Ensino da geografia e as geotecnologias: uma nova abordagem didática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Administração de Marketing 1
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Geoprocessamento para Todos
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Pós Graduação em Saneamento e Meio Ambiente
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
III Formação de Português Ensino Regular – PAT1cf III e IV e Todos pela Aprendizagem 14 de junho
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Currículo e Formação Docente
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Universidade sem Fronteiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Metodologia Científica Aula 6
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
A Tabuada.
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
III Encontro de Boas Práticas
Renda até 2 SM.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
PLENÁRIA FINAL.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
9º eAtus Encontro dos Atendimentos aos Usuários E 1ª Semana de Atualização do CDSR.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Oficina de Apropriação de Resultados
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Introdução a Engenharia de Alimentos
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Transcrição da apresentação:

Ensino da geografia e as geotecnologias: uma nova abordagem didática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INFORMAÇÕES ESPACIAIS Ensino da geografia e as geotecnologias: uma nova abordagem didática Inês Mário Nosoline Universidade Federal de Viçosa – UFV Dalto Domingos Rodrigues     Angélica Carvalho Di Maio Universidade Federal Fluminense– UFF Carlos Antônio Oliveira Vieira Universidade Federal de Santa Catarina– UFSC

SUMÁRIO ☛ Introdução ☛ Justificativa ☛ Objetivo ☛ Área de Estudo ☛ Metodologia ☛ Resultados ☛ Conclusões ☛ Recomendações

Introdução Avanços tecnológicos e da ciência em geral e os métodos tradicionais de ensino; + Minha fala: A procura pela integração entre os avanços tecnologicos que a nossa sociedade moderna vivência e os métodos tradicionais de ensino, se faz cada vez mais presentes, principalmente quando o assunto é estimular o aluno: Fonte: http://usstar.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/09/ensino-a-distancia.jpg

Introdução ☛ a criar um pensamento crítico sobre os tópicos estudados; ☛ desenvolver a capacidade destes estudantes de continuar aprendendo. Toda essa evolução vivenciada pela nossa sociedade moderna e a necessidade de inseri-la nas escolas, desencadeou um processo de mudanças com a finalidade de: a criar um pensamento crítico sobre os tópicos estudados e, ao mesmo tempo provocar uma vontade de aprender mais sobre esses assunto. Fonte: http://www.alienado.net/fotos/2010/03/exercicios-resolvidos-de-geografia.jpg

Introdução Parâmetros curriculares nacionais PCN e as diretrizes; Conhecimento cientifico e tecnológico; Ensino Médio e Fundamental; Para atender a essas novas exigências, os parâmetros curriculares nacionais (PCN) e as diretrizes para o ensino médio, passaram a destacar a importância de se trabalhar com o conhecimento cientifico e tecnológico, no ensino médio e fundamental, favorecendo assim a introdução das chamadas geotecnologias, no âmbito escolar (Brasil, 1998).

Introdução As geotecnologias e a educação. A multidisciplinaridade: O dinamismo; E a capacidade de explorar a visão espacial do aluno; contribuir para uma rápida transformação da informação em conhecimento; História Geografia Matemática As geotecnologias são as tecnologais que utilização utilizam técnicas matemáticas e computacionais para a manipulação e sistematização de informações geográficas. E o seu uso no âmbito escolar oferece como vantagem, a multidisciplinaridade ( podendo ser usada em historia: para análise comparativa de imagens de uma mesma região em períodos diferentes, em geografia, matemática), o dinamismo, e a capacidade de explorar a visão espacial do aluno, e além de contribuir para uma rápida transformação da informação em conhecimento.

Introdução Questões que podem ser abordadas: Planejamento e gestão municipal As geotecnologias são as tecnologais que utilização utilizam técnicas matemáticas e computacionais para a manipulação e sistematização de informações geográficas. E o seu uso no âmbito escolar oferece como vantagem, o dinamismo, a multi Fonte: www.engeotec.com.br/servicos.html

Introdução Questões que podem ser abordadas: Planejamento e gestão municipal Controle de queimadas e desmatamento Fonte: www.engeotec.com.br/servicos.html

Introdução Questões que podem ser abordadas: Cartografia Planejamento e gestão municipal Controle de queimadas e desmatamento Cartografia Fonte: www.engeotec.com.br/servicos.html

Introdução O uso das geotecnologias como suporte ao ensino de cartografia nos possibilita: ☛ utilizar imagens de satélites para ter uma visão espacial da área de interesse; ☛ extrair informações de interesse dos professores conforme os assuntos abordados em aula; ☛ criar mapas temáticos locais ou da região.

