Auto da Barca do Inferno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gil VICENTE A BARCA DO INFERNO.
Advertisements

Auto barco inferno O auto da barca do inferno é um complexo, de alegoria dramática de Gil Vicente que foi representada pela primeira vez em É a primeira.
O Auto da Barca do Inferno
RENASCIMENTO CULTURAL SÉCULO XIV AO XVII
Teatro Medieval.
Humanismo (XV).
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
AUTO DA BARCA DO INFERNO
AUTO DA BARCA DO INFERNO
Teatro humanista português
GIL VICENTE.
Humanismo.
Literatura Prof. Henrique
Renascimento
Humanismo Período literário.
Portugal 2ª época Medieval (material retirado da internet)
Auto da barca do inferno – Gil Vicente
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
AUTO DA BARCA DO INFERNO
Luís Vaz de Camões.
Auto da Barca do Inferno
Auto da barca do Inferno
Gil Vicente – “Auto da Barca do Inferno”
Gil Vicente Vida e obra.
Gil Vicente.
Auto da Barca do Inferno
Gil Vicente.
Gil Vicente Gil Vicente (1465? – 1536?) Formandas: Patrícia Pinto &
Auto da Barca do Gil Vicente.
“Auto da Barca do Inferno”
Humanismo (1418 – 1527).
Trovadorismo Literatura – Professora Mônica Klen
Os Lusíadas A história de uma viagem....
Humanismo Prof. Júnior Oliveira.
Humanismo Prof.ª Jéssica Gravino.
Profº Adilson Lima Administração Gestão de Projetos Profº Adilson Lima
Profa. Karen Neves Olivan
Planejamento da Informação Gestão Cotidiana x Gestão por Projetos
Trovadorismo e humanismo
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Humanismo Século XV.
Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
O teatro Popular em Portugal Gil Vicente (1465 – 1537)
A Literatura.
ERA MEDIEVAL HUMANISMO ( 1434/ 1527).
Breve História do Teatro
Humanismo e Humanismo Literário
Gêneros Teatrais.
→ elementos paratextuais
Gil Vicente Notas sobre a vida e obra.
Humanismo em Portugal (1434 – 1527)
Humanismo Literatura – Aula 2.
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
Profissões de Gil Vicente
Biografia de Gil Vicente
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Auto da Barca do Inferno O “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente é um clássico da literatura que retrata a sociedade portuguesa do século XVI e ao.
HUMANISMO. Eras Literárias PORTUGAL Era Medieval Trovadorismo (séc. XII ao XIV) Humanismo (séc. XV e início do XVI) Era CLássica Classicismo (séc. XVI)
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Auto da Barca do Inferno Teatro de Gil Vicente Ilustração da edição original do Auto da Barca do Inferno
GGil Vicente foi o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Humanismo.
Friso cronológico.
Humanismo Período literário.
Vida e obra de Gil Vicente
Auto da barca do inferno. Componentes:  Heloise Gabrielle,Cristina carolaine,Julio cesar,Francisci barros,Thayson Ferreira, Evillin correia e Emilly.
Transcrição da apresentação:

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente Colégio Nossa Senhora da Glória Professora Mônica Klen Literatura – 1ª série do Ensino Médio

Gil Vicente (1465 - 1536) Poeta e dramaturgo português. A obra vicentina o marco da passagem da passagem da Idade Média para o Renascimento.

Gil Vicente (1465 - 1536) Obras Monólogo do Vaqueiro ou Auto da Visitação (1502) Auto Pastoril Castelhano (1502) Auto dos Reis Magos (1503) Auto de São Martinho (1504) Quem Tem Farelos? (1505) Auto da Alma (1508) Auto da Índia (1509) Auto da Fé (1510) O Velho da Horta (1512) Exortação da Guerra (1513) Comédia do Viúvo (1514) Auto da Fama (1516) Auto da Barca do Inferno (1517) Auto da Barca do Purgatório (1518) Auto da Barca da Glória (1519) Cortes de Júpiter (1521) Comédia de Rubena (1521) Pranto de Maria Parda Farsa de Inês Pereira (1523) Auto Pastoril Português (1523) Frágua de Amor (1524) Farsa do Juiz da Beira (1525) Farsa do Templo de Apolo (1526) Auto da Nau de Amores (1527) Auto da História de Deus (1527) Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela (1527) Farsa dos Almocreves (1527) Auto da Feira (1528) Farsa do Clérigo da Beira (1529) Auto do Triunfo do Inverno (1529) Auto da Lusitânia, intercalado com o entremez Todo-o-Mundo e Ninguém (1532) Auto de Amadis de Gaula (1533) Romagem dos Agravados (1533) Auto da Cananea (1534) Auto de Mofina Mendes (1534) Floresta de Enganos (1536)

O que é um “auto”? Auto é um sub-gênero da literatura dramática. Tem sua origem na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. Em Portugal, no século XVI, Gil Vicente é a grande expressão deste gênero dramático. Camões e Dom Francisco Manuel de Melo também adotaram esta forma. O auto visava satirizar pessoas.

Auto da Barca do Inferno Foi representada pela primeira vez em 1517. É parte da trilogia das Barcas: Auto da Barca do Inferno Auto da Barca do Purgatório Auto da Barca da Glória

Auto da Barca do Inferno Possui apenas duas personagens fixas: o Diabo e o Anjo

Auto da Barca do Inferno A obra também pode ser considerada uma Farsa, um gênero teatral que mistura comédia e crítica social dos comportamentos desviantes.

Auto da Barca do Inferno Foi representada pela primeira vez em1517. É parte da trilogia das Barcas: Auto da Barca do Inferno Auto da Barca do Purgatório Auto da Barca da Glória

Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno