CONTO DE TERROR E MISTÉRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Bela e o Monstro.
Advertisements

A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Estranhões, Bizarrocos e outros seres sem exemplo
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
O Cachorro e o Coelho.
Tente ler sem chorar!!!.
Conto.
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
Assim é a Vida....
MORAL DA HISTÓRIA.
Jackson e taina e Danielly
Prof. Júnior Oliveira.
Não deixe para amanhã
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
O relato é real e comovente!
Até onde vai A sua amizade? Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
Desapego Passa automático.
Um espaço, uma “estória”
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A coleção de bonecas Vitor e Maria
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
A Fábula A Fábula é uma narrativa alegórica, geralmente curta, em prosa ou verso, na qual animais irracionais têm atos e atributos de seres humanos em.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
Vestido Azul.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
A Narração   Tipos de narrador
texto de Martha Medeiros
Texto Narrativo.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Elementos da narrativa
AMANDO-SE... Texto Passado por: ORLANDO BARSOTI Adaptação e criação do Slide: VALTER GARCIA.
Um Quintal by clica Quando uma pessoa começa a melhorar de vida, pensa logo em comprar uma boa casa. E o que é uma boa casa? É preciso um jardim.
Elementos da Narrativa
Narração: personagem/ espaço/ enredo
A narração.
Professora Cláudia Alencar 9ª série
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
A NARRAÇÃO.
A NARRAÇÃO.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A felicidade Compartilhada
UM SONHO... PARIS....
PROJETO LER É SABER: O HUMOR NOS GÊNEROS DO FASCÍCULO II
A Fada Oriana (Excerto)
DIA DAS BRUXAS.
"Um homem, seu cavalo e seu cão, caminhavam por uma estrada
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Elementos da Narrativa
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
A BOA SORTE.   Dois  homens, ambos  gravemente  doentes, estavam no  mesmo quarto de hospital. Um  deles  podia sentar-se na sua cama durante uma hora,
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
LOUCO SENTADO NO MURO Profª. Daiana Campani de Castilhos
Prof. Samira Maria Araújo
Um certo dia, um homem esteve aqui.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Parábola da Vaquinha.
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
Isis Berlinck Renault. Há muito, muito tempo, nasceu no céu uma linda nuvenzinha cor-de-rosa. Nossa! Foi o maior zum-zum- zum. Imagine só! Uma nuvem cor-de-rosa!
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
De repente lá estava ela assentada em um dos bancos da pequena praça, da também pequena cidade de Anjos Santos; de longe parecia uma enorme flor colorida,
Transcrição da apresentação:

CONTO DE TERROR E MISTÉRIO PROJETO LER É SABER 2009

O gênero: Apresenta uma seqüência narrativa de ações imaginárias como se fossem reais, envolvendo personagens em um determinado tempo e em um determinado espaço. É uma forma narrativa breve. Quem conta os fatos é um narrador. Personagens: macabros, doentios, densos, extraordinários, sobrenaturais.

Presença do mistério, do suspense. Suscita no leitor sustos, horror e medo e levam-no a refletir sobre situações além da vivência cotidiana ou da imaginação (NICOTTI, GONZAGA E GONZAGA, 2006).

A sequencia narrativa – Adam (1997) 1-Situação inicial: caracteriza o tempo, o lugar, as diferentes condições para o andamento da ação e introduz as personagens da narrativa. 2-Complicação ou perturbação: apresenta a descrição da experiência inesperada, a qual traz uma modificação da situação inicial. A presença do conflito é fundamental, pois é ele que vai distribuir o texto em partes.

3-Ação, Re (ação) ou Dinâmica de Ações: destaca o resultado ou a conseqüência dessa modificação. 4-Resolução: indica a ocorrência de um fato que vai determinar o fim da narrativa. Encaminha para que o conflito se desfaça. 5-Situação final: caracteriza o estado das personagens após a transformação do decorrer da história. Restaura o equilíbrio perdido à narrativa, sem ser, obrigatoriamente, igual à SI.

O socorro.doc

Trabalho com o espaço Espaço: denso, triste, escuro. “Ela subiu sem pressa a tortuosa ladeira. À medida que avançava, as casas iam rareando, modestas casas espalhadas sem simetria e ilhadas em terrenos baldios. No meio da rua sem calçamento, coberta aqui e ali por um mato rasteiro, algumas crianças brincavam de roda. A débil cantiga era a única nota viva na quietude da tarde”.

- Procure, nesse fragmento, verificar como o narrador caracteriza: a) A ladeira: b) As casas: c) Os terrenos: d) A rua: e) O mato: f) A cantiga:

“Ela subiu sem pressa a bela ladeira “Ela subiu sem pressa a bela ladeira. À medida que avançava, as casas iam ficando mais luxuosas. No meio das ruas asfaltadas e seguras, as crianças brincavam naquele belo dia de sol. A animada cantiga misturava-se ao som dos pássaros e do movimento das árvores.”

A) Os amigos o deixaram na frente do lugar e foram embora A) Os amigos o deixaram na frente do lugar e foram embora. No terreno vizinho, havia um............. e, na frente, um.................. Néas entrou na casa. Logo, ........................ O lugar era........................, fedendo a .............................. Havia ................ em todos os lugares e, quando olhava para algum lado, via................ e ouvia....................................(“A velha casa”).

Textos dos alunos Aluna P., produção inicial: Num belo dia, quatro amigos foram até um campo de futebol. Michel era um cara muito esperto, pouco medroso, já Paulo era corajoso, forte e inteligente. [...]   Aluna P., produção final: Numa tarde de chuva, Maria queria ir ao mercado, pois precisava comprar pães. Lá foi ela. Pegou algumas moedas e foi ao porão sem luz, frio, misterioso pegar seu guarda-chuva, fechou a casa por inteiro. [...]

Aluna J., produção inicial: Era um dia lindo Taís e seu namorado sairam para acampar, foram no sitio do seu vô. Era uma casa linda com um pátio enorme e uma piscina, encontraram na casa e foram para seu quarto e Taís disse: Ui! que quarto sinistro, parece que tem asombração. [...] Aluna J., produção final: Uma velha comprou um sítio, era uma casa assombrada, com uma grande varanda envidraçada e um jardim. Era um sítio que todo mundo falava que era mal-assombrada, mas ela nem se importava pelo que os outros falavam dela. [...]