PAISAGENS, ESPAÇO GEOGRÁFICO E TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Ambiental – Mata ciliar
Advertisements

O ESPAÇO GEOGRAFICO.
O espaço geográfico e as atividades humanas
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Vegetação do cento sul A Região Centro-Sul possui vários ecossistemas diferentes. Se destacam a Mata Atlântica , onde possui alguns pequenos trechos preservados.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Renaturalização de cursos d’água
1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
A importância da Mata Ciliar
O mundo em nossas mãos 6ºA.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
SOLOS E SUA CONSERVAÇÃO Arilson C. Silva
As Florestas e a sua preservação.
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
Aspecto de alguns minerais característicos
Aulas Digitais – Prof. Erivan Júnior
Sudeste: paisagens intensamente transformadas
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
MATA CILIAR.
Sumário das mudanças de clima projetadas pelo INPE CCST para o Brasil até final do Século XXI, e dos seus impactos, para um cenário de altas emissões.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
3º Ano Ensino Fundamental
Disciplina: ECOLOGIA URBANA DOCENTE: Francisca Mesquita AULA 2
BIOMAS BRASILEIROS.
Prof. Márcia.  PRINCIPAIS CAUSAS: abertura de estradas; avanço da agropecuária e urbanizaçao.  Floresta Amazônica: exploração madereira; pastagens;
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
A exploração dos recursos naturais
Constituição do planeta Terra:
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
Problemas Ambientais.
“QUIZ” Geografia.
Erosão Profª. Lilian Larroca.
SuperPastoreio As características originais do solo são destruídas através da pressão excessiva dos animais sobre vegetação;
Manejo e Recuperação de áreas Degradadas
Alexandra Stumpf Lorenzo Barbosa
Poluição Ambiental.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Mata Atlântica.
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
A VIDA E AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
DEGRADAÇÃO DO SOLO EROSÃO, ENCHENTES E DESERTIFICAÇÃO
Poluição do Solo.
Geologia, problemas e materiais
O Espaço Geográfico Rural
Revisão TSE Geografia 1 período 2015
Revisão 2ª trimestre 6º ano.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
Transformação das bacias hidrográficas
SUL O BRASIL SUBTROPICAL 7ºANO CAPÍTULO 11. REGIÃO SUL É A MENOR EXTENSÃO TERRITORIAL DO PAÍS A SEGUNDA MAIOR REGIÃO NA ECONOMIA ESTÁ ENTRE AS TRÊS MAIS.
Geografia Revisão.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Alunos: Eduardo F. Sovrani, Gian Carlos Mencatto, Gian Carlos Mencatto, João Vinicius Ferreira, João Vinicius Ferreira, Mario Schepainski Junior. Mario.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
Transcrição da apresentação:

PAISAGENS, ESPAÇO GEOGRÁFICO E TRABALHO CAPÍTULO 1 – PROFESSOR LEONAM JUNIOR

O ESPAÇO GEOGRÁFICO COMPREENDE TODOS OS ELEMENTOS NATURAIS EM CONJUNTO COM ALGUNS ELEMENTOS CONSTRUÍDOS PELO HOMEM. O HOMEM É O PRINCIPAL MODIFICADOR DA PAISAGEM TERRESTRE. É IMPORTANTE SABER QUE A INTERVENÇÃO DO HOMEM SEMPRE CAUSA PROBLEMAS NA NATUREZA. ESPAÇO GEOGRÁFICO

ESPAÇO GEOGRÁFICO

PAISAGEM NATURAL PAISAGEM GEOGRÁFICA SÃO TODAS AS PAISAGENS OBSERVADAS PELO HOMEM QUE SÃO FORMADAS POR ELEMENTOS NATURAIS. SÃO TODAS AS PAISAGENS CONSTRUÍDAS E TRANSFORMADAS PELOS HOMENS. CONCEITOS DE PAISAGEM: SÃO TODOS OS ELEMENTOS NATURAIS E CULTURAIS OBSERVADOS PELO HOMEM.

