Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Bem-vindos!.
Encontro com professores
Iniciação Científica Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses e Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação PORTAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNIDADES VIRTUAIS.
Fundação Roberto Marinho
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Artigos!!! Não mordem!!! M.Sc. Simone Canuto.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Avaliação Institucional e Tecnologias da Informação na UNISC Workshop: Avaliação e inovação com Tecnologias da Inovação – UFRGS – 03/07/2009. Ana Karin.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
Arquivo e Documentação
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
PEF Programa de Educação de Formandos BIBLIOTECA DORA SIVIERI.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Sistema de Bibliotecas - SISBI
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Biblioteca Digital da FGV
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
BVS Saúde Pública Projeto: Publicação Eletrônica de Textos Completos Teses e Dissertações da Escola Nacional de Saúde Pública
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
Seminário de Pesquisa Aula 3.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Maquete do piso térreo da Biblioteca Central da Unicamp
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Introdução A Comissão Setorial de Arquivos (CSArq/FCM), com apoio da Diretoria da FCM, promovem desde 2006, planejamentos para realização de ações para.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Sistema de Bibliotecas e Informação - SiBI O USO DA BASE DE DADOS MINERVA NO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DA INFORMAÇÂO PARA O CONHECIMENTO NA UFRJ Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ Maria Irene da Fonseca e Sá Gerente de Projeto Núcleo de Computação Eletrônica NCE/UFRJ Cuba, fev. 2006

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRJ 1983 CSCE agosto 1986 Implantação Aprovado em outubro de 1989 Implementação 1990

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ UNIVERSIDADE DO BRASIL Escolas de Música Escolas de Belas Artes Escolas de Medicina Escolas de Direito            criada após a união das: Origem fragmentada em diversas unidades Surgimento da pós-graduação no Brasil década de setenta

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ contemplando todas as áreas do conhecimento Grande Número de Bibliotecas na UFRJ Atendendo ao Ensino, Pesquisa, Extensão.

PANORAMA DAS BIBLIOTECAS DO SiBI 2 campi e 43 Unidades de Informação Ilha do Fundão 27 Praia Vermelha 6 Outras Unidades 10

OBJETIVO DO SiBI Integração de suas bibliotecas à política educacional e administrativa da Universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão, estimulando a colaboração técnico-científica, cultural, literária e artística, através do desenvolvimento de serviços e produtos de informação que atendam às exigências de relevância e rapidez.

ESTRUTURA ATUAL Biblioteca Central (Coordenação do SiBI) Centro Referencial Divisão de Processamento Técnico Divisão de Desenvolvimento de Bibliotecas Seção Financeira Seção de Apoio Administrativo Biblioteca dos Centros Bibliotecas de Unidades           

ACERVO GERAL DA UFRJ 2005 TIPOS QUANT. MONOGRAFIAS E OUTROS MATERIAIS 1.341.534 FÁSCÍCULOS DE PERIÓDICOS 1.863.263 TOTAL 3.204.797

INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO NA BASE MINERVA Suporte Aleph

BASE MINERVA Reúne os acervos das 47 bibliotecas da UFRJ e os disponibiliza para consulta na Internet cumpre o papel de integração virtual das coleções.

PESQUISA NA BASE MINERVA

TESES E DISSERTAÇÕES DIGITALIZADAS TEXTO COMPLETO

LINK PARA O TEXTO COMPLETO

PROJETO MEMÓRIA - TAÇA DO MUSEU REAL

LINK IMAGEM

RELÓGIO DO SOL

CARTA ALFORRIA

CARTA ALFORRIA - imagem

BASE MINERVA – BIBLIOTECAS VIRTUAIS

BIBLIOTECA VIRTUAL DE LITERATURA

BIBLIOTECA VIRTUAL DE ESTUDOS CULTURAIS

BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS

BIBLIOTECA VIRTUAL DE ECONOMIA

ARQUIVOS DA BASE MINERVA CELIN - Centro de Documentação de Línguas Indígenas arquivo especializado na documentação de materiais lingüísticos textuais e sonoros referentes as línguas indígenas e variedades do português do Brasil, com produção bibliográfica associada em lingüística teórica e aplicada, literatura, etnologia e educação. NPD - Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU – arquivo histórico especializado em plantas arquitetônicas. NMMEMO - Seção de Memória Institucional e Arquivo do Museu Nacional - reúne documentos históricos da Família Real e do Museu Nacional.

GESTÃO DO CONHECIMENTO Rossatto (2003) - “um processo estratégico, contínuo e dinâmico que visa gerir o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a conversão do conhecimento”. Canavarro (2003) - uma vertente da gestão do conhecimento refere-se às organizações, que veêm o conhecimento como um fluxo constante, onde os profissionais registram e compartilham experiências e conhecimento. Barreto (2004) - “a assimilação da informação é a finalização de um processo de aceitação da informação que transcende o seu uso, um ato de apropriação”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso da base Minerva como apoio à gestão da informação para o conhecimento na UFRJ deve ser considerada como o esforço para melhorar o desempenho humano e organizacional através da facilitação de conexões significativas entre pessoas, documentos e comunidades. Assim, a utilização da base Minerva tem como objetivos: garantir que todos (interna e externamente à UFRJ) tenham acesso ao conhecimento/produção científica da UFRJ, quando, onde e na forma que necessitam e motivar o compartilhamento da produção acadêmica e científica, utilizando o seu potencial de codificação/catalogação e difusão da informação.

Apresentação paulamello@sibi.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Sistema de Bibliotecas e Informação - SiBI www.sibi.ufrj.br Tel. 2295-1595 Ramal 120 Fax: 2295-1397 Apresentação paulamello@sibi.ufrj.br Núcleo de Computação Eletrônica NCE/UFRJ-Gerência de Projeto de Informática Tel. (21) 2598- 3135 irene_sa@nce.ufrj.br