Realizado por : Samira Andrade, Teresa Lobo e Gabriela Vasconcelos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PONTOS DE INTERESSE DA NOSSA TERRA.
Advertisements

PORTO RIBEIRA.
As Sete Maravilhas do Mundo Actual
A Cidade do Porto. Ponte D. Luís no Porto.
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
ARTE ROMÂNICA.
7 maravilhas do mundo moderno
Trabalho de artes As sete maravilhas do mundo
FUNDADO A 28 DE SETEMBRO DE 1893
Principais Rios de Portugal
Os Rios.
7 Maravilhas do mundo actual
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
O desenvolvimento da Cidade A partir do Rio Douro
Aveiro Fotos da cidade e proximidades Parte I Clicar para progressão.
(:Castelos medievais:)
Construíndo Pontes.
Avanço manual Património português classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
“À Descoberta da Quinta do Sardão”
O Centro Ciência do Porto Moniz no Arquipélago da Madeira
JERUSALÉN Música : O Violinista Click para avançar.
Os Estádios dos 3 Grandes
Turismo e Desenvolvimento Sustentável
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
Porto , ano em que foi publicado este álbum.
NOVO HAMBURGO.
Guias de viagem publicados no estrangeiro davam nota máxima à Linha do Tua, comparando-a aos espectaculares traçados dos Alpes suíços. Muitos de nós nunca.
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
Escola Básica Frei Manuel Cardoso
A RIBEIRA DESCONHECIDA.
Leonor Guilherme da Costa Almeida 2011©
CRISTA OU INTERFLÚVIO CRISTA OU INTERFLÚVIO Foz.
Producciones Agustín JERUSALÉM Música : O Violinista.
EUROPA ANTES DO BRASIL.
O RIO DOURO.
Professora Marília Pereira
Escola Secundária Morgado de Mateus
ESTAÇÃO DE CEPÃES ESTAÇÃO DE CEPÃES.
Viana do Castelo no mundo
Monumentos da CIDADE DO PORTO
Os maiores rios do Norte de Portugal
CUBA Cuba é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo, com cerca de habitantes, tendo.
AS PONTES.
A Expansão Portuguesa.
O Concelho de Criado por alvará de D. Maria de 18 de Dezembro de 1782 o concelho de Cuba englobava então as freguesias de Pedrógão, Marmelar, Selmes.
Durante séculos, os Papas, em caso de perigo para as suas vidas, podiam escapar dos palácios do Vaticano por um corredor secreto com 800 metros de.
Com som… Vá clicando… Alto Trás-os-Montes Boticas Chaves Montalegre Murça Valpaços Vila Pouca de Aguiar Douro Alijó Mesão Frio Peso da Régua Sabrosa.
Se considerarmos o tamanho da Madeira, com certeza que teremos alguma dificuldade em perceber como é que esta ilha tem tanto para oferecer! Monumentos,
Hotel Palácio das Cardosas Formatação: JRP Fonte: Internet.
Douro em Fotos Visite-nos! Você está “AQUI” douro.
Rio Douro.
Equipa do F.C. Porto Nome: Luís Pedro Numero: 7 Turma: IOSI.
RIO DOURO.
RIO DOURO.
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
História da Cultura e das Artes
Nome : Kelvin Alexander Beck Hass Turma:81 Professora: Elaine Mai.
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas.
MARAVILHAS DE PORTUGAL
A Estação de S. Bento, que serve principalmente a linha ferroviária do Douro, foi construída no local do Convento de S. Bento da Avé-Maria, que foi totalmente.
O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na nos picos da Serra de Urbião e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e.
O Poderio de Cartago.
Pesquisa sobre as 7 maravilhas do mundo
Monumentos madeirenses. Estátua do Cristiano Cristiano Ronaldo é um jogador de futebol, considerado o melhor de mundo. Aos 29 anos viu ser erguida uma.
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
RIO DOURO.
 O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião, a metros de altitude e atravessa o norte de Portugal.
Vila Nova de Gaia no contexto Europeu Escola Secundária de Almeida Garrett Life Long Learning Programme – Comenius 2008/2010 ASTROURBIS – Roteiro Astronómico.
Mariza Fontaínhas A Cidade do Porto em dias sombrios que a voz de
Transcrição da apresentação:

Realizado por : Samira Andrade, Teresa Lobo e Gabriela Vasconcelos A cidade do porto Realizado por : Samira Andrade, Teresa Lobo e Gabriela Vasconcelos

A CIDADE DO PORTO a Ribeira A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade Porto, em Portugal . Localizada na freguesia de São Nicolau, junto ao Rio Douro, faz parte do Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO. É, actualmente, uma zona muito frequentada por turistas e local de concentração de bares e restaurantes. Na Ribeira merecem destaque a Praça da Ribeira, popularmente também conhecida por praça do cubo; a Rua da Fonte Taurina, uma das mais antigas da cidade; o Muro dos Bacalhoeiros e a Casa do Infante, onde se crê que tenha nascido o Infante D. Henrique, em 1394. Foi nesta zona do Porto que viveu uma das figuras mais carismáticas da cidade, o chamado Duque da Ribeira, conhecido por ter salvo várias pessoas de morrer afogadas.

A cidade do porto O Vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da região demarcada do Douro, no norte de Portugal a cerca de 100 km a leste do Porto. Régua e Pinhão são os principais centros de produção, mas algumas das melhores vinhas ficam na zona mais a leste. Apesar de produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "Vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade.

