Trabalho realizado por Cândida Vieira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Advertisements

ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
MEDIUNIDADE DE CURA Conceito de cura Mecanismos das curas espirituais
EXISTE INCONVENIENTES EM SER MÉDIUM?.
“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
AS BASES DO TRANSFORMAR-SE
*** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
OBJETO: CONDIÇÕES PARA OBTER BENS MATERIAIS E ESPIRITUAIS
Domingo 24/08/2008 Wagner Júnior
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
19 de Julho de 2009 Domingo XVI Música: Salmo 22 em hebraico
no Evangelho de S. Marcos
“Andemos honestamente”
Confissão, Perdão e Libertação
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
VÓS SOIS O SAL DA TERRA... VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO...
FORMAÇÃO DOS MÉDIUNS PERDA E SUSPENSÃO DA MEDIUNIDADE
Carnaval é tempo de festa ou de reflexão?
O Evangelho Segundo o Espiritismo Amar o Próximo como a Si Mesmo
O homem no mundo Um Espírito Protetor Sede Perfeitos Capítulo XVII
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
Meditação e Mediunidade
Os preparativos para a grande festa estão sendo providenciados há meses. As escolas de samba preparam, ao longo do ano, as fantasias com que os integrantes.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
26- AJUDAR E ANIMAR AS VIÚVAS
29- O CUIDADO PELOS IDOSOS
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
E eis que o dia chega outra vez. E outra vez nos fala de amor, de esperança. É o aniversário do Ser mais importante que a Terra já agasalhou. Rei das.
Reino de Deus se não nascer de novo
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
A eucaristia Começar.
Carnaval: Conseqüências
Carnaval: Conseqüências
1 – Por que falar sobre Dons Espirituais?
Sagrada Familia.
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Capítulo XXV
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas IX Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Qualidade, Eficácia e Ação da Prece.
Estrutura da Reunião Mediúnica
PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Evangelização e família
Meus irmãos e minhas irmãs;
Pentecostes Vem Espírito Santo.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Teus pecados estão perdoados
Curso de Aprimoramento Prático Mediúnico - 1º ano
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
Catequese 2.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O carro.
EVANGELISMO PÚBLICO.
clic Divaldo, certa feita, viu-se ao lado de Auta de Souza, que o convidava para uma excursão promovida pela antiga rainha de Portugal, D. Isabel, conhecida.
VIVENCIANDO KARDEC!.
Centro Espírita Allan kardec
Seção 11 (capítulos 46-49) “O amor é a chave do coração da criança, mas o amor que leva os pais a transigirem com os filhos nos desejos ilegais.
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
FAMÍLIA E REENCARNAÇÃO
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
Quando vos apresentardes para orar, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, perdoe também os vossos.
Mais um Ano... Neste dia, celebramos várias comemorações: - 1.º dia do ano; - A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; - O "Dia Mundial da Paz". Vamos.
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por Cândida Vieira O Carnaval Bibliografia: O Livro dos Espíritos, Allan Kardec O Livro dos Médiuns, Allan Kardec Nas fronteiras da Loucura, de Manoel P. de Miranda - Divaldo P. Franco O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec Pesquisa na Internet Trabalho realizado por Cândida Vieira

O que é o Carnaval? De carnevalemen, significa “o prazer da carne”; ou de carrus navalis, carro com enorme tonel, que distribuía “vinho” ao Povo, em honra ao deus Dionísio (também chamado Baco), na Roma antiga; do Latim carne vale, isto é «adeus carne», corresponde aos dias de folguedo anteriores à Quarta-feira de Cinzas; Período de certa permissividade associado ao uso de máscaras transformadoras. In Internet

Origem do Carnaval O Carnaval Originário tem como marco inicial a criação dos cultos agrários, aos deuses da Fecundidade (no Egipto, Pérsia, Fenícia, Creta, Babilónia...). Saudavam-nos com danças e cânticos para espantar as forças negativas que prejudicavam o plantio. O Carnaval Pagão (do séc. VII a.C. ao VI d.C.) começa com o culto a Dionísio e termina quando a Igreja adopta oficialmente o Carnaval, em 590 d.C. Sexo, bebidas, orgias e inversão de classes incorporam-se a estas festas. O Carnaval da Era Cristã - começam a surgir os primeiros sinais de censura limitando os festejos à época, antes da Quaresma. Procissão, Feiras, Difamação Pública, etc... In Internet

