Reatores químicos e catálise Gustavo Medeiros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
B SC CINÉTICA QUÍMICA.
Advertisements

CINÉTICA QUÍMICA “Ramo da Química que estuda a velocidade das reaçãoes e os fatores que a influenciam” Reações rápidas Reações Lentas.
Deslocamento de Equilíbrio QF - 11
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
Função Exponencial.
CINÉTICA QUÍMICA Estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem.
Concentração e velocidade das reações
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Cinética Química By Ducha.
CONCENTRAÇÃO E TEMPO LEIS DE VELOCIDADE INTEGRADAS DE PRIMEIRA ORDEM
EQUILÍBRIO QUÍMICO Reversibilidade de reações Velocidade de reação
EQUILÍBRIOS QUÍMICOS Colégio IDEAL/Aracaju-SE Por Chico Andrade
Química A – Colégio Maxi Cuiabá
Cinética Química Prof. Xuxu.
Equilíbrios Químicos Aulas 44 e 45 Página 52.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
A velocidade das reações enzimáticas varia com diversos fatores:
CINÉTICA QUÍMICA Capítulo 14 Autores: Lucas Henrique
CINÉTICA QUÍMICA.
Derivada e integral de uma função
Química Cinética Química.
Interpretação Geométrica da Derivada, definição e taxa de variação
CINÉTICA QUÍMICA No cotidiano, uma reação é dita rápida quando ocorre quase instantaneamente, como em uma explosão.
UNIDADE 8 – EQUILÍBRIO QUÍMICO
Cinética Química.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
CINÉTICA QUÍMICA.
CINÉTICA QUÍMICA 1º Ten Hercules
CINÉTICA ENZIMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Controlo da produção industrial.
Nomes: Jucimar Thiago Professor: Élcio Barrak
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Cinética Química: velocidade média das reações
Cinética Química Prof. Emiliano Chemello Novembro/2008.
Cálculo Estequiométrico.
Cinética Química.
Cinética Química Capítulo 14 Professor Élcio R. Barrak
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Cinética e Cálculo de Reatores
CINÉTICA QUÍMICA Vm= ∆│C│/∆t DEFINIÇÃO: VELOCIDADE MÉDIA DA REAÇÃO
CINÉTICA QUÍMICA FILIPE FERNANDES SZYMANSKI DE TOLEDO 15730
CINÉTICA QUÍMICA NANDO.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Lei da Velocidade.
Engenharia de Controle e Automação
Henrique Nunes Faria (14450) Ighor Marques Domingues (14451)
Cinética Química A → B aA + bB  cC + dD Definição e Objetivo:
Rafael Pereira Siqueira Monti Renan Ferreira Perez
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
CINÉTICA QUÍMICA CAPÍTULO – 14 ALUNOS : CAIO MARQUES DE SOUZA
Equilíbrio Químico QF - 10
Engenharia de Controle e Automação
Cinética Química: lei da velocidade
Equilíbrio Químico Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá
Aula de Química -Perito Criminal Junho de 2015
Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas
Profa. Graça Porto CINÉTICA QUÍMICA
Jefferson Luis – CEB 2º ano
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
Condições para reação ocorrer
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Professora Cláudia Bacchi
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
Cinética Química Profa. Karen. Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
Transcrição da apresentação:

Reatores químicos e catálise Gustavo Medeiros Cinética química Reatores químicos e catálise Gustavo Medeiros

1. CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações e os fatores que a influenciam; Estuda a possibilidade de controlar essa velocidade , tornando-as mais rápidas ou mais lentas.

1. CINÉTICA QUÍMICA 1.1 Definição: CINÉTICA QUÍMICA é o estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem. De um modo geral, para medir a velocidade de uma reação deve-se MEDIR A QUANTIDADE DE REAGENTE QUE “DESAPARECE” OU A QUANTIDADE DE PRODUTO QUE “SE FORMA”, POR UNIDADE DE TEMPO. Por exemplo, dada a equação: Podemos medir sua velocidade medindo as quantidades de CO ou de NO2, que “desaparecem” ou as quantidades de CO2 ou de NO que “se formam” por hora, por minuto, por segundo, etc.

1. CINÉTICA QUÍMICA 1.2 Velocidade média de reação VELOCIDADE MÉDIA de uma reação é o quociente da variação da concentração molar (molaridade) de uma das substâncias, dividida pela variação do tempo. Dada a reação: As velocidades de reação serão: De uma maneira geral,

1. CINÉTICA QUÍMICA EXERCÍCIOS: 1. Num dado meio onde ocorre a reação; Observou-se a seguinte variação na concentração de N2O5 em função do tempo: N2O5 (mol/l) Tempo (s) 0,233 0 0,200 180 0,180 300 0,165 540 0,155 840 Calcule a velocidade média da reação no intervalo de 3 a 5 min.

1. CINÉTICA QUÍMICA 2. A relação a seguir mostra a variação da concentração de uma substância A, em função do tempo, em uma reação química: Qual será o valor da velocidade média da reação de A correspondente ao intervalo entre 4 e 14 minutos?

1. CINÉTICA QUÍMICA 1.3 Velocidade instantânea de reação. Velocidade da reação num determinado instante (ou velocidade instantânea) é a derivada da concentração molar de uma substância, em relação ao tempo.   A VELOCIDADE INSTANTÂNEA DE UMA REAÇÃO QUÍMICA É A INCLINAÇÃO DA TANGENTE TRAÇADA NO GRÁFICO DE CONCENTRAÇÃO VERSUS TEMPO NO INSTANTE DE INTERESSE. Na maior parte das reações, a velocidade decresce à medida que a reação progride.

