DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

As leis e o ensino de filosofia
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Comissão Municipal de Elaboração
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Que EJA temos e queremos?
I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Prof. Murilo S. de Camargo
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
AUTOR DO TCC: HUANDRA LOURENZONE DE ARAUJO [1]
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
PROF. JORGE LUÍS DOS SANTOS
CEFET/RS – UNED Charqueadas
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Etapas da construção do PDI IFTO
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Curso Técnico em Meio Ambiente
Prefeitura municipal de Imperatriz
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Organização Curricular
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Deliberação CEE nº 77/08 Currículo do Ensino Fundamental e Médio na LDB A Lei Federal 9394/1996 define:” os currículos do ensino fundamental e médio devem.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
SEMANA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2008/2
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná.
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
“Qualificação Profissional: construindo
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Educação básica de qualidade para todos
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Limites e Possibilidades do PROEJA
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO Coord.do Programa de Educação Profissional Integrada a Educação de Jovens e Adultos e Ações Inclusivas 01 a 06 de agosto 2008 Goiânia/GO

Meta Consolidar e expandir a oferta de Cursos Técnicos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA

Escolarizar e Qualificar De cada 10 jovens brasileiros de 15 a 24 anos, sete estão ligados de alguma forma ao mercado de trabalho.(almanaque da Juventude 2007). Pesquisa Perfil da Juventude Brasileira (IBASE/Polis), indagados sobre os principais conceitos associados ao trabalho, os jovens indicaram: necessidade (64%); independência (55%); crescimento (47%); auto realização 29% (respostas múltiplas)‏ Dados: Profa. Dra. Regina Célia Reys Novaes (UFRJ), palestra Juventude, Educação e Trabalho proferida no JUBRA(III Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira) - 4,5 e 6 de junho/2008,Goiânia-GO.

O que diz o documento base do PROEJA? www.portal.mec.org.br/setec 68 milhões de brasileiros e brasileiras com 15 anos ou mais que não possuem formação básica no nosso país “Está provado o aspecto virtuoso da união entre a Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos...”(Dr.Fernando Haddad, Ministro da Educação em Conferência de abertura proferida no Encontro Nacional Preparatório para a VI CONFINTEA)

Legislação DECRETO Nº 5.840 de 13/jul/2006 PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. §1º do Art 2º As instituições referidas no caput disponibilizarão ao PROEJA, em 2006, no mínimo dez por cento do total das vagas de ingresso da instituição, tomando como referência o quantitativo de matrículas do ano anterior, ampliando essa oferta a partir do ano de 2007.

Ações Realizar palestras e debates sobre o tema com a comunidade (Semana Pedagógica) com a contribuição de pesquisadores nacionais (Marise Ramos/Gaudêncio Frigotto)

Ações Realizar reuniões nas coordenações em Goiânia e Jataí para ampliação da oferta de cursos integrados na modalidade de educação de jovens e adultos e reestruturação dos cursos já ofertados

Ações Realizar reunião de trabalho para apreciação dos projetos de curso elaborados e sistematização de projetos comuns entre as unidades (Goiânia, Jataí, Inhumas, Itumbiara e Uruaçu). (Semana Pedagógica 2008/2)

Diretrizes Propostas para o PPI Prioridade na oferta Turmas de trinta alunos Oferta no noturno Currículo único nos componentes comuns a todos os cursos do CEFET- GO Currículo único para os mesmos cursos

Diretrizes Propostas para o PPI Regime semestral Estágio curricular obrigatório Inclusão de temática referente a “História e Cultura afro-brasileira e indígena” nos programas de disciplinas da área de humanidades.(Lei n. 11.645\2008) (ver anexo)

Diretrizes Propostas para o PPI Inclusão das disciplinas de Educação Física (Lei n. 10.793\2003) e de Espanhol (Lei n. 11.161\2005) no currículo. (ver anexo) Inclusão\ampliação das disciplinas de Filosofia e Sociologia nos Cursos. (Lei n. 11.684\2008) Reestruturação dos projetos para aprovação no Conselho Diretor.

Implementação Implantação de Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em Uruaçu. Agosto\2008. Aprovação dos projetos de cursos no Conselho Diretor (Setembro\2008).

www.forumeja.org.br/pf Obrigada!