SIMPÓSIO SOBRE DIVERSIDADES

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Transcrição da apresentação:

SIMPÓSIO SOBRE DIVERSIDADES CAMPUS TELÊMACO BORBA INDÍGENAS E COLONIZADORES NO SERTÃO DA CAPITANIA DA PARAÍBA – 1740 - 1758 JEAN PAUL GOUVEIA MEIRA (jeanpaulhistoriador@gmail.com)2; JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO (apolinarioju@hotmail.com)1 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS A retomada da história indígena na Paraíba Colonial, com um recorte para um espaço de representação denominado de sertão, possibilita repensar afirmações simplistas de que os indígenas, nessa região, foram apenas atores coadjuvantes do processo da expansão de limites econômico-territoriais dos portugueses. E que os homens e mulheres indígenas, sob o domínio da política indigenista, integraram-se, de forma submissa, à sociedade envolvente, transformando-se de elementos perturbadores a indivíduos colaboradores do processo de ocupação portuguesa no território paraibano. Buscar-se-á rever posições historiográficas e valorizar as ações dos povos indígenas que se localizavam no sertão paraibano colonial, analisando os discursos oficiais, que direta ou indiretamente dão visibilidade apenas às práticas das políticas indigenista em detrimento das políticas construídas pelos povos indígenas. No intuito de contribuir com a referida temática objetiva-se, neste projeto, analisar as relações interétnicas formados pela interação dos sujeitos históricos, indígenas e colonizadores diante das diversas situações coloniais construídas numa região denominada de “sertão” da capitania da Paraíba através de leituras paleográficas em documentos advindos do Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa- Portugal, microfilmados e digitalizados pelo Projeto Internacional do Ministério da Cultura "Barão do Rio Branco doados a Universidade Federal de Campina Grande ao setor de Documentação e História Regional. Ao longo do tempo foi construído pela historiografia a idéia de que os indígenas foram apenas vítimas do mercantilismo europeu e de políticas que lhes eram externas. Essa visão etnocêntrica colocava a história dos povos indígenas atrelada aos ditames externalistas seja pela Coroa portuguesa, pelas práticas mercantilistas ou pela fé cristã, e que só teria nexo em seus epicentros. As abordagens externalistas contribuíram, tão somente, para a idéia de “desaparecimento dos índios” no sentido de esconder suas ações e reações de resistência que significaram as suas práticas políticas de caracteres étnicos. Trabalhando-se com a documentação jurídico-administrativa emanada da Colônia ou da Metrópole, não há dúvidas de que existem possibilidades de construção de uma “nova história indígena”, e que nos interstícios da política indigenista presente no documento e nos seus processos discursivos é possível dá visibilidade a diferentes iniciativas diante do projeto colonizador. Nesse contexto, a percepção de uma política e de uma consciência histórica em que os índios são sujeitos e não apenas vítimas, só é nova eventualmente para os não-indígenas. Para os indígenas, ela parece ser costumeira. É significativo que dois eventos fundamentais - a gênese do homem branco e a iniciativa do contato – sejam freqüentemente apreendidos nas sociedades indígenas como o produto de sua própria ação ou vontade. Assim também a etno-história do contato é amiúde contada como uma iniciativa que parte dos índios. O que isto indica é que as sociedades indígenas pensaram o que lhes acontecia em seus próprios termos, reconstruíram uma história do mundo em que elas pesavam e em que suas escolhas tinham conseqüências; porém os registros que partem destes pressupostos são escassos. Sendo assim, o contato entre os povos indígenas do sertão da Paraíba setecentista, com os colonizadores, não pode ser reduzido ao binômio extermínio e mestiçagem. Desde as primeiras relações de escambo, passando pelas inúmeras alianças guerreiras até o desespero causado pelas epidemias, cada povo indígena reagiu aos contatos a partir do seu próprio dinamismo e criatividade. Assim, com o tempo, não só foram criadas novas sociedades e novos tipos de sociedade, como o conhecimento dessa realidade esteve viciado pelo olhar do cronista que desde o início naturalizava essas sociedades, dividindo-as em Tupis, aqueles que falavam a língua geral (o Tupi-Guarani) e eram “aliados” dos europeus, e os Tapuias, aqueles que falavam diversas línguas e que resistiam ao processo de colonização européia. Contudo, inúmeras práticas de resistência indígenas foram empreendidas ao longo dos anos de colonização do sertão da Paraíba Colonial, como por exemplo, as fugas individuais e coletivas, o suicídio, o assassinato dos senhores e colonos, a destruição das fazendas de gado e das plantações dos colonos, o estupro, o furto de alimentos como farinha e milho, o casamento com o não-indígena, e até a ressignificação dos valores cristãos para os aspectos relacionados às suas respectivas culturas. METODOLOGIA No