AVALIAÇÃO: COM A PALAVRA O ALUNO E O PROFESSOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
O valor de uma história.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
As funções da avaliação são potencialmente
Avaliação Mediadora.
Programa aluno pesquisador
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com.
Ajude – me!!.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Aceitação incondicional
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
DIA DE FAXINA Autor desconhecido Ria.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Colacio.j COLACIO.J SLIDES APRESENTA Ligue o som...
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ORAÇÃO PARA OS LARES IGREJA CORPO DE CRISTO LIGUE O SOM
APRENDIZ DA VIDA!.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Como se escreve… Click para avançar.
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Como se escreve… Click para avançar.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Prof. jose PLANEJAMENTO.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Aprendi Clique.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
SITUAÇÕES.
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Autor: Paulinho Percebi que eu estava precisando fazer uma faxina em mim... Perder os medos e ter coragem de mudar. Jogar alguns pensamentos.
O QUE É TEORIZAR? -É estabelecer uma distância com relação ao sujeito e ao que o rodeia. O distanciamento permite-me ver com clareza a validade e a energia.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Por que o jornal na escola?
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
AVALIAÇÃO VI GTAL CRE SUBÚRBIO 1.
O computador como Meio e como Fim...
DIA DE FAXINA.
APRENDIZ DA VIDA!.
Recentemente terminei minha faculdade. O último trabalho que tive que apresentar foi o de sociologia. O professor apresentou um projeto chamado sorriso.
O papel pedagógico do órgão gestor
PROFESSORA MARA SILVIA OLIVIO DE SOUZA. A PANE NO NAVIO.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
DIA DE FAXINA Autor desconhecido Ria.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO: COM A PALAVRA O ALUNO E O PROFESSOR Prof.: Moreira smoreiracosta@terra.com.br

OBRA INDICADA: HAYDT. Regina Cazaux. Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem, Editora Ática, 2002. NÓVOA, A. Formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 1998. VOLI, F. Auto-estima do professor. São Paulo: Loyola, 2002.

Recorte de uma revista uma imagem que retrate a idéia: QUANDO PENSO EM AVALIAÇÃO...

Trabalhar em sintonia com os colegas PROCESSO DE AVALIAÇÃO Pautada nos objetivos do trimestre (ou bimestre) e não num único momento de produção. Formativa e não punitiva Feita durante todo o processo Avaliação Conceitos para cada nível de aprendizagem apresentando-as ao longo de várias atividades Objetivos essenciais de cada disciplina Observação contínua do professor na aprendizagem do aluno Trabalhar em sintonia com os colegas

“Cada um faz o seu caminho cada um caminha a seu ritmo como é difícil medir... Levar em consideração as paradas. Na caminhada, há ponto de partida e chegada. Às vezes, as descobertas mais interessantes estão à beira do caminho.”

UNIVERSO DA AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO PROPOSTA PEDAGÓGICA QUEBRA DE PARADIGMA PROCESSO EDUCACIONAL RELAÇÃO : TEORIA PRÁTICA

DIÁLOGO : REFLEXÃO EM CONJUNTO DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS REGISTRO SISTEMÁTICO RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO OBSERVAÇÃO COM PAUTA

CANAIS: AUDITIVO CINESTÉSICO VISUAL

CONCEPÇÃO DE ERRO CONSTRUTIVO PROVAS MÚLTIPLAS

INSTRUMENTOS VARIADOS TÉCNICAS DE ENSINO RECURSOS DE COMUNICAÇÃO

AUTO- AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO ELEMENTO INTEGRADOR ENTRE A APRENDIZAGEM E O ENSINO. É A REFLEXÃO TRANSFORMADA EM AÇÃO É UM PROCESSO INTERATIVO EDUCADOR EDUCANDO

A redação de Joãozinho É época dos exames finais e a professora de uma escola primária mandou que os seus brilhantes alunos escrevessem uma redação, onde fossem tratados os seguintes temas: 1. Monarquia 2. Sexo 3. Religião 4. Mistério quem terminasse estaria dispensado e poderia voltar para casa.

Passados míseros segundos, Joãozinho levanta a mão e diz que terminou. A professora sem acreditar pede que leia a sua redação. Ele se levanta, pega a folha de papel, coça a garganta e diz: - “Mandaram a rainha tomar no cú. Meu Deus! Quem terá sido?”

