Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria.

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Transcrição da apresentação:

União nas Romarias: Motivação Pessoal Espírito de Equipa Liderança Nuno P. Nunes Dezembro 2012

Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria

1. Motivação

Motivação Pessoal Vídeo 1 http://www.youtube.com/watch?v=HedAK8oUxIE

Motivação A razão pela qual a pessoa faz algo Conjunto das forças internas (motivação intrínseca) e externas (motivação extrínseca) que orientam o indivíduo para um objectivo. A razão pela qual a pessoa faz algo Força para atingir uma meta

Factores Internos – Intrínseca Factores Externos – Extrínseca Tipos de Motivação: Factores Internos – Intrínseca + Factores Externos – Extrínseca

Motivação Intrínseca Esforço em fazer algo porque “sabe bem”, pelo prazer da actividade De acordo com os valores morais do indivíduo (reforços / incentivos internos)

Motivação Extrínseca

Motivação Extrínsica Esforço em fazer algo para receber uma recompensa (material, emocional, verbal, etc…) Reforços / Incentivos externos

Necessidade de Afiliação e Aprovação

Necessidade de Prestígio, Sucesso e Competência

Necessidade de Poder

Missão Pessoal “Na ausência de metas claramente definidas, tornamo-nos estranhamente leais a actos triviais”

Motivação: Missão Pessoal Vídeo 2 http://www.youtube.com/watch?v=tA9DToPdFRk&feature=related

2. Espírito de Equipa

Trabalho em Equipa 1. Líder 2. Equipa 3. Plano

1. Líder Define objetivos e estratégia Toma responsabilidade por alcançar os objetivos Comunica com a equipa e com outros líderes Tenta motivar e unir a equipa

2. Equipa (“família) Elementos com diferentes pontos fortes Comunicam entre si e com o líder São responsáveis pelos objetivos da equipa (vs. individuais)

3. Plano Estratégia Objetivos Responsabilidades na equipa

ESPÍRITO DE EQUIPA Líder Equipa Plano Ganhar – Ganhar

Conflitos = Afetam o Espírito de Equipa

Definição de Conflito Processo característico do Ser Humano porque estamos integrados em grupos / redes sociais, estamos sempre rodeados de outras pessoas… Família Amigos Colegas de trabalho Sociedade

Espírito de Equipa Vídeo 3 http://www.youtube.com/watch?v=GtKImu1kUKc

Consequências dos Conflitos Positivas Negativas

Consequências Positivas Fortalecem o ESPÍRITO DE EQUIPA Mudança Estimulação de novas ideias e estratégias para se fazer algo Definição de novos objectivos União entre pessoas

Consequências Negativas (Colectivo) Baixa eficácia / produtividade Redução do bem-estar Baixa de cooperação Perda de relacionamentos de cooperação entre colaboradores Aumento da tensão

Consequências Negativas (Colectivo) Perda de Tempo Diversos estudos (incluindo Rahim, 2001) indicam que directores, gestores e quadros intermédios gastam entre - 18% e 26% do seu tempo diário a lidar com conflitos!

Consequências Negativas (Individual)

a. Conflitos: Comunicação

Problemas de Comunicação Dos 100% que pensamos dizer, dizemos apenas 80%, o receptor escuta só 60%, e assimila cerca de 40%

b. Conflitos: Interpretação da Situação

Então na mesma situação todos nós podemos ter percepções, pensamentos, ou opiniões diferentes das outras pessoas

Factores que afectam as nossas interpretações: Tempo Stress, Cansaço Ansiedade em acabar o trabalho Preocupações Problemas de saúde Perto da hora de saída, fim de semana, não me apetece estar aqui…

c. Conflitos: Porque somos diferentes e queremos coisas diferentes (6 Biliões de pessoas no Mundo)

3. Liderança

Bom Líder Consegue que os elementos de uma equipa tenham motivação própria para atingir o objetivo comum

Mau Líder Consegue por todos a trabalhar para um objetivo comum, sem: Sem espírito de equipa Sem motivação Sem prazer ou bem-estar

Atitudes Comunicacionais de LIDERANÇA Falar COM a pessoa e não PARA a pessoa (ou pessoas que estão à volta) Saber Ouvir e Escutar Ouvir é uma atitude passiva, mas escutar requer prestar atenção e compreender

Atitudes Comunicacionais de LIDERANÇA Utilizar tom de voz adequado Utilizar a distância de forma adequada Agir no tempo certo Ter um estilo assertivo Pensar antes de agir Sorrir Fazer perguntas e mostrar interesse em perceber bem a situação

Liderança e Motivação

Como é que eu motivo os outros? Agressivo Passivo Manipulador Assertivo

Estilo Assertivo Também chamado de estilo afirmativo em que a defesa do direitos e interesses e a expressão dos sentimentos é feita de forma aberta e honesta Respeito por si e pelos outros Abertura à comunicação directa e à negociação

Estilo Assertivo Comunicação cara-a-cara Procura compromisso de ambas as partes Relacionamentos saudáveis com todos, mesmo quando há desacordo

LIDERANÇA: Estratégias de Motivação Reconhecer os pontos fortes Rever as situações de sucesso Fazer uma coisa de cada vez Concentrar-se no futuro Demonstrar confiança Desdramatizar a situação Estabelecer metas Pensar na realização pessoal

Motivação dos Outros Vídeo 4 http://www.youtube.com/watch?v=NoQXujwUpNU

Fim! Questões Discussão Avaliação