Justificativa Prender a atenção do aluno em sala de aula não tem sido um tarefa fácil para professores e responsáveis educacionais, e isso somado a carência de materiais didáticos, para se ensinar cartografia, piora mais ainda a situação. Novos instrumentos para melhoria do aprendizado: por exemplo, o uso do SIG e GPS para abordar coordenadas geográficas; Suporte a transmissão do conteúdo a ser ministrado; Por outro lado, vários estudos tem mostrado (o próprio MEC incentiva) que a introdução de métodos que associam novas tecnologias ao modo de ensinar produzem efeitos positivos no aprendizado, em especial o estudo de temas dinâmicos como os abordados pela Geografia, pois esses instrumentos novos são contemporâneos dos alunos e favorecem o trabalho escolar com dados mais atualizados, por exemplo. Como coordenadas geográficas supõe um entendimento de conceito abstrato para o aluno, o movimento e a localização das coordenadas com auxílio do SIG e do GPS traz resultados também positivos. Em vista disso, propôs-se criar um protótipo de ensino que aborda de forma dinâmica os assuntos de coordenadas geográficas e escalas, apontados pela maioria dos professores como tópicos que apresentam maior grau de dificuldade de assimilação da parte alunos e de grande importância nos estudos da representação espacial.

Por que aplicá-lo em Guiné Bissau e no Brasil ? Em todas as sociedades a educação é vista como componente da solução do problema na luta contra a pobreza e violências, e fundamental para desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida; Plano Nacional de Ação – Educação Para Todos Reduzir em metade a pobreza extrema e a fome Assegurar a educação de base para todos Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres Reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna Combater o HIV/SIDA, o paludismo e outras doenças Assegurar um meio ambiente durável e reduzir em metade a percentagem da população ainda sem acesso à água potável;

Por que aplicá-lo em Guiné Bissau e no Brasil ? Brasil X Guiné-Bissau A língua Diferenças sócio-econômicas Problemas Sociais Carência de materiais didáticos

Objetivos ☛ Desenvolver e avaliar uma metodologia de ensino, a partir do uso de geotecnologias, e fornecer aos educadores uma ferramenta de ensino de temas ligados a cartografia e acesso a mapas digitais, contribuindo assim para: a inclusão digital referente às formas de representação e manipulação de informação geográfica; Difusão o uso das geotecnologias como recurso didático nas escolas;

Objetivos ☛ Também objetivou-se: Criar um módulo interativo de assuntos relacionados à geografia, especificamente à cartografia, nos quais os alunos apresentam maior dificuldade de assimilação (Coordenadas Geográfica e Escala); Criar um conjunto de mapas interativos para compor bancos de dados digitais; E por fim realizar a aplicação e avaliação dessa metodologia em Guiné-Bissau e Brasil.

Área de Estudo

Metodologia ETAPA 1 Definição da séries escolar e dos temas a serem abordados Coleta e Seleção dos dados de acordo com o interesse dos professores Escolha do Software livre e gratuito A ETAPA 1 abrangeu a definição da serie escolar em que o projeto seria aplicado assim como os temas que seriam abordados, para isso aplicou-se um questionário aos professores tanto no Brasil quanto em Guiné-Bissau(num total de 40 professores). Já a etapa 2 consistiu na seleção dos dados que comporiam os bancos de dados, na escolha do Software livre e gratuito, para a montagem desse BD, e na elaboração , aplicação e avaliação dos módulos. Ressalta-se ainda que todas essas etapas foram realizadas com o auxilio dos professores e esses auxiliaram. ETAPA 2 Montagem do Banco de dados Criação do módulo de ensino Aplicação nas escolas/Avaliação

Regiões administrativas 4. Metodologia Escolha do Software livre e gratuito: Possuir a interface em português; Que facilite a aprendizagem, uma vez que, o tempo para aplicação do projeto será pequeno; Que aceite vários formatos de arquivos, sem que se precise recorrer a outros softwares para realizar a conversão; Banco de dados Brasil A escolha do software livre procurou suprir as seguintes necessidades: Regiões administrativas Guiné-Bissau UEMOA

