O que é o ? Rede de Voluntariado Social do Politécnico de Coimbra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

Bem-vindos!.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Transparência de Qualificações no Espaço Europeu
Tema I Análise Sociocultural das AFD
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
ID078 POSC: 234/4.3/C/NOR Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 4 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Lei de bases do sistema Educativo
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
(DC): uma educação que garanta a socialização moral e a ordem social
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Sessão de Abertura “A chave para o teu futuro”
Biblioteca Municipal José Saramago/Feijó 20 de Maio de 2011
Perfil do Profissional
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Abertura - Dia 25 de Março – 15 horas Sala dos Conselhos da FPCE e Sala Imagem Gráfica desenvolvida por New View Design.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Lei de bases da actividade física e desportiva
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Lisboa, 16 Maio 2013 Ana Rita Bule, Joana Bernardo e Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.ºSemestre 2012/2013.
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Autoavaliação Institucional e a CPA
Área de projecto 12º ano – 2010/2011
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política Educacional Brasileira
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Projeto de Intervenção Elaborado por: Ariana Fulgêncio ( ) Diana Vieira ( ) Élia Teixeira ( ) Kelly Mendes ( ) Promoção.
Políticas Públicas de promoção à educação Inclusiva
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
Comissão de Coordenação do Voluntariado Liliana Sousa (Pró-Reitora) Anabela Oliveira André Andrade Gracinda Martins Lúcia Ramos Celina Silva (secretariado)
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Estudo “Atividades de Voluntariado dos Estudantes da Universidade de Aveiro” Filipe Teles Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território Dia.
Transcrição da apresentação:

O que é o ? Rede de Voluntariado Social do Politécnico de Coimbra

Porquê o ? O reconhecimento da importância da ação voluntária nos alunos e diplomados do Politécnico de Coimbra a nível: » Formativo » Social e » Cultural Complementar à formação académica

As motivações Institucionais O IPCser surge da necessidade em formar cidadãos e profissionais mais exigentes, informados e produtivos, conscientes da sua responsabilidade sobre o mundo que os rodeia, competências estas que nem sempre são apreendidas em contexto formal de ensino.

Objectivos principais Promover a formação e desenvolvimento pessoal e social de toda a comunidade que constitui o IPC; Promover o desenvolvimento de valores e competências : espírito de solidariedade e de entreajuda, de colaboração e partilha; trabalho de equipa; sentido de responsabilidade e respeito, auto-estima e confiança; etc..

Objectivos principais Proporcionar a participação e o envolvimento de toda a comunidade académica e profissional do IPC em projetos de cooperação e desenvolvimento comunitário com a sociedade civil; Facilitar a transição para a vida activa dos estudantes graças ao desenvolvimento de diversas competências extracurriculares pessoais,sociais e profissionais que se adquire com a prática do voluntariado e que serão consideradas como suplemento ao diploma.

O Funcionamento do BOLSA DE VOLUNTÁRIOS: » Constituída por estudantes, docentes e não docentes do IPC (incluindo ex-alunos, ex-docentes e ex-funcionários) BOLSA DE PROGRAMAS E PROJECTOS : » Constituída por projetos das instituições e organizações da sociedade civil, que manifestem formalmente o desejo de receber voluntários em várias áreas e âmbitos de actuação.

Gestão da Rede Conselho do Voluntariado: Prof. Doutor Rui Antunes - Presidente do Polit é cnico de CoimbraPolit é cnico de Coimbra Doutor. Jorge Oliveira – Administrador do Servi ç os de Ac ç ão Social do IPCServi ç os de Ac ç ão Social do IPC 1 Docente de cada Unidade Orgânica do IPC: ESAC - Dr. ª Daniela SantosESAC ESEC - Dr. Ant ó nio LealESEC ESTGOH - Dr. ª Ana CruzESTGOH ESTeSC - Dr. ª Cristina SantosESTeSC ISCAC - Dr. ª Inês BorgesISCAC ISEC - Dr. ª Em í lia BigotteISEC 1 Representante de cada Associa ç ão de Estudantes: A.E.ESAC - N á dia CorreiaA.E.ESAC A.E.ESEC – Rita Mendes A.E.ESTGOH – Andreia Baptista Felgueiras A.E.ESTeSC – Ana Sofia da Silva A.E.ISCAC – S ó nia Alves A.E.ISECA.E.ISEC – Ricardo Batista Rosa

Gestão da Rede Comissão Exectutiva : Doutor. Jorge Oliveira – Administrador do Servi ç os de Ac ç ão Social do IPCServi ç os de Ac ç ão Social do IPC ISCAC - Dr. ª Inês BorgesISCAC ISEC - Dr. ª Em í lia BigotteISEC Ricardo Rosa – aluno do ISEC

Gestão da Rede Alguns Números: 13 institui ç ões; 23 programas/projetos de voluntariado: educação para os direitos humanos; a melhoria das condições de vida das pessoas portadores da doença de Parkinson; o combate à exclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos sociais desfavorecidos; o desenvolvimento de atividades lúdico-desportivas para população sénior, população com deficiência intelectual, nomeadamente a Trissomia 21; a formação e aprendizagem intergeracional; a prevenção da violência sexual no ensino superior; promoção das atividades educativas não formais com vista a promover o conhecimento, a cultura, a ciência e a arte no IPC; etc. 175 volunt á rios

Instituições Parceiras Caritas Diocesana de Coimbra IUNA- PROJECTO INCLUSÃO PELO DESPORTO

Contactos Telefone » » Sítio na Internet: »