A importância do RIO DOURO O Rio Douro é um Rio que nasce em Espanha nos picos da Serra de Urbião, a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do rio Douro é junto á cidade do Porto. Tem 85º km de comprimento. A importância do Rio Douro nessa região vem de tempos longínquos, Os Fenícios realizavam o comercio e a pesca de peixe salgado e os Romanos a partir do século XI , a conserva de peixe-garum. O que permitiu através o comercio marítimo na época muito importante, que a cidade se desenvolve-se bastante. Nos tempos actuais, deixou de ser uma via de sobrevivência ou uma actividade de maior peso económico na zona, mas continua estar muito presente.

estádio do dragão O Estádio do Dragão é um estádio de futebol localizado na cidade do Porto, o primeiro estádio Ecológico da Europa. É propriedade do Futebol Clube do Porto. Tem uma capacidade de 50.799 espectadores, todos sentados e cobertos. O Estádio do Dragão foi construído para substituir o velho Estádio das Antas que abriu as portas em 1952. Foi inaugurado em 16 de Novembro de 2003 num jogo particular com o Barcelona e utilizado em 2004 em cinco jogos do campeonato do Euro 2004, foi palco do jogo inaugural deste grande evento desportivo, disputado entre Portugal e a Grécia . Aqui também tiveram lugar os jogos da fase de grupos Alemanha – Holanda e Itália - Suécia, a 15 e 18 de Junho, respectivamente, e ainda o jogo dos quartos-de-final entre a República Checa e a Dinamarca, e a meia-final que opôs a Grécia e a República Checa.

A cidade do porto SÉ A Catedral (Sé) da cidade do Porto, situa-se no coração do centro histórico, é um dos seus principais e mais antigos monumentos da cidade. Iniciou-se a sua construção na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo onde predomina o estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos.   Caracteristicas da Sé do Porto Fachada com presença de decorativa de torres e belas rosáceas, igreja de três naves é coberta por abóbada de canhão. A abóbada da nave central è sustentada porarcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento arquitectónico. O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca. Cerca de 1772 construiu-se um novo portal em substituição ao românico original. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni responsável pela construção da SÉ adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da Sé.

A cidade do porto MURALHA FERNANDINA A muralha Fernandina veio substituir a antiga cerca alto- medieval, que no século XIV se mostrava demasiado pequena face ao desenvolvimento da cidade.  Atento a esta situação, o Rei D. Afonso IV determinou, em 1336, a construção de uma nova muralha. Porém, esta só ficaria concluída cerca de 1376, já no reinado de D. Fernando, de quem conservou o nome.  A nova muralha tinha uma extensão de 3000 passos e 30 pés de altura. Era guarnecida de ameias e reforçada por numerosos cubelos e torres quadradas, que excediam em onze pés a muralha, com excepção das torres que defendiam as Portas de Cimo de Vila e do Olival, que subiam 30 pés acima desse nível.  Actualmente, encontram-se apenas à vista o pano de Santa Clara - restaurado nos anos 20 - e o trecho de S. João Novo. 

A cidade do porto estação de São BENTO A Estação de S. Bento, que serve principalmente a linha de ferroviária do Douro, foi construída no local do Convento de S. Bento da Avé-Maria, que foi totalmente demolido para dar lugar a este novo edifício. A criação de uma estação impunha-se faltando apenas definir o local e uma vez que o Convento se encontrava em degradação a Câmara aprovou o projecto e em Janeiro de 1888 a Direcção dos Caminhos de Ferro foram autorizadas a estudar o prolongamento da linha de Campanhã até às proximidades da Praça da Liberdade. Assim procedeu-se à abertura dos túneis da Quinta da China, do Monte do Seminário e das Fontainhas. Foi exactamente a abertura destes túneis que ditou a demolição do mosteiro. Em 7 de Novembro de 1896 chega o primeiro comboio, ainda sem estação, este acto marcou a inauguração oficial da linha férrea. Contudo a construção da estação como a conhecemos só teve inicio a 22 de Outubro de 1900, estávamos no reinado de D. Carlos e de Dª Amélia que presidiram ao assentamento da primeira pedra da nova estação, que manteve parcialmente o nome do antigo Convento - S. Bento.

Em Agosto de 1915 foram assentados os azulejos na gare da estação Em Agosto de 1915 foram assentados os azulejos na gare da estação. No total 551 m2 de superfície a decorar com os mais belos painéis do género existentes em Portugal. Cada painel representa uma cena da história nacional. Neles podemos encontrar: a entrada triunfal de D. João I e o seu casamento com Dª Filipa da Lencastre no Porto, em 1386, a conquista de Ceuta, 1415 e o Torneio de Arcos de Valdevez,1140. Noutros porém encontramos cenas campestres e aspectos etnográficos como são exemplo a procissão da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a romaria de S. Torcato, em Guimarães, uma Vindima, a Feira do Gado, uma Azenha, o Transporte do vinho num barco rabelo, no Douro... No alto das paredes podemos ainda ver um lindo friso multicolor evocativo da história da viação nacional, desde os primórdios até à chegada do primeiro comboio a Braga. O edifício foi solenemente inaugurado em 1916, está concebido em forma de U, com dois pavimentos que dão para as ruas da Madeira e do Loureiro, estando a fachada principal voltada para a Praça Almeida Garrett