ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
VII ASSEMBLÉIA DIOCESANA
A PALAVRA DE DEUS NA BÍBLIA e a Animação Bíblica da Pastoral - -
RVA – Artigos: 32 e 33 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 29 Subsídio
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
( Catechesi Tradendae n° 20)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Missão Continental.
Animação bíblica CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador.
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
O QUE NOS DIZEM AS DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL Introdução.
Lectio Divina.
Encaminhamento para o AGIR
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Espiritualidade adesão a Cristo e à Igreja Espiritualidade do Agente Espiritualidade: É uma dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico.
Diocese de Amargosa.
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Sínodo sobre nova evangelização
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
Espiritualidade do Catequista
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pastoral da Educação e da Cultura
Diocese de São João da Boa Vista
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
CNBB – Doc. 97 – III Capítulo A PALAVRA E OS CAMINHOS DA MISSÃO
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
URGÊNCIAS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
17ºPLANO DE EVANGELIZAÇÃO. DGAE DIRETRIZES – São rumos que indicam um caminho a seguir, abordando aspectos prioritários da ação evangelizadora, princípios.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Mapeamento Pastoral. “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2 Tm.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Transcrição da apresentação:

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ ESPIRITUALIDADE BÍBLICA

Uma Assembleia Sinodal é sempre um acontecimento eclesial muito significativo na vida e missão da Igreja. “Desta forma, a Igreja sempre se renova e rejuvenesce graças à PALAVRA do SENHOR, que permanece eternamente”(VD 124).

As Diretrizes da Ação Evangelizadora- 2011-2015 Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.

As Diretrizes da Ação Evangelizadora- 2011-2015 Estrutura fundamental de reflexão: Igreja em estado permanente de missão Igreja: casa da iniciação à vida cristã Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral Igreja: comunidade de comunidades Igreja a serviço da vida plena para todos

IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ - “Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. E, imediatamente, foi batizado, junto com todos os seus familiares” (At 16,32s);

IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Fé, dom de Deus, encontro com Jesus mediado pela Igreja; Realidade e modo característico de promover o encontro com Jesus (inculturação); Implica anúncio, proclamação; Hoje: insuficiência dos métodos anteriores; Novos métodos para uma maior eficácia.

IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Iniciação à vida cristã: “grande desafio que questiona a fundo a maneira como estamos educando na fé e como estamos alimentando a experiência cristã”;

IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Devemos “desenvolver, em nossas comunidades, um processo de iniciação à vida cristã que conduza a um encontro pessoal, cada vez maior com Jesus Cristo”; É preciso ajudar as pessoas a conhecer Jesus Cristo, fascinar-se por Ele e optar por segui-lo.

IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Não se resume aos sacramentos da iniciação cristã; Deve ser refeita sempre que necessário; Aproveitar todas as ocasiões;

IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Consequências para a ação evangelizadora: Exigências para a Evangelização - Acolhida. Diálogo, partilha - Familiaridade com a Palavra e com a vida comunitária Grupos de estilo catecumenal Novo perfil do agente evangelizador

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16).

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL - Deus se revela no diálogo, por isso o povo de Deus deve ser educado nas SE e na Tradição. - Palavra: lugar privilegiado do encontro com Cristo - A Igreja deve levar a Palavra a todos para que possam experimentar a força do Evangelho.

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL - Não como algo momentâneo, mas que possibilite a prática; - Levar a contemplar a vida à luz da Palavra; - É essencial ao discípulo missionário o contato eclesial com a Palavra para ficar solidamente firmado em Cristo e testemunhá-lo.

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL O mundo tem sede da Palavra, precisa escutar a voz de Cristo entre outras vozes; Os ruídos do mundo de hoje possibilitam que a Bíblia seja instrumentalizada; - A Palavra não se trata de um relacionamento entre iguais, mas dom de Deus.

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL - O discípulo é ouvinte e não indica o que a Palavra deve dizer; - O discípulo acolhe a Palavra em comunhão com ela e com a Igreja; - É um alimento experimentado nas diversas ações pastorais; - São vários métodos de leitura da Bíblia e Aparecida destaca a Leitura Orante.

Iniciação Cristã e Animação Bíblica da Pastoral PERSPECTIVAS DE AÇÃO Iniciação Cristã e Animação Bíblica da Pastoral

IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Grande importância da permanente catequese catecumenal integral não limitada a crianças; Conduzir ao encontro pessoal com Cristo pela oração, celebração, experiência comunitária e compromisso apostólico.

IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ - Valorizar, estimular e purificar a piedade popular católica; - Atenção às pessoas com atendimento personalizado; - Persuasão do interlocutor pelo testemunho de vida e por uma argumentação sincera e rigorosa.

IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ - Espírito Santo, protagonista da missão; - Crer em Igreja: valorizar a relação interpessoal na comunidade eclesial; - Paróquia, lugar de iniciação cristã dos adultos.

IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ -- Comunidade, lugar de educação na fé para complementar a iniciação cristã; - Itinerário: encontro com Cristo, conversão, discipulado, comunhão e missão. - Formação dos leigos e leigas deve ser prioridade da Igreja Particular.

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL - Todos os serviços eclesiais precisam estar fundamentados na Palavra de Deus e serem por ela iluminados; - Todos precisam possuir uma Bíblia - Ler corretamente a Escritura.

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL -- Animação bíblica de toda pastoral - Escola de conhecimento da Palavra, de comunhão e oração com a Palavra, de evangelização e proclamação da Palavra; - Criar e fortalecer equipes de animação bíblica da pastoral em todos os níveis.

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL - Incentivar grupos de famílias, círculos bíblicos e pequenas comunidades; - Investir na educação religiosa em escolas e universidades; - Estimular manifestações artísticas - Saber utilizar o espaço dos novos meios de comunicação social.

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL Valorizar o exercício da leitura orante usando métodos apropriados; Lectio Divina: leitura, meditação, oração, contemplação/ação. - Formação continuada dos ministros da Palavra.

Bíblica de toda a pastoral; NOSSO DESAFIO E TAREFA Aproveitarmos o momento kairótico; Compreendermos a Animação Bíblica de toda a pastoral; Operacionalizarmos a Animação Bíblica de toda a pastoral.

E TAREFA NOSSO DESAFIO Bíblica de toda a pastoral; Estudar as Diretrizes com o nosso POVO Elaborar artigos sobre a Animação Bíblica de toda a pastoral; Ajudar na compreensão da Animação Bíblica de toda a pastoral.

Conhecer e divulgar o Texto do CONGRESSO BRASILEIRO DE ANIMAÇÃO DA PASTORAL; Criar Comissões de Animação Bíblica da Pastoral, diocesana e paroquial; Equipes de Assessoria da Animação Bíblica da Pastoral;

Formação Bíblica permanente (no tempo), sistemática (no currículo) e profunda (nos conteúdos).

“Sejamos servidores da Palavra”