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Planejamento da Informação Gestão Cotidiana x Gestão por Projetos

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Apresentação em tema: "Planejamento da Informação Gestão Cotidiana x Gestão por Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Profº Adilson Lima adilsonls@umc.br
Planejamento da Informação Gestão Cotidiana x Gestão por Projetos Profº Adilson Lima

2 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap.1 - Introdução Cap.2 - Ciclo de Vida e Organização do Projeto Cap.3 - Processos de Gerenciamento de Projetos Cap.4 - Integração do Projeto Cap.5 - Escopo do Projeto Cap.6 - Tempo do Projeto Cap.7 - Custos do Projeto Cap.8 - Qualidade do Projeto Cap.9 - Recursos Humanos do Projeto Cap.10 - Comunicações do Projeto Cap.11 - Riscos do Projeto Cap.12- Aquisições do Projeto abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

3 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap.1 - Introdução O Guia PMBOK O que é um Projeto? O que é gerenciamento de Projetos? Relações entre gerenciamento de projetos, programas e portfólios Restrição Tripa (Triple Constraints) Áreas de Conhecimento abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

4 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap. 1 - Introdução O Guia PMBOK “A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBoK® Guide)” É um padrão reconhecido para a profissão de gerenciamento de projetos. Um documento formal que descreve normas, métodos, processos e práticas estabelecidas. Assim como em outras profissões, o conhecimento contido neste padrão evolui a partir das melhores práticas reconhecidas de profissionais de gerenciamento de projetos que contribuíram para o seu desenvolvimento. abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

5 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap. 1 - Introdução O que é um Projeto? “Um Projeto é um esforço único e temporário empreendido para alcançar um objetivo específico” (PMBoK) Projeto O produto ou o serviço é diferente de todos os similares feitos anteriormente. Único Todo projeto tem um começo e um fim bem definidos. Temporário Progressivo As características de cada projeto são mais detalhadas na medida em que for maior o entendimento do produto ou serviço. abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

6 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap. 1 - Introdução O que é um Projeto? “Um Projeto é um esforço único e temporário empreendido para alcançar um objetivo específico” (PMBoK) Exemplos de projetos incluem, mas não se limitam a: Desenvolvimento de um novo produto ou serviço; Efetuar uma mudança de estrutura, de pessoal ou estilo de uma organização; Desenvolvimento ou aquisição de um sistema de informação novo ou modificado; Construção de um prédio ou infra-estrutura ou Implementação de um novo procedimento ou processo de negócios. abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

7 Cap. 1 - Introdução O que é gerenciamento de Projetos?
É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. Grupos de Processos Iniciação Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; Encerramento. Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerra-mento abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

8 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap. 1 - Introdução Relações entre gerenciamento de projetos, programas e portfólios Portifólio pode conter programas e projetos (sem que o projeto faça parte de um programa) Portifólio Programa Projeto Pacote de Trabalho abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

9 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap. 1 - Introdução Relações entre gerenciamento de projetos, programas e portfólios O que é um programa? Um programa é um grupo de projetos gerenciados de uma forma coordenada, a fim de se obter benefícios que, de uma forma isolada, não se obteria. Programa Projeto Pacote de Trabalho abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

10 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap. 1 - Introdução Relações entre gerenciamento de projetos, programas e portfólios O que é um subprojeto? Os projetos são muitas vezes divididos em componentes mais gerenciáveis ou subprojetos. Subprojetos são frequentemente contratados de outra empresa ou outra unidade funcional dentro da mesma organização. Projeto Pacote de Trabalho abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

11 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap. 1 - Introdução Restrição Tripa (Triple Constraints) Satisfação do Cliente Qualidade Escopo Custo Tempo abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

12 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap. 1 - Introdução Áreas de Conhecimento Escopo Tempo Custo Quali-dade RH Comu-nicação Risco Aquisi-ção Stakeholder Integração abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

13 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap.2 - Ciclo de Vida e Organização do Projeto O Ciclo de Vida do Projeto Características do Ciclo de Vida do Projeto Fases do Projeto Projeto versus Trabalho operacional Partes Interessadas abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

14 Cap.2 - Ciclo de Vida e Organização do Projeto
O Ciclo de Vida do Projeto O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu final. A organização ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligações adequadas com as operações em andamento da organização executora. abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

15 Cap.2 - Ciclo de Vida e Organização do Projeto
Características do Ciclo de Vida do Projeto Fases A Fases geralmente são seqüenciais - Normalmente são definidas por algum formulário de transferência de informações técnicas ou de entrega. Os custos e alocação de recursos são baixos no início, atingem o valor máximo durante as fases intermediárias e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado. No início do projeto: O nível de incertezas é o mais alto e, ou seja, o risco de não atingir os objetivos é maior. A capacidade das partes envolvidas (stakeholders) influenciarem no projeto é maior. Chamamos genericamente de produto o resultado mensurável e verificável do trabalho. Ex.: uma especificação, um relatório de estudo de viabilidade, um documento de projeto detalhado ou um protótipo. O término e a aprovação de um ou mais produtos caracteriza uma fase do projeto. abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

16 Cap.2 - Ciclo de Vida e Organização do Projeto
Características do Ciclo de Vida do Projeto abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

17 Cap.2 - Ciclo de Vida e Organização do Projeto
Fases do Projeto As fases do Projeto são divisões onde o controle adicional é necessário para gerenciar de forma efetiva o término de uma entrega importante. Geralmente as fases são terminadas sequencialmente, mas podem se sobrepor em algumas situações. A natureza de alto nível das fases de um Projeto as torna um elemento do Ciclo de Vida do Projeto. Uma fase não é um grupo de processos de gerenciamento de Projetos. abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

18 Cap.2 - Ciclo de Vida e Organização do Projeto
Fases do Projeto abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

19 Cap.2 - Ciclo de Vida e Organização do Projeto
Projeto versus Trabalho operacional Ciclo de Vida do Produto: Este ciclo descreve o que precisa ser feito para FAZER o produto do projeto. Ciclo de Vida do Gerenciamento do Projeto: Este ciclo descreve o que precisa ser feito para GERENCIAR o projeto. Este ciclo segue os grupos de processos do PMI. abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

20 Stakeholders Cap.2 - Ciclo de Vida e Organização do Projeto
Partes Interessadas Pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto. Podem também exercer influência sobre os objetivos e resultados do projeto. Stakeholders abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

21 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap.3 - Processos de Gerenciamento de Projetos em um Projeto Grupos de Processos Vide simplified_pmbok_flow_5ed_color_pt.pdf abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

22 Cap.3 - Processos de Gerenciamento de Projetos em um Projeto
Grupos de Processos Um processo é um conjunto de ações e atividades inter- relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes. abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

23 Cap.4 - Integração do Projeto
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24 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap.5 - Escopo do Projeto abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

25 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap.6 - Tempo do Projeto abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

26 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap.7 - Custos do Projeto abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

27 Cap.8 - Qualidade do Projeto
abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

28 Cap.9 - Recursos Humanos do Projeto
abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

29 Cap.10 - Comunicações do Projeto
abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

30 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Cap.11 - Riscos do Projeto abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

31 Cap.12- Aquisições do Projeto
abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

32 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Atividade: Elaborar um Termo de Abertura. abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima

33 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima
Referência: Project Management Institute Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 4ª edição. Newtown Square, PA: PMI. abr-17 Administração – Gestão de Projetos – Profº Adilson Lima


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