Produção textual Carta argumentativa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Programa Bolsa Família
A Amizade na vida de Jesus.
PROJETO SAÚDE.
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
MÃES MÁS.
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
Seja Líder De Si Mesmo.
Técnicas de Negociação
Questões sobre quatro quadrados
Capítulo 14 O Passado Perfeito.
filho, segundo Dom Bosco.
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Exercício Visual Instruções.
Fazer uma mulher feliz é muito fácil. Só é necessário ser:
Como aplicar leis da lógica
AS MENTIRAS MAIS CONTADAS.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
IGREJA.
15 vantagens de um cão em relação às esposas
Pesquisa de mercado 3 – Gabriel H.
Ester viana larissa darque
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
OS CAMINHOS DE DEUS.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 05 de julho de 2013
Mães Más.
O Pai Espiritual Lucas 15:
Um Coração liberto Lucas 15:
ANEDOTA JCA.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
Mobilizando seus colegas de trabalho
Pulso Brasil CIESP/fev 2007 edição março [ 2 ] Pulso Brasil  1000 entrevistas mensais nacionais  entrevistas por ano  Amostra probabilística.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Redação para UNICAMP CASDVest 2014.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
A carta do leitor.
Quem levou vantagem? Denise e Pedro são colegas. No ano passado, cada um recebia 200,00 reais de mesada. Este ano, eles fizeram aos pais propostas diferentes.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
MEIA IDADE. MEIA IDADE Meia-idade é um estado de espírito Meia-idade é um estado de espírito. Mas, não importa que idade você tenha, saiba que você.
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
Estudo para reunião de célula
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?
Contagem Sequencial do Estoque
Autor anônimo Formatação: Tatiana Cardeal de Souza.
Solte sua energia: escolha sua profissão
SITUAÇÕES.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
14 1 Mãe! Poesia Fui a uma festa, e me lembrei do que você me disse. Você me pediu que eu não tomasse álcool,mãe... Então, ao invés disso, tomei.
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
Transcrição da apresentação:

Produção textual Carta argumentativa

(UNICAMP - 2013) Imagine que, ao ler a matéria “Cães vão tomar uma ‘gelada’ com cerveja pet”, você se sente incomodado por não haver nela nenhuma alusão aos possíveis efeitos que esse tipo de produto pode ter sobre o consumo de álcool, especialmente por adolescentes. Como leitor assíduo, você vem acompanhando o debate sobre o álcool na adolescência e decide escrever uma carta para a seção Leitor do jornal, criticando a matéria por não mencionar o problema do aumento do consumo de álcool. Nessa carta, dirigida aos redatores do jornal, você deverá:  fazer menção à matéria publicada, de modo que mesmo quem não a tenha lido entenda a importância da crítica que você faz;  fundamentar a sua crítica com dados apresentados na matéria “Vergonha Nacional”, reproduzidos adiante. Atenção: ao assinar a carta, use apenas as iniciais do remetente.

Cães vão tomar uma “gelada” com cerveja pet Produto feito especialmente para cachorros chega ao mercado nacional em agosto Nada é melhor que uma cervejinha depois de um dia de cão. Agora eles, os cães, também vão poder fazer jus a essa máxima. No mês que vem, chega ao mercado a Dog Beer, cerveja criada especialmente para os amigos de quatro patas. "Quem tem bicho de estimação gosta de dividir o prazer até na hora de comer e beber", aposta o empresário Marco Melo, 47, dono da marca de cerveja. Para comemorar a final da Libertadores, a executiva Ana Paula Company, 40, corintiana roxa, quis inserir Manolito, seu labrador, na festa. "Ele tomou tudo. A cerveja é docinha, com fundinho de carne", descreve. Uniformizado com as cores do Corinthians, Manolito não só bebeu a gelada durante o jogo contra o Boca Juniors como latiu sem parar até o fim da partida. Desenvolvida pelo centro de tecnologia e formação de cervejeiros do Senai, no Rio de Janeiro, a bebida canina é feita à base de malte e extrato de carne. Não tem álcool, lúpulo, nem gás carbônico. O dono da empresa promete para breve uma linha completa de "petiscos líquidos", que inclui suco, energético, vinho e champanhe. A lista de produtos humanos em versões animais não para de crescer. Já existem molhos, tempero para ração e até patê. O sorvete Ice Pet é uma boa opção para cães e gatos no verão. A sobremesa tem menos lactose, não tem gorduras nem açúcar.   (Adaptado de Ricardo Bunduky, Folha de São Paulo, São Paulo, 22 julh.2012, Cotidiano 3 p.)