1. CINÉTICA QUÍMICA 1.4 Leis da Velocidade e ordem de reação.   As características das velocidades de reações podem ser comumente identificadas pelo EXAME DA VELOCIDADE INICIAL DA REAÇÃO, que é a velocidade instantânea de mudança da concentração de uma espécie no inicio da reação. A vantagem de examinar a velocidade inicial é que a presença de produtos durante a reação pode afetar a velocidade, e a interpretação dos resultados pode tornar-se muito complicada. Como não existem produtos no inicio da reação, é mais fácil encontrar as eventuais tendências produzidas pelos reagentes.

NH4+(aq) + NO2-(aq)  N2(g) + 2H2O(ℓ) Lei da Velocidade Para a reação: NH4+(aq) + NO2-(aq)  N2(g) + 2H2O(ℓ) 2 X constante 2 X constante 2 X 2 X

NH4+(aq) + NO2-(aq)  N2(g) + 2H2O(ℓ) Lei da Velocidade Para a reação observamos que: à medida que a [NH4+] duplica com a [NO2-] constante, a velocidade dobra; à medida que a [NO2-] duplica com a [NH4+] constante, a velocidade dobra; concluímos que a velocidade  [NH4+][NO2-]; A constante k é a constante de velocidade. NH4+(aq) + NO2-(aq)  N2(g) + 2H2O(ℓ)

Lei da Velocidade Para uma reação geral com a lei da velocidade dizemos que a reação é de ordem m no reagente 1 e n no reagente 2. A ordem geral de reação é m + n + … Observe que os valores dos expoentes (ordens) têm que ser determinados experimentalmente. Eles não estão simplesmente relacionados com a estequiometria.

Lei da Velocidade Uma reação é de ordem zero em um reagente se a variação da concentração daquele reagente não produz nenhum efeito. Uma reação é de primeira ordem se, ao dobrarmos a concentração, a velocidade dobrar. Uma reação é de ordem n se, ao dobrarmos a concentração, a velocidade aumentar de 2n. Observe que a constante de velocidade não depende da concentração.

Reações de Primeira Ordem A velocidade depende da concentração de um único reagente elevado a 1ª potência: 𝑉=− ∆ 𝐴 ∆𝑡 =𝑘 𝐴 ln 𝐴 𝐴 0 =−𝑘𝑡 − 𝑑 𝐴 𝐴 =𝑘𝑑𝑡 ln 𝐴 − ln 𝐴 0 =−𝑘𝑡 ln 𝐴 = ln 𝐴 0 −𝑘𝑡 𝐴 0 𝐴 𝑑 𝐴 𝐴 =− 0 𝑡 𝑘𝑑𝑡 𝑦 = 𝑎 − 𝑏𝑥

Reações de Primeira Ordem 𝑉=𝑘 𝐶 𝐻 3 𝑁𝐶 𝐶 𝐻 3 𝑁 𝐶 (𝑔) →𝐶 𝐻 3 𝐶 𝑁 (𝑔) 𝑘=−5,1𝑥 10 −5 𝑠 −1 𝑘= ∆ ln 𝐶 𝐻 3 𝑁𝐶 ∆𝑡 ∆ ln 𝐶 𝐻 3 𝑁𝐶 ∆𝑡

Meia-vida de uma Reação Tempo necessário para que a concentração do reagente diminua pela metade. ln 𝐴 𝐴 0 =−𝑘𝑡 ln 𝐴 0 2 𝐴 0 =−𝑘 𝑡 1 2 𝐴 = 𝐴 0 2 ln 1 2 =−𝑘 𝑡 1 2 −0,693=−𝑘 𝑡 1 2 𝑡 1 2 = 0,693 𝑘

Reações de Segunda Ordem A velocidade depende da concentração de dois reagentes elevados a 1ª potência ou um único reagente elevado a 2ª potência: 𝑉=− ∆ 𝐴 ∆𝑡 =𝑘 𝐴 2 1 𝐴 0 − 1 𝐴 =−𝑘𝑡 − 𝑑 𝐴 𝐴 2 =𝑘𝑑𝑡 1 𝐴 − 1 𝐴 0 =𝑘𝑡 1 𝐴 = 1 𝐴 0 +𝑘𝑡 𝐴 0 𝐴 𝑑 𝐴 𝐴 2 =− 0 𝑡 𝑘𝑑𝑡 𝑦 = 𝑎 − 𝑏𝑥

Reações de Segunda Ordem 𝑉=𝑘 𝑁𝑂 2 2 𝑁𝑂 2 (𝑔) → 𝑁𝑂 (𝑔) + 1 2 𝑂 2 (𝑔) 𝑘=0,543 𝐿/𝑚𝑜𝑙∙𝑠 𝑘= ∆ 1 𝑁𝑂 2 ∆𝑡 ∆ 1 𝑁𝑂 2 ∆𝑡

Reações de Ordem Zero A velocidade não depende da concentração de nenhum reagente: 𝑉=− ∆ 𝐴 ∆𝑡 =𝑘 𝐴 − 𝐴 0 =−𝑘𝑡 𝐴 = 𝐴 0 −𝑘𝑡 −𝑑 𝐴 =𝑘𝑑𝑡 𝐴 0 𝐴 𝑑 𝐴 =− 0 𝑡 𝑘𝑑𝑡 𝑦 = 𝑎 − 𝑏𝑥