Introdução à Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Introdução a Informática
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
Entrada e Saída Introdução.
Noções de Informática Prof. Eduardo
Disciplina: Introdução à Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Esquema básico do hardware
GERAÇÕES 1951/ Computadores de primeira geração:
Como Funciona o Computador
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Fundamento à Informática
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Professor Robson Campos
Arquitetura de Computadores
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Inclusão Digital Aula 1 – O computador.
Professor Felipe Monteiro Lima
Computadores Tipos e estrutura interna
Luan Philipe Braz Thyago Victor de Andrade. Componentes de um Computador Periféricos Processador Dispositivos de armazenamento de dados Dispositivos de.
Introdução ao Processamento de Dados
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
| Introdução à Computação |
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Montagem e Manutenção de Computador I
Bem vindos as aulas de informática
ABACO.
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Introdução à Computação
Informática nas Organizações
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES
Introdução à INFORMÁTICA
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Introdução à Informática
Fundamentos de Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL I Prof. Marcelo Maciel de Souza
DSC/CCT/UFCG Introdução à Informática Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Prof.: José Eustáquio Rangel.
Computação Eletrônica 2
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE COMPUTADORES
Arquitetura geral de computadores
Sistemas Operacionais
Introdução a Informática
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Funcionamento interno do computador
Introdução à Programação
Introdução a Informática
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Informática e o Computador (Parte I)
Como Funciona o Computador
História dos computadores – O ENIAC
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
Professor: Carlos Silva Introdução a informática.
Tecnologias de Informação e Comunicação Estrutura e funcionamento de um sistema informático Agrupamento de Escolas de Carvalhos Professora Susana Oliveira.
Origem da palavra Informática
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Informática Básica Karine Alessandra Córdova Informática: é o tratamento da informação de forma automática.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Computação Bacharel Rosélio Marcos Santana roseliomarcos@yahoo.com.br

Apresentação: Bacharel em Sistemas de Informação pela FAMINAS- Faculdade de Minas em Muriaé – MG. Especializado em Matemática pela UNAR – Universidade de Araras em São Paulo – SP. Pós graduado em MBA em gestão de Negócios e Pessoas pela Univértix – Faculdade Vértice – MG.

Alguns pontos importantes: Freqüência; Pontualidade e compromisso com trabalhos; Notas: prova trabalho atividades complementares.

Objetivos da disciplina A disciplina visa dar uma introdução básica ao processamento de dados em geral, mostrando como funcionam os principais aplicativos para microcomputadores, suas potencialidades e limitações através dos estudos sobres sistemas de numeração e conceitos básicos de computação. São abordados também os aspectos de uso em diversas finalidades do computador.

Objetivos da disciplina Softwares Redes de comunicação de dados Prática

Ementa Conceitos básicos em Computação; Software; Redes de comunicação de dados; Prática

Conceitos básicos em Computação A Informática na vida do homem moderno Histórico e desenvolvimento dos computadores Arquitetura de computadores: memória, unidade de processamento, dispositivos de entrada/saída Grandezas utilizadas na medida de informação Sistemas de numeração

Software Descrição e classificação Sistemas operacionais Aplicativos básicos

Rede de Comunicação de dados Arquitetura de redes Redes locais e distribuídas Internet Computação móvel Computação ubíqua Computação pervasiva

Prática Excel (planilhas, gráficos, tabelas e fórmulas)   Excel (planilhas, gráficos, tabelas e fórmulas) Word (formatação) Pesquisa bibliográfica na internet Segurança da Informação

“SER MÉDICO VETERINÁRIO”

INOVAÇÃO

Introdução Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Inicio do primitivo processamento de dados do homem.

Surgimento do Àbaco a mais de 1500 anos; Cartao perfurado em 1801; Calculadora de Relés em 1937;

Em 1944 surge o tão esperado ENIAC (Eletronic Numerical Integrato and Computer) Com 5,5 metros de altura e 25 metros de comprimento.

Geração dos computadores A arquitetura de um computador depende do seu projeto lógico, enquanto que a sua implementação depende da tecnologia disponível. As três primeiras gerações de computadores refletiam a evolução dos componentes básicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes.