O que diz a Codificação... Livro Segundo: Mundo Espírita ou dos Espíritos Capítulo IX: Intervenção dos Espíritos no Mundo Corpóreo II- INFLUÊNCIA OCULTA DOS ESPÍRITOS SOBRE OS NOSSOS PENSAMENTOS E AS NOSSAS ACÇÕES 459. Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas acções? - Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem. In O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec Eis ...facto que prova a influência dos Espíritos sobre os Homens, sem que estes o percebam. In O Livro dos Médiuns, Q. 170

Manoel Philomeno de Miranda, Nas fronteiras da loucura As bátegas sucediam-se em abençoado ...socorro, ...espalhando as densas nuvens psíquicas de baixo teor vibratório que encobriam a cidade ... Como acontecera nos anos anteriores, aquela 2ª. F de Carnaval convidava ao desaguar de todas as loucuras ... As mentes ...haviam produzido uma psicosfera pestilenta ... na qual se nutriam ...formas-pensamento de mistura com Entidades perversas... ...equipas operosas de trabalhadores espirituais em serviços de emergência, revezavam-se, infatigáveis... In Nas Fronteiras da Loucura, cap.1 (págs 19 e 20) A população invisível ao olhar humano era ...maior... Disputavam-se como chacais a vampirização das vítimas... Estimulavam a sensibilidade e as libações alcoólicas de que participavam, ingeriam drogas... Cap. 2 (pág. 24)

Podíamos registar que muitos fantasiados haviam obtido inspiração para as suas expressões grotescas, em visitas a regiões inferiores do Além... “Perdendo-se nos períodos mais recuados, as origens do carnaval podem ser encontradas nas bacanalia, da Grécia, quando era homenageado o deus Dionísio. Anteriormente, os trácios entregavam-se aos prazeres colectivos, como quase todos os povos antigos. Mais tarde, apresentavam-se estas festas, em Roma, como saturnalia, quando se imolava uma vítima humana ...no seu infeliz carácter pagão.Depois, na Idade Média, aceitava-se com naturalidade: “Uma vez por ano é licito enlouquecer”, tomando corpo, nos tempos modernos, em 3 ou mais dias de loucura, sob a denominação, antes, de tríduo momesco, em homenagem ao rei da alegria..” “Há estudiosos do comportamento e da psique, sinceramente convencidos da necessidade de descarregarem-se as tensões e recalques nesses dias em que a “a carne nada vale”, cuja 1ª sílaba de cada palavra compôs o verbete carnaval.” In Nas fronteiras da Loucura, Cap.6 (págs 51/2)

Posto Central de Atendimento ... Pude observar ...o acampamento de emergência socorrista ocupava quase toda a área da Praça ... Substância ectoplasmática, retirada das pessoas residentes nas cercanias, como da Natureza, foi movimentada para a edificação do conjunto e das muralhas defensivas que renteavam, internamente, com as grades que resguardam o parque aprazível. ... Voluntários adestrados, premunidos de recursos magnéticos, postavam-se em vigília nos portões de acesso, enquanto outros rondavam pelas fronteiras da construção, significando protecção e resistência pacífica contra o mal... Amplos barracões, à semelhança de tendas revestidas de lona, espalhavam-se, interligados num conjunto harmonioso, com equipamentos especiais para os diversos tipos de atendimento que ali seria processado. Desde o sábado, as ocorrências inditosas tomaram corpo mais volumoso. In Nas fronteiras da loucura, Cap. 7 (págs. 57/8)

Apontamentos necessários No último dia de Carnaval..., aguardávamos maior soma de actividades, em razão dos excessos... In Cap. 13 (pág. 97) Pairava no ar, uma psicosfera tóxica, de alucinação. ... Desejava convidá-lo para participar da nossa reunião mediúnica, ...na Casa Espírita ... “Meu Pai até hoje trabalha e eu também trabalho.” Jesus (João: 5-17) Certamente que o repouso é uma necessidade...Sempre haverá, no entanto, aqueles que permanecem e podem prosseguir sustentando, pelo menos, algumas actividades na Casa Espírita... Nestes dias, nos quais são maiores e mais frequentes os infortúnios...é que se deve estar a posto no lar da caridade, a fim de poder-se ministrar socorro. In Cap. 17 (pág. 123 a 126) Pessoas mais amadurecidas utilizam-se dos feriados carnavalescos para estudos, meditações, encontros de renovação espiritual e lazer. In Nas fronteiras da loucura,Cap. 19 (pág. 138)

