Gestão Comercial e Pessoal SOFTWARE DE GESTÃO PHC - POS
Formador Júlio Magalhães E-mail: jmagalhaes@jumper-si.com Plataforma de e-learning: www.jumper-si.com/moodle Técnico certificado Software PHC Corporate Formador integrado nos projetos QIPME – UERN desde 2009
Formandos - documentos necessários: BI NIF CV Certificado de Habilitações ou Declaração
Avaliação dos formandos: Presenças Prestação nas sessões (presencial) Prova final de avaliação (on-line)
Guião das sessões: Enquadramento legal (certificação de documentos) Gestão de Clientes Monitor de POS (Caixa) Análises dos Terminais de Vendas Gestão de Stocks e Serviços Faturação a Clientes Adiantamentos de Clientes Vales de Reembolso (trocas/devoluções)
Enquadramento Legal: Novo ofício circular 50.001/2013 (204 páginas) Impressão dos documentos de faturação SAFT e recibos de adiantamento Identificação de clientes Documentos regularizados Designação de artigos com movimento bloqueada Impossibilidade de alteração do NIF na ficha de clientes com faturação já emitida
Gestão de Clientes
Gestão de Clientes
Gestão de Clientes – POS na Faturação
Monitor de POS (Caixa) Permite visualizar no momento o estado do caixa
Histórico de Caixa Permite consultar os registos de abertura, fecho e motivos de eventuais erros efetuados em todos os caixa
Análises dos Terminais de Venda Relatórios de vendas – listagem de Vendas e Créditos Resultados de vendas – agrupadas por meios de pagamento, … Listagem da folha de caixa, fechos de caixa Gráficos, …
Gestão de Stocks e Serviços Pesquisa por referência, referência de fornecedor, código de barras ou dedignação Verificação se os preços de venda têm IVA incluído ou não Informação sobre o toque do ouro, marca, … Consulta de stock Histórico do circuito do artigo …
Gestão de Stocks e Serviços Fazer sempre a correcção de stock (botão direito do rato em cima do campo «Stock actual do artigo») Listagem do histórico do artigo na loja (duplo clique com o rato em cima do campo «Stock actual do artigo»)
Gestão de Stocks e Serviços Apresentação gráfica de altura do ano em que o artigo deu entrada e saída da loja
Faturação a Clientes Caixa aberta Faturação Regularizações Seleção do cliente a faturar Suspender vendas Alternar entre documentos (faturas e notas de crédito)
Faturação a Clientes Acerto de preços de venda Escolha do meio de pagamento Diferentes meios de pagamento Seleção do cliente a faturar
Faturação a Clientes - REGULARIZAÇÕES Quando um cliente vem à loja com Vale de Reembolso (da última vez que trocou a peça não levou nada… apenas o talão do Vale)
Faturação a Clientes - REGULARIZAÇÕES PRECISA IMPORTAR O VALE PARA ABATER À FATURA
Faturação a Clientes - REGULARIZAÇÕES
Faturação a Clientes - REGULARIZAÇÕES Não tem referência PRECISA CONVERTER EM NEGATIVO!!!
Faturação a Clientes - REGULARIZAÇÕES
Faturação a Clientes - REGULARIZAÇÕES
Adiantamento de Clientes (Sinais) Emissão de documento certificado quando há um pagamento adiantado pelo Cliente. Este documento será regularizado aquando do restante pagamento.
Adiantamento de Clientes (Sinais) Importante ficha de cliente atualizada Escolha de «Adiantamento» para documento de c/c. Descrição é livre mas de enorme importância Preencher o Total do Recibo (valor com IVA)
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) Cliente quer fazer troca por outro artigo da loja no valor igual ou superior Cliente não quer trocar por nada – leva Vale de Reembolso embora para posterior compra Cliente pretende devolução (razão do lado do cliente… defeito da peça…)
Vales de Reembolso (trocas/devoluções)
Vales de Reembolso (trocas/devoluções)
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) - troca artigo Faturação do novo artigo
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) - troca artigo Proceder à regularização e importação do documento de faturação originado pela devolução (N Crédito FR L0x)
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) - troca artigo Converter o valor da regularização em negativo
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) - troca artigo Proceder ao normal registo da venda
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) – não troca por nada O talão emitido e impresso deve ser entregue ao cliente para descontar numa futura compra
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) – devolução dinheiro O talão emitido e impresso NÃO será entregue ao cliente Documento a ser enviado para a Nevolin Há necessidade de justificar o desvio no fecho de caixa(dinheiro ou a MB)
EXERCÍCIOS
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) – devolução dinheiro O talão emitido e impresso NÃO será entregue ao cliente Documento a ser enviado para a Nevolin Há necessidade de dar baixa no caixa do valor da devolução (dinheiro ou a MB)
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) – devolução dinheiro Proceder à Regularização Copiar Doc. Fact. PRECISA IMPORTAR O VALE PARA ABATER À FATURA Escolher N Crédito FR L0x Selecionar o documento a regularizar
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) – devolução dinheiro Voltar a Documento Converter em negativo Proceder ao pagamento
Vales de Reembolso (trocas/devoluções) – devolução dinheiro Devolução de 150,00€ a Multibanco Devolução de 91,90€ a dinheiro Ao escrever os montantes a devolver devemos colocar a negativo!!!