VERIFICAÇÃO AVALIAÇÃO BUSCA A MUDANÇA DINÂMICA PRIORIZA O SUJEITO PRIORIZA A APRENDIZAGEM PROCESSO QUALIDADE AMPLIA POSSIBILIDADES VALORIZA CONQUISTAS SUBSIDIA NOVA AÇÃO DIRECIONA CONSTATA ESTÁTICA PRIORIZA O INSTRUMENTO PRIORIZA A NOTA PRONTO E ACABADO QUANTIDADE CRIA MEDO VERIFICA O QUE SABE ENCERRA-SE NO REGISTRO APROVA E REPROVA

VERIFICAÇÃO “ SE NÃO HÁ A APRENDIZAGEM ESPERADA SIGNIFICA QUE O ENSINO NÃO CUMPRIU COM A SUA FINALIDADE : A DE FAZER APRENDER “.

AVALIAÇÃO “AVALIAR A APRENDIZAGEM IMPLICA AVALIAR O ENSINO “ AVALIAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA...

AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO : Diagnóstica : permite detectar pontos fracos Classificatória : classificam os alunos

Classificatória Nota é uma sentença – o aluno não participa Demonstra crueldade Distanciada das situações de aprendizagem Nota tem um fim em si mesmo Classifica – mais capazes x menos favorecidos Preocupa-se com nota ou conceito : aprovação ou reprovação

DIAGNÓSTICA É contínua – investigativa – processual É um mapeamento: identifica as conquistas, problemas de desenvolvimento A serviço da função BÁSICA DA ESCOLA > promover o acesso ao conhecimento Fortalece a natureza da aprendizagem

Acompanha a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Leva em conta não só os resultados das tarefas (produto) mas o processo. Instrumento para ajudar o aluno a aprender. Serve para orientar os procedimentos de ensino.

EDUCADOR EFEITOS DA AVALIAÇÃO CONHECER OS RESULTADOS. RETOMAR ASPECTOS QUE DEVEM SER REVISTOS. CRIAR NOVOS INSTRUMENTOS DE TRABALHO. IDENTIFICAR OS “PROBLEMAS” E “AVANÇOS” E REDIMENSIONAR A AÇÃO EDUCATIVA. 5. ORIENTAR A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

EDUCANDO TOMAR CONHECIMENTO DE SUAS CONQUISTAS, DIFICULDADES E POSSIBILIDADES. REORGANIZAÇÃO DE SEU INVESTIMENTO NA TAREFA DE APRENDER. AUTO AVALIAR- SE ----- APRENDIZAGEM ----- DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE SUAS PRODUÇÕES.

ESCOLA DEFINIR PRIORIDADES LOCALIZAR QUAIS ASPECTOS DAS AÇÕES EDUCACIONAIS DEMANDAM MAIOR APOIO OPORTUNIZAR ESTUDOS PARA TODOS OS ENVOLVIDOS SENSIBILIZAR “PAIS” DA REAL FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO.

“ ALGUMAS MENTES CRIAM PONTES, PROJETAM AVIÕES, ENQUANTO QUE OUTRAS CRIAM SINFONIAS E SONETOS, E OUTRAS DESCOBREM A CURA DO CÂNCER. MENTES DIFERENTES, APRENDEM DE MANEIRAS DIFERENTES E DEVEM SER AVALIADAS DE FORMAS DIFERENTES “ (Melvine )..

PRECISAMOS DESVENDAR O MAPA DO UNIVERSO INFANTIL E ADOLESCENTE , AGITADO, COMPLEXO, E SERMOS UMA BÚSSOLA PARA QUE POSSAM NAVEGAR NA VIDA COM SUCESSO.

TEMPO DE MAGISTÉRIO Nota-se que 23% dos professores estão na profissão há 5 anos. Alguns deles ainda estão em formação.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES Observamos que a maioria dos professores( 84%) tem formação em Faculdades Particulares.

Apenas 5% dos professores trabalham no Ensino Superior. NÍVEL DE ATUAÇÃO Apenas 5% dos professores trabalham no Ensino Superior.

ATUAÇÃO EM ESCOLA Trabalham na zona urbana 37% dos professores e 63% trabalham na periferia.

CARGA HORÁRIA SEMANAL Ressalta que o trabalho do professor não se restringe ao ambiente escolar: corrigir trabalhos e avaliações, preparar aulas, pesquisar e ler. Mais horas são necessárias.

PALAVRA DO PROFESSOR “Avaliação é um processo gradativo e constante que deve ser executado em sucessivas etapas. Avaliar é diagnosticar o saber adquirido de forma ampla”. (C.J.)