início dessa pesquisa, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2008, foram indicadas algumas leituras teórico-metodológicas acerca da Nova História Política; sobre a temática História Indígena ou Etno-História Indígena, em forte diálogo entre História e Antropologia; e leituras de fontes documentais da época colonial da história do Brasil, as quais mencionam aspectos sobre os povos indígenas que habitavam o território da Capitania Real da Paraíba, notadamente o sertão. Simultaneamente, no mês de agosto de 2008 foi feito um levantamento documental sobre as principais fontes que retratam os povos indígenas da Capitania da Paraíba, durante o período compreendido entre os anos de 1740 e 1758, referentes à Capitania da Paraíba, existentes no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa. Todos esses documentos levantados estão digitalizados e disponibilizados em CDs’Rom advindos do Projeto Internacional Resgate Barão do Rio Branco, do Ministério da Cultura, cuja orientadora foi uma das pesquisadoras brasileiras em Lisboa – Portugal, e doados ao Setor de Documentação e História Regional (SEDHIR) da UFCG. Logo em seguida, nos meses de novembro e dezembro de 2008, houve um treinamento paleográfico, o qual, foi de extrema importância para o primeiro contato com a documentação manuscrita, adquirindo experiência e aprendizagem no processo de transcrição e edição de documentos de história indígena da Paraíba Colonial. Paralelamente, foram feitas as impressões dos documentos levantados dos CD´s ROMS referentes à Capitania da Paraíba. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2009, passou-se a analisar a documentação sobre as relações interétnicas entre colonizadores e os povos indígenas do sertão da Capitania da Paraíba durante o recorte temporal dos anos entre 1740 e 1758, advindos do Arquivo Histórico Ultramarino. Para a transcrição dos manuscritos dialogou-se com as leituras teóricas para facilitar a compreensão da escrita da época. Trabalhando com tais fontes, elaboraram-se fichas-resumos, com os seguintes campos de informações: fundo arquivístico, tipo documental, data, autor, destinatário, assuntos relativos à questão indígena, grupo indígena citado e sua localização no espaço e no tempo, resistência indígena, ou seja, atitudes políticas diante do movimento colonizador. Estas fichas serviram para alimentar o banco de dados, possibilitando o manuseio de um grande número de informações documentais e a produção de textos para publicações. Por fim, nos meses de abril, maio e junho do presente ano, houve a finalização da análise dos documentos transcritos, dialogando com as leituras teóricas, e partindo para a confecção de um relatório final, na forma de um artigo, sobre a temática pesquisada. FONTE: http://www.famup.com.br/index.php?run=aparaiba, 23 de outubro de 2009 CONCLUSÕES Diante dos dados obtidos podemos concluir que: a) É possível se obter a percepção de uma política e de uma consciência histórica em que os indígenas são sujeitos e não apenas vítimas; b) Entender também que a etno-história do contato é amiúde contada como uma iniciativa que parte dos próprios indígenas; c) Por fim, devemos ler nas entrelinhas documentais as ações ou práticas política e históricas dos indígenas,entendendo as representações que tais indivíduos possuem de si mesmos REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. Os Akroá nas fronteiras do Sertão. Políticas indígena e indigenista no antigo norte de Goiás, atual Tocantins. Goiânia, Kelps, 2006. ARRUDA, Gilmar. Cidades e sertões: entre a história e a memória. São Paulo, EDUSC, 2000. CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura/FAPESP, 1992, pgs. 307/412 CHAIN, Marivone Matos. Os aldeamentos indígenas na capitania de Goiás: sua portância na política de povoamento (1749-1800). Goiânia: Oriente, 1974. CHARTIER, Roger. A História hoje: dúvidas, desafios, propostas. In: Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 7, nº. 13, 1994, p. 97-113, p. 106. GRUPIONI, Luís Donizete (org.). Índios no Brasil. 4ª ed. São Paulo, Global; Brasília, MEC, 2000. PIRES, Maria Idalina da Cruz. Guerra dos Bárbaros: resistência, indígena e conflitos no nordeste colonial. Recife, FUNDARPE, 1990. MONTEIRO, John Manuel. Armas e Armadilhas: história e resistência dos índios. In: NOVAES, Adalto (org.). A outra margem do ocidente. São Paulo: Companhia da Letras, 1999. SAHLINS, Marshal. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994 PORTO ALEGRE, Maria Sylvia. Rompendo o silêncio por uma revisão do desaparecimento dos povos indígenas”. In: Ethnos. Revista Brasileira de Etnohistória. Ano II. Nº. 2. Recife, UFPE, 1998. AGRADECIMENTOS Ao programa CNPq/PIBIC pelo financiamento do projeto de pesquisa e à UFCG pela concessão da bolsa de Iniciação Científica. ¹Professora Doutora, Unidade Acadêmica de História e Geografia, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Campina Grande-PB. 2Estudante de Graduação em História e bolsista do PIBIC/CNPq, UFCG, Campina Grande – PB,