PAISAGEM E REALIDADE AS PAISAGENS CONSTRUIDAS PELOS HOMENS REVELAM A SUA CULTURA, A SUA HISTÓRIA NO DECORRER DOS TEMPOS, OU SEJA, O HOMEM IMPRIME NA PAISAGEM SEUS ELEMNTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS.

TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM E DANOS AO MEIO AMBIENTE MOTIVOS DAS INTERVENÇÕES: SOBREVIVÊNCIA E ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS. DESMATAMENTO DE FLORESTAS TROPICAIS COMO NO BRASIL, BOLÍVIA, COLÔMBIA E INDONÉSIA REDUZEM A UMIDADE DO AR, CONSEQUENTEMENTE A REDUÇÃO DE NUVENS E CHUVAS. O DESMATAMENTO PROPORCIONA A EXPOSIÇÃO DO SOLO AOS AGENTES EROSIVOS DA NATUREZA COMO ÁGUA, VENTO E RAIOS SOLARES. O DESMATAMENTO TAMBÉM OCASIONA A MIGRAÇÃO DE ANIMAIS DEVIDO A REDUÇÃO DE ALIMENTOS. TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM E DANOS AO MEIO AMBIENTE

PROBLEMAS RELACIONADOS AO DESMATAMENTO COM O SOLO EXPOSTO, OS SEDIMENTOS LEVADOS PELA EROSÃO SÃO DEPOSITADOS NOS LEITOS DOS RIOS CAUSANDO INUNDAÇÕES.

MATA ATLÂNTICA A MATA ATLÂNTICA ABORDAVA UM ESPAÇO QUE IA DO RIO GRANDE DO NORTE ATÉ SANTA CATARINA NO SUL DO BRASIL. ESSA VEGETAÇÃO POSSUI ESPÉCIES ENDÉMICAS, REGULA MANANCIAIS HÍDRICOS ETC. EXTRAÇÃO DE MADEIRA, ESPAÇOS PARA PLANTAÇÕES, PASTAGENS E ÁREAS URBANAS SÃO PROBLEMAS ASSOCIADOS À MATA ATLÂNTICA.

MAIS PROBLEMAS RELACIONADOS A INTERVENÇÃO HUMANA. O USO DE AGROTÓXICOS PENETRAM NOS SOLOS, CONTAMINAM OS LENÇÓIS FREÁTICOS E AS PESSOAS QUE ENTRAM EM CONTATO COM O VENENO. A MINERAÇÃO TAMBÉM CONTAMINA RIOS, SOLOS E PESSOAS DEVIDO AO USO DO MERCÚRIO. AS USINA HIDRELÉTRICAS IMPEDEM O FLUXO DO RIO ACUMULANDO ÁGUA NA BARRAGEM, OCASIONANDO INUNDAÇÕES. MAIS PROBLEMAS RELACIONADOS A INTERVENÇÃO HUMANA.

ÁREAS DE PROTEÇÃO NA TENTATIVA DE IMPEDIR OU DIMINUIR OS DANOS CAUSADOS PELA INTERVENÇÃO HUMANA NA VEGETAÇÃO, FORAM CRIADAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO COMO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL.

O TRABALHO HUMANO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO. EXISTEM MUITAS PROFISSÕES QUE COLABORAM PARA A INTERVENÇÃO HUMANA. PESSOAS QUE TRABALHAM NO CAMPO E NAS GRANDES CIDADES URBANIZADAS. AMBOS PRECISAM UM DO OUTRO PARA SUA SOBREVIVÊNCIA. MUITAS PESSOAS VIVEM EM BOAS CONDIÇÕES DE VIDA E OUTRAS PASSAM POR EXTREMAS NECESSIDADES. EXISTEM MUITAS DIFERENÇAS SOCIAIS. O TRABALHO HUMANO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO.