Limites de Intervenção em Saúde Mental e Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Organização e Técnicas Comerciais
Acolhendo e construído vínculos
Estratégia Empresarial
PENSAMENTO DE CHRISTOPHE DEJOURS SOBRE O HOMEM NO AMBIENTE DE TRABALHO
O que é relacionamento interpessoal?
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
NÃO CONSEQÜENCIALISMO
Um foco na Ética.
dos serviços/processos
ÉTICA.
TERRITÓRIO DE PAZ GUAJUVIRAS
Se Deus cobrasse algum centavo ou fortuna para abençoar alguém, não faria sentido algum, porque dinheiro nenhum do MUNDO seria suficiente para pagar.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa Branca.
Filho: - Pai, já que roubaram o som do carro, vamos conversar um pouco
O Porteiro do Prostíbulo.
Gestão do desempenho de pessoas
A VAQUINHA.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
2PPM Como os filhos sabem que cresceram?. Idade: 15 à 20 anos Trabalho: Internos/Externos diversos setores Classe: B e C Graduação: Ensino médio/ Cursando.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
BEM VINDO À ERA DAS COMUNICACÕES SEM LIMITES! a …rrring a.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Ética e Moral na formação dos filhos
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
texto de Martha Medeiros
OS CAMINHOS DE DEUS.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Recordando alguns pontos da aula passada...
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Retextualização conto de machado de Assis ( pai contra mãe)
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
O Rei e suas 4 Esposas.
Verbo Língua Portuguesa.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
GALO VELHO.
Emile Durkheim e o fato social
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Mário Chiarastelli Paulin
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
Immanuel Kant: O Esclarecimento e a Razão Prática
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A TURMA DO MERCADINHO DA ESQUINA
Por que estudar Psicologia?
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Desordem no Tribunal Estas são piadas retiradas do livro 'Desordem no tribunal'. São coisas que as pessoas realmente disseram, e que foram transcritas.
Carta de Paulo a Filemon
SITUAÇÕES.
Adolescência: Conflito entre gerações
Este livro pode ser lido aqui:
QUANDO VEJO QUANDO PERCEBO MEU CORAÇÃO MAIS UMA VEZ REZAR
Ligação telefônica para um banco:
Gerenciando a si mesmo.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Entre o bem e o mal.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Transcrição da apresentação:

Limites de Intervenção em Saúde Mental e Trabalho Alguns pontos importantes quando se pensa em intervenção na área da SMT

Saúde Mental e Trabalho O que define o campo? Quais os modelos? Pra pensar em intervenções no campo da SMT há que definir como nos aproximamos. Estresse Psicodinâmica Psicopatologia Violência

Teorias do Estresse TRABALHO ESTRESSE EFEITOS SOBRE O INDIVÍDUO DEMANDAS SUPORTE SOCIAL LATITUDE DE DECISÃO ESTRESSE EFEITOS SOBRE O INDIVÍDUO ESGOTAMENTO BURNOUT DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Psicodinâmica - Alguns conceitos Organização do trabalho a organização do trabalho aparece como o resultado de um processo complexo de negociação. Trabalho “é a atividade desenvolvida por homens e mulheres para fazer face ao que não é já dado pela organização prescrita do trabalho” o sentido do trabalho é entendido de forma dinâmica como algo que é construído nas relações intersubjetivas que têm lugar em situações concretas de trabalho e tem como centro a questão do reconhecimento

O SENTIDO DO TRABALHO Trabalho, prá mim, é uma coisa que traz dignidade prá pessoa, faz a pessoa se sentir bem, valorizada. E a dignidade é uma coisa que te eleva. Agora que eu não tô trabalhando, eu me sinto uma inútil, então o trabalho faz a pessoa ser gente, que faz ter sonhos, idéias, vou construir, vou fazer, vou ajudar meus filhos. (Costureira)

Dinâmica do Reconhecimento => eixo central da análise psicodinâmica do trabalho. Cooperação regras de trabalho mobilização subjetiva dos sujeitos. Contribuição - retribuição Os julgamentos, -- trabalho e seus resultados não ao sujeito. Julgamento de utilidade - racionalidade instrumental - eficácia Julgamento de beleza - racionalidade prática racionalidade subjetiva

Julgamento (ter) => retribuição simbólica (ser) => realização de si dinâmica da construção fortalecimento da identidade mobilização subjetiva => real - trabalho=> realização de si

Que limite tem o corpo? O ambiente era de uma cobrança muito grande, tudo com meta pra atingir. Tanto que da minha época, e faz 2 anos que eu tô afastada, se eu voltar lá não tem mais nenhum funcionário que trabalhava comigo. Porque é assim, tu não atingiu a meta, 3 meses e tchau pra ti. Tão te desligando porque tu não tá produzindo. Tu te estopora todo, te arrebenta pra manter o emprego e ganhar um pouco mais. Porque era assim, vinha de cima a pressão, mas tinha o supervisor que ficava em cima com aquela cobrança, ficava perguntando: .E daí, como é que tá?.. Eu não sei como é que eu agüentei tanto tempo. (Operadora de telemarketing)

A pressão internalizada? Eu produzia mais que os outros, porque se a gente não fizesse isso, não ganhava cesta básica, não ganhava tanto por cento a mais... Porque eles querem pessoas que produzem. (Confeccionadora de Esponjas)

Trabalhar em casa ... Eu dava aquele pique na casa de manhã e de tarde eu pegava na costura e ia até 2 horas da manhã, tranqüilamente, conforme fosse o pedido. Eu fazia intervalos durante a costura prá cuidar das lições da escola da filha, prá fazer janta, prá atender a casa um pouco. Eu não parava e voltava pro atelier de novo. (Costureira)

Vale tudo para atingir as metas? E a violência? Reconhecimento é pagar um pouco melhor, fazer o ambiente de trabalho se tornar um pouco melhor. Porque lá era muito tumulto, sabe? O gerente era muito estúpido com as pessoas. A gente ficava propriamente nervosa, porque ele já vinha xingando, e daí de tão nervosa tu não conseguia mais trabalhar direito. Sei lá, podia dar uns minutos pras pessoas descansar, né? Porque daí as pessoas vão com tudo trabalhar (costureira de calçados). (GHISLENI, AP e MERLO, ARC. Trabalhador Contemporâneo e Patologias por Hipersolicitação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2005, 18(2), pp.171-176).

http://www.nesc.ufrj.br/assediomoral/ AmBev é multada pelo TRT por assédio moral - Vendedores eram expostos pelo fato de não cumprirem as metas de vendas estabelecidas pela empresa [23/08/2006 - Gazeta Mercantil] - A Justiça do Trabalho aplicou a maior mul-ta da sua história em ação coletiva de danos morais. A Companhia Brasileira de Bebidas (AmBev) foi multada em R$ 1 milhão por assédio moral praticado pela empresa aos vendedores. • Leia aqui nossa opinião • Comente essa notícia • Leia todos os comentários • Não foi a primeira vez que a AmBev foi denunciada. Em outubro de 2005 o TST confirmou a validade de duas indenizações por dano moral impostas à sua filial mineira que aplicava castigos vexatórios aos trabalhadores que não alcançavam as metas de vendas exigidas. Leia mais.

Que intervenções?

Que intervenções? Alguns exemplos ... Quando o indivíduo é o foco Prevenção primária – curso de como lidar com situações estressantes, curso de como gerenciar sem estresse, screening de tipos de personalidade, critérios de seleção, etc Quando o sofrimento é de tal ordem que precisa de tratamento. Quando o grupo é o foco Método da psicodinâmica Treinamentos diversos

Quando o “ambiente” é o foco Situações de risco para a saúde - como abordar? Fatores de risco

Situação de violência – como, onde e até que ponto intervir? No ambiente físico Na organização do trabalho Nas condições de trabalho Na vítima/alvo Politica de controle da violência no trabalho/ estratégias integrais O risco da invisibilidade (Unirio)

Limites éticos Quais as chaves? Respeito às pessoas (autonomia) Quando a intervenção se faz como caça às bruxas ou quando se impõe rígidos critérios de seleção para admissão Direito ao trabalho – mesmo que tenha que ser protegido Diálogo para que se possa acordar princípios e regras de funcionamento