Nomes: Ana Paula nº 3 Hannah nº 11 Helena nº 12 Stefanie nº 23

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NAFTA - Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Advertisements

Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
APEC E TIGRES ASIÁTICOS
Negócios Internacionais
Blocos Econômicos.
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
PROJETO DE GEOGRAFIA Nomes:Bárbara Nunes Da Fonseca Maicon Aparecido
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
Trabalho de Geografia Alca e Nafta Nomes: Thais e Iasmim
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
GLOBALIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
BLOCOS ECONÔMICOS.
Associação e integração entre países
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
CENÁRIOS ECONÔMICOS Por: Roberto Vertamatti.
CE_19_CAN CAN – Comunidade Andina de Nações APEC – Asia-Pacific Economic Cooperation ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático DISCIPLINA: Comércio.
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Comércio Internacional
Blocos econômicos Nomes: 8A Beatriz Nº:03 Gabriel Rangel Nº:09
Componentes 8º Ano D Arthur Nº2 Fernando Nº8
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
SADC NOMES: NUMEROS: Ana Luiza 2 Giovana 10 Mariana Afferri 20
Associação de Nações do Sudeste Asiático
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Trabalho de geografia : Mariana Mussallam , Clara Nassif, Pietra Biachi Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) BLOCOS ECONOMICOS.
Pacto andino Carlos Augusto Hruschka n° 07 Guilherme Leme n° 13
TRABALHO DE POPULAÇÂO Fabrício 6 Henrique 9 Matheus 14 8D.
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
Blocos econômicos-APEC
Os Blocos Econômicos Alguns conceitos
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
Capítulo 19 – O comércio internacional
GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Trabalho de Geografia Carolina Queiroz – nº 09 Paula Straub – nº 17
Organizações internacionais Regionais
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sistemática de Importação e Exportação
ADM. Mercado Exterior Órgãos Internacionais e Blocos Econômicos
Amanda Lodi nº1 Ana Clara Simões nº2 Maya Amaral nº
Macroeconomia Economia Internacional
Associação de Nações do Sudeste Asiático
Fundamentos do Comércio Exterior
BLOCOS ECONÔMICOS.
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
Matéria: Geografia Professor: Wilson Trabalho sobre Blocos Econômicos
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Organizações Internacionais
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
A Nova Ordem Mundial.
O mundo dividido na era da Globalização
Blocos Econômicos.
OS BLOCOS ECONÔMICOS 9º ANO PROF VALDINEI.
GLOBALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
TRABALHO GEOGRAFIA Componentes: Francisco-04 Ricardo-12 PROFESSOR:WILSON.
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Henrique Pazetto- nº9 Daniel Imai- nº Matheus Sarmento- nº 16 Prof.ª: Wilson Forti 8ºB 1.
Globalização e os processos de integração regional
Transcrição da apresentação:

Nomes: Ana Paula nº 3 Hannah nº 11 Helena nº 12 Stefanie nº 23 Trabalho de Geografia Nomes: Ana Paula nº 3 Hannah nº 11 Helena nº 12 Stefanie nº 23

Sumário História...........................................................pág 3,4,5 Sobre a APEC..................................................págs 6,7,8 Países membro...............................................pág 8 País sede: Cingapura.......................................pág 10 e 11 Tipos de bloco................................................pág 12 Principais blocos econômicos.........................pág 13,14,15 Principais objetivos da APEC...........................pág 16 Descrição........................................................pág 17 Vantagens e Desvantagens.............................pág 18 e 19 APEC:relação com outros países e o Brasil.....pág 20 e 21

Apresentação Olá! Iremos apresentar um trabalho a seguir que fala um pouco sobre a APEC, seus objetivos, países membros, história...entre outras características importantes. Esperamos que gostem!

História

História Em janeiro de 1989, primeiro-ministro australiano Bob Hawke pediu mais cooperação económica efectiva em toda a região do Pacífico. Isso levou à primeira reunião da APEC na Austrália capital Canberra em novembro, presidido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros australiano Gareth Evans .Com a presença de ministros políticos de 12 países, a reunião concluiu com compromissos para futuras reuniões anuais em Cingapura e Coréia do Sul. Os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) se opôs à proposta inicial, em vez de propor a Ásia Oriental Economic Caucusque excluiria não-asiáticos países como os Estados Unidos , Canadá , Austrália e Nova Zelândia . Este plano foi oposição e fortemente criticado porJapão e Estados Unidos.