Primeira Geração Os computadores de primeira geração (1945-1959) usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito.

Segunda Geração A segunda geração (1959-1964) substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos. Isso tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo.

Terceira Geração A terceira geração de computadores (1964-1970) foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.

Quarta Geração A quarta geração, de 1970 em diante, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanosegundos (bilionésima parte do segundo).

Geração Atual Essa ultima década do milênio teve numerosas inovações tecnológicas: A velocidade dos processamentos; a grande capacidade de armazenamento de dados; os SO. Evolução do hardware. entre outras..

Geração Futura A próxima geração dos computadores talvez seja tão revolucionária que poucos vão acreditar no que já se fala sobre isso. As pesquisas sobre “chips” biológicos já estariam em andamento. Seriam enzimas orgânicas ou coisa semelhante. O assunto por enquanto é só um mistério, mas a rapidez do processamento e a capacidade de armazenamento de dados num sistema assim, seriam inimagináveis.

Pense! “Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações.”

Conhecimento de Informática Três elementos : Consciência – à medida que estudar os computadores, você tomará consciência de sua importância, versatilidade e infiltração na sociedade. Conhecimento – Você aprenderá o que são os computadores e como eles funcionam. Interação – Não há melhor maneira de conhecer os computadores do que interagir com eles.

O que é informática INFOR mação autoMÁTICA

Estudo do tratamento da informação. É a ciência que estuda a coleta das informações, ou dados, de forma organizada, buscando meios necessários para aumentar a velocidade e eficiência na proteção dos dados. Seu objetivo é o tratamento da informação, usando como ferramenta os recursos de sistemas de computação, ou seja, o computador e outros recursos ligados a ele.

O que é um Computador ?

É uma máquina constituída por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar processar e transmitir informações. Máquina programável, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqüência de comandos, de acordo com o que for especificado.

“Um computador é uma coleção de componentes que realizam operações lógicas e aritméticas sobre um grande volume de dados.” (F. K. Miyazawa

Alguns benefícios do computador Produtividade: - Funcionários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. - Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores.

Tomada de decisões: - Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. Redução de custos: - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada.

Componentes de um sistema de computador Hardware: Equipamento associado ao sistema. Software: Instruções que dizem o que o computador deve fazer. Pessoas: Programador de computador: escreve software. Usuário: adquire e usa software. - Freqüentemente chamado de usuário final.

Hardware: Os Componentes Básicos de um Computador. Quatro componentes principais: Dispositivos de entrada Processamento Armazenamento Dispositivos de saída

Entrada: são os dados colocados no computador para ser processados. O dispositivo de entrada mais comum. Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres. Teclado

Mouse Move-se sobre uma superfície plana. O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela.

Scanner Lê letras, números e símbolos especiais. Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos.

Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Saída: o resultado produzido pela CPU. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: : Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo,totalmente em cores. Monitor

Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa.

Dispositivo de armazenamento: É um dispositivo capaz de gravar (armazenar) informação (dados). Essa gravação de dados pode ser feita virtualmente, usando qualquer forma de energia. Um dispositivo de armazenamento retém informação, processa informação, ou ambos. Um dispositivo que somente guarda informação é chamado mídia de armazenamento.

Dispositivos que processam informações (equipamento de armazenamento de dados) podem tanto acessar uma mídia de gravação portátil, quanto podem ter um componente permanente que armazena e obtém dados.

Dispositivos de processamento de dados: Enquadram-se neste quesito, os dispositivos responsáveis por processar uma informação dos dispositivos de entrada para serem enviados aos dispositivos de saída ou armazenamento. Enquadram-se aqui, principalmente:

Memória RAM: que armazena dados para serem acesados de forma mais veloz que o HD, trabalhando diretamente com o processador.

A placa de vídeo: que processa as imagens que vão para o monitor. Chip set: circuitos de apoio da placa mãe, fazendo a comunicação entre os dispositivos através de barramentos.

Processador: peça que executa instruções existente nos programas.