O Nascimento da Filosofia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois Filósofos Pré-Socráticos
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Professor Marcelo Rocha Contin
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
As origens da Filosofia Carla G Meassi
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Grupo:4 Xenófanes de Cólofon
AULA 1: A FUNDAÇÃO DA FILOSOFIA
FILOSOFIA.
Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando.
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
O período pré-socrático
Seminário de Filosofia Antiga.
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
“a alma grega não envelhece”
Origem e nascimento da Filosofia: histórico grego
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
A atitude e a experiência filosófica
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Filosofia: origem Mitologia Antropomorfismo Nascimento da Epopeia
Revisão para Avaliação I
Em busca de uma compreensão
Aula 1 Mito e Razão.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
1º ANO FILOSOFIA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO OS PRÉ-SOCRÁTICOS
FILOSOFIA 02/04/2017
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Aula 2: Pré-socráticos – o início do pensar filosófico.
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
Platão e o mundo das Ideias
Introdução as reflexões filosóficas
Mitologia e Filosofia Condições históricas.
Filósofos Pré Socráticos.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
Conceito de Filosofia e Mito
- Uma aproximação histórica e etimológica
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
Os primeiros filósofos
Os pré-socráticos: início da sistematização do conhecimento
Filosofia.
NASCIMENTO DA FILOSOFIA
FILOSOFIA.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
QUAL O PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DO MUNDO?
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
Fatores de transição do pensamento mitológico para o pensamento racional-filosófico
FILOSOFIA.
Os Pré-socráticos PATRICIA MACHADO DOMINGUES -PSICÓLOGA-
Sócrates: o patrono da filosofia
Anaximandro de Mileto Ápeiron “O indeterminado”.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
FILOSOFIA.
Surgimento do pensamento filosófico
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
FILOSOFIA AULA 1 Do Mito à Filosofia
O nascimento da Filosofia
Justificação da filosofia:
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
O que é filosofia?.
Período Cosmológico ou Período Naturalista
Professora Rosana Rossatto 6º anos Outono/2016.  Admirar é sentir-se tocado e encantado. Admirar inquieta, desperta nossas dúvidas e perguntas, abrindo.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

O Nascimento da Filosofia A Escola de Atenas

Heródoto Histórias Tucídides A guerra do Peloponeso

Mundo aristocrático e novos modos de vida Ilíada e Odisseia Panorama acerca do cotidiano e das ideias da sociedade aristocrática grega no século VIII a.C

Palácio de Micenas (palácio do rei-deus) O centro do antigo, por assim dizer, mundo oriental. Os poderes econômico, religioso e militar encontram-se unificados na pessoa do soberano. Graças a sua posição intermediária entre deuses e homens ele garante a preservação da comunidade.

Cidade-Estado ou Pólis O centro é a praça pública (ágora) Participação dos cidadãos Igualdade de condições Assuntos comuns – discussão e decisão coletiva Equilíbrio de poder Grande relevância ao discurso como palavra falada em público

Zóon politikón Aristóteles

Mito Autoria desconhecida; Transmissão oral de geração a geração; Sua autoridade (incondicional, não-nomeável e evidente); Apresenta-se como Cosmogonia – projeta um significado do mundo em sua totalidade; Como lenda isolada explica determinados fenômenos da natureza e da vida em geral.

“É essencial que os deuses, os homens e a natureza, por princípio, nunca sejam separados”.

Virgílio 70 aC – 19 a.C

Obras Fundamentais Homero Hesíodo Ilíada (poema épico grego que narra os acontecimentos ocorridos no período de pouco mais de 50 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia) Odisseia (O poema relata o regresso do protagonista, um herói da Guerra de Troia, Odisseu) Teogonia (Teoria acerca do surgimento e origem dos Deuses) Os Trabalhos e os dias (é um poema de mais de 800 versos que aborda verdades gerais, o trabalho é a sina universal do Homem, porém aquele que estiver disposto a trabalhar sobreviverá)

Mito e Filosofia Mito Filosofia Fixa a narrativa no passado; narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas (Urano, Ponto e Gaia); não se importa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível; a autoridade é posta na confiança religiosa no narrador; se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro; explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais (céu, mar e terra); não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis; exige explicação coerente, lógica e racional; autoridade: vem da razão, que é a mesma em todos os seres humanos, e não da pessoa do filósofo.

“Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.) O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta. A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação. b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades. c) As explicações míticas constroem-se, de maneira argumentativa e autocrítica. d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas. e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.

As lendas sempre foram alicerces para os povos antigos As lendas sempre foram alicerces para os povos antigos. Os gregos, por exemplo, tributavam suas origens aos heróis que protagonizam a poesia de Homero, e os romanos, aos irmãos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte, eternizados no relato do historiador Tito Livio. Essas explicações lendárias: a) Alteram ou reinventam fatos históricos, justificando alguma condição ou ação posterior dos homens. b) Sempre se basearam em acontecimentos reais, com o único propósito de explicar o passado. c) Confirmaram que as civilizações, em sua origem, não possuem vínculos com seu passado lendário, denominado idade das trevas. d) Afirmam uma reação inconsciente de todos os povos, que tem por fundamento o ideal religioso, desligado de qualquer interesse político. e) São apenas formas artísticas ou literárias independentes dos interesses políticos, por serem estéticas.