A primeira reunião da APEC Líderes Econômicos "ocorreu em 1993, quando presidente dos EUA, Bill Clinton , após discussões com primeiro-ministro australiano Paul Keating , convidou os chefes de governo das economias membros para uma reunião de cúpula em Blake Island. Ele acreditava que iria ajudar a trazer o encontra num impasse Rodada Uruguai de negociações comerciais de volta nos trilhos. Na reunião, alguns líderes chamado para redução dos obstáculos ao comércio e ao investimento, prevendo uma comunidade na região da Ásia-Pacífico, que pode promover a prosperidade através da cooperação. A Secretaria da APEC, com sede em Singapura, foi criada para coordenar as atividades da organização. Durante a reunião em 1994 em Bogor , na Indonésia , os líderes da APEC aprovaram as Metas de Bogor que visam o comércio livre e aberto e de investimento na região Ásia-Pacífico até 2010, para as economias industrializadas e em 2020 para as economias em desenvolvimento. Em 1995, a APEC criou um órgão de assessoria empresarial nomeado o Conselho Consultivo de Negócios da APEC (ABAC), composto de três executivos de cada economia membro.

Sobre a APEC Membros atuais Interesse anunciou em associação

Sobre a APEC A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) foi fundada em 1989 na Austrália, cujo principal objetivo é a criação de uma área de livre comércio entre os países membros e Hong Kong. Os integrantes da Apec são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan (Formosa) e Hong Kong.  A Apec é o principal fórum que proporciona o crescimento econômico, a cooperação, o comércio e o investimento na região Ásia-Pacífico. As decisões nesse bloco são tomadas por consenso, a Apec não apresenta um tratado de obrigações para os seus participantes. 

Um dos principais objetivos da Apec é a redução das tarifas e outras barreiras comerciais em toda a região Ásia-Pacífico, proporcionando eficientes economias nacionais e aumentando as exportações. Esse fato ajuda no crescimento econômico, gera empregos e oferece maiores oportunidades para o comércio internacional e a realização de novos investimentos. Os países integrantes da Apec atualmente formam o grupo economicamente mais dinâmico do mundo, apresenta os maiores volumes de negócios do planeta. São responsáveis por cerca de 46% das exportações mundiais. Desde sua fundação até o ano de 2008, o comércio da Apec cresceu aproximadamente 395%, superando significativamente o resto do mundo. O Produto Interno Bruto do bloco triplicou nesse mesmo período. Outro fator economicamente importante da Apec é a aproximação dos Estados Unidos com o comércio dos países do Pacífico.  O crescimento econômico, a geração de novos postos de trabalho e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos da região, são os principais objetivos a serem alcançados pela atuação da Apec.

Países membros  - Estados Unidos da América - Japão  - China - Rússia - Peru - Formosa (também conhecida como Taiwan),  - Coréia do Sul, - Hong Kong (região administrativa especial da China),  - Cingapura - Vietnã - Malásia  - Tailândia  - Indonésia - Brunei - Filipinas - Austrália  - Nova Zelândia  - Papua Nova Guiné  - Canadá  - México  - Chile

País sede: Cingapura Apenas no ano de 1994 adquiriu características de um bloco econômico na Conferência de Seattle, quando os membros se comprometeram a transformar o Pacífico em uma área de livre comércio. A criação da APEC surgiu em decorrência de um intenso desenvolvimento econômico ocorrido na região da Ásia e do Pacífico, propiciando um abertura de mercado entre 20 países mais Hong Kong (China), além da transformação da área do sudeste asiático em uma área de livre comércio nos anos que antecederam a criação da APEC, causando um grande impacto na economia mundial. Um aspecto estratégico da aliança, é aproximar a economia norte-americana dos países do Pacífico, a para contrabalançar com as economias do Japão e de Hong Kong. Entre os aspectos positivos da criação da APEC estão o desenvolvimento das economias dos países membros que expandiram seus mercados, sendo que hoje em dia, além de produzirem sua mercadoria, correspondem a 46% das exportações mundiais, além da aproximação entre a economia norte americana e os países do Pacífico e o crescimento da Austrália como exportadora de matérias primas para outros países membros do bloco.