Coordenadas Geográficas 4. Metodologia Criação do módulo de ensino Aplicação nas escolas/Avaliação EACG Escala Introdução Coordenadas Geográficas Exercícios

Metodologia : Etapa 2 1ª tentativa Aparece a dica 1 2ª tentativa Erroua alternativa errada desaparece Aparece a dica 1 Acertoupassa para a próxima 2ª tentativa Erroua alternativa errada desaparece Aparece a dica 2 Acertoupassa para a próxima 3ª tentativa Erroua alternativa errada desaparece Mostra a solução e passa para próxima questão. Acertoupassa para a próxima

Coordenadas Geográficas 4. Metodologia Criação do módulo de ensino Aplicação nas escolas/Avaliação EACG Escala Introdução Coordenadas Geográficas Exercícios

Metodologia: Etapa2 Etapas da aplicação do projeto Módulos no Flash Guiné-Bissau Brasil Pré-teste Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas Módulos no Flash Escala Atividades complementares: práticas GPS e SIG Atividades complementares: praticas SIG Escala Pós-teste Questionário

Questionários aplicados aos professores 5. Resultados Questionários aplicados aos professores Tanto no Brasil quanto em Guiné-Bissau os professores indicaram a cartografia. Módulo de ensino No brasil 60 % dos professores do ensino fundamental indicaram a cartografia como o assuntos que os alunos apresentam maior dificuldade de assimilação e aprendizagem. E no ensino médio foram 50% dos professores. Em Guiné-Bissau essa porcentagem sobe para 90 na 7ª classe e 80 na 8ª classe.

Questionários aplicados aos professores 5. Resultados Questionários aplicados aos professores Tanto no Brasil quanto em Guiné-Bissau os professores indicaram a cartografia. Módulo de ensino

5. Resultados ☛ Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Pré-teste   Acertos Percentagens de acertos Erros Percentagens de erros QUESTÃO 1 32 100.00% 0.00% QUESTÃO 2 17 53.13% 15 46.88% QUESTÃO 3 9 28.13% 23 71.88% QUESTÃO 4 11 34.38% 21 65.63% QUESTÃO 5 14 43.75% 18 56.25% QUESTÃO 6 25 78.13% 7 21.88% total 108 84 Pré-teste No brasil a aplicação do projeto foi realizado na Escola estadual Effie Rolfs, que contou com a participação de 3 turmas do 8º ano, a antiga 7ª series. 8° B   Acertos Percentagens de acertos Erros Percentagens de erros QUESTÃO 1 26 96.30% 1 3.70% QUESTÃO 2 25 92.59% 2 7.41% QUESTÃO 3 12 44.44% 15 55.56% QUESTÃO 4 6 22.22% 21 77.78% QUESTÃO 5 10 37.04% 17 62.96% QUESTÃO 6 16 59.26% 11 40.74% total 95 67

5. Resultados ☛ Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Turma 8º A Acertos Erros Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 3,375 2,625 Pré-teste No brasil a palicação do projeto foi realizado na Escola estadual Effie Rolfs, que contou com a participação de 3 turmas do 8º ano, a antiga 7ª series.   8° A   Turma 8º B Acertos Erros proporção(total de acertos ou erros/nº de alunos) 3,519 2,481

5. Resultados ☛ Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Turma 8º A: coordenadas geográficas Acertos Erros Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 4,188 0,813 Módulos No brasil a palicação do projeto foi realizado na Escola estadual Effie Rolfs, que contou com a participação de 3 turmas do 8º ano, a antiga 7ª series.     Turma 8º B: coordenadas geográficas Acertos Erros proporção(total de acertos ou erros/nº de alunos) 4,407 0,593

5. Resultados ☛ Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Turma 8º A: Escala Acertos Erros Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 5,846 0,154 Módulos No brasil a palicação do projeto foi realizado na Escola estadual Effie Rolfs, que contou com a participação de 3 turmas do 8º ano, a antiga 7ª series.     Turma 8º B: Escala Acertos Erros proporção(total de acertos ou erros/nº de alunos) 5,875 0,125