“ Avaliação escolar é o método utilizado para que o professor saiba qual foi o rendimento de seus alunos em relação ao conteúdo trabalhado. Ela serve também para avaliar se o professor soube ou não transmitir os conteúdos aos alunos”. (P.P)

Atualmente, avaliar é dinamizar oportunidades de ação, reflexão.

PROVA Não é o único indicador de desempenho Não pode ter valor ABSOLUTO Deve gerar reflexão sobre o desempenho ( professor – aluno – grupo-classe ) Considerar que a elaboração e correção – subjetivas.

PROFESSOR Fazer a correção e dar RETORNO para os alunos Problematizar e discutir as respostas, critérios, valores Entender que as crianças precisam de TEMPO para exercício de suas competências e interações com o conhecimento

ERRO Transformado em diálogo – situação de aprendizagem (alcance dos objetivos ) Parâmetro para tomada de decisão em relação à continuidade do TRABALHO

“ No Estado pede-se para não avaliarmos o aluno de forma conteudista, porém , os sistemas externos de avaliação, cobram conteúdo. Diante dessa dicotomia é necessário um bom senso e equilíbrio”.

PROVA ALUNO PROFESSOR UM MOMENTO DE REORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PERCEBER SE O ALUNO DE POSSE DE CONTEÚDOS BÁSICOS E A PARTIR DELES... PROFESSOR

ESCOLA A PROVA ESTUDAR AS OPERAÇÕES DEVE ENSINAR O ALUNO A ESTUDAR – PENSAR - OPERAR ESCOLA DEVE MUDAR O ATO DE ESTUDAR A PROVA ESTUDAR É OPERAR FAZER INTERNAMENTE – ORGANIZADA E SISTEMÁTICA AS OPERAÇÕES

PROFESSOR PREOCUPAÇÃO ** EM EXPLICAR COM CUIDADO CADA QUESTÃO ** CLAREZA NA PROPOSIÇÃO DO ENUNCIADO ** ZELO NA APRESENTAÇÃO DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS PROFESSOR

QUESTÕES TEXTOS NÃO DEVEM SER ISOLADAS FRAGMENTADAS SUBTRAÍDAS DO APRESENTAR O CONTEXTO QUESTÕES NÃO DEVEM SER ISOLADAS FRAGMENTADAS SUBTRAÍDAS DO CONTEXTO

Todos os professores concordam que este aspecto deve ser avaliado. AVALIAÇÃO DA DIMENSÃO “ SOCIO-AFETIVA”. Todos os professores concordam que este aspecto deve ser avaliado.

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DEVE SER UM ATO AMOROSO, NO SENTIDO DE QUE A AVALIAÇÃO, POR SI ,É UM ATO ACOLHEDOR, INTEGRATIVO E INCLUSIVO. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DEVE SER UM ATO AMOROSO, NO SENTIDO DE QUE A AVALIAÇÃO, POR SI ,É UM ATO ACOLHEDOR, INTEGRATIVO E INCLUSIVO. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DEVE SER UM ATO AMOROSO, NO SENTIDO DE QUE A AVALIAÇÃO, POR SI ,É UM ATO ACOLHEDOR, INTEGRATIVO E INCLUSIVO.

GRUPOS DE OITO A DEZ PESSOAS; RETIRAR CINCO FICHAS; DISCUTIR O ASSUNTO DAS FICHAS COM O GRUPO; APRESENTAR PARA A SALA.

DIA DE FAXINA Autor desconhecido

Estava precisando fazer uma faxina em mim Estava precisando fazer uma faxina em mim... Jogar alguns pensamentos indesejados fora, lavar alguns tesouros que andavam meio que enferrujados... Então tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais! Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões... Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca dei; joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que nunca li.

Olhei para os meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas Olhei para os meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas... e as coloquei num cantinho,  bem arrumadinhas.   Fiquei sem paciência!... Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que  nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste...

Um passarinho cantando na minha janela... Mas lá também havia outras coisas... e belas!!! aquela lua cor de prata, o pôr do sol ... Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças. Sentei no chão, para poder fazer minhas escolhas.

Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante! Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se as envio para o lixão.

Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos... Como foi bom relembrar tudo aquilo!!! Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista.

e principalmente de RECOMEÇAR... Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurado bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar... e principalmente de RECOMEÇAR... 

OBRIGADO A TODOS