Motores Monofásicos e de propósitos especiais Escola de Engenharia de São Carlos Máquinas Elétricas: Motores Monofásicos e de propósitos especiais Prof. Elmer Pablo Tito Cari Prof. Elmer
Controle de Velocidade de Motores monofásicos
Controle de Velocidade de Motores monofásicos Igual dos motores trifásicos Variação de frequencia Mudando o número de pólos Mudando a tensão terminal
Controle de Velocidade de Motores monofásicos Mudando a tensão terminal Autotransformador Circuito controlador Resistor em série
Controle de Velocidade de Motores monofásicos Exemplo em motores de pólos sombreados com derivação C A B
Motores especiais
Motor de Relutância Usa o torque de relutância O conjugado de relutância é o conjugado induzido em um objeto de ferro na presença de um campo externo, levando ao objeto se alinhar com o campo externo. O campo externo induz um campo no interior do objeto de ferro.
Motor de Relutância Por si só não tem torque de partida
Motor de Relutância Motor de relutância com partida própria pode ser construído incluindo os enrolamentos amortecedores
Motores de Histerese
Motor de Histerese O rotor do motor de histerese é um cilindro com uma superfície suave de material magnético sem dentes, protuberância ou enrolamentos. O rotor pode ser construído por um cilindro sólido, geralmente um núcleo (pode não ser magnético) tem uma camada de material com histerese. O estator pode ser monofásico ou trifásico. Se for monofásico deve ter um capacitor permanente para produzir um campo magnético suave.
Motor de Histerese O campo magnético do estator magnetiza o rotor e induz pólos nele. Quando o campo magnético varre a superfície do rotor, o fluxo do rotor não pode acompanhá-lo porque o metal do rotor tem perda por histerese. Como o campo do estator e do rotor estão em ângulos diferentes, um torque é formado
Motor de Histerese
Rotor revestido com material com histerese Motor de Histerese Rotor revestido com material com histerese
Motor de Histerese Um motor de histerese pode ser construído com um estator de pólos sombreados, obtendo-se um motor síncrono de baixa potência
Motor de Histerese motor síncrono de histerese com pólos sombreados Aplicações: Relógios elétricos, motores para fitacasetes.
Motor Universal
Motor Universal Para que o motor série funcione em C. A. as estruturas do estator e dos pólos dos campos devem ser laminadas.
Motor Universal A características torque velocidade não é igual devido a: Presença da reatância do estator Nos picos de CA, pode saturar o fluxo e portanto diminuir o torque
Motor Universal Aplicações: Aspirador de pó, aparelhos domestícos, furadeiras, aparelhos portáteis
Tendências do projeto de Motores de Indução
Tendências do projeto de Motores de Indução