Como aspectos negativos, pode-se salientar que um dos maiores problemas da APEC, senão o maior é a grande dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá. Além disso, o bloco tem pouco valor em relação a Organização Mundial do Comércio, mesmo sendo responsável por grande movimentação no comércio mundial. Países Membros: os países membros da APEC são: Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, Estados Unidos, China, Hong Kong, Taiwan, México, Papua, Nova Guiné e Chile. Relação com o Brasil: a relação da APEC com o Brasil não é muito direta ou explícita, porém alguns países membros da APEC, também fariam parte da ALCA, caso seja realmente formada, além de uma reunião que foi criada pelos membros do Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico que discutiu a globalização e durou sete dias, na qual o Brasil foi um dos temas junto com outros países da América Latina, discutindo-se a relação entre os países.  O bloco está dividido quanto a questão do petróleo, pois vários de seus membros são produtores e estão satisfeitos com a alta nos preços, em quanto aqueles que precisam comprar o petróleo brigam para que o preço diminua. Sigla: A APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, traduzido, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico)

Tipos de blocos Os blocos econômicos classificam-se em: Zona de livre comércio União aduaneira Mercado comum União econômica e monetária Zona de preferência tarifária

Principais blocos econômicos

ALCA APEC MERCOSUL NAFTA EU

Outros blocos (organizações políticas e grupos internacionais) CEI Grupo dos 8 OMC ONU

Principais objetivos da APEC -Estimular o comércio de produtos e serviços entres os países membros; - Redução das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros;. Os blocos comerciais, ou blocos econômicos, são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes. A maioria dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de integração econômica.

Descrição   Um dos primeiros tipos de blocos econômicos da história foi a União Aduaneira. Iniciado em 1834, formado na base da Confederação Alemã e, posteriormente no Império Alemão em 1871. Surtos da formação do bloco econômico foram vistos nos anos de 1960 e 1970, bem como na década de 1990 após o colapso do comunismo. Em 1997, mais de 50% de todo o comércio mundial foi realizado sob as organizações de blocos comerciais regionais. Defensores do livre comércio são em geral opostos aos blocos econômicos, que segundo eles, incentivam regiões em oposição ao livre comércio global. Os estudiosos continuam a debater se os blocos econômicos regionais estão levando a uma economia mundial mais fragmentada ou estão incentivando a extensão do mundo global existente a um sistema multilateral de negociação. Os blocos econômicos podem ser formados por acordos entre vários estados (como Mercosul) ou parte de uma organização regional (como a União Europeia). Dependendo do nível de integração econômica, os blocos comerciais pode ser de diferentes categorias, tais como: zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.

A redução ou eliminação das tarifas ou importação; Vantagens A redução ou eliminação das tarifas ou importação; Produtos mais baratos; Desvantagens   Desemprego; Diminuição da produção de empresas;

Em relação com outros países e o Brasil APEC Em relação com outros países e o Brasil Um aspecto estratégico da aliança, é aproximar a economia norte-americana dos países do Pacífico, a para contrabalançar com as economias do Japão e de Hong Kong. Entre os aspectos positivos da criação da APEC estão o desenvolvimento das economias dos países membros que expandiram seus mercados, sendo que hoje em dia, além de produzirem sua mercadoria, correspondem a 46% das exportações mundiais, além da aproximação entre a economia norte americana e os países do Pacífico e o crescimento da Austrália como exportadora de matérias primas para outros países membros do bloco. Como aspectos negativos, pode-se salientar que um dos maiores problemas da APEC, senão o maior é a grande dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá. Além disso, o bloco tem pouco valor em relação a Organização Mundial do Comércio, mesmo sendo responsável por grande movimentação no comércio mundial.

Países Membros: os países membros da APEC são: Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, Estados Unidos, China, Hong Kong, Taiwan, México, Papua, Nova Guiné e Chile. Relação com o Brasil: a relação da APEC com o Brasil não é muito direta ou explícita, porém alguns países membros da APEC, também fariam parte da ALCA, caso seja realmente formada, além de uma reunião que foi criada pelos membros do Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico que discutiu a globalização e durou sete dias, na qual o Brasil foi um dos temas junto com outros países da América Latina, discutindo-se a relação entre os países. O bloco está dividido quanto a questão do petróleo, pois vários de seus membros são produtores e estão satisfeitos com a alta nos preços, em quanto aqueles que precisam comprar o petróleo brigam para que o preço diminua.  

Bibliografia http://en.wikipedia.org/wiki/Asia-Pacific_Economic_Cooperation http://www.mundovestibular.com.br/articles/548/1/BLOCOS-ECONOMICOS---Mercosul--Uniao-Europeia-Alca-Nafta-Apec www.google.com Livro Araribá - volume 8

Conclusão Esperamos que tenham gostado do nosso trabalho, nos dedicamos muito para faze-lo, esperamos que tenham um bom aproveitamento!

FIM!!!