5. Resultados ☛ Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Pós-teste   Acertos Percentagens de acertos Erros Percentagens de erros QUESTÃO 1 16 61.54% 10 38.46%  QUESTÃO 2 18 69.23% 8 30.77%  QUESTÃO 3 6 23.08% 20 76.92%  QUESTÃO 4 QUESTÃO 5 9 34.62% 17 65.38%  QUESTÃO 6 65.38% 34.62%  total 82 74 Pós-teste No brasil a aplicação do projeto foi realizado na Escola estadual Effie Rolfs, que contou com a participação de 3 turmas do 8º ano, a antiga 7ª series. 8° B   Acertos Percentagens de acertos Erros Percentagens de erros QUESTÃO 1 10 62.50% 6 37.50% QUESTÃO 2 15 93.75% 1 6.25% QUESTÃO 3 7 43.75% 9 56.25% QUESTÃO 4 QUESTÃO 5 5 31.25% 11 68.75% QUESTÃO 6 14 87.50% 2 12.50% total 60 36

5. Resultados ☛ Aplicação nas escolas/Avaliação: Brasil Turma 8º A Acertos Erros Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 3,154 2,846 Pós-teste No brasil a palicação do projeto foi realizado na Escola estadual Effie Rolfs, que contou com a participação de 3 turmas do 8º ano, a antiga 7ª series.   8° A   Turma 8º B Acertos Erros proporção(total de acertos ou erros/nº de alunos) 3,750 2,250

Módulo de coordenadas Geográficas (14) 5. Resultados ☛ Aplicação nas escolas/Avaliação: Guiné-Bissau Turma B2 Acertos Erros Pré-teste (35 alunos) Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 1.66 4.34 Módulo de coordenadas Geográficas (14) 4.57 0.43 Módulo Escala (14) 5.64 0.36 Pós-teste(30) 4.23 1.77 Liceu Kwame N’Krumah Em Guiné-Bissau a aplicação do projeto foi realizado em 3 liceus diferentes e um instituto de formação dos professores. Para resultados destaca-se os obtidos no liceu Kwame nas turmas B2 e B3, ressaltando-se que a turma B3 só realizou os testes e presenciou uma aula referente a coordenadas geográficas, assunto este nunca visto na 7ª classe devido a greve dos professores. Apesar da turma B3 ter demonstrado uma melhora no pós-teste, ela não foi tão significativa se comparado com a turma B2. Turma B3 Acertos Erros Pré-teste( 35 alunos) Proporção (total de acertos ou erros/nº de alunos) 1.23 4.77 Pós-teste(30) 1.64 4.36

5. Resultados ☛ Aplicação nas escolas/Avaliação: Guiné-Bissau Liceu Agostinho Neto

5. Resultados ☛ Aplicação nas escolas/Avaliação: Guiné-Bissau Liceu Agostinho Neto Nessa turma os alunos obtiveram o pior resultado em todos os pré-testes aplicados sendo que a proporção de acerto por numero de alunos foi de 0,82 Entretanto no pós-teste o resultado 2.56, que representa um rendimento 3 vezes maior que do pré-teste. ou seja, os módulos surtiram um resultado positivo na consolidação dos conceitos. Em vista que o pós- teste foi aplicado depois do recesso escolar. >comentar brevemente sobre os resultados das turmas do João XIII A nota destes no pós-teste foi menor do que no pré-teste, APESAR de em sua avaliação bimestral ( onde escala , fazia parte) segundo o professor obtiveram boas notas. Vários causas podem ser apontados, entre eles são: >O teste não foi aplicado em uma época favorável em função do recesso escolar; >Falta de atenção na hora da prova; >Alguns alegaram que o nível da prova aumentou, ou seja, ficou mais difícil;

5. Resultados ☛ Análise dos questionários De modo geral os alunos gostaram das aulas realizadas nos módulos de ensino, do Terraview e google earth, pois lhes possibilitou aprender mais sobre os assuntos abordados e de forma dinâmica. E quanto aos professores? “Considero essas aulas de extrema importância, dada a adequação da metodologia aplicada, que faz mais aproximação aos conteúdos.”.Prof. Quintino Sanca estes demonstraram satisfação com os resultados alcançados, elogiaram a iniciativa e perceberam a importância do uso das geotecnologias nas escolas como ferramenta auxiliar as aulas/.

