de emissão do átomo de hidrogénio. Modelo atómico de Bohr e a quantização da energia Séries espetrais do átomo de hidrogénio Resolução de exercícios e problemas para consolidação dos conteúdos lecionados.

INTERPRETAÇÃO DO ÁTOMO DE HIDROGÉNIO

Segundo o modelo de Bohr: O eletrão só pode ser encontrado em determinadas órbitas, ou seja, movimenta-se em torno do núcleo descrevendo órbitas fixas. A cada uma dessas órbitas está associado um determinado valor de energia. Diz-se, por isso, que a energia dos eletrões é quantizada. Valores permitidos (níveis) para a energia do eletrão do átomo de hidrogénio. Modelo atómico de Bohr.

Segundo o modelo de Bohr: O eletrão só pode ser encontrado em determinadas órbitas, ou seja, movimenta-se em torno do núcleo descrevendo órbitas fixas. A cada uma dessas órbitas está associado um determinado valor de energia. Diz-se, por isso, que a energia dos eletrões é quantizada. Estados Excitados Estado Fundamental Valores permitidos (níveis) para a energia do eletrão do átomo de hidrogénio.

Enquanto o eletrão permanece (em movimento) numa determinada órbita, não absorve nem emite energia. No caso de absorver ou emitir uma quantidade discreta de energia, o eletrão pode passar de uma órbita para outra. Na absorção DE > 0

Enquanto o eletrão permanece (em movimento) numa determinada órbita, não absorve nem emite energia. No caso de absorver ou emitir uma quantidade discreta de energia, o eletrão pode passar de uma órbita para outra. Na emissão DE < 0

Enquanto o eletrão permanece (em movimento) numa determinada órbita, não absorve nem emite energia. No caso de absorver ou emitir uma quantidade discreta de energia, o eletrão pode passar de uma órbita para outra.

Cada risca no espetro de emissão corresponde à emissão de uma radiação de frequência e comprimento de onda característicos e bem definidos, resultante da transição do eletrão de um nível para outro de menor energia.

SÉRIES ESPETRAIS DO ÁTOMO DE HIDROGÉNIO Séries espetrais de Lyman, Balmer e Paschen e espetro de emissão do átomo de hidrogénio.

SÉRIES ESPETRAIS DO ÁTOMO DE HIDROGÉNIO

Exercício resolvido No diagrama estão representadas algumas das transições eletrónicas possíveis para o átomo de hidrogénio. 1. Indique qual(ais) a(s) transição(ões) que corresponde(m) a: a) absorção de energia; b) emissão de energia; c) emissão de energia na região do infravermelho; d) riscas de emissão da série de Lyman.

Exercício resolvido No diagrama estão representadas algumas das transições eletrónicas possíveis para o átomo de hidrogénio. 2. Calcule a energia da radiação emitida pelo átomo quando o eletrão transita do nível n = 4 para o nível n = 3 e diga em que série espetral se inclui. 3. Indique para que nível de energia transita um eletrão no estado fundamental se absorver um fotão de energia igual a 1,94  10  18 J.

Proposta de resolução 1. a) Transição B; b) Transições A, C, D e E; c) Transições C e E; d) Transições A e D. 2. A variação da energia do eletrão é negativa porque corresponde à emissão de radiação. A transição eletrónica do nível n = 4 para o nível n = 3 corresponde a uma risca da série de Paschen.

Proposta de resolução 3. A energia do nível para o qual o eletrão transita corresponde a energia do nível 3.

Exercício proposto Suponha que incidem sobre o átomo de hidrogénio, quando este se encontra no estado fundamental, radiações com os seguintes valores de energia: a) 1,80  10  18 J b) 1,64  10  18 J Indique, justificando, se alguma destas radiações provoca a excitação do átomo. Proposta de resolução a) Não provocará excitação porque não permite a transição do eletrão para um nível permitido de energia.

Exercício proposto Suponha que incidem sobre o átomo de hidrogénio, quando este se encontra no estado fundamental, radiações com os seguintes valores de energia: a) 1,80  1018 J b) 1,64  10  18 J Indique, justificando, se alguma destas radiações provoca a excitação do átomo. Proposta de resolução b) Provocará a excitação do átomo, fazendo transitar o eletrão do nível 1 para o nível 2.