Esclarecimentos referentes às medidas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRIPE JOSÉ BARBEITO 17/08/2009.
Advertisements

Informações importantes sobre a GRIPE!
Marcia Cabral Enfermeira
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
H1N1 Gripe Suina.
Distribuição Geográfica de casos confirmados de Influenza A(H1N1)
INFLUENZA A (H1N1).
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Hospital de Clínicas – UFPR
Proteja-se da Gripe A(H1N1)
GRIPE “A” NA UNIVERSIDADE – Vamos cuidar de nossa saúde
ORIENTAÇÕES PARA PAIS, ALUNOS E EDUCADORES NO COMBATE AO VÍRUS H1N1
Higienização das mãos.
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
Medidas de Prevenção da Gripe A(H1N1)
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
LIMPEZA NAS ESCOLAS INFLUENZA A (H1 N1).
Gripe Suína.
Portal da Saúde OMS/WHO Gripenet
Influenzae Suína É um vírus Influenzae A - H1N1 que foi recombinado nos porcos Transmissão homem-homem Disseminação : através das gotículas respiratórias.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
H1N1 Gripe A O que é? Medidas de prevenção Plano de contingência
Secretaria de Saúde Mauá da Serra - PR
Orientações Sobre a Influenza A H1N1 - Gripe Suína -
Proteja-se da Gripe A(H1N1)
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
Higiene e Saúde dos Manipuladores
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Gripe A.
Meningite.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
O que é Influenza A(H1N1)?.
GRIPE sempre deve ser combatida
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM
Professora: Ludmila Olandim de Souza
GRIPE A.
Cuidado com a GRIPE!.

Vacinação contra gripe
Se estiver com sintomas de gripe procure um médico e FIQUE EM CASA
Influenza A H1N1 Influenza A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A é a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um Plano de Contingência.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
BEM VINDOS À PÁGINA DO SOE! Profª Olívia e Profª Sandra Pavan
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gripe Suína/Gripe A Ofélia 07/07/2009.
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
Acolhimento pela enfermagem
 Trabalho realizado por:  Dora Santos Nº6  Pedro Alves Nº20  Área de Projecto 8ºC  Prof.: Pedro Francisco Escola Básica 2/3 José Maria dos Santos.
MANIPULADOR DE ALIMENTOS
Saúde do Manipulador de Alimentos
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
INFLUENZA A (H1 N1)‏ HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1) HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
“Agir contra a Gripe A” O papel dos estabelecimentos de educação e ensino Maria Neto Responsável pela área funcional da Promoção e Protecção da Saúde Responsável.
CURSO SOBRE HIGIENE PESSOAL
GRIPE A DEIXA ESCOLAS EM ALERTA É uma doença respiratória causada pelo vírus INFLUENZA tipo A e subtipo H1N1. O vírus H1N1 é resultado de uma mutação e.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
ORIENTAÇÕES PARA O ENFRENTEMANTO DA INFLUENZA A (VÍRUS H1N1)
Transcrição da apresentação:

Esclarecimentos referentes às medidas preventivas contra a Influenza A (H1N1), adotadas pelo Colégio Santa Rita.

O início do segundo semestre e fim das férias escolares exigem a atenção dos pais e de todos os profissionais escolares, apesar de não ser motivo para pânico.

Por que a volta às aulas poderia ser um risco Por que a volta às aulas poderia ser um risco? Qualquer pessoa doente começa a transmitir a gripe um dia antes de sentir os sintomas. Além disso, crianças podem repassar o vírus por até 14 dias – enquanto adultos transmitem por 7 a 10 dias. O fato de não lavar as mãos logo após tossir ou espirrar inicia uma cadeia de contaminação que se propaga rapidamente enquanto as crianças brincam e interagem. Se seu filho está com febre acima de 38º - somada a outros sintomas de gripe - a indicação do Ministério da Saúde é que ele fique em casa pelas duas semanas seguintes (14 dias), até o fim do período de transmissão da doença.

A prorrogação da volta às aulas tem algum resultado efetivo para a saúde das crianças? Sim, pois entre as crianças a disseminação é mais rápida. Não frequentando a escola durante este período de alerta, os alunos não correriam o risco de transmitir o vírus entre eles ou para os parentes. Retardar o reinício das atividades escolares provoca uma lentidão no aumento do número de casos da gripe A no país.

Recomendações do Comitê de Enfrentamento da Influenza A (H1 N1) No retorno às aulas, o Comitê de Enfrentamento da Influenza A (H1 N1) recomenda uma série de medidas para evitar o contágio entre os alunos, uma vez que a redução dos casos depende do comportamento individual. De acordo com o Comitê de Enfrentamento e na capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete, no dia 03 de agosto de 2009, estabeleceu- se como de fundamental importância que todas as instituições de ensino adotem as medidas preventivas.

Ao acatar as recomendações e orientações, o Colégio Santa Rita - FASAR estabelece os seguintes procedimentos, os quais devem ser respeitados pelos alunos, professores e funcionários, tais como:

Os professores deverão reforçar com os alunos a higienização das mãos como forma de evitar o contágio pelo vírus; Os professores, bem como os demais profissionais da educação devem prestar muita atenção em alunos com sintomas respiratórios; Higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar boca, olhos e nariz , após tossir, ao espirrar e ao usar o banheiro; Usar toalhas descartáveis; Manter os ambientes ventilados; Não colocar lápis e caneta na boca; Não compartilhar copos e talheres; Utilizar lenços descartáveis ao espirrar; A boa higienização pessoal, principalmente, o ato de lavar bem as mãos, esfregando não apenas a palma, mas também o dorso e a área dos punhos é medida importante para a prevenção; O vírus morre com facilidade em contato com álcool, sabão e detergente.

Como se prevenir Lavar as mãos com água e sabão frequentemente Cobrir a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar Não compartilhar alimentos, copos ou quaisquer objetos pessoais Em caso de gripe evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas Não usar medicações sem orientações médicas Procure o médico da unidade de saúde em caso de febre

Pedimos a colaboração dos pais que não encaminhem seu filho para o colégio, caso apresente febre, tosse, dor de garganta, ou qualquer outro sintoma de síndrome gripal. Neste caso o aluno só poderá frequentar as aulas mediante atestado médico, constando que está em boas condições de saúde. O colégio sugere que cada aluno traga diariamente lenços descartáveis e uma garrafa de água.

Vale salientar que para tranquilidade de todos, o Colégio Santa Rita possui salas e corredores ventilados e arejados, o que evita a disseminação do vírus H1N1 .

Recomendações aos funcionários da Cantina e Restaurante Manter a higienização rigorosa dos utensílios, mesas, cadeiras, balcões e recipientes de temperos; Fazer o uso obrigatório de máscaras e luvas; Manter higiene pessoal e dos uniformes constantemente .

Recomendações aos funcionários da Limpeza Manter a higienização dos corrimões, maçanetas, mesas, cadeiras, carteiras, balcões, catracas, banheiros, torneiras etc.; Fazer o uso obrigatório de luvas; Manter higiene pessoal e dos uniformes constantemente .

Observação: Os pais deverão encaminhar para o colégio um vidro de álcool em gel 70% até dia 13 de agosto de 2009.

Na certeza de poder contar com a colaboração de todos, a direção e coordenação do Colégio Santa Rita agradece.