Factores que permitiram o desenvolvimento do turismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I ENCONTRO COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES APÍCOLAS DOS AÇORES
Advertisements

Aldeia do Piódão – Arganil Fonte: Internet, 2007.
O Turismo É uma forma especial de movimentos migratórios temporários, cujas motivações são as mais diversas: o descanso; prazer dos banhos de mar; o apreço.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Plano Nacional de Turismo
Dia Mundial da Poupança 31 De Outubro. O que é a poupança? A poupança é a parte do rendimento que não é consumida de imediato e que é "posta de lado"
PROCURA TURÍSTICA.
Definição do sector de Touring
Turismo Náutico no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo
Moeda e mercado cambial
PLANO NACIONAL DE TURISMO 2003/2007
Londres Centro Educacional N. S. Auxiliadora
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Uma atividade em expansão.
TURISMO EM PORTUGAL.
ADIPA 30º Aniversário Perspectivas de evolução no sector Alimentar
Os Estudantes e a Leitura
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Sustentabilidade financeira 1 WASHCost Sustentabilidade Custos de operação e manutenção e desafios para a sustentabilidade financeira.
BALANÇA COMERCIAL DO RIO GRANDE DO SUL JULHO UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS.
História de Portugal I 1.º Semestre do ano lectivo 2013/2014
Energia Portugal nd of February 2002 Energy Management and Policy -João Meyer -José Mangueira -Pedro Nazareth Energia Portugal 2001, uma publicação.
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Logística e realidade brasileira
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Porto de Aveiro Estratégia e Futuro
Uma Nova Geografia de Portugal.
II - A Evolução Recente da Economia Portuguesa. II - A Evolução da Economia Portuguesa 1) Os choques políticos e internacionais em e os Acordos.
As características da rede urbana
TURISMO DE MASSAS VS TURISMO ALTERNATIVO
Os fatores de competitividade regional
B. Que variáveis utilizar na análise da evolução da população?
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
Temas e problemas de pesquisa
Correcção da 6.ª ficha de avaliação
Correção da 1.ª ficha de avaliação
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
A População Portuguesa
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Áreas Urbanas.
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-77763/14
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
As caraterísticas da rede urbana portuguesa
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
EXPANSÃO URBANA (crescimento da cidade em direcção à periferia, manifestando-se pela ocupação física do espaço anteriormente rural) . CRESCIMENTO POR FASES,
Equador.
Os desafios que o turismo lança ao imobiliário. Destino turístico Algarve.
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
Portugal um país de Serviços
Uma semente que também germina para a evolução
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
O Turismo Uma Actividade em Expansão. À cerca de 50 anos que o turismo constitui uma importante actividade económica e social.. A ONU – Organização das.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
0 Apresentação de Resultados 1º Semestre de 2013 LISBOA, 25 DE JULHO DE 2013.
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
A actividade piscatória. Existem várias actividades económicas relacionadas com os recursos marítimos, mas a actividade piscatória é a mais importante.
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
Trabalho realizado por: Bernardo Ribeiro Bruna Coelho 9ºC 1.
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
Ordem dos Economistas Turismo 1 junho 2016.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO.
Uma atividade em expansão.
Uma atividade em expansão.
Transcrição da apresentação:

Factores que permitiram o desenvolvimento do turismo Aumento dos rendimentos e melhoria das condições de vida da população Diminuição do tempo de trabalho; período anual de férias; férias subsidiadas

Melhoria generalizada das infra-estruturas e dos meios de transporte, e a diminuição relativa dos custos Difusão da informação, publicidade

Evolução do turismo em Portugal Expansão essencialmente a partir década de 60 → começa a ganhar especial atenção por parte do Estado Começa a afirmar-se sobretudo como um país receptor de turistas estrangeiros

Existência de manifestações de turismo interno anteriores à década de 60 Turismo de elites Estâncias termais Estâncias balneares (Vidago, Pedras Salgadas, Luso, Curia) (Póvoa do Varzim, Costa do Estoril)

Progressivamente passámos de um turismo de elites para um turismo mais alargado à classe média Pós 25 Abril → passagem para um turismo de “massas” Deve-se essencialmente:  generalização dos períodos e subsídios de férias  garantia de reformas  multiplicação de feriados e de pontes  portugueses começaram a ganhar o gosto generalizado de sair de casa

Turismo de “massas” essencialmente balnear → litoralização crescente e desigual → ressaltam: região de Lisboa, Algarve, núcleos ao longo da costa entre o Sado e o Minho A partir dos anos 80 → esforços de diversificação dos produtos turísticos → valorização do espaço rural

Crescente litoralização ex: Albufeira - Algarve Fonte: Internet, 2007 Turismo de “massas” Fonte: Internet, 2007

Índice de emprego – cerca de 10% da população activa P.I.B. – representa cerca de 8% Receitas ilíquidas - cerca de 7 mil milhões de euros (contribui para contrabalançar o saldo negativo da balança comercial) (Dados de 2004)

Portugal – destino de férias muito procurado Posição em 19.º lugar na ordenação dos principais destinos turísticos mundiais Cerca de 14 milhões de turistas receitas com cerca de 9 mil milhões de euros Um dos destinos mais procurados no mundo e que mais tem crescido