Vergonha Nacional As décadas de descumprimento da lei ( Vergonha Nacional As décadas de descumprimento da lei (...) contribuíram para que os adultos se habituassem a ver o consumo de bebidas entre adolescentes como “mal menor”, comparado aos perigos do mundo. (...) Um estudo publicado pela revista Drugs and Alcohol Dependence ouviu 15.000 jovens nas 27 capitais brasileiras. O cenário que emerge do estudo é alarmante. Ao longo de um ano, um em cada três jovens brasileiros de 14 a 17 anos se embebedou ao menos uma vez. Em 54% dos casos mais recentes, isso ocorreu na sua casa ou na de amigos ou parentes. Os números confirmam também a leniência com que os adultos encaram a transgressão. Em 17% dos episódios, os menores estavam acompanhados dos próprios pais ou de tios.

Quantas vezes se embebedou (na última vez em que bebeu) Resultados da pesquisa realizada com 15.000 jovens de 14 a 17 anos nas 27 capitais brasileiras Quantas vezes se embebedou Onde ficou embriagado (na última vez em que bebeu) Com quem bebeu Nenhuma vez 12% Bar 35% Amigos 50% Uma vez na vida Casa de amigos 30% Irmãos e primos 26% Ao menos uma vez no último ano 32% Casa de parentes 13% Pais ou tios 17% Própria casa 11% Namorado 5% Ao menos uma vez no último mês 21% Festas ou praia Sozinho 2% (Adaptado de Revista Veja, Editora Abril, São Paulo, no 28, 11 julh. 2012, p. 81-82.)

Jundiaí, 23 de Julho de 2012. Caros redatores,    Com minhas considerações, escrevo a vocês com a finalidade de expor minhas ideias e opiniões a cerca da recente matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, "Cães vão tomar uma "gelada" com cerveja pet". Como leitor assíduo da Folha, acredito que a matéria foi desnecessária e tratada de forma absurda e conservadora, já que reforça que a bebida alcoólica é um "bem" coletivo. Embora a "cerveja para cães" não contenha álcool, estimula de forma indireta seu consumo aos outros leitores, como escreveram no início da matéria, onde citam que "nada é melhor que uma cervejinha depois de um dia de cão", e considerando-na,ainda, como "máxima". Acidentes, mortes, brigas entre outras situações constrangedoras são comuns com o uso e abuso da bebida alcoólica. Dados registrados por uma pesquisa da revista ""Drugs and Alcohol Dependence", mostram a influência da bebida alcoólica no público jovem, "os futuros de nosso país". Segundo a pesquisa, 15.000 jovens foram ouvidos e, em 17% dos casos, eles fizeram uso da bebida com pais ou tios e, 35% dos jovens consumiram-na ou se embebedaram pelo menos uma vez na vida. Cães merecem respeito, carinho, ração e diversão. A inclusão de uma "cerveja sem álcool" em suas rotinas não os fariam mais felizes. Acredito também que a matéria deveria ser revista, incluindo por exemplo, dados dos males trazidos pelas bebidas alcoólicas para conscientizarem os pais e familiares  que, segundo a pesquisa anteriormente mencionada, também participam do consumo alcoólico do filho.                                                            Atenciosamente, L.A.