Surgimento da Filosofia Por volta do Século VI a.C Filósofos da physis ou pré-socráticos ou sábios Problema das fontes históricas – nenhuma obra desse período foi preservada por inteiro. Aristóteles foi o primeiro a desenvolver o princípio de discutir as opiniões de seus antecessores antes de expor suas próprias. Doxografia – coleta de opiniões dos filósofos antigos sobre determinados problemas. Opinião (Dóxai)

Os primeiros filósofos Iluminismo milésio

Qual o princípio ou elemento fundamental em todas as coisas Qual o princípio ou elemento fundamental em todas as coisas? Esse fundamento último, ou origem de todas as coisas era chamado pelos gregos como Arché

Tales de Mileto Por volta de 625-545 a.C; Identifica a Água como a arché Conhecimentos matemáticos e astronômicos

Anaximandro de Mileto Por volta de 610-547 a.C; Foi o primeiro a elaborar um mápa-mundi em metal, mais tarde aperefeiçoado por Hécate de Mileto; Sobre a natureza – primeiro texto escrito em prosa em língua grega que conhecemos.

Mapa-múndi Anaximandro Planisfério de Hecateu

“Onde as coisas têm sua origem, aí ocorre sua dissolução, segundo a necessidade. Pois pagam reciprocamente a penitência por sua injustiça, conforme a ordem do tempo” “Arché das coisas – ápeiron – o ilimitado e indeterminado/não-experienciável, do qual todo devir surge, em um movimento infinito”.

Anaxímenes de Mileto Por volta de 586-525 a.C Tomava como Arché o ar “assim como rege nossa alma, composta de ar, assim também o sopro de ar abrange todo o universo” Ar (matéria-prima e força elementar)

Novidades Menos nas respostas do que nas perguntas Um deslocamento da questão acerca do interesse da pergunta: “de onde surgiu o mundo?” para “De que é feito o mundo?” “Depois de ter sido concebido na maioria das vezes como um processo de criação, o mundo, tal como eles o compreendem, chega paulatinamente a regular a si mesmo”

Texto I Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provem de suas descendências. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os eventos são ar condensados. As nuvens formam-se a partir do ar pro filtragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo, transforma-se em pedras. BAURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado). Texto II Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: "Deus, como criador de todas as coisas, esta no principio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos  como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha." GILSON, E.; BOEHNER, P. Historia da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).

Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes  filósofo grego antigo, e de Basílio, filosofo medieval, tem em comum na sua  fundamentação teorias que: A) eram baseadas nas ciências da natureza. B) refutavam as teorias de filósofos da religião. C) tinham origem nos mitos das civilizações antigas. D) postulavam um principio originário para o mundo. E) defendiam que Deus é o principio de todas as coisas.

“Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima... podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.” (REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.) A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado. a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano. b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte. c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos. d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo. e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

“Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da ‘imposição religiosa’, é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade.” (OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Présocráticos: a invenção da filosofia. Campinas: Papirus, 2000. p. 24.) Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude” que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos. a) A aceitação acrítica das explicações tradicionais relativas aos acontecimentos naturais. b) A discussão crítica das ideias e posições, que podem ser modificadas ou reformuladas. c) A busca por uma verdade única e inquestionável, que pudesse substituir a verdade imposta pela religião. d) A confiança na tradição e na “imposição religiosa” como fundamentos para o conhecimento. e) A desconfiança na capacidade da razão em virtude da “proliferação de óticas” conflitantes entre si.

Pitágoras de Samos 571 a.C 497 a.C “A essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisas é o número”

Oráculo de Apolo Delfos Pitonisa

Apolo Dionísio Extravagância Moderação Nada em Excesso Excesso Ordem Desordem Razão Emoção

A² + B² = C² Exotérico x Esotérico Desenvolveu uma nova interpretação de mundo em termos simbólico-matemáticos Escola Pitagórica – primeira universidade do mundo Ordem pitagórica – pitagorismo (salvação da alma) Alma pessoal e imortal em oposição ao corpo

Pensamentos de Pitágoras Educai as crianças e não será preciso punir os homens. Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo. Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues. Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem. Todas as coisas são números. A vida é como uma sala de espetáculos: entra-se, vê-se e sai-se. A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos. Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las

“Os deuses não têm e não podem ter semelhança humana” Xenófanes 570 a.C “Os deuses não têm e não podem ter semelhança humana”

Escapar a todas as convenções Crítico dos mitos: “Não tem sentido crer que os deuses e o divino em geral têm aspecto, forma, sentimentos, tendências totalmente iguais aos dos homens, por mais nobres que sejam”.

“Todo inteiro vê, todo inteiro pensa, todo inteiro ouve”. “Se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos ou pudessem pintar e realizar as obras que os homens realizam com as mãos, os cavalos pintariam imagens dos deuses semelhantes a cavalos, os bois semelhantes a bois, e plasmariam os corpos dos deuses semelhantes ao aspecto que tem cada um deles” “Os etíopes dizem que os deuses são negros e têm nariz achatado, os trácios dizem, ao invés, que têm olhos azuis e cabelos ruivos”. DEUS É O COSMO. “O universo é uno, deus, sumo entre os deuses e os homens, nem por figura nem por pensamento semelhante aos homens”. “Todo inteiro vê, todo inteiro pensa, todo inteiro ouve”. UNIDADE = TOTALIDADE

O pensador do "tudo flui" (panta rei) e do fogo Heráclito de Éfeso O pensador do "tudo flui" (panta rei) e do fogo

Parmênides de Eleia De modo simplificado, a doutrina de Parmênides sustenta o seguinte: Unidade e a imobilidade do Ser; O mundo sensível é uma ilusão; O Ser é Uno, Eterno, Não-Gerado e Imutável.

Empédocles de Agrigento sustentava a idéia de que o mundo seria constituído por quatro princípios: água, ar, fogo e terra.

Demócrito de Abdera Tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos