AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Advertisements

CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
PERPECTIVAS DO GÁS NATURAL NO MERCADO
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
GEOGRAFIA PROF. LEANDRO.
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
V SEMINÁRIO REGISTRAL CIVIL - COMUNICAÇÃO DIGITAL-
IV ENCONTRO NACIONAL DA RENAST – CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS Brasília-DF NORDESTE I 30 de junho e 01 de julho de 2010.
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
PÓLO REGIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DE PARANAGUÁ
Estrutura Institucional para o Desenvolvimento Urbano do Paraná ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR NAS TÉCNICAS DE APLICAÇÃO E LEITURA DA PROVA TUBERCULÍNICA CURITIBA – JULHO/2013.
Metas Priorizadas 2012 intensificar ações de controle junto`as populações com maior risco de adoecimento por tuberculose (moradores em situação de rua.
Ações prioritárias pactuadas nas Ações de Vigilância em Saúde - PAVS
Influenza X Saúde escolar
SISTEMA ESTADUAL DE ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
ENCONTRO ANUAL DE SINDICATOS 2011 OBSERVATÓRIO SINDICAL Curitiba - Setembro de 2011.
ASSISTÊNCIA EM NEFROLOGIA NA ALTA COMPLEXIDADE/PR Fonte: documento da REDE ASSISTÊNCIA EM NEFROLOGIA NA ALTA COMPLEXIDADE/PR 2005 – DSS/ISEP/SESA.
IV Encontro Anual dos Sindicatos
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DO PARANÁ
Comitê Estadual de Investigação
“OFICINA DO PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS TRABALHADORES EXPOSTOS AO CHUMBO METÁLICO” Curitiba – 19 e 20/06/2008 Nikko Hotel.
Atividades do PECT - Paraná Municípios prioritários Supervisões realizadas:  12/05: Curitiba  14/05: Colombo  21/05: Pinhais  26/05:
POLITICA DE SAÚDE DO TRABALHADOR
RUBEOLA E DENGUE PARANÁ Reunião de Diretores Regionais
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE DO PARANÁ
Gerenciamento de Medicamentos
Juventude??! - Delimitação etária 15 – 29 anos (conceitos ainda em disputa); - Não existe apenas uma Juventude; mas inúmeras (heterogeneidade na.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
REDE DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO EMPRESARIADO
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
Rede ICF de Observatórios Sociais Relatório do 2º quadrimestre de 2009.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Comitê Regional de Investigação
REUNIÃO INTERSECRETARIAL
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CONTROLE SOCIAL Proposta de Capacitação para os Conselheiros de Saúde no Paraná.
FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DO PARANÁ 5ª REUNIÃO PLENÁRIA 05/09/2011 Decreto – 05/05/2008 Regimento.
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
PORTARIA 183/2014.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
III CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE DO PARANÁ.
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
1.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
14ª REUNIÃO ORDINÁRIA /06/2012. PAUTA  Calendário  GAT  Bureau de Inteligência em Políticas Públicas do Sebrae-PR  Fóruns Regionais: Assinatura.
13ª REUNIÃO ORDINÁRIA /03/2012. PAUTA  Calendário  Ações Planejadas 1º Sem  Curso de Capacitação para funcionários públicos municipais.
PORTARIA 183/2014.
Programa Vigilância dos Acidentes de Trabalho Fatais
GESTÃO DE CASO. É um processo que se desenvolve entre o gestor de caso e a pessoa com condição crônica de alto risco para planejar, monitorar e avaliar.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE MUTIRÃO PARANAENSE DE CIRURGIAS ELETIVAS SETEMBRO
Ilha Valadares – Paranaguá - Brasil GESTÃO DE CASO Objetivo: redução mortalidade materna/infantil Local: UBS Valadares – Paranaguá Reuniões sensibilização.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE MUTIRÃO PARANAENSE DE CIRURGIAS ELETIVAS SETEMBRO
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PESQUISA ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUA NA ÁREA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, AMBIENTAL E SANITÁRIA Ministério da Saúde Estação de Pesquisa.
AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AS DST/AIDS PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE (PPL) Programa Estadual de DST/AIDS/SP.
APROVAÇÃO DOS CERESTS Portaria GM Art. 7º Estabelecer que, para a implantação de novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, sejam obedecidos.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL ESTADO DO PARANÁ. PROGRAMA NACIONAL EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF ORIGEM DO PROGRAMA 1945 – MF/SRF – cursos 1970 – Programa Contribuinte.
Um mecanismo para a melhoria da qualidade dos gastos públicos. 06 de Janeiro de 2006.
É importante ressaltar que a direção coletiva, como preceitua Allan Kardec, deverá ter autoridade estritamente moral e não disciplinar. Cada parte componente.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
II Oficina de Planejamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Plano Estadual de VISA OBJETIVOS  Apresentar as diretrizes de atuação da Vigilância.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008 COMITÊ ESTADUAL DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS E AMPUTAÇÕES RELACIONADOS AO TRABALHO DO PARANÁ AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008