5. Conclusões ☛ As geotecnologias como recurso facilitador no processo de aprendizagem; ☛ Proporcionou a inclusão digital; “o material auxiliar ajudou bastante na consolidação dos conceitos, porque além de permitir saber manipular o computador, os esquemas aí esboçados permitiram uma visualização clara e a compreensão dos temas abordados” Professor Quintino Sanca do instituto Tchico Té ☛ Solução para carência de materiais didáticos; ☛ Dinamismo e aprendizado sólido; O uso das geotecnologias no âmbito escolar demonstrou facilitar a compreensão dos assuntos estudados, proporcionando assim um ganho significativo no rendimento dos alunos, além de contribuir para a inclusão digital referente às formas de representação e manipulação de informação geográfica. e no caso da Guiné-Bissau demonstrou ser uma oportunidade desses alunos estarem se familiarizando com o computador. Em países onde há carência de materiais didáticos seria uma solução para os professores criarem seus materiais de acompanhamento, tornar as aulas mais dinâmicas e proporcionar um aprendizado sólido a partir da interatividade possível por meio do computador, onde a informação pode se transformar em conhecimento com a maior rapidez.

5. Conclusões ☛ TerraView e Google Earth: conciliar os tópicos em estudos com o cotidiano dos alunos; ☛Problemas encontrados; Fator Gênero; A matemática; A língua; Assuntos estudados ou não; O uso do TerraView e o Google Earth ajudou na conciliação dos tópicos em estudo com o cotidiano dos alunos, ressaltanto a curiosidade deste em querer aprender sobre outras cidades, estados e até sobre outros países. Além de ter contribuido para abertura de questionamento sobre os resultados alcançados e interessantes discussões dos dados ali espacializados.

5. Recomendações ☛ Criação de uma interface mais fluida permitindo a integração de todos os módulos de ensino. ☛ Elaborar um curso destinado aos professores, de forma a garantir a participação em conjunto no projeto; ☛Realizar avaliações intermediárias de acompanhamento, para medir o tempo de retenção da informação adquirida; Como sugestões para trabalhos futuros recomenta-se : a criação de uma ...... Aplicar um curso destinado aos professores, Realizar ...............

5. Recomendações ☛ Implementar mais exercícios nos módulos de ensino; ☛ Aumentar o tempo de duração dos projetos; ☛ Elaborar módulos de exercício de caráter evolutivo; Aumentar o tempo de duração do projeto com o intuito de desenvolver melhor as atividades, análisar o comportamento dos alunos durante as aulas e mensurar melhor o aproveitamento no ensino e aprendizagem. Elaborar módulos de ...... Evolutivo, Ou seja , a cada duas questões do mesmo nível de dificuldade erradas, o aluno seja direcionado a parte teórica do módulo de ensino que contenha aquele assunto.

5. Conclusões ☛ As geotecnologias como recurso facilitador no processo de aprendizagem; ☛ Proporcionou a inclusão digital; ☛ Problemas socio-economicos: Brasil X Guiné- Bissau; “o material auxiliar ajudou bastante na consolidação dos conceitos, porque além de permitir saber manipular o computador, os esquemas aí esboçados permitiram uma visualização clara e a compreensão dos temas abordados” ☛Superação dos problemas com a matemática; ☛ TerraView e Google Earth: conciliar os tópicos em estudos com o cotidiano dos alunos; O uso das geotecnologias no âmbito escolar demonstrou facilitar a compreensão dos assuntos estudados, proporcionando assim um ganho significativo no rendimento dos alunos, além de contribuir para a inclusão digital referente às formas de representação e manipulação de informação geográfica. e no caso da Guiné-Bissau demonstrou ser uma oportunidade desses alunos estarem se familiarizando com o computador. Em países onde há carência de materiais didáticos seria uma solução para os professores criarem seus materiais de acompanhamento, tornar as aulas mais dinâmicas e proporcionar um aprendizado sólido a partir da interatividade possível por meio do computador, onde a informação pode se transformar em conhecimento com a maior rapidez.

Referências Bibliográficas Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, 1998, Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 502 p.   ______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002, Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. – Brasília: MEC; SEMTEC, 360 p. BUENO, M. R.; CASTRO, N. A. R.; SILVA, R. E. D. P. de. Proposta Curricular-CBC: Geografia Ensino Fundamental e Médio. Minas Gerais: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, disponível em :< http://crv.educacao.mg.gov.br>. Acesso em: 20 jan. 2010. GeoMINAS - Mapas ,Disponível em:< http://www.geominas.mg.gov.br/> , Acesso em: 20 mai. 2008. IBGE - Cidades, 2008, disponível em:< http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>, Acesso em: 20 set. 2008. Algumas referências bibliograficas,

Referências Bibliográficas DI MAIO, A. C. Geotecnologias Digitais no Ensino Médio: Avaliação prática de seu potencial. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências, Rio Claro, 2004. 188p .   DUARTE, P. A. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994. FLORENZANO, T. G.; SANTOS, V.M.N. Difusão do sensoriamento remoto através de projetos escolares. In: Anais XI SBSR. Belo Horizonte, MG, 05-10 de abril de 2003, INPE, p. 775-780. TERRAVIEW 3.5.0. São José dos Campos, SP: INPE, 2010. Disponível em: <www.dpi.inpe.br/terraview >. Acesso em: 12 jun. 2010. THRALLS, Z. A. O ensino da Geografia. Porto Alegre: Globo, 1967. 290p.

