Caatinga (do tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distribuição da Vegetação Brasileira
Advertisements

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 6 21 jan
Os ecossistemas brasileiros. PANTANAL O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias do rio Paraguai.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.
Ao atentar os índices pluviométricos na região para o período de estudo foi aproximadamente de 507 mm, ficando abaixo da climatologia (Figura 1). Fato.
Mais de 50 países. A África tem 1 bilhão de habitantes, cerca de 15% da Humanidade, que aliás foi nela que teve a sua origem. Nos países africanos mais.
Forças Endógenas e Exógenas Endógenas Exógenas Interior do planeta; Convecção do manto; Ação Climática; Modelador da paisagem.
ESCOLA ESTADUAL ERNESTO SOLON BORGES DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: MARGARETE PERES RAEL ANO:9° TURMA: A TURNO: MATUTINO DATA: ALUNA: Paola.
Países mais ricos da África Entre os mais ricos podemos citar, o Egito, a África do Sul, Argélia e Nigéria. Já entre os mais pobres, a Somália, Gâmbia,
Características Gerais  O bioma pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta;  ocupando 1,76% da área total do território.
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
Região Nordeste A região Nordeste é a que apresenta o maior número de estados (PI, CE, RN, PB, AL, SE, BA, PE e MA) As más condições socioeconômicas do.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Ciências naturais 5.º ano Diversidade nos animais Objetivo geral 7
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
FATORES ECOLÓGICOS Capítulo 4 FATORES ECOLóGICOS? Fatores biológicos e físicos de um determinado ambiente, que atuam sobre o desenvolvimento de uma.
BIOTECNOLOGIA.
Jacaré-de-papo-amarelo
Florestas tropicais e equatoriais
Conceitos de GEOGRAFIA
Os principais climas.
Ciências Naturais – 7.º ano
TRABALHO DE GEOGRAFIA : O CLIMA SEMIÁRIDO e CLIMA e AGRICULTURA
Henri e Luiz 4º ano C.
Vegetação do Brasil BIOGEOGRAFIA FATORES Zoogeografia Fitogeografia
Dinâmica direita e esquerda
Professor: Guilherme Vieira
Ventos É o ar em movimento. São as diferenças de pressão atmosférica que explicam esse movimento, que ocorre principalmente na horizontal, isto é, de uma.
LOBO-GUARÁ.
Caatinga Ana Leticia Paulo Gioseffi Leticia Honma Marco Antônio
E. E. Ernesto Solon Borges Prof. Regente: Wesley Prof
Tipos climáticos Formações Vegetais
Domínios Morfoclimáticos
Um passeio na Mata Atlântica
RECUPERAÇÃO SEMESTRAL
O LUGAR DE TODOS E DE CADA UM
O caso da corticeira do banhado da Praça Marechal Floriano
Módulo 4 Pág. 59 a 73 Região Nordeste  Prof Fylipe Alves.
RIQUEZA DA ANUROFAUNA NO NORDESTE DE SANTA CATARINA: RESULTADOS DE UMA DAS AÇÕES PREVISTAS NO PLANO DE AÇÃO NACIONAL DA HERPETOFAUNA AMEAÇADA DO SUL.
Professor: Guilherme Vieira
O que você deve saber sobre
Desertificação.
Tipos de Clima e vegetação
Nordeste: breve histórico
OS GRANDES DOMÍNIOS CLIMÁTICOS NO BRASIL
Trabalho de Geografia (Tundra)
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
Dia da Árvore.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Relação entre os seres vivos e o ambiente Conceitos
Características dos Animais
Cap.11- Biomas.
Vegetação do Brasil BIOGEOGRAFIA FATORES Zoogeografia Fitogeografia
AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA
AS GRANDES PAISAGENS NATURAIS BRASILEIRAS - 3º BIM.
FATORES DO CLIMA.
TIPOS DE CLIMA 6.os anos PROFESSORA ROSELI BARAÇAL.
Autores: Yara Campos Miranda – Mestranda em Engenharia Urbana – UEM
SIBÉRIA LAGO BAIKAL.
Geografia de Santa Catarina
Disciplina de Geografia 6.º Ano- Prof.ª Roseli Baraçal
ECOSSISTEMAS.
Prof: Marcus Ferrassoli
Conceitos fundamentais e relações alimentares
FRATERNIDADE: biomas brasileiros e defesa da vida
SIBÉRIA LAGO BAIKAL.
CLIMA EQUATORIAL: - Temperatura: elevada todo o ano (média de 26o)
Transcrição da apresentação:

Caatinga (do tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta :

Na Caatinga vive a ararinha-azul, ameaçada de extinção Na Caatinga vive a ararinha-azul, ameaçada de extinção. O último exemplar da espécie vivendo na natureza não foi mais visto desde o final de 2000.

Com relação à fauna, esta é depauperada, com baixas densidades de indivíduos e poucas espécies endêmicas. Apesar da pequena densidade e do pouco endemismo, já foram identificadas 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos, num total de 876 espécies de animais vertebrados, pouco se conhecendo em relação aos invertebrados.

A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila) A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila). Foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas.

Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos.

Do ponto de vista da vegetação, a região da caatinga é classificada como savana estépica. Entretanto, a paisagem é bastante diversa, com regiões distintas, cujas diferenças se devem à pluviometria, fertilidade e tipo de solos e relevo. Uma primeira divisão que pode sereita é entre o agreste e o sertão.

O agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica, característica da Zona da Mata[1]. Já o sertão apresenta vegetação mais rústica. Estas regiões são usualmente conhecidas como Seridó, Curimataúcu, Caatinga e Carrasco[2].

Apresenta vegetação típica de regiões semi-áridas com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca. Anteriormente acreditava-se que a caatinga seria o resultado da degradação de formações vegetais mais exuberantes, como a Mata Atlântica ou a Floresta Amazônica.

O clima é semi-árido, com temperaturas médias anuais compreendidas entre 27ºC e 29ºC e com médias pluviométricas inferiores aos 800 mm. A rigidez climática das caatingas é conferida principalmente pela irregularidade na distribuição destas chuvas no tempo e no espaço.A paisagem mais comum da Caatinga é a que ela apresenta durante a seca. Na estação seca a temperatura do solo pode chegar até 60°C

Escola Filinto Müller

Alunas: Amanda de Souza Graciano e Natane Miranda dos Santos

Turma: 6º B

Disciplina: Ciências

Professora: Rosimeire Sorano

Ano: 2011