VÍNCULO CONSCIENCIAL PROFISSIONALISMO VOLUNTARIADO Isabel Manfroi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalhadoras Domésticas no Brasil
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
V ADIRC NOVAS GERAÇÕES NA COMUNIDADE E EM ROTARY
REFLEXÕES SOBRE O CHAMADO
Interassistencialidade e Proéxis
Organizar um novo clube
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
Avaliação e capacitação do Sistema CEP-CONEP
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
QUEM SÃO OS UTILIZADORES? TEMA : VOLUNTARIADO GRUPO 1: LUÍS MARUJO, WANG LIN, º Aula de Laboratório.
Inquietar por meio da reflexão sobre duas questões:
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Transferência de Tecnologia: Green Technologies – Ati-Gel.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Responsabilidade Social Empresarial
GESTÃO DA QUALIDADE NO TERCEIRO SETOR
TRABALHO VOLUNTÁRIO EM DEFESA CIVIL
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) reconhece o vínculo empregatício sempre que estiverem presentes os seguintes elementos reunidos: subordinação,
C.LEO Raniere Pontes - ASSESSOR DE TREINAMENTO DM LEO LC – AL 2005/2006 Não é permitida a reprodução total ou parcial desse material sem a autorização.
Mackenzie Voluntário O Mackenzie Voluntário (MV) é um projeto socioeducacional coordenado pelo Mackenzie que promove ações concretas de apoio ao ser humano,
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Observatórios Sociais
ALIMENTAR PARCERIAS CONTRA A FOME
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
ASSUNÇÃO PROEXOLÓGICA Prof. Wildenilson Sinhorini Wildenilson Sinhorini, Administrador e especialista em Gestão Acadêmica, atua como Consultor. Voluntário.
AS AVENIDAS DE SERVIÇOS
O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna
“Linha do tempo: do assistencialismo à PNAS”
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
TARES em Larga Escala para Expansão da Conscienciologia
JÁ ASSUMIU SEU PAPEL NESTA VIDA?
Organização Empresarial
Mariana Nunes n29 Mariana Fonseca n30 Marcel n Nathália n Hairton n13.
Princípios básicos do Rotary
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
TRABALHO VOLUNTÁRIO É TRABALHO ?
Programa social coordenado pelo Mackenzie, que promove a prática do voluntariado por meio da realização de ações concretas de apoio ao ser humano, em.
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
APLICABILIDADE DO RECEXOGRAMA
Projeto matemática acervo da moeda troca de moedas
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Trabalho www wiltondimas com ● ● Esta apresentação está preparada para rodar de forma automática. Para iniciá-la ligue o som e tecle “PgDn” apenas 1 vez.
Conscientização e Responsabilidade em Rotary
A Importância dos Programas de Rotary para a Juventude
Tratados Internacionais
Trabalhando com voluntários
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Instituições mais conhecidas
A Irmandade de Pai João inserida nos Novos Tempos
• • • INFRA-ESTRUTURA RECURSOS HUMANOS; INSTALAÇÕES ZOOTÉCNICAS;
Inserção Social/Voluntariado Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26.
COFEN CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
CURSO DE GERENCIAMENTO DE ABRIGOS TEMPORÁRIOS - CGAT
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Salamon e Anheier (1992) revelam os pontos de convergência entre as várias terminologias e classificações encontradas internacionalmente: a) setor de caridade:
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
APRESENTAÇÃO 1Contextualização 2 DIA C 3PARTICIPAÇÃO.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1998, com o objetivo de organizar a oferta e a demanda do trabalho voluntário em Curitiba.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Cáritas idealizadora da CF Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
Romanos 12 – 9, 13.. O que é Zelo:  Zelo é cuidado, atenção, carinho, empenho, cordialidade. Algo possível somente se houver interesse, afetividade,
Transcrição da apresentação:

VÍNCULO CONSCIENCIAL PROFISSIONALISMO VOLUNTARIADO Isabel Manfroi

Histórico do Voluntariado no Brasil 1543 - Fundação da Santa Casa de Misericórida, na Vila de Santos, Capitania de São Vicente. 1908 - A Cruz Vermelha chega ao Brasil. 1910 - Escotismo chega ao Brasil com o lema “ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião”. 1935 - Promulgada a Lei de Declaração de Utilidade Pública, feita para regular as Instituições Filantrópicas. 1942 - Presidente Getúlio Vargas cria a Legião Brasileira de Assistência (LBA).