Obrigada!

Extras

Metodologia : Etapa 1 Aplicação dos questionário aos professores Informações referentes ao professor e das escolas onde lecionam: Idade:____Formação:_________________________________________ Experiência profissional na sala de aula ensinando geografia: 0 a 4 anos 4 a 8 anos 8 a 12 anos mais de 12 anos Outras experiências profissionais: _________________________________ Recursos disponíveis nas escolas onde lecionas: Mapas Sala de Vídeo Sala de informática Data Show Retroprojetores Quais destes recursos utilizas em suas aulas: Mapas Sala de Vídeo Sala de informática Data Show Retroprojetores Colégio onde leciona é: Estadual Municipal Particular

Metodologia : Etapa 1 Aplicação dos questionário aos professores As duas perguntas referentes definição das séries escolares e dos assuntos que farão parte do módulo de ensino: Dos assuntos abordados em sala de aula, indique 3 (para cada série) dos quais os alunos apresentam maior dificuldade de assimilação e aprendizagem; Se pudessem utilizar o computador como auxilio no estudo da cartografia, qual assunto abordado em sala de aula seria o mais indicado;

Resultados Inicias Categorização dos assuntos apontados Cartografia Assuntos que envolvem o estudo da dinâmica populacional e suas particularidades, aspectos humanos, políticos, culturais, sociais, e econômicos. Geografia Humana Assuntos que envolvem estudo das características naturais como clima, vegetação, hidrografia, relevo e os impactos decorrentes da exploração da natureza pelo homem. Geografia Física Geografia Ambiental Assuntos que envolvem estudo dos aspectos espaciais da interação entre humanos e o mundo natural.

Resultados Inicias Resultados obtidos no Brasil : Ensino Fundamental Noções básicas de Cartografia 60% Escalas Interpretação de Mapas e gráficos 1ª Dificuldade apontada pelos professores. 2ª Dificuldade apontada pelos professores.

Resultados Inicias Resultados obtidos no Brasil : Ensino Fundamental Entretanto ao contabilizar as frequências de citações de cada categoria, percebe-se que este (cartografia) apresenta a mesma freqüência que a Geografia Humana.

Resultados Inicias Resultados obtidos no Brasil : Ensino Médio Resultado decorrente dos conteúdos abordados nesse nível escolar, que privilegiam questões referentes à análise da sociedade e da natureza (Geopolítica, Movimentos sociais agrárias e urbanas, análises ambientais, etc.). 1ª Dificuldade apontada pelos professores. 2ª Dificuldade apontada pelos professores.

Resultados Inicias Resultados obtidos em Guiné-Bissau: Ensino Secundário Tabela 1: Frequência das categorias assinaladas pelos professores de 7º classe Nota: ¹Dos 20 professores entrevistados, um não apontou dificuldades, ² dos 20 professores entrevistados, 2 não apontaram dificuldades, ³ dos 20 professores entrevistados, 6 não apontaram dificuldades. Frequência(%)¹ Categoriais Dificuldade 1¹ Dificuldade 2² Dificuldade 3³ Geografia Humana 5 Geografia Física 15 35 Geografia Ambiental Cartografia 90 75

Resultados Inicias Resultados obtidos em Guiné-Bissau: Ensino Secundário Tabela 1: Frequência das categorias assinaladas pelos professores de 8º classe Nota: ¹Dos 20 professores entrevistados, 3 não apontaram dificuldades, ² dos 20 professores entrevistados, 5 não apontaram dificuldades, ³ dos 20 professores entrevistados, 8 não apontaram dificuldades. Frequência(%)¹ Categoriais Dificuldade 1¹ Dificuldade 2² Dificuldade 3³ Geografia Humana Geografia Física 5 50 45 Geografia Ambiental Cartografia 80 25 15