Segurança no Trabalho TGEI-IMEI Filipe Amaral 10ºH Nº14 Módulo 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Advertisements

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
SHST para trabalhadores I
Segurança e Higiene no Trabalho
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
10 Princípios em Ergonomia.
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
Riscos nas Atividades de Manutenção
CHOQUE ELÉTRICO É uma perturbação acidental que se
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
Higiene e Segurança no Trabalho
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
Padrões Mínimos de Segurança
FUNDAMENTOS GERAIS DE SHST
A Higiene e Segurança no Trabalho
Segurança, Higiene e Saúde
Conselhos para Utilizadores de Computadores
Conservação de Energia
CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Sugestões de ações para implantações
INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO
Ergonomia.
CHOQUE ELÉTRICO Choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo, quando este é percorrido por.
ILUMINAÇÃO NOS LOCAIS DE TRABALHO
PROJETO ENTERPRISE A tradução da palavra ENTERPRISE significa: EMPRESA, EMPREENDIMENTO, INICIATIVA e ao final desta apresentação é o que desejamos a você.
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
O que é a ergonomia? O termo Ergonomia, deriva do grego,' "ERGON", que significa Trabalho e "NOMOS" que significa Leis ou Regras.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Energia em sua casa Bruno Alves 12ºC.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
ERGONOMIA.
RISCOS ASSOCIADOS À ELECTRICIDADE
Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários MÓDULO - I AULA 3 – Segurança do Equipamento e dos dados INTRODUÇÃO AO EQUIPAMENTO.
Equipamento de proteção individual
Segurança do Trabalho no Uso de Lixadeiras
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
“Choque Elétrico” MMC Marcelo Machado da Costa.
Ergonomia
Profa Vania Auge Bonini Nehrasius
Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos – IMEI
Agentes Físicos 1º Período
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
UFCD 8211 – Higiene e Segurança no Trabalho na Restauração
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
“PROTEÇÃO DAS MÃOS” Insira o nome do evento caso aplicável.
Acidentes de trabalho com electricidade
Adaptação do trabalho ao Homem:
NR 12 – Máquinas e equipamentos
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
PROGRAMA 5S E LAYOUT DE FÁBRICA
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança TEMPERATURAS EXTREMAS.
ERGONOMIA.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos.
AVALIAÇÃO DE RISCOS. Definições - 1 Perigo: A propriedade de uma coisa (materiais, equipamentos, métodos e práticas de trabalho, p.ex.) potencialmente.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Trabalho realizado por: Jessica Monteiro nº15 9ºb.
Grupo: Domingos Barros; José Oliveira; José Soares; Sara Brandão
SEGURANÇ A NO LAR.
Palestrante: Ythia Karla
Transcrição da apresentação:

Segurança no Trabalho TGEI-IMEI Filipe Amaral 10ºH Nº14 Módulo 1

O que é segurança no trabalho? Segurança do trabalho, segurança laboral, é um conjunto de ciências e tecnologias que têm os objetivos de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes.

Visão e iluminação Muita luz pode gerar uma sensação de desconforto, além de causar problemas de visão; cores diferentes torna o ambiente de trabalho menos monótono, causando uma sensação de bem-estar; A luz natural da janela nunca deve refletir directamente no monitor do computador; A luz solar deve ser sempre aproveitada; Saiba mais… A iluminação é um factor que influencia diretamente o conforto, a produtividade e a saúde dos profissionais no ambiente de trabalho. Seguem alguns cuidados a ter sobre iluminação no local de trabalho.

Ruído, radiações, ambiente térmico, eletricidade e objetos cortantes Evite bater com materiais durante o manuseamento e transporte; • Não fale alto; • Se detectar alguma situação anómala, comunique: Podem ser tomadas medidas para eliminar ou minimizar o ruído.

Ruído, radiações, ambiente térmico, eletricidade e objetos cortantes A exposição da generalidade das pessoas aos campos electromagnéticos ocorre todos os dias e das formas mais variadas. Os equipamentos correntes – os electrodomésticos nas cozinhas, os microondas, os ecrãs dos computadores, os sistemas de segurança nas lojas, as redes de transporte de energia, as estações de rádio e de televisão, os seus respectivos aparelhos, os radares, entre outros, contribuem para uma exposição permanente aos CEM.

Ruído, radiações, ambiente térmico, eletricidade e objetos cortantes Condições ambientais aconselhadas: A temperatura ideal situa-se entre 21ºC e 26 ºC;  A humidade relativa do ar deve estar entre 55% a 65%; A velocidade do ar deve ser cerca de 0,12 m/s. Os ambientes térmicos podem ser classificados como : Quentes (Fundições, Cerâmicas , Padarias); Frios (armazéns frigoríficos, actividades piscatórias); Neutros (escritórios). Logicamente que as situações mais preocupantes ocorrem em ambientes térmicos frios e quentes ou sobretudo quando as duas possibilidades existem na mesma empresa ou no mesmo posto de trabalho.

Ruído, radiações, ambiente térmico, eletricidade e objetos cortantes Consequências de um choque eléctrico: Convulsão Paragem respiratória Asfixia Queimaduras Fibrilação Ventricular Electrocussão ATENÇÃO Em caso de acidente: Não toque na vítima Desligue a energia eléctrica no quadro mais próximo Peça socorro

Ruído, radiações, ambiente térmico, eletricidade e objetos cortantes Objetos cortes Os objetos cortantes são um dos grandes causadores de acidentes no trabalho. Factores de Risco: Utilização de ferramentas cortantes Acumulação dos resíduos de materiais, aparas, etc. Medidas de Prevenção e/ou Proteção a adoptar: Correta arrumação das ferramentas e utilização de caixas de ferramentas portáteis. As ferramentas cortantes não utilizadas devem permanecer nas respectivas capas. Recolher os resíduos imediatamente após a sua geração e colocá-los em recipientes adequados. Utilizar os equipamentos de proteção individual apropriados.

Fadiga e postura Ergonimia A palavra “Ergonomia” surgiu da junção de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade: ergonomia industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.. Em todos eles podem ocorrer intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, a produtividade, a segurança e saúde nos postos de trabalho. Ver Modelo Ergonómico Principais riscos de perturbações músculo-esqueléticas. Lesões lombares. Lesões do pescoço/ombro. Lesões do antebraço/pulso/mão.

Ferramentas utilizadas na manutenção de equipamentos informáticos Exemplos: Chave de fendas philips; Chave Torx(portáteis) Pincel de fibra de vidro de limpeza; Pinça ou alicate de pontas. Pulseira Anti-estática.

Manuseamento correto das ferramentas de trabalho

Considerações gerais sobre segurança no trabalho