1948 - Declaração dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas -ONU 1967 - Governo cria o Projeto Rondon, incentiva voluntários a prestar serviços assistenciais em comunidades carentes. 1970 -Surgem as ONGS. 1993 - Herbert de Souza, o Betinho, cria a Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e pela vida. 1995 - É criado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso o Conselho da Comunidade Solidária. 1996 - Lançamento do Programa Voluntários.

1997- Criação dos primeiros Centros de Voluntariado no Brasil 1997- Criação dos primeiros Centros de Voluntariado no Brasil. 1998 -Promulgada lei 9.608, regulamenta o trabalho voluntário no Brasil. 2000 -Declaração do Milênio, pelas Nações Unidas assinada por 191 países, com macro objetivos para alcançar até 2015. 2001 - Promulgado pela ONU como o Ano Internacional do Voluntariado.

Voluntário da Conscienciologia Definologia. O voluntário da Conscienciologia é a pessoa física realizando trabalho ou atividade não remumerada, com vínculo consciencial, em Instituição Conscienciocêntrica (IC), por estar comprometida com a evolução cosmoética e assistencial de todas as consciências. (Waldo Vieira – Enciclopédia da Conscienciologia).

(Fernanda Thomaz / Conscientia 10(1) – pg.: 22 – 2006). O voluntariado da Conscienciologia é o conjunto de consciências que se dedicam, por vontade própria, a atividades assistenciais multidimensionais, ligadas por vínculo grupocármico e cosmoético, atuando dentro do paradigma consciencial – vínculo consciencial. (Fernanda Thomaz / Conscientia 10(1) – pg.: 22 – 2006).

As necessidades orientam os trabalhos O sentido profissional do voluntário. O Intervoluntariado Os Voluntários Técnicos A autodisponibilidade O vínculo consciencial A tarefa do esclarecimento

O exemplarismo pessoal O principio da descrença O código pessoal de Cosmoética O binômio admiração-discordância O binômio recebimento-retribuição

Vínculo Empregatício Definologia. Com os conceitos dispostos temos que o Vínculo Empregatício caracteriza-se pela prestação de serviço habitual por pessoa física a empregador, ao qual o empregado está subordinado e recebe remuneração como contraprestação dos serviços realizados.

Vinculo Consciencial Definologia. O vínculo consciencial é a aplicação dos liames do voluntário, homem ou mulher, na vida humana, notadamente na família consangüínea, no círculo social de amizades e nos trabalhos da empresa humana ou da Instituição Conscienciocêntrica (IC), sem o vínculo empregatício convencional. (Waldo Vieira – Enciclopédia da Conscienciologia)

Profissionalismo no Voluntariado Definilogia. O voluntario profissional é a pessoa que doa seu tempo e seu conhecimento para auxiliar outras pessoas, sem remuneração, mas com responsabilidade e compromisso com foco na excelência e na qualidade. ( O Quinto Poder)

Profissionalismo no Voluntariado Não basta ter boa vontade, é preciso associar ao voluntariado uma continuidade do serviço e capacitação. Ser o melhor exemplo. Primar pela excelência.

Profissionalismo no Voluntariado Tanto as instituições convencionais quanto as consciênciais ( ICs ) precisam aprender a valorizar os voluntários. Os voluntários precisam estar engajados nos projetos. A perspectiva de inicio, meio e fim, incentiva o voluntário a fazer parte do processo.

Profissionalismo no Voluntariado O trabalho voluntário tem foco nos resultados e não no reconhecimento que o voluntário pode obter. Sai de cena o ajudar, entra em ação o Participar. A disposição básica de um voluntário não será a de doar-se, mas sim a de disponibilizar-se.

Resultados: Autoliderança Autoconfiança Autorganização Autopriorização Autoempenho Autocomprometimento Autoresponsabilidade Automotivação