CEIOART – AVALIAÇÃO 2008 Foram realizadas 7 Reuniões do Comitê Posse da nova coordenação – junho de 2008 Assuntos tratados: Apresentação do Resultado das Oficinas Realizadas no Estado ; Acidentes de trajeto e típico; Inspeção em Caldeiras Investigação de Acidente fatal em Caldeira;

CEIOART – AVALIAÇÃO 2008 Apresentação da Política nacional e estadual (plano operativo da saúde do trabalhador; Uso de Equipamento Individual – EPI; Criação de uma comissão para encaminhar as ações deliberadas nas reuniões do CEIOART; Participação no evento organizado pela Fundacentro na semana de prevenção de acidentes; Participação na semana Estadual de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas e doenças relacionadas ao trabalho a ser realizada em abril de 2009

Oficinas de Planejamento das Ações para a Prevenção de Acidentes de Trabalho Objetivo Geral: Realizar oficinas com a macro região envolvendo todos os atores relacionados à saúde do trabalhador para estabelecer o planejamento de ações para eliminação/redução dos acidentes de trabalho.

Oficinas de Planejamento das Ações para a Prevenção de Acidentes de Trabalho Avaliar as ações de vigilância para a eliminação dos acidentes graves e fatais no Sistema Único de Saúde - SUS Apresentação das Ações realizadas pelo Comitê Estadual de investigação de óbitos e amputações do Paraná Apresentação do perfil epidemiológico da macro região Centro-Sul Propor medidas coletivas para eliminação/redução dos acidentes de trabalho Organizar comitê ou fóruns regionais.

Oficinas de Planejamento das Ações para a Prevenção de Acidentes de Trabalho Regionais de Saúde que aconteceram as Oficinas: (14) 63,6% RS Ponta Grossa RS Irati RS União da Vitória RS Telemâco Borba

Oficinas de Planejamento das Ações para a Prevenção de Acidentes de Trabalho RS Guarapuava RS Pato Branco RS Francisco Beltrão RS Cascavel RS Toledo RS Foz do Iguaçú

Oficinas de Planejamento das Ações para a Prevenção de Acidentes de Trabalho RS Umuarama RS Cianorte RS Maringá RS Paranavaí

Oficinas de Planejamento das Ações para a Prevenção de Acidentes de Trabalho Regionais que não aconteceram as Oficinas: (8) 36,3% RS Paranaguá RS Curitiba e Região Metropolitana RS Apucarana RS Londrina RS Cornélio Procópio RS Jacarezinho RS Ivaiporã RSCampo Mourão

Oficinas de Planejamento das Ações para a Prevenção de Acidentes de Trabalho AVALIAÇÃO: PONTOS POSITIVOS: Construção do perfil Epidemiológico nas Regionais; Retomada da discussão e estabelecimento de ações voltadas para a saúde do trabalhador; Ênfase na importância da notificação e investigação dos acidentes graves e fatais; Envolvimento de algumas organizações da sociedade civil nas oficinas;

Oficinas de Planejamento das Ações para a Prevenção de Acidentes de Trabalho Criação do Comitê na Regional de Francisco Beltrão e Cascavel; Implantação do fluxo de informação no município de Toledo dando início às investigações e notificação no SINANET; Realização de palestras nos municípios pertencentes as Regionais de Saúde;

DESAFIOS Aumentar o número de investigação dos Acidentes graves e fatais. Total de óbitos registrados: 2007: 58 2008: 316 Os dados revelam a melhora no sistema de informação, incluindo todos os óbitos informados pelo Sistema de Mortalidade no ano de 2008.

DESAFIOS Realizar Visitas Institucionais para melhorar as fontes de informação dos Acidentes de Trabalho e Reforçar as ações do Comitê. Realizar as 8 Oficinas do Comitê; Avaliar a qualidade e analisar o banco de dados do Comitê. Analisar as fichas de investigação nas reuniões com os técnicos das Regionais de Saúde; Estabelecer ações à partir dos resultados das Oficinas;

DESAFIOS Retomar e ampliar a Comissão do CEIOART para encaminhamento das ações planejadas e às futuras; Elaboração de material informativo sobre os direitos dos trabalhadores e outros (material sistematizado para distribuir sobre acidentes típico e trajeto). Elaboração de um documento estabelecendo critérios para investigação de acidentes de trânsito.