Consequências É uma vítima de homicídio cruel. Passeava com a esposa e a filha, observando os desfiles..., quando 2 mascarados passaram, da brincadeira sem consequências, à sistemática perseguição ...sem qualquer respeito... O passeio de inocente recreação familiar, terminava em resultado infausto. In Cap. 22 (págs 156/7) Já passava da 1 h da manhã de 4ª f, quando ...nefasta cilada que ...da Treva armavam, para alcançar ...alguns foliões que se divertiam, quando retornassem ao lar... Eram 6 Espíritos de terrível catadura, que não ocultavam as disposições infelizes que os animavam. Faziam-se dirigir por cruel e indigitado ser... “- Irei utilizar-me de Júlia, ...atirando sobre ela um maníaco sexual, embriagado, para gerar confusão... Antes, inspirá-la-ei à bebida... Farei que saiam precipitados e tomem o carro ...arrojando o automóvel contra qualquer outro veículo... Então os teremos...” In Nas fronteiras da loucura, Cap. 23 (págs 164, 167 e 168)

O Amor de Deus operando... A vítima de homicídio cruel - recebeu do Benfeitor recursos pacificadores ...com a aplicação de técnica hemostática. Sob a acção vigorosa dos fluidos superiores, o doente serenou, ...penetrando o sono profundo, reparador... O homicida necessita do cerceamento da liberdade para ser reorientado e dignificar-se. In Cap. 22 (págs 157/8) Os que queriam provocar um acidente - Nesse momento, quando se dispunham a partir, o nosso abençoado Mentor fez-se aperceber, o que lhes causou instântanea reacção de desagrado, senão de revolta. - Irmãos ...já é tempo de cuidardes da vossa paz... Não desejo interferir nos vossos planos, que vos pertencem. Tendes sofrido muito... Até quando? Jesus espera por nós, ...sem qualquer exigência... Vinde à paz. No silêncio ...que se fez, ...o antes odiendo obsessor ...atirou-se-lhe nos braços como se fora uma criança indefesa, a chorar. In Nas fronteiras da loucura, Cap. 23 (págs168/9 e 170)

Elucidações... PRECE: “Os selectores de Preces facultavam ligações com os Núcleos Superiores da Vida, ao mesmo tempo intercambiando forças de auxílio aos orantes..., enquanto aparelhagens específicas acolhiam pensamentos e forças psíquicas que se transformavam em agentes energéticos que irradiavam correntes diluentes das condensações deletérias. In Nas fronteiras da loucura, Cap. I (pág. 21) CONVITE AO OPTIMISMO: Postos de Socorro Cristão, Núcleos de Apoio, Centros de Atendimento ...sustentados por abnegados Agentes do Bem, sempre dispostos à acção da Misericórdia... Não se esqueça ...que o Bem está sempre vencendo. O que observamos, são remanescentes do passado de todos nós,ainda não superado, que permanece retendo-nos na retaguarda das dissipações, embora a voz e o magnetismo do Cristo nos esteja arrastando das sombras para a luz, que já estamos entendendo e aceitando. In Cap. 19 (págs 137/8/9)

O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. XVII: Sede Perfeitos Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações... In Cap. XVII: Bons Espíritas Fostes chamados a entrar em contacto com espíritos de natureza diferente, de caracteres opostos; não choqueis nenhum daqueles com os quais vos encontrardes. Sede alegres, sede felizes, mas da alegria que dá uma boa consciência... A virtude não consiste em tomar um aspecto severo e lúgubre... In Cap. XVII: O Homem no Mundo Cap. XXV: Buscai e achareis Ajuda-te e o Céu te ajudará ...pedi a força para resistir ao mal e a tereis; pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão...mas pedi com fé, fervor e confiança; apresentai-vos com humildade... In Cap. XXV: Ajuda-